Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2115 Resumo encontrados. Mostrando de 991 a 1000


PN1072 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da acurácia de modelos digitais obtidos pela tecnologia CAD/CAM a partir de diferentes resoluções de arquivo .STL
Moreira RS, Privado DJT, Zancopé K, Prado CJ, Neves FD
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A tecnologia CAI/CAD/CAM (computer Aided Imaging/Computer Aided designing/ Computer Aided manufacturing) vem sendo cada vez mais introduzida em diversas áreas da odontologia, por várias empresas do ramo. Dentre essas empresas, a Sirona, disponibiliza vários modelos de escâneres intraorais. Esta empresa possibilita em seu software a exportação dos arquivos obtidos a partir dos escaneamentos em três resoluções diferentes, sendo: baixa, média e alta resolução. Poucas informações revisadas estão disponíveis sobre a influência de diferentes resoluções de arquivos .STL em relação à sua acurácia. O objetivo deste estudo in vitro foi avaliar diferentes resoluções de arquivo .STL. Para tal, foram realizados dez escaneamentos do modelo mestre utilizando a CEREC Omnicam e um realizado com escâner de bancada in Eos X5 Dendsply Sirona. Estes escaneamentos foram exportados três vezes cada e divididos em três grupos: alta, média e baixa resolução, totalizando 30 arquivos .STL. Foram então realizadas comparações com o software 3D Geomatic Control das diferentes resoluções e comparações ao arquivo obtido por escaneamento de bancada. Os modelos digitais foram alinhados de forma que todos estivessem com malhas idênticas e utilizando a ferramenta Best-fit foram alinhados novamente. Os resultados obtidos foram submetidos aos testes estatísticos de Shapiro Wilk e Anova one-way para análise de normalidade e comparação entre os grupos.

Os modelos impressos obtidos por meio dos arquivos com diferentes resoluções não apresentaram diferenças significativas de acurácia.

(Apoio: CAPES  |  CNPq  |  )
PN1074 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito de múltiplas queimas na resistência de união entre a zircônia translúcida e o cimento resinoso
Silva JFG, Grangeiro MTV, Demachkia A, Rodrigues CS, Tanaka IV, Rossi NR, Bottino MA
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Investigar a resistência de união, através do teste de microcisalhamento, entre o cimento resinoso e a zircônia translúcida submetida a caracterização com múltiplas queimas. Blocos de zircônia 5Y-PSZ (Katana UTML) foram cortados e divididos em seis grupos (n=10), de acordo com os números de queima (0,1,2,3,5 ou 10) e envelhecimento (controle e depois da termociclagem). A superfície das cerâmicas foram jateadas com 50µm Al2O3 e silanizadas com um primer para cerâmica. Cilindros de cimento de resina (0,96mm de diâmetro x 2 mm de altura) foram cimentados na superfície da cerâmica. As amostras de controle do envelhecimento foram imersas em água destilada por 24 horas antes do teste de microcisalhamento. As amostras envelhecidas foram testadas após 5000 ciclos em água (5°C-55°C). Os tipos de falha foram classificados como adesiva, predominantemente adesiva ou coesiva. Além disso, imagens foram tiradas, dos tipos de falha e das superfícies das cerâmicas após as múltiplas queimas, no Microscópio Eletrônico de Varredura. Os dados de microcisalhamento foram analisados através do ANOVA dois - fatores e teste de Tukey. O número de queimas e o envelhecimento afetaram na resistência de união. Os maiores resultados foram observados depois de 1, 2 ou 3 queimas. 0, 5 e 10 queimas revelaram a menor resistência de união tanto no controle do envelhecimento como após o envelhecimento. A falha mais frequente foi adesiva e predominantemente adesiva.

1, 2 ou 3 queimas melhoraram a resistência de união do 5Y-PSZ ao cimento resinoso, quando comparado a nenhum ou muitos (5 ou 10) números de queima.

PN1075 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito da dureza do titânio na integridade e concentração de stress de implantes dentários de hexágono externo
Carvalho AS, Matos JDM, Pignataro RRDG, Ramos NC, Lopes GRS, Borges ALS, Bottino MA
MATERIAIS ODONTOLOGICOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a influência do sobretorque na integridade, resistência e tensão em implantes hexagonais externos (HE), com duas apresentações diferentes (N=10): grupo C, titânio convencional grau 4; e grupo M, titânio com tratamento térmico modificado, grau 4. As dimensões do HE foram 3,75 x 13 mm; os espécimes foram fixados, submetidos à análise MEV e aquisição de imagens. O pilar recebeu um torque de 70 N/cm, foi novamente analisado no MEV, e uma segunda imagem foi obtida. As imagens foram analisadas pelo software Image J (1,44o- NIH, EUA) para medição das alterações dimensionais causadas pelo sobretorque na superfície da plataforma hexagonal. O método dos elementos finitos foi aplicado de acordo com a semelhança para calcular a tensão resultante (MPa) durante o torque. Os resultados foram analisados estatisticamente com teste t-student (5%). A precisão dimensional de M (0,22 mm2) foi estatisticamente significativa (p<0,05). A tensão principal mínima e a tensão de von-Mises de C (-19,95 MPa, -19,94 MPa), foram inferiores aos valores de M (-55,83 MPa, -55,96 MPa), respectivamente.

O hexágono do grupo M apresentou menor deformação que o grupo C. Portanto, a liga de titânio mais rígida é uma alternativa promissora para evitar a deformação plástica das conexões protéticas mesmo concentrando maior magnitude de tensão em sua estrutura.

(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2019/24903-6   |  FAPs - Fapesp  N° 2021/11499-2)
PN1076 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito da quantidade de remanescente coronário e presença de retentor no comportamento biomecânico de molares tratados endodonticamente
Cabral KM, Carvalho MA, Silva GG, Estrela C, Cury AAB, Lazari-Carvalho PC
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANGÉLICA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar a influência de diferentes níveis de destruição coronária de um molar tratado endodonticamente com e sem uso de retentor intraradicular nas tensões e deformações pelo método de elementos finitos tridimensionais. Foram criados 10 modelos a partir da combinação de 2 fatores de estudo: 1- tipo de preparo em 6 níveis: overlay, vonlay, coroa com férula, endocrown com férula, coroa sem férula e endocrown sem férula e 2- tipo de retenção intraradicular, em 2 níveis: com e sem retentor intraradicular. Em programa de desenho gráfico tridimensional, o dente foi restaurado com os 6 tipos de restaurações, com e sem retentor intraradicular de fibra de vidro. Os dez modelos foram então exportados para software específico de análise por elementos finitos e propriedades mecânicas, malhamento, condições de contorno e carregamento foram adicionadas. Uma carga oclusal oblíqua (30º) 131,9 N foi aplicada na vertente triturante do dente simulando o deslocamento para exercer a função de mastigação. A análise se deu quantitativamente e qualitativamente com as variáveis de tensão máxima principal (tração), tensão máxima de cisalhamento e deslocamento máximo para o remanescente dental. Os maiores valores de tensão de tração e cisalhamento foram encontrados nos modelos com menos remanescente coronário, enquanto os maiores deslocamentos foram encontrados nos modelos com mais remanescente coronário.

A quantidade de remanescente coronário é mais importante que a presença de retentor no comportamento biomecânico de molares tratados endodonticamente.

PN1077 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito do Hot Isostatic Pressure em próteses All-on-4 impressas (3D) sobre força de destorque dos parafusos protéticos e tensão
Barbin T, Borges GA, Matias LFS, Mesquita MF
Prótese e Periodontia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O efeito do tratamento Hot Isostatic Pressure (HIP) sobre estruturas metálicas de próteses All-on-4 impressas é pouco conhecido. Neste estudo foi avaliado o efeito do tratamento térmico HIP sobre a estabilidade dos parafusos protéticos (força de destorque) e tensão em infraestruturas de protocolos suportados por quatro implantes (All-on-four) confeccionados pelas técnicas de usinagem e impressões 3D (DMLS - Direct Metal Laser Sintering, e EBM - Electron Beam Melting). Foram confeccionadas 30 infraestruturas em Ti-6Al-4V para os grupos de estudo usinagem, impressões por DMLS e por EBM (n=10/grupo). A força de destorque dos parafusos protéticos foi avaliada 24h após o torque, e a tensão avaliada por extensometria. Ambas análises foram realizadas antes e após o tratamento HIP. A análise estatística foi realizada por testes de ANOVA de medidas repetidas e Bonferroni (α=0,05). As médias de torque de afrouxamento foram similares entre os grupos impressos em 3D antes do HIP (P=0.109). Após, a estabilidade dos parafusos protéticos aumentou para os grupos usinagem (P<0.0001) e EBM (P<0.0001), e não alterou os valores para o grupo DMLS (P=0.057). Para tensão, a maior média foi observada no grupo usinado antes do HIP (P<0.05), e após foi reduzida (P=0.004). Ainda após o HIP, a tensão também diminuiu no grupo EBM (P=0.009), e para o grupo DMLS, não houve alteração (P=0.186).

Para os parâmetros avaliados, o tratamento HIP pode ser considerado uma etapa promissora na confecção de próteses do tipo All-on-four em Ti-6Al-4V, para as técnicas estudadas.

