Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2115 Resumo encontrados. Mostrando de 1041 a 1050


PN1129 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Medidas de biossegurança adotadas pelos cirurgiões-dentistas frente à pandemia de COVID-19
Pinto ACS, Paccola AGL, Castro MS, Borges CGG, Meira GF, Castilho AVSS, Sales-Peres SHC
Departamento Odontopediatria, Ortodontia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os cirurgiões dentistas (CD) estão entre os profissionais com alto risco de contágio pelo SARS-CoV-2, devido aos fluídos corpóreos no campo de trabalho, associados aos aerossóis gerados pelos instrumentos de rotação. Dessa forma, este estudo teve como objetivos avaliar os conhecimentos e as medidas de biossegurança adotados pelos CDs frente à pandemia de COVID-19 e, se o tempo de atuação profissional esteve associado a medidas protetivas. A amostra foi composta por 175 CDs, que responderam um questionário online entre julho e outubro de 2020. Os dados foram analisados de forma descritiva e analítica, por meio do teste do qui-quadrado (p < 0,05). O sexo feminino foi mais prevalente 117 (66,86%) e o tempo de formação de 16 anos ou mais representou mais da metade da amostra (n=92; 52,6%). Os cuidados de biossegurança mais relatados foram: 140 profissionais (80%) realizavam a limpeza e desinfecção do consultório após cada atendimento, sendo que 169 (96,6%) relataram a utilização frequente do álcool 70%. Nos atendimentos com geração de aerossóis, 76,6% utilizavam avental impermeável; 69,7% máscara N-95; 89,7% viseira e 75,4% realizavam a desinfecção dos óculos e da viseira entre cada atendimento, apenas 30,2% utilizavam todas as opções de EPIs. Houve associação significativa entre o menor tempo de graduação e frequência da higienização das mãos, ao uso de bomba de sucção e ao trabalho à quatro mãos.

Conclui-se que a maioria dos CDs apresentaram conhecimentos satisfatórios e estão realizando ações protetivas contra contaminação de SARS-CoV-2, durante à pandemia de COVID-19.

(Apoio: PUB- programa unificado de bolsas da USP  N° 4172174)
PN1130 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Odontologia minimamente invasiva em atenção primária à saúde: integração serviço-escola
Santos GJ, Barbieri AA, Ramos CJ, Sato TP, Teixeira SC
Social INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi apresentar um relato de experiência com utilização de Odontologia Minimamente Invasiva em intervenção, tratamento e prevenção de cárie em crianças de escola pública por meio da integração de uma Instituição de Ensino Superior, sistema público de saúde e sistema educacional municipal. Para tanto, após parecer favorável no Comitê de Ética em Pesquisa e pactuação com órgãos responsáveis do município, foi realizada a avaliação clínica 275 pacientes provenientes de uma escola da rede pública municipal de ensino fundamental, com idade entre 6 e 11 anos, ambos os sexos, classificados como alto risco para cárie dentária para posterior aplicação funcional das diretrizes de atendimento odontológico seguindo o Tratamento Restaurador Atraumático (ART). Dos 275 escolares avaliados, 37 possuíam uma ou mais lesões cariosas com indicação para ART, totalizando 57 procedimentos efetuados. A ação foi realizada em ambiente escolar previamente adequado, mediante consentimento dos responsáveis legais e assentimento dos estudantes. Após o término do procedimento, as crianças receberam orientações quanto à dieta e higienização e um informativo com orientações de dieta e higiene foi encaminhado aos responsáveis.

Diante dos benefícios da técnica e sua acessibilidade a ação foi efetiva em promoção de saúde e possibilitou uma melhora na saúde bucal dos estudantes e a integração dos alunos de graduação com o serviço público e a comunidade.

