Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2115 Resumo encontrados. Mostrando de 971 a 980


PN1046 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Braquetes cerâmicos impressos em 3D: ensaio mecânico de coeficiente de atrito
Campos BC, Gomes APM, Cury SEN, Silva EG
INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi avaliar e comparar os coeficientes de atrito entre um tipo de fio de aço ortodôntico, dois tipos de braquetes impressos em 3D e uma marca de braquetes de referência. Para cada um dos 3 grupos foram utilizados 4 braquetes iguais referentes ao dente 23 com slot 0.022 prescrição MBT. Dois grupos de braquetes foram impressos em impressora 3D: Lightforce White (Lightforce Orthodontics) e Lightforce Translucent (Lightforce Orthodontics). O grupo controle foi realizado com os braquetes ClarityTM Advanced (3M Unitek). Foi utilizado um tipo de fio reto retangular de aço com calibre de 0,019"x 0,025" unido aos braquetes por ligadura elástica. Os acessórios foram colados no dispositivo de teste fornecido pela empresa Lightforce Orthodontics por arquivo STL e impressos em impressora 3D. O modelo de teste foi adaptado a uma máquina universal de ensaio (EMIC DL - 2000) a uma velocidade de 0,5mm/min para mensurar o atrito causado pelo deslize. A força (N) necessária para iniciar o movimento foi calculada automaticamente com o valor de pico de cada ciclo. Os dados foram analisados por ANOVA e teste post-hoc Tukey a 0,05. As médias dos resultados obtidos por grupos foram: 1,639N para o grupo LFW, 1,485N para o grupo LFT e 1,214N para o grupo CL, não apresentando diferenças estatísticas entre eles.

De acordo com os resultados obtidos, pôde-se concluir que o coeficiente de atrito entre braquetes cerâmicos impressos em 3D e braquetes convencionais foi semelhante, indicando a utilização dos dois tipos no tratamento ortodôntico.

PN1047 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Fatores individuais e contextuais relacionados ao impacto psicossocial da estética dentária em adolescentes
Duarte-Rodrigues L, Marques LS, Neves EPS, Souto-Souza D, Soares MEC, Ramos-Jorge ML
ODONTOLOGIA CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi investigar os fatores relacionados ao impacto psicossocial da estética dentária em adolescentes escolares. A amostra foi composta por 252 adolescentes. O impacto psicossocial da Estética dentária foi avaliado através da aplicação da versão brasileira do Psychosocial Impact of Dental Aesthetics Questionnaire (PIDAQ). Dados sociodemográficos foram coletadas através de um questionário pré-estruturado direcionado aos pais. O exame clínico bucal foi realizado no ambiente escolar. Análise descritiva foi realizada, além da análise uni e multivariada da Regressão de Poisson com variância robusta. A análise de regressão multivariada revelou que adolescentes cujas famílias com uma renda mensal menor que dois salários mínimos apresentaram escores do PIDAQ 34% maiores do que adolescentes oriundos de famílias com uma renda mensal maior. Adolescentes com apinhamento anterior (Razão da taxa- RT 1,36; p=0,004) desalinhamento anterior (RT 1,30; p=0,022) e ausência de dentes anteriores (RT 1,39; p=0,005) tiveram maiores escores do PIDAQ quando comparados aos adolescentes sem estas desordens bucais.

O presente estudo concluiu que a presença de discrepâncias oclusais como apinhamento dentário e o desalinhamento dentário superior, bem como a ausência de dentes no segmento anterior influenciaram negativamente no contexto psicossocial dos adolescentes. Além disso, adolescentes pertencentes a um grupo familiar com menor renda mensal também apresentaram pior impacto psicossocial relacionado à estética dentária.

(Apoio: CAPES)
PN1050 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise qualitativa de resina de âmbar por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas
Canto FMT, Silva RVS, Raposo MS, Azevedo DA, Maia LC, Pithon MM
Odontopediatria UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O âmbar báltico é uma resina fóssil produzida por árvores, e muito tem se falado na literatura acerca do seu potencial terapêutico para a saúde humana a partir da liberação de produtos naturais. Partindo deste pressuposto, o presente estudo tem como objetivo analisar a composição molecular de uma amostra de âmbar báltico de composição de um cordão, verificar a presença ou ausência de compostos benéficos à saúde humana e discutir o potencial terapêutico desta resina fóssil. Para isso, foi realizada uma análise qualitativa por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas, que é capaz de fazer uma separação automatizada em componentes individuais do âmbar. Os resultados revelaram que as amostras eram compostas por terpenos e terpenoides: monoterpenoides; sesquiterpenoides; diterpenoides; hidronaftaleno; ácido succínico e ácido isopimarico. Estes apresentam potencial terapêutico para diversas doenças; inibem diversas etapas do processo inflamatório e melhoram os sintomas causados por ele.