(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2019/27541-8   |  FAPs - Fapesp  N° 2020/13439-4  |  CAPES  N° 001)
PN1078 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito do envelhecimento nas propriedades mecânicas de resinas acrílicas para base de dentadura fresadas CAD-CAM e impressas 3D
Bento VAA, Sayeg JMC, Gomes JML, Limírio JPJO, Rosa CDRD, Lemos CAA, Santos DM, Pellizzer EP
Materiais Dentários e Prótese UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi comparar as propriedades mecânicas das resinas acrílicas para base de dentadura confeccionadas por métodos convencionais (banho-maria e micro-ondas) e métodos do sistema desenho auxiliado por computador/fabricação auxiliada por computador (CAD/CAM) (fresadas e impressas 3D) diante de diferentes tempos de envelhecimento. Um total de 160 amostras retangulares (64 × 10 × 3,3 ± 0,03 mm) foram confeccionadas, divididas entre 4 grupos de resinas conforme seu método de confecção (banho-maria, micro-ondas, fresada e impressa 3D) e subdivididas em 4 tempos de análise (T0, T1, T2 e T3), resultando um n = 10 para cada subgrupo. As amostras do tempo T0 passaram por armazenamento em água destilada a 37°C por 24h, enquanto que as outras amostras passaram por envelhecimento em uma termocicladora à temperatura de 5°C e 55°C nos ciclos de 5.000 (T1), 10.000 (T2) e 20.000 (T3). As propriedades mecânicas das resinas foram avaliadas através dos testes de microdureza, resistência à flexão e módulo de elasticidade. Os dados dos testes mecânicos foram avaliados com a análise de variância ANOVA two-way (p <0,05). A resina impressa 3D apresentou, significativamente, os menores valores de microdureza, resistência à flexão e módulo de elasticidade comparado as outras resinas ao longo do tempo (p < 0,001).

O estudo concluiu que a resina de dentadura fresada CAD/CAM apresentou propriedades mecânicas semelhantes as resinas convencionais, enquanto que a resina impressa 3D não apresentou propriedades mecânicas adequadas para uso clínico à longo prazo.

PN1079 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Resinas compostas como agentes cimentantes: efeitos na resistência de união a uma cerâmica feldspática e uma cerâmica híbrida
Rossi NR, Grangeiro MTV, Rodrigues CS, Melo RM, Bottino MA
Departamento de Materiais e Protese dent INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a resistência de união entre diferentes agentes cimentantes resinosos a uma cerâmica feldspática e uma cerâmica híbrida. Para isso, blocos de Vita Enamic (cerâmica híbrida) e Vita Mark II (cerâmica feldspática) foram seccionados em amostras de 10 mm x 8 mm x 2 mm. Após, as amostras foram incluídas em resina acrílica quimicamente ativada, condicionadas com ácido fluorídrico e cilindros dos agentes cimentantes (Ø = 1.6 mm, altura = 2 mm) foram confeccionados sobre a superfície. Assim, 3 grupos (n = 20) de cada material cerâmico foram formados de acordo com o agente cimentante: cimento resinoso (CR), resina flow (RF) e resina aquecida (RA). Metade dos espécimes de cada grupo foi submetida ao teste de resistência ao cisalhamento 24 h após a sua preparação (baseline) e metade após termociclagem. Os dados foram analisados com ANOVA 3-fatores (cerâmica x agente cimentante x termociclagem) e teste de Tukey. De acordo com os resultados obtidos, os três fatores (cerâmica, agente cimentante e termociclagem) influenciaram na resistência adesiva (p-valor < 0.05). A resina aquecida obteve valores semelhantes ao do cimento resinoso, enquanto os valores de resistência adesiva para resina flow foram menores. A cerâmica híbrida apresentou maiores valores de resistência de união quando comparada à feldspática. Para todos os grupos, houve redução da resistência de união após a termociclagem.

Pode-se concluir que a resina aquecida é uma alternativa viável para cimentação das cerâmicas estudadas, uma vez que os resultados foram comparáveis ao cimento resinoso.

PN1080 - Painel Aspirante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise do tempo médio do controle das Disfunções Temporomandibulares
Metidieri LM, Guimarães AS, Valadas LAR, Rodrigues LLFR
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O propósito deste estudo foi avaliar o tempo médio decorrido entre o primeiro atendimento e a alta clinica, de acordo com cada subtipo de DTM, sexo e faixa etária. Foram avaliados 400 prontuários e fichas de avaliação da clínica de disfunção temporomandibular e dor orofacial da Faculdade São Leopoldo Mandic, unidade Campinas, no período entre 2006 e 2021. Os dados foram analisados estatisticamente, aplicando o teste qui-quadrado. A média de idade dos pacientes foi de 44,2 anos e o sexo feminino foi o mais prevalente (85,5%). O subtipo muscular teve maior prevalência, seguido da combinação de DTM muscular e articular e, por fim, DTM articular. A média de sessões clínicas foi de 4,75. O estudo mostrou não haver significância estatística quando comparado o número de sessões e a idade, bem como o subtipo de DTM. Porém houve associação significativa entre o número de sessões e gênero, visto que o gênero feminino necessitou de mais sessões quando comparado ao masculino.

Pôde-se concluir que o tempo para controle dos subtipos de disfunções temporomandibulares foi semelhante, mostrando-se independente da idade e subtipo de DTM.

PN1081 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise morfológica das superfícies condicionadas de dissilicato de lítio: estudo por microscopia eletrônica de varredura
Massahud MLB, Cunha RAA, Seraidarian KKA, Antunes ANG, Seraidarian PI
ODONTOLOGIA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a morfologia de superfícies cerâmicas tratadas com diferentes métodos de condicionamento. Foram utilizadas três placas de dissilicato de lítio (2mm x 10mm x 10mm), incluídas em resina acrílica ativada quimicamente. Cada amostra foi separada em quatro quadrantes. A primeira amostra foi condicionada com ácido fluorídrico a 5%. Cada quadrante foi condicionado por 0, 10, 20 e 40 segundos. O mesmo procedimento foi realizado com ácido fluorídrico a 10% e com primer cerâmico autocondicionante. Todas as amostras foram submetidas à análise por Microscopia Eletrônica de Varredura (aumento de 2000x). As superfícies condicionadas com ácido fluorídrico a 10%, por 20 segundos, expuseram mais os cristais de dissilicato de lítio, se comparadas às superfícies tratadas com Monobond Etch & Prime, utilizando-se o mesmo tempo de condicionamento. As superfícies condicionadas com ácido fluorídrico a 10%, por 20 segundos, expuseram mais os cristais de dissilicato de lítio, se comparadas às superfícies condicionadas com ácido fluorídrico a 5%, também por 20 segundos. A presença de poros maiores foi mostrada no quadrante condicionado com ácido fluorídrico a 10%, por 40 segundos.

O Monobond Etch & Prime não forneceu padrões de superfícies cerâmicas condicionadas similares às condicionadas com ácido fluorídrico a 5% e 10%, por 20 ou 40 segundos. Superfícies condicionadas com ácido fluorídrico a 10% por 20 segundos, expuseram mais cristais de dissilicato de lítio, se comparadas a superfícies condicionadas com ácido fluorídrico a 5% por 20 segundos.

(Apoio: FAPEMIG)
PN1083 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

A influência do preparo cavitário e da técnica restauradora no comportamento biomecânico em dentes gretados
Corrêa IS, Soares CJ, Soares RV, Cortes MIS, Tonelli SQ, Bruzinga FFB, Toubes KMPS, Silveira FF
Departamento de Odontologia PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Cirurgiões dentistas têm relatado crescimento no número de dentes gretados (DGs) durante a pandemia do COVID-19. O termo dente gretado (DG) representa uma fratura que quebra a continuidade do esmalte e dentina, sem separar os fragmentos, podendo estender até a polpa, levando a um quadro endodôntico patológico e até perda dentária. O objetivo é avaliar os fatores que influenciam a sobrevivência de DGs restaurados precocemente com restauração onlay ou coroa total. Estudos mostram uma falta de consenso quanto aos protocolos de tratamento e poucos estudos longitudinais sobre DGs restaurados precocemente. Os dados foram coletados de prontuários odontológicos, em um período de 12 anos. De 111 DGs, 86 atenderam aos critérios de inclusão. Dentre os fatores avaliados estão: idade; sexo; tipo de dente; testes de percussão e sensibilidade; hábitos alimentares; diagnóstico pulpar e periapical; número, localização e extensões das trincas; envolvimento da crista marginal, assoalho da câmara pulpar, do canal radicular; e condição da coroa antes e após o tratamento. A taxa de sobrevivência a longo prazo foi estimada usando a análise de Kaplan-Meier e o teste de log-rank. A análise multivariada foi realizada por regressão de Cox.

A taxa de sucesso geral foi de 93%, e as estimativas de sobrevida de DGs restaurados precocemente foram de 98,6%, 94,9% e 55,9% nos acompanhamentos de 1, 5 e 11 anos, respectivamente. Os resultados indicam que DGs devem ser restaurados precocemente com coroa total uma vez que esta foi associada a uma maior taxa de sucesso, independendo das direções das trincas.