PN1131 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Cuidados de suporte em pacientes com câncer de cabeça e pescoço: Revisão Narrativa
Amorim AC, Silva ELC, Ferreira MC, Lopes CCA, Miranda RR, Novais VR
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo da presente revisão foi discutir o papel do cirurgião-dentista juntamente com o terapeuta ocupacional no atendimento de pacientes com complicações bucais da radioterapia na região de cabeça e pescoço. Foram realizadas buscas na base de dados PubMed/Medline utilizando as palavras-chave "head and neck cancer", "radiotherapy", "adverse effects", "interdisciplinar health teams" e "occupational therapists". Foram considerados trabalhos publicados na língua inglesa entre os anos 2010 a 2021. Os estudos relataram diversos efeitos colaterais resultantes do tratamento do câncer em cabeça e pescoço que precisam ser gerenciados durante ou após o tratamento oncológico. Conhecer a rotina do paciente, considerando suas peculiaridades e traçar um plano de tratamento personalizado com uma abordagem multidisciplinar parece ser essencial para melhorar a qualidade de vida destes pacientes. Além disso, a intervenção em equipe de profissionais interdisciplinares beneficia o paciente, pois permite que este seja assistido em suas diferentes necessidades.

A abordagem multidisciplinar proporciona melhorias nas funções orais, afetando diretamente qualidade de vida, bem-estar, saúde geral e sobrevida de pacientes com câncer.

(Apoio: CAPES  |  CNPq  |  FAPEMIG)
PN1132 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Tendências na produção científica em Teleodontologia: uma análise bibliométrica da literatura
Oliveira DD, Bavaresco CS, Moura FRR
Saúde Comunitária em Odontologia UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Bibliometria é uma ferramenta para gestão do conhecimento científico e do desenvolvimento tecnológico. Neste contexto, o objetivo do estudo foi realizar uma análise bibliométrica relacionada à Teleodontologia (TO). Bases de dados Web of Science e Scopus e os descritores Teleodontologia, Telessaúde, e-saúde, m-saúde, Telemedicina e Odontologia foram utilizados para as buscas de dados realizada em maio de 2021. Para a coleta das variáveis de interesse, foi organizado um banco de dados no Excel com os metadados dos trabalhos encontrados. Foram utilizados como critérios de elegibilidade: estudos de artigo científico com tema central relacionado a TO e não houve restrição de idioma e ano de publicação. Para o trabalho foram consideradas as variáveis: ano e idioma de publicação, nacionalidade dos autores para correspondência e delineamento do estudo. Foi realizada análise descritiva através das frequências simples (n) e relativas (%). 378 estudos foram selecionados. O ano de publicação variou de 1995 a 2021, com maior produção no ano de 2020. O idioma mais frequente de publicação foi o inglês (365/96,6%). Os países de maior frequência dos autores para correspondência foram Estados Unidos (96/25,4%), Brasil (38/10,1%) e a Índia (32/8,5%). A maioria dos artigos tinham desenho transversal ou descritivo (228/60,3%), seguido pela revisão narrativa da literatura (84/22,2%).

Conclui-se que houve uma crescente produção científica na área da TO, com destaque para o ano de 2020, com autores nos Estados Unidos e no Brasil, e artigos com delineamento transversal ou descritivo.

(Apoio: CAPES)
PN1133 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise da adesão dos estados brasileiros ao Programa Saúde na Escola
Araújo DA, Teixeira SC, Moimaz SAS, Barbieri AA
Social e preventiva UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Programa Saúde na Escola (PSE) é um programa da Atenção Primária a Saúde (APS) formulado de forma intersetorial articulando profissionais da APS e da escola para o desenvolvimento das ações que fortalecem o cuidado à saúde do público escolar da educação pública brasileira. Para adesão ao PSE é necessária a vinculação das equipes de saúde da APS além do Termo de Compromisso validado pelos gestores da saúde e da educação. Este estudo objetivou verificar a adesão dos estados brasileiros ao PSE, relacionando os dados demográficos dos municípios aderentes. Para tanto foi realizada uma pesquisa por meio de uma análise descritiva dos dados contidos em bases de dados públicas do Sistema de Informação de Saúde da Atenção Primária (SISAPS) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Observou-se que para o Ciclo 2021-2022 o estado de Minas Gerais - MG foi o de maior adesão com 95,54% dos municípios, 9503 escolas pactuadas (6165 escolas prioritárias) sendo MG o segundo estado de maior população residente no Brasil segundo estimativa IBGE com referência em 2021; seguido por São Paulo, estado mais populoso do país, que pactuou 8906 (4914 prioritárias) com adesão de 80,31% de seus municípios.

O PSE pode, portanto, ser considerado uma ferramenta estratégica de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Estudos que analisem e identifiquem as necessidades e problemas que enfrentam os profissionais que atuam no PSE possibilitam a proposição de ações além de estimular o comprometimento da equipe.