Com a realização desta pesquisa concluiu-se que o âmbar em estudo é formado por terpenos e terpenoides; estas substâncias apresentam em geral potencial anti-inflamatório e analgésico. Entretanto, um estudo aprofundado faz-se necessário sobre a liberação e absorção das substânicas na pele humana, a fim de validar sua eficácia real.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  CNPq  N° 309800/2019-6)
PN1051 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Impactos da pandemia de COVID-19 no atendimento ortodôntico nas diferentes regiões do brasil
Duarte de Souza J, Chagas TF, Castro ACR, Sant´Anna EF, Guimarães GS, Squeff LR
ORTODONTIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar os impactos da pandemia de COVID-19 nos atendimentos ortodônticos, abordando a redução ou suspensão destes e suas consequências econômicas nas diferentes regiões do Brasil. A pesquisa foi destinada a ortodontistas que exercem a profissão em território nacional e os dados foram coletados através de formulário virtual compartilhado por meio da plataforma Google Forms. A análise estatística descritiva foi realizada seguida de análise inferencial, por meio do teste de qui-quadrado (a=0,05). De forma anônima, 208 ortodontistas participaram, sendo 69% mulheres e 31% homens, com distribuição entre faixas etárias de "até 25 anos" à "acima de 56 anos". Das regiões mais impactadas pela pandemia, o Nordeste se destacou, sendo a de maior tempo de suspensão dos atendimentos (2 a 4 meses). Na região Sul, observou-se a maior frequência de suspensões de atendimento entre 15 dias e 1 mês. Observou-se associação significativa entre a porcentagem estimada de redução dos ganhos e a região do país, com maior concentração de perdas entre 55% e 70%, e acima de 70% na região Nordeste (P<0,001). Na fase crítica da pandemia, os atendimentos foram suspensos, em nível nacional, entre 15 dias a 1 mês com redução do faturamento entre 15% e 30%; e, cerca de 18 meses após o início da pandemia, ainda estavam reduzidos na faixa entre 15% e 30%.

Conclui-se que a pandemia de COVID-19 afetou consideravelmente o atendimento ortodôntico, apresentando consequências econômicas distintas nas diferentes regiões do território nacional.

(Apoio: CAPES  N° 001)
PN1054 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O trimetafosfato de sódio nanoparticulado sobre a composição inorgânica de biofilmes mistos de Streptococcus mutans e Candida albicans
Amarante VOZ, Sampaio C, Morais LA, Delbem ACB, Monteiro DR, Pessan JP, Hosida TY
Odontologia infantil e social UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou o efeito de soluções contendo trimetafosfato de sódio comercial (TMP) e nanoparticulado (TMPnano), associados ou não ao fluoreto (F), sobre a composição inorgânica de biofilmes mistos de Streptococcus mutans e Candida albicans. Biofilmes formados em saliva artificial em placas de microtitulação foram tratados 3 vezes (72, 76 e 92 h após o início da formação), por 1 min, com soluções contendo TMP ou TMPnano nas concentrações de 1% ou 3%, associadas ou não a 1100 ppm F. Soluções de 1100 ppm F também foram avaliadas, e o grupo exposto somente à saliva artificial foi testado como controle negativo. Foram avaliadas as concentrações de F, fósforo (P), Cálcio (Ca) e P do TMP, da biomassa e do fluido do biofilme. Em outro conjunto de experimentos, após o último tratamento, os biofilmes foram expostos a uma solução de sacarose a 20%, e os componentes inorgânicos dos biofilmes foram avaliados. Os dados foram submetidos à ANOVA a 2 critérios, seguido pelo teste de Fisher LSD (p<0,05). Tratamentos com TMPn a 3% sem F levou a concentrações de P no fluido do biofilme e significativamente mais altas em comparação a todos os outros grupos, antes da exposição a sacarose. Além disso, 3% de TMPn ou TMP, associados ao F, levou à concentrações de F no fluido do biofilme significativamente maiores que biofilmes tratados com 1% de TMPn ou TMP, associados ao F.

Conclui-se que o TMPn interferiu nos componentes inorgânicos dos biofilmes ao aumentar os níveis de F e P no fluido do biofilme.

PN1055 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise digital tridimensional da estabilidade do período de pós-contenção ortodôntica: estudo preliminar
Araujo LFC, Almeida IBG, Ruellas ACO, De Souza MMG, Castro ACR
Odontopediatra e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo preliminar foi avaliar, por meio de modelos digitais 3D, alterações de posicionamento dentário decorrentes de tratamentos ortodônticos e verificar sua estabilidade no período pós-contenção. A amostra foi composta por 60 pares de modelos de estudo provenientes do acervo da Clínica de Ortodontia do Programa de Pós-graduação em Odontologia da FO-UFRJ. Os modelos de gesso das fases inicial (T1), final (T2) e pós-contenção (T3) foram digitalizados e os seguintes parâmetros de interesse ortodôntico foram avaliados: Índice de Irregularidade de Little (IIL), distância intercaninos (DIC), distância intermolares (DIM), sobressaliência (SS) e sobremordida (SM). As mudanças geradas pelo tratamento ortodôntico foram verificadas pela diferença entre as medidas de T1 e T2 e as mudanças ocorridas na fase pós-contenção, pela diferença entre as medidas de T2 e T3. A análise estatística foi realizada por meio do teste de Friedman com pós-teste de Durbin-Conover (α=0,05). Foram observadas diferenças estatisticamente significantes nos parâmetros: SS (T1: 3,81 - 5,44 mm; T2: 2,54 - 1,31 mm; T3: 2,61 - 1,19 mm) (P<,001), SM (T1: 2,78 - 1,95 mm; T2: 1,70 - 1,69 mm; T3: 2,17 - 1,43 mm) (P=0,008), IIL (T1: 6,92 - 4,39 mm; T2: 3,54 - 0,90 mm; T3: 5,14 - 1,72 mm) (P<,001), e DIC inferiores (T1: 26,7 - 2,23 mm; T2: 27,8 - 2,51 mm; T3: 26,6 - 2,77 mm) (P=0,011).

Pode-se concluir que na fase pós-contenção, a SS e a SM se mantiveram estáveis enquanto o apinhamento dos incisivos inferiores aumentou e a DIC inferiores diminuiu, demonstrando suscetibilidade às mudanças maturacionais.

(Apoio: FAPERJ  N° E-26/203.547/2021)
PN1057 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Relato de dor dentária e fatores associados em pré-escolares
Rabelo JAS, Moreira-Santos LF, Serra-Negra JMC, Bendo CB, Paiva SM, Pordeus IA
Ortodontia e Odontopediatria UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou verificar a prevalência da experiência de dor dentária e seus fatores associados em pré-escolares brasileiros de 3 a 6 anos de idade, selecionados por conveniência e efeito bola de neve. A coleta de dados foi realizada em Divinópolis, MG, por meio de questionários online autoaplicáveis distribuídos aos pais/cuidadores. Foram conduzidas análises descritivas e Regressão de Poisson. Foram incluídos 160 pré-escolares com média de idade de 58,9 (±12,8) meses. Desses, 18,8% já sentiram dor dentária. 33,8% das famílias com renda inferior a três salários mínimos e 46,3% dos pais/cuidadores com escolaridade menor ou igual a doze anos. Quanto ao consumo de açúcares, 48,9% apresentavam alto consumo, sendo que a média de idade para o primeiro consumo de açúcar foi de 18,4 (±8,0) meses. 8,8% das crianças escovavam os dentes menos que duas vezes ao dia e não utilizavam dentifrício fluoretado; 17,5% nunca foram ao dentista e dentre aqueles que já foram, a média de idade para a primeira consulta odontológica foi de 24,9 (±12,7) meses. A análise bivariada identificou associação entre dor dentária e escolaridade dos pais/cuidadores (p=0,015), renda familiar (p=0,018) e idade da criança quando foi pela primeira vez ao dentista (p=0,042). A análise multivariada demonstrou que a prevalência de dor dentária foi maior entre os pré-escolares cujos pais/cuidadores possuíam menos de doze anos de estudo (RP: 2,416; IC: 1,176-4,963).

Conclui-se que a prevalência de dor dentária entre os pré-escolares foi associada ao nível de escolaridade de seus pais/cuidadores.

(Apoio: CAPES  |  CNPq)
PN1059 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência do Tratamento de Base de Bráquetes Estéticos na Resistência de União ao Cisalhamento
Monteiro WR, Godoi APT, Menezes CC, Venezian GC
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi verificar a influência do tratamento de base de bráquetes estéticos mono e policristalinos na resistência de união ao cisalhamento. 120 incisivos inferiores bovinos foram incluídos em corpos de prova, divididos em 12 grupos (n=10), sendo de G1 a G6 colados com bráquetes monocristalinos, e de G7 a G12 bráquetes policristalinos. Os grupos G1, G4, G7 e G10, receberam tratamento de base com ácido hidrofluorídrico a 5%; os grupos G2, G5, G8 e G11, foram condicionados com o ácido hidrofluorídrico a 10%; e os grupos G4, G5, G6, G10, G11 e G12 receberam o agente silano. Após a colagem dos bráquetes, os corpos de prova foram termociclados (1000 ciclos) e em seguida submetidos ao teste de resistência de união ao cisalhamento com o auxílio de uma máquina universal de ensaios (Instron 4411) graduada a uma velocidade de 1mm/min, foi verificado também o índice de remanescente adesivo (IRA). Os dados foram submetidos à análise de variância (ANOVA) e teste de Tukey (α=5%). Os bráquetes monocristalinos apresentaram valores de resistência de união ao cisalhamento significativamente maiores que os policristalinos (p<0,05). A resistência foi maior nos grupos que utilizaram o ácido a 10% (p<0,05). Os grupos que receberam silano, tiveram resistência significativamente maiores (p<0,05). O IRA apresentou escores mais altos para os bráquetes policristalinos tendendo a falhas na interface resina bráquete.

O condicionamento com ácido hidrofluorídrico à 10% seguido da aplicação do silano foi considerado o melhor método de preparo da base em ambos os tipos de bráquete.

PN1060 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação do afrouxamento dos parafusos de fixação de prótese-fixa sobre dois tipos de pilares protéticos em implantes com conexão interna
Christopoulos AB, Micelli ALP, Ramos GG
Odontologia FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o afrouxamento dos parafusos de fixação de prótese-fixa sobre dois tipos de pilares protéticos em implantes com conexão interna após ciclagem mecânica. Foram utilizados 40 implantes de conexão interna cônica, que formaram dois grupos de 10 pontes-fixas, cada grupo recebeu a instalação de 20 minipilares e 20 pilares cone morse com o torque de 32 Ncm por meio de um torquímetro digital. Em seguida foram confeccionadas 10 pontes fixas em NiCr para cada grupo. Os corpos de prova dos dois grupos foram submetidos ao ensaio mecânico através da Máquina de Simulação de Fadiga por Mastigação, que foi calibrada a uma carga de 130N, aplicada axialmente de forma progressiva sobre a superfície oclusal da prótese-fixa de três elementos e 1 milhão de ciclos correspondente a aproximadamente 5 anos de mastigação. Após a ciclagem mecânica, foram medidas o contra torque dos parafusos dos dois grupos. Os resultados foram submetidos à análise estatística. Foram aplicados testes de Mann-Whitney, fixando-se o nível de significância em 5%.O contra torque foi significativamente maior quando empregados mini-pilares cone morse, seja na localização de pré-molar ou molar . Não se constatou diferença significativa entre os valores de contra torque em pré-molares e molares, seja na presença de mini-pilar ou pilar cone morse.

O contra torque foi significativamente maior quando empregados mini-pilares cone morse, seja na localização de pré-molar ou molar em prótese fixa de três elementos sobre implantes de conexão interna cônica após ciclagem mecânica.

PN1061 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência do material e configuração de coroas posteriores no comportamento biomecânico de pilares híbridos
Rocha AA, Carvalho MA, Cury AAB, Bordin D, Lazari-Carvalho PC
Pós Graduação CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANGÉLICA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar, através do método dos elementos finitos tridimensionais, a influência do material e configuração de coroas no comportamento biomecânico de restaurações implanto-suportadas com pilar híbrido (PH). Os fatores de estudo fora: o tipo de material do PH ou da coroa (1- zircônia; 2- dissilicato de lítio e 3- cerâmica híbrida) e a configuração da coroa sobre o link de titânio (1- PH cimentado ao link de titânio e sobre ele uma coroa total de cerâmica também cimentada; 2- coroa-PH, onde o pilar e a coroa são fabricados como uma peça única cimentada ao link titânio; 3- coroa monolítica cimentada sobre link de titânio e aparafusada ao implante e 4- coroa monolítica cimentada sobre link de titânio). Foram confeccionados 4 modelos tridimensionais e aplicado um carregamento oblíquo de 130 N à 45° em relação ao longo eixo do dente. As menores tensões aconteceram nos grupos que apresentavam material com menor módulo de elasticidades, principalmente a cerâmica híbrida, considerada um material com maior resiliência (H). Em relação aos diferentes tipos de configurações, o grupo PCC (coroa cimentada) apresentou os menores valores de tensões. As tensões se concentraram na região cervical da coroa, na interface coroa/link de titânio Mesoestruturas confeccionadas com materiais com maior módulo de elasticidade apresentam uma maior concentração de tensões.

A presença do orifício de passagem do parafuso aumenta a concentração de tensões na coroa cerâmica. Coroas cerâmicas cimentadas apresentam o melhor comportamento biomecânico que as coroas parafusadas.