RESUMOS APROVADOS

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 2933 Resumo encontrados. Mostrando de 2861 a 2870


PE044 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 7

Massive Open Online Course (MOOC): ofertas de cursos online gratuitos em Odontologia antes e após a pandemia de Covid-19
Huanca CM, Garrido D, Maia MFL, Oliveira AEF, Haddad AE
Ortodontia e Odontopediatria - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os Massive Open Online Courses (MOOCs) são cursos online, gratuitos e sem limites de participantes. Prestigiadas universidades oferecem MOOCs em diversas áreas. Estas características facilitam a ampliação do acesso ao conhecimento. A necessidade do ensino remoto desencadeada pela pandemia da COVID-19 incentiva a maior utilização das tecnologias para o ensino na saúde. O objetivo deste estudo é apresentar uma revisão integrativa dos MOOCs na Odontologia, comparada entre antes e após a pandemia de Covid-19. Pesquisa exploratória, descritiva, analítica, desenvolvida online nas plataformas dos MOOCs para a extração dos dados sobre as ofertas de cursos. Como critério de exclusão, os cursos self-paced não foram analisados. Foram identificados 32 MOOCs na área de Odontologia. 21 MOOCs foram elegíveis para esta revisão com temáticas variadas (cariologia, radiologia, biomateriais, farmacologia, semiologia, implantodontia, ortodontia, endodontia, saúde bucal da gestante, entre outros temas). Desses, 16 MOOCs foram ofertados a partir de 2013, sendo 7 MOOCs oferecidos por IES do Brasil, China e Colômbia. Em 2020, 9 novos cursos foram ofertados após o início da pandemia, 4 cursos estão hospedados na plataforma Coursera, 3 MOOCs são em inglês e 4 cursos são brasileiros ofertados pela UNASUS-UFMA.
Pode-se concluir que os MOOCs na Odontologia tiveram aumento significativo em suas ofertas após o início da pandemia, com potencial para oferecer oportunidades diversas para expandir o conhecimento dos interessados na formação complementar e educação continuada.
(Apoio: CNPq  N° 134283/2017-1)
PE045 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 7

Experiência de estudantes de graduação e pós-graduação em odontologia em relação ao ensino mediado por tecnologia durante a Covid-19
Vieira MCSS, Volpato GH, Didier VF, Almeida-Pedrin RR, Conti ACCF, Oltramari PVP, Almeida MR, Fernandes TMF
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esse estudo objetivou avaliar a experiência dos estudantes de Odontologia em relação ao ensino mediado por tecnologia (e-learning) durante a COVID-19. Um questionário elaborado usando google forms foi disponibilizado por meio de rede social para alunos de graduação (GS) e pós-graduação (PGS) em Odontologia de todas as regiões do Brasil. Após o consentimento, os participantes responderam 32 perguntas sobre dados demográficos, sociais, acesso e experiência ao tipo de ensino durante a pandemia. O questionário foi aplicado de 25/06/2020 a 24/07/2020. Os dados foram descritos em tabelas por frequência absoluta e frequência relativa (%). A amostra foi de 526 alunos, sendo 266 GS e 260 PGS, e média de idade de 22,58 (GS) e 30,33 (PGS). Observou-se que 95,9% dos GS e 78,5% dos PGS estão tendo algum tipo de atividade on-line, sendo que a maioria (89,5% GS e 78,1% PGS) tem facilidade de acesso às aulas. A realização de atividades durante a pandemia foi considerada importante para a maioria dos alunos (79,7% GS e 90,8% PGS). Contudo, foi registrada a insatisfação com o método e-learning (51,9% GS e 21,5% PGS) e poucos (3,8% GS e 7,3% PGS) recomendariam muito a outras pessoas. A maior parte dos alunos se concentra por no máximo 1 a 2 horas e a sobrecarga de atividades foi sentida de alguma forma em mais de 95% dos alunos.
Os participantes consideram importante o e-learning neste período, porém encontram-se insatisfeitos, não conseguem permanecer muito tempo concentrados nas atividades e sentem-se sobrecarregados, o que pode afetar a qualidade de vida dos estudantes e a aprendizagem.
PE046 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 7