PN1134 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Doenças sistêmicas, condição periodontal em gestantes de alto risco adolescentes e jovens
Tamanaha AK, Garbin CAS, Garbin AJI, Saliba TA, Moimaz SAS
Odontologia Preventiva e Social UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se analisar as doenças sistêmicas, hábitos de vida e condição periodontal em gestantes adolescentes e jovens. Trata-se de um estudo retrospectivo, quantitativo, de análise documental em 658 prontuários de gestantes, de alto risco, atendidas no Ambulatório Médico de Especialidades, no período de 2015 a 2019. As variáveis analisadas foram: idade, ocupação, cor de pele, estado civil, período gestacional, condição de alto risco gestacional, consumo de fumo e álcool e Índice Periodontal Comunitário (IPC). Aproximadamente 13% das gestantes apresentaram idade entre 13 e 15 anos, 30% entre 16 e 19 anos e 57% entre 20 e 24 anos. As condições de alto risco gestacional mais frequentes foram: baixo peso materno (44,22%), síndromes hipertensivas da gravidez (12,13%), tireoidopatias (7,29%) e ginecopatias (5,62%). Do total, 4,26% possuíam sífilis, 1,22% eram positivas para o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), 1,67% estavam contaminadas pelo Papiloma Vírus Humano (HPV) e 11,25% possuíam Diabetes. Quanto ao registro do IPC, 61,70% apresentaram sangramento gengival, 0,76% cálculo e 1,83% bolsa rasa como condições mais graves. Cerca de 8% eram fumantes e consumiam álcool durante a gestação. O IPC esteve associado ao HIV (p=0.0296) e Diabetes (p<0.0001).

Conclui-se que a condição de alto risco mais frequente entre as gestantes foi o baixo peso materno e a maioria apresentou gengivite. Infecção Sexualmente Transmissível e diabetes foram associadas à Alteração periodontal.

(Apoio: CAPES  N° 001)
PN1135 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O impacto do Programa Previne Brasil como política indutora de práticas de saúde
Silveira LO, Moimaz SAS, Saliba TA, Saliba NA
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi comparar os resultados do Previne Brasil em relação ao indicador da saúde bucal que avalia a proporção de gestantes com atendimento odontológico durante o pré-natal. Foram consideradas equipes de saúde da família (eSF) e equipes de atenção primária (eAP) homologadas para avaliar mudanças após a portaria ministerial, entre 2019 e 2021. O estudo foi descritivo, de análise documental e os dados foram coletados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica(SISAB) e de documentos do Ministério da Saúde (MS). Foram incluídos 40 municípios do Estado de São Paulo, avaliados por quadrimestres (Q).Verificada a distribuição dos dados, foi realizado o teste não paramétrico de Kruscal-Wallis para comparação dos 3 anos, houve diferenças entre o ano 2019 e 2021 (p<0.05) e 2020 e 2021( p<0.05) pelo Programa BioEstat. O ano de 2020 apresentou um crescimento de 2,5 % em comparação ao ano de 2019. O processo de implementação foi crescente, contudo ocorreu de maneira desproporcional entre os municípios. O ano de 2022 apresentou crescimento de 12,5%.

Conclui-se que as políticas públicas contribuem para a ampliação do acesso e incentivo ao aprimoramento da rede de serviços de saúde.

(Apoio: CAPES)
PN1136 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Identificação de fatores preditivos em postagens contendo informação falsa sobre cárie dentária no Twitter
Aguirre PEA, Strieder AP, Lotto M, Rios D, Lourenço-Neto N, Cruvinel T
Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Cole UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo teve como objetivo caracterizar tweets relacionados à cárie dentária publicados em inglês (EUA), português (Brasil) e espanhol (México), para identificação de fatores preditivos para a detecção de informação falsa. Um total de 2.669 tweets coletados via Twitter API foram categorizados por 2 investigadores independentes, de acordo com o sentimento (positivo, neutro ou negativo), temáticas (preventivas e não-preventivas) e facticidade (informação ou informação falsa). Adicionalmente, métricas de interação e informações sobre os perfis dos autores foram coletadas. Testes de Qui-quadrado, Kruskal-Wallis e post-hoc de Dunn e regressão logística múltipla foram aplicados para comparações entre grupos e determinação da associação de fatores com a presença de informação falsa, respectivamente (P<0,05). A maioria dos tweets foi relacionada ao diagnóstico da cárie dentária e sentimento negativo. Foram observadas maiores frequências de tweets positivos nos EUA, e tweets negativos e com interação no Brasil. Temas preventivos (OR=19,90), sentimento negativo (OR=7,35) e idioma inglês (OR=1,41) foram associados positivamente com informações falsas.

Portanto, tipos de sentimento, idiomas/países e temáticas das postagens foram fatores preditivos para a detecção de tweets com informação falsa sobre cárie dentária no Twitter.

(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2018/02563-6)
PN1138 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Impacto da COVID-19 no atendimento odontológico público no município de Manhuaçu-MG
Souza PV, Mendes RJS, Zanelli WS, Martins-Pfeifer CC, Puppin-Rontani RM
ODONTOLOGIA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A pandemia causada pelo vírus SARS-COV2 afetou o atendimento odontológico no serviço público de saúde. O objetivo desse estudo foi analisar o impacto desta no atendimento do setor Odontológico do município de Manhuaçu em Minas Gerais, comparando dados obtidos no período de 2 anos antes da pandemia e durante 1 ano e 6 meses na pandemia. Os dados foram coletados no sistema Sidim Saúde Pública, agrupados segundo a especialidade e tipo de atendimento. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva (porcentagens e médias). Durante a pandemia houve um aumento de 100% nos atendimentos por teleconsultas, em contrapartida, os atendimentos agendados e de urgência, diminuíram, respectivamente, cerca de 85% e 19%. Em média, foram realizados 17,2 atendimentos de urgência por dia nesse período. Antes da pandemia, procedimentos de dentística-39% e periodontia-37% eram os mais frequentemente realizados diariamente. No entanto, durante a pandemia, os procedimentos mais realizados foram: teste rápido, aferição de temperatura e de PA, seguido por procedimentos de dentística. Houve maior diminuição na porcentagem de procedimentos antes para durante a pandemia, para os procedimentos de saúde coletiva, periodontia e dentística, 100%, 97% e 95%, respectivamente.

A pandemia interferiu no percentual e tipo de procedimentos realizados no serviço público, com uma tendência de represamento dos procedimentos mais frequentemente realizados, fazendo-se necessário estratégias em saúde bucal para minimizar as consequências dessa.

PN1139 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

A percepção de usuários sobre a provisão de reabilitação protética na Rede de Atenção à Saúde (RAS): estudo qualitativo
Anjos GM, Zago JKM, Leles CR, Jordão LMR
Saúde Coletiva UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo qualitativo foi descrever a percepção de usuários desdentados totais atendidos na Atenção Secundária sobre a provisão de reabilitação protética na Rede de Atenção à Saúde de Goiânia. Os dados foram obtidos em 2019 por meio de entrevistas individuais, semiestruturadas, gravadas em áudio e transcritas na íntegra. As transcrições foram analisadas por análise de conteúdo. Um total de sete usuários regulados no Sistema Único de Saúde (SUS) que estavam iniciando, recebendo ou finalizando o tratamento reabilitador com prótese total convencional em um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) com funcionamento do serviço de Prótese Dentária, participaram do estudo. As categorias de análise que emergiram foram: Meio de acesso ao CEO, Perspectiva sobre o tempo de espera para ser atendido no CEO, Expectativa dos usuários, Percepção diante a satisfação e Importância do SUS. Os usuários acessaram o CEO pela Atenção Primária, com menção de judicialização. A morosidade para ser atendido foi superada pela satisfação com o atendimento. A expectativa com o tratamento foi positiva, com efeitos intra e interpessoais na retomada do sorriso, autoestima e convívio social. Houve insatisfação com a ausência de alternativas de tratamento (implante e prótese parcial removível). Constatou-se a dependência do SUS para o tratamento e a noção de direito à saúde.

Conclui-se que os usuários perceberam a necessidade de expansão nas alternativas de tratamento e aprimoramento do fluxo de atenção na RAS, contudo, quando assistidos, demonstraram-se satisfeitos.

(Apoio: FAPs - FAPEG/ PPSUS  N° 04/ 2017)