
2105 Resumo encontrados. Mostrando de 1771 a 1780
RCR007 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial
Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis
Atualidades da utilização da fibrina rica em plaquetas na regeneração tecidual em odontologia
Luna DRM, Oliveira LCA, Cabral AFS, Resende RFB, Sartoretto SC, Uzeda MJ
UNIVERSIDADE IGUACU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Devido as suas propriedades fisiológicas, o uso de concentrados plaquetários tornou-se cada vez mais popular nos últimos 20 anos com especial destaque para a fibrina rica em plaquetas (PRF). Sua capacidade em ofertar diversos fatores de crescimento e citocinas, exerce importante papel na modulação inflamatória melhorando assim a cicatrização de feridas além de proporcionar benefícios clínicos junto aos enxertos ósseos. Este trabalho tem por objetivo discutir e atualizar conceitos sobre o uso de PRF na odontologia. Para isso foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas Google Acadêmico, Pubmed e Scielo considerando o período entre 2017 e 2022 e incluídos artigos de pesquisas clínicas e revisões sistemáticas nos idiomas inglês ou português. As palavras-chaves utilizadas foram Fibrina Rica em Plaquetas (PRF), Odontologia, Cicatrização e Fator de Crescimento, em ambos os idiomas, sendo inicialmente encontrados 70 artigos e selecionados 10 em função dos critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos.
Este estudo nos permitiu concluir que a utilização da Fibrina Rica em Plaquetas (PRF) utilizada como auxiliar na regeneração tecidual em procedimentos odontológicos, contribui significativamente na melhor qualidade da cicatrização dos tecidos moles, através de uma técnica simples de baixo custo, tornando sua utilização muito promissora e vantajosa.
RCR008 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial
Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis
Desvios entre o registro de protocolo e a publicação de ensaios clínicos envolvendo a cirurgia de terceiro molar
Santos VPA, Barretto MDA, Sendyk DI, Pannuti CM, Nunes JP, Ferraz EP, Deboni MCZ
DEPARTAMENTO DE CIRURGIA, PRÓTESE E TRAU UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A proposta foi comparar qualitativamente os desvios de dados dos registros de protocolo de ensaio clinico (NCT) e suas respectivas publicações nos modelos experimentais de cirurgias de terceiros molares. Foi realizado uma busca no "ClinicialTrials.gov" dos protocolos de ensaios clínicos randomizados incluindo a condição da exodontia de terceiro molar como modelo de avaliação de desfecho usando a estratégia: "third molar" ou "wisdom tooth". Foram identificados os artigos respectivos dos registros nas bases de dados PubMed, Escopos, Web of Science, e Google Scholar. Foram avaliadas qualitativamente as frequências das principais características dos registros e comparadas com os dados na publicação: Desenho de estudo, desfecho primário, cálculo da amostra, tipo de registro e tipo de intervenção testada. De 389 registros foram encontradas 129 publicações. 60% eram registros prospectivos, 10 % dos protocolos registrados como um desenho paralelo, não corresponderam na publicação. 36% dos artigos omitiram desfechos primários registrados. 56% sofreram alteração de registro durantes os ensaios. 34% das publicações explicitavam o NCT no artigo. 46% não tinham cálculo da amostra. 44% eram referentes a intervenções de analgesia ou controle anti-inflamatório.
Os dados permitiram perceber que a divulgação da necessidade do registro de ensaios clínicos deve ser ampliada entre os pesquisadores, para garantir transparência, reprodutibilidade, otimização de recursos e validação de resultados, diminuindo o reporte seletivo de desfecho.
RCR009 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial
Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis
Enxertia óssea primária no tratamento de não-união óssea de fratura mandibular na presença de pus: Relato de caso
Pessanha IL, Albieri F, Pereira RS, Heggendorn FL
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O Objetivo do presente trabalho é apresentar um relato de caso clínico de reconstrução primária utilizando osso autógeno particulado em não-união de fratura de corpo mandibular infectada. O paciente compareceu ao Hospital Geral de Nova Iguaçu reportando ter sido vítima de agressão física a cerca de 1 mês e não tendo procurado atendimento clínico. Ao exame clínico apresentava-se com aumento de volume em região geniana esquerda com fístula e saída de secreção purulenta, maloclusão e crepitação óssea à palpação. O exame tomográfico (TC) evidenciou fratura em região de corpo mandibular esquerdo com reabsorção dos cotos ósseos promovendo um GAP no local. O paciente foi submetido a procedimento cirúrgico sob anestesia geral e intubação nasotraqueal para realização da osteossíntese e reconstrução óssea. Um acesso de Risdon esquerdo foi realizado para expor a fratura seguido da curetagem do tecido interposto aos cotos. Em seguida, o paciente foi levado ao bloqueio maxilomandibular (BMM) com barras de Erich e logo após, a osteossíntese com uma placa 2.4 mm Locking. Um bloco ósseo autógeno foi coletado da crista ilíaca anterior, particulado e enxertado na região mandibular.
O paciente permaneceu 6 semanas em BMM seguido de TC imediata, 4 meses e 6 meses de pós operatório onde se evidenciou o reparo ósseo do segmento fraturado.
(Apoio: FAPERJ N° 201.401/2022)
RCR010 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial
Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis
Interferência do nervo milo-hioideo no bloqueio do nervo alveolar inferior
Oliveira LCA, Mendonça MF, Cabral AFS, Luna DRM, Machado RCM, Sartoretto SC, Resende RFB, Uzeda MJ
Odontologia UNIVERSIDADE IGUACU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A técnica do bloqueio anestésico do nervo alveolar inferior (BNAI) é frequentemente utilizada em diversos procedimentos odontológicos e apesar disso, o BNAI é a técnica com maior taxa de insucesso. De acordo com alguns autores, a presença de nervos acessórios com suas variações anatômicas pode contribuir para a elevação desse índice. O objetivo deste trabalho foi avaliar os aspectos associados às falhas no BNAI e discutir a possível influência do nervo milo-hióideo (NMH) como importante fator para tal. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados eletrônicas PubMed, Scielo, Google Acadêmico e Lilacs, além da literatura consagrada, considerando os últimos 10 anos. Foram selecionados 10 trabalhos de acordo com critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Dados como, variação anatômica, técnica utilizada, solução anestésica e relações anatômicas do canal mandibular, foram analisados.
Podemos concluir, de acordo com a literatura pesquisada, que as falhas do BNAI estão relacionadas não somente às variações na localização do forame mandibular, emprego inadequado da técnica, curva de aprendizagem, mas também e especialmente a presença de inervações acessórias como o nervo milo-hioideo. Ademais, estudos apontam que é de fundamental importância o conhecimento sobre as variações anatômicas do NMH, que pode prover uma inervação sensitiva da raiz mesial ao primeiro pré-molar inferior, pré-molar, incisivos e à pele abaixo do mento e afirmam que essa inervação acessória, sensitiva pode estar presente em 60% dos casos.
RCR011 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial
Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis
Eficácia da fibrina rica em plaquetas associada à enxerto ósseo: revisão de literatura
Cabral AFS, Luna DRM, Oliveira LCA, Resende RFB, Sartoretto SC, Barbosa RVMM, Uzeda MJ
UNIVERSIDADE IGUACU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
As plaquetas carregam em si fatores de crescimento e citocinas capazes de promover importante papel na regeneração do tecido danificado. Desta forma, o concentrado de fibrina rica em plaquetas (PRF) desenvolvido por Choukroun et al. (2001) vem sendo amplamente utilizado na odontologia contribuindo sobremaneira na aceleração da cicatrização de tecidos moles e duros. Este trabalho tem por objetivo discutir criticamente a utilização do uso de PRF associado aos enxertos ósseos e sua influência na reparação do tecido perdido. Para isso foi realizada uma busca eletrônica nas bases de dados Google Acadêmico, Pubmed e Scielo considerando o período de 2017 à 2022 onde foram incluídos artigos de revisão sistemática e pesquisas clínicas, em português ou inglês, que abordassem exclusivamente o uso do PRF associado aos enxertos ósseos na odontologia. As palavras-chaves utilizadas foram, fibrina rica em plaquetas, odontologia e regeneração óssea em ambos os idiomas. Inicialmente foram encontrados 50 artigos, sendo selecionados 21 artigos de acordo com os critérios de inclusão pré-determinados.
Podemos concluir que o uso de PRF mostra resultado favorável quando associado a biomaterial para enxerto ósseo, acelerando o processo de cicatrização e fornecendo elementos auxiliares que contribuem para diferenciação celular.
RCR012 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial
Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis
Uso de células-tronco de polpa dentária para formação óssea tecidual
Feiden CAN, Camassola M
PPGODONTO UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Atualmente às células-tronco da polpa dentária (DPSC) vem ganhando notoriedade no campo de pesquisa em engenharia tecidual. Visto seu potencial multipotente para formação de tecidos em estudos no campo da medicina regenerativa, porém pouco utilizado ainda no meio clínico, mas já se sabe que há potencial para aplicação clínica devido sua ação reparadora. A aplicação dessas células em associação a biomateriais vem mostrando bons resultados e ótimas perspectivas de uso clínico. Os biomateriais trazem na sua composição elementos que compõem matriz extracelular. A composição dos biomateriais é elaborada para melhorar o crescimento celular, sendo compósitos biocompatíveis, estimuladores para formação de novos tecidos, consequentemente facilitadores de diferenciação celular. Além de das células e biomateriais outro componente adicionado ao complexo é biomolécula. As biomoléculas adicionadas aos construtos de engenharia de tecidos tem a função de melhorar a regeneração tecidual. A associação de células, biomaterais e moléculas é chamada tríade. Essa revisão irá informar possibilidades de tratamento celular, caracterização dessas células e resultados promissores já obtidos por diversos autores.
Visando o potencial de autorrenovação, clonalidade e potencial de diferenciação,as células-tronco de polpa dentária demonstram ser efetivas no quesito potencial osteogênico, associadas a biomateriais que induzem essa formação, podemos estar diante de uma possibilidades para futuros reparos ósseos na medicina regenerativa.
RCR013 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial
Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis
Protocolo de aplicação de toxina botulínica Tipo A baseado em evidências, como abordagem terapêutica do bruxismo
Aniceto-Junior WP, Nunes EL
Oontologia FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O uso da toxina botulínica tipo A, vem sendo bem difundida no campo da ciência de aplicação estético e funcional. Em nível funcional, uma aplicação da toxina consiste no emprego como alternativa terapêutica do bruxismo. O objetivo desta investigação consistiu em avaliar e sintetizar as evidências relevantes disponíveis sobre a eficácia desse tratamento, bem como aprofundar aspectos relacionados ao uso da toxina botulínica na harmonização orofacial, apresentando o mecanismo de ação no tratamento; e identificar procedimentos operacionais voltados ao tratamento, procurando compará-los no que diz respeito a identificação dos locais de aplicação, das dosagens, do número de aplicações, do tempo de duração, dos efeitos adversos e das contraindicações. Foi conduzida revisão de literatura utilizando artigos publicados em bibliotecas virtuais na área de saúde, utilizando os descritores: hábitos parafuncionais, bruxismo, alternativa terapêutica, e toxina botulínica.
O bruxismo é uma condição parafuncional crônica, multifatorial e de difícil controle. Os músculos envolvidos com o bruxismo são os masseter e temporal, e estes estão localizados próximos a nervos faciais, assim a aplicação de TXB-A deve ter cautela, devendo o cirurgião dentista ter conhecimento anatômico para que haja eficácia e efeitos colaterais mínimos. A dosagem terapêutica para o tratamento, e os pontos de aplicação, diferem de autor para autor, variando de 25 a 75U de TXB-A nos músculos masseter e 10 a 25U nos temporais.
RCR014 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial
Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis
Planejamento virtual para tratamento cirúrgico de querubismo: Relato de Caso
França LR, Lima LB, Oliveira MMM, Paulo LFB, Costa MDMA, Zanetta Barbosa D, Martins VM
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O querubismo é descrito como uma condição rara de desenvolvimento dos ossos gnáticos, geralmente hereditária de caráter autossômico dominante. Esta condição atinge a mandíbula e maxila de crianças, bilateral e simetricamente. Radiograficamente, apresenta lesões radiolúcidas e multiloculares, similar à lesão de células gigantes. Este relato mostra um caso raro de querubismo no grau de acometimento mais severo (grau 4) tratado de forma cirúrgica com auxílio de planejamento virtual pré-operatório. Paciente feminino, 22 anos, foi à clínica de diagnóstico estomatológico da Universidade Federal de Uberlândia queixando-se de crescimento na face. Após avaliação clínica, tomográfica e em virtude de constatação de diagnóstico prévio de querubismo, o tratamento realizado foi multidisciplinar, com a paciente encaminhada ao serviço de Oftalmologia para avaliação da órbita e, em razão do comprometimento estético e funcional, a conduta a ser feita foi a osteoplastia para remodelação de mandíbula. O tratamento envolveu realização de planejamento virtual para programação de ressecção de altura, espessura e recontorno mandibular, com auxílio de guias de corte no transcirúrgico. A cirurgia foi realizada sob anestesia geral, paciente evoluiu sem complicações pós-operatórias e 8 meses depois encontra-se sem déficits funcionais, estética satisfatória e sem recidiva.
Logo, fica clara a importância de um planejamento virtual pré-operatório, pois ele garante mais eficiência e sucesso no tratamento individualizado do paciente, nesse caso, com querubismo.
RCR015 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 1 - Anatomia
Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis
O uso da toxina botulínica para tratamento de sorriso gengival com a técnica digital Levy Nunes - Relato de Caso
Cardoso D, Morais ES, Nunes TM, Nunes EL
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A Toxina Botulínica é relatada na literatura como uma opção de tratamento para o sorriso gengival. Quando administrada, atenua a contratilidade muscular, sendo uma alternativa temporária e não cirúrgica para a melhora dessa desordem estética que tem como uma das causas a hiperatividade dos músculos elevadores do lábio superior. Este estudo observacional descritivo relatou a aplicação da Toxina Botulínica como tratamento para correção do sorriso gengival em paciente com hiperatividade muscular com 4mm de exposição gengival. Foi descrito o atendimento de paciente do sexo feminino, com queixa de exposição gengival ao sorrir. Para a localização do ponto de aplicação utilizou-se a Técnica Digital Levy Nunes, que consiste em exercer pressão com os dedos indicadores nos músculos elevadores do lábio superior e asa do nariz, solicitando à paciente para sorrir e verificando se a altura estética do sorriso ficou ideal. Foi realizada a aplicação de 3.75 U bilateralmente. A aplicação de um único ponto abrangendo esse grupo muscular está associado a uma diminuição do risco de efeitos colaterais, já que reduz a exposição gengival sem sacrificar o sorriso natural do paciente. Após 15, 30 e 60 dias, comparou-se a exposição gengival obtida por meio de registros fotográficos, com uso de um paquímetro, e observou-se que houve melhora estética.
A Técnica Digital Levy Nunes produz um tratamento favorável para pacientes com exposição gengival excessiva, pois demonstra ser eficiente e segura, devolvendo a harmonia para a face, elevando a autoestima do paciente e a sua qualidade de vida.
RCR016 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 1 - Anatomia
Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis
O uso de toxina botulínica para correção de hipertrofia unilateral de masseter - Relato de Caso
Morais ES, Cardoso D, Meneguello AA, Montalli VAM, Nunes EL
Pós-graduação Mestrado FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A hipertrofia do músculo masseter (MM) ocorre quando há alteração em seus aspectos morfológicos e funcionais, levando ao aumento de seu volume, que promove uma aparência quadrada ao rosto. Quando acontece de forma unilateral, tem-se lugar uma assimetria facial, que afeta negativamente a estética da face e a autoestima. Os tratamentos propostos na literatura são: tratamento ortodôntico, cirurgia ortognática, radiofrequência e ressecção cirúrgica do MM, que possuem alto tempo de recuperação e elevado risco. O tratamento com o uso da Toxina Botulínica (TXB) para correção da hipertrofia do MM foi recentemente consagrado na literatura científica. Este estudo relatou um caso de assimetria facial por hipertrofia unilateral do MM sendo tratada com TXB, para demonstrar que esta é uma ferramenta segura e eficaz. Foram aplicados 30 U de TXB no MM direito (hipertrofiado) e 5 U no músculo temporal do mesmo lado, por sessão, no total de 3 sessões de aplicação (S1, S2 e S3), com intervalos de 3 meses. As avaliações foram realizadas através de exames físicos e registros fotográficos, onde foi possível observar diminuição do volume do MM aos 3 meses da S1, sendo ainda mais expressiva aos 3 meses após a S2. Na avaliação da S3 (30 dias após a aplicação), houve ainda redução perceptível do volume do MM, e remissão da assimetria facial.
Assim, ficou demonstrado que a TXB é uma ferramenta importante para a redução da hipertrofia do MM e, nos casos em que esta ocorra unilateralmente, contribui para o tratamento de assimetria facial, reestabelecendo a harmonia da face e a satisfação da paciente.