Percepção dos estudantes de odontologia sobre a contribuição de uma disciplina extramuros para sua formação profissional
Duval TPG, Perazzo MF, Pordeus IA, Vasconcelos M, Ferreira FM, Paiva SM
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos estudantes do curso de Odontologia da UFMG sobre sua vivência na disciplina de Estágio em Ações Coletivas I (EAC I). A EAC I tem por princípio proporcionar aos estudantes a experiência in loco da Educação Baseada na Comunidade. Os acadêmicos responderam a questionário estruturado com questões múltipla-escolha e organizado em dois eixos: (1) dados sociodemográficos e (2) percepção sobre a disciplina. A análise estatística foi descritiva e realizada no programa SPSS. Participaram do estudo 139 estudantes com média de idade de 21,2 anos, sendo 66,2% mulheres. Dentre os graduandos 99,3% eram solteiros, 92,1% não trabalhavam e 32,4% possuíam renda familiar entre 3 e 6 salários-mínimos do Brasil. A expectativa inicial com a disciplina foi considerada 'mediana' para 60,4% dos graduandos. Após o seu término, 61,9% tiveram uma percepção 'alta' quanto ao aprendizado proporcionado, 83,5% relataram que tiveram um desempenho 'alto' ou 'muito alto', 64,8% avaliaram que a disciplina teve 'elevada' importância na formação do Cirurgião Dentista (CD), 76,3% acreditavam que as atividades de educação em saúde tiveram impacto 'elevado' nas escolas de ensino fundamental e 63,3% não esperavam cursar uma disciplina como EAC I quando ingressaram no curso.
Apesar dos estudantes inicialmente desconhecerem o processo de ensino-aprendizagem proporcionado pela disciplina; após o seu curso as ações de educação e promoção da saúde direcionadas à população infantil foram positivas para a comunidade escolar bem como para sua formação como CD.
PE047 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 7

Associação entre satisfação com o curso de Odontologia, satisfação com a vida, fatores sociodemográficos e profissionais
Santos AMC, Perazzo MF, Pordeus IA, Granville-Garcia AF, Paiva SM
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a associação entre satisfação com o curso de Odontologia, satisfação com a vida, fatores sociodemográficos e profissionais. Foi realizado um estudo transversal com 512 estudantes de Odontologia matriculados na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Essa amostra corresponde a 80% do total da população estudada e através da mesma foi possível levantar um perfil representativo de todos os dez períodos da faculdade. Os participantes responderam a Escala de Satisfação com a Vida (ESV) assim como um questionário abordando a satisfação com o curso, dados sociodemográficos e outros fatores relacionados ao curso e à carreira. Foram realizadas análise descritiva dos dados e regressão logística múltipla usando o programa SPSS. A maioria dos participantes era do sexo feminino (73,2%), solteiros (99,8%) e com média de idade de 21,77 (+2,71) anos. A renda familiar de 52,2% dos indivíduos era superior a três salários-mínimos brasileiros. A análise multivariada revelou que a satisfação com o curso estava associada com satisfação com a vida (OR=0.91; IC 95% 0,87-0.94) e com a perspectiva de mercado de trabalho (OR=2,44; IC 95% 1,36-4,40).
Conclui-se que estudantes satisfeitos com a vida e otimistas em relação ao mercado de trabalho apresentam alta satisfação com o curso de Odontologia. Os fatores sociodemográficos não demostraram influência na satisfação com o curso.
(Apoio: CAPES)
PO001 - POAC
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 8

Gastos públicos com o trauma de face no Sistema Único de Saúde: análise ecológica de uma década
Martins-De-barros AV, Nascimento RMN, Sette-de-Souza PH, Macedo RAP, Araújo FSMS, Silva EDO, Carvalho MV, Araújo FAC
Campus Arcoverde - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Traumatismos da região maxilofacial representam um problema de saúde pública com alto impacto socioeconômico, em especial nos países em desenvolvimento. O objetivo deste estudo foi analisar os gastos financeiros com assistência à saúde no trauma de face no âmbito do Sistema Único de Saúde entre os anos de 2008 e 2017. Trata-se de uma análise epidemiológica ecológica, desenvolvida a partir de dados secundários de domínio público do Sistema de Informação Hospitalar (SIH/SUS), filtrados pelos Códigos Internacionais de Doenças (CID-10) referentes aos traumas maxilofaciais e distribuídos pelas Unidades Federativas (UF) do Brasil. O Índice de Moran Global (IMG) foi utilizado para calcular a autocorrelação espacial. No período estudado, foram registradas 398.786 Autorizações de Internação Hospitalar (AIH) para tratamento do trauma de face no Brasil, com custo total de R$436.918.194,50. Foi observado um aumento progressivo dos gastos anuais ao longo da série histórica. A hospitalização foi mais frequente em homens entre 15 e 34 anos. A distribuição das AIH por UF foi heterogênea (IMG médio = 0.228±0.035), com maior taxa de registros nas UF da região Sul.
Os gastos públicos com assistência às vítimas de trauma facial no Brasil, apesar de subnotificados, representam um montante oneroso para o orçamento da Seguridade Social, chamando atenção para a necessidade de fortalecimento das políticas públicas de prevenção e de organização espacial dos serviços de Traumatologia Bucomaxilofacial para atender esta demanda da forma mais eficiente.
PO002 - POAC
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 8

Avaliação do nível de compreensão das orientações pós-operatórias de pacientes após a realização de exodontia dos terceiros molares
Silva MC, Silva WPP, Lima-Neto TJ, Silva LP, Sachi VP, Ribeiro NP, Gomes MA, Faverani LP
Cirurgia e Clínica Integrada - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O pós operatório de um procedimento cirurgico é inegavelmente importante e é diretamente influenciado pela compreensão do paciente quanto as instruções passadas pelo Cirurgião Dentista, que visam minimizar complicações e melhorar a qualidade de vida do paciente. O objetivo desse trabalho foi avaliar o nível de compreensão dos pacientes em relação as orientações pós operatórias após cirurgia de extração de terceiros molares. Os pacientes selecionados após o procedimento cirúrgico, receberam instruções de acordo com o grupo em que foram alocados e seguiram para realizar o questionário juntamente um entrevistador, onde também foram feitas novas instruções de acordo com o grupo ao qual pertenciam. Os resultados demonstraram um equilíbrio entre os grupos e suas diferentes formas de orientação pós operatória, apresentando significância estatística apenas no ato de "não cuspir" (p = 0,025). Outro dado relevante, foi a alta porcentagem de pacientes que responderam de forma equivocada o intervalo de uso entre as doses e ao total de dias de uso do antibiótico (27,5%) e antinflamatório (45%). A instrução sobre o trismo também foi um ponto de destaque, já que apenas 7,5% dos pacientes responderam de forma correta no questionário.
Concluímos que há importância nas orientações pós operatórias para o paciente, como forma de melhorar a sua recuperação cirúrgica. E mesmo em pacientes com nível sociocultural considerável, houve dificuldade na compreensão das orientações e em segui-las, o que torna ainda mais relevante os resultados encontrados nessa pesquisa.
PO003 - POAC
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 8

YouTube como estratégia coletiva para educação em saúde bucal
Oliveira FMMPC, Masson BC, Queiroz AM, Carvalho FK, Paula-Silva FWG
Doutorado - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As mídias sociais podem ser uma fonte importante para as pessoas acessarem informações relacionadas à saúde bucal. Assim, o objetivo desse trabalho com abrangência coletiva foi criar um canal no YouTube e divulgar vídeos educativos para crianças e cuidadores. Os temas abordados incluíram defeitos de desenvolvimento do esmalte, erosão e traumatismo dentário, doenças transmitidas via cavidade bucal e higienização bucal. Os vídeos apresentaram curta, média ou longa duração e o conteúdo apresentado na forma de animações ou explicações de cirurgiões-dentistas. Os dados relativos ao acesso do conteúdo foram analisados por meio da plataforma YouTube Studio. Ao longo de 12 meses, foi possível observar que quanto à origem do tráfego, a maioria dos usuários utilizaram meios externos para chegar ao YouTube, sendo o WhatsApp, Facebook e Google os mais utilizados. Quanto mais recursos externos utilizados para divulgar um vídeo, maior foi o engajamento, mensurado pelo número de visualizações e inscrições no canal. Os vídeos mais visualizados e com a maior duração média da visualização foram aqueles que envolviam animações, com conteúdo lúdico e curta duração, diferentemente dos vídeos com profissionais explicando sobre saúde bucal.
A criação de um canal no YouTube contribui como mais uma estratégia coletiva para disseminar informações precisas e confiáveis sobre saúde bucal para crianças.
(Apoio: CAPES  |  Santander  |  PRCEU USP)
PO004 - POAC
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 8

Avaliação dos Resultados do Projeto "Prótese em 1 Dia/DSEI-BA" em Aldeia Velha / Bahia - Estudo Retrospectivo
Santos-Junior JS, Flório FM, Silva ASF
Clínicas Odontológicas - FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho teve como objetivo avaliar o impacto de próteses totais mucossuportadas na qualidade de vida e percepção quanto a satisfação geral, qualidade e habilidade mastigatória de indígenas Pataxós de Aldeia Velha (Bahia). Mutirão "Prótese em 1 dia" realizado em terra indígena (Porto Seguro/Bahia) com a parceria do Distrito Sanitário Especial Indígena - Bahia. Estudo observacional retrospectivo. Foram avaliados dezenove indígenas edêntulos (total ou monomaxilar), reabilitados com próteses totais pela técnica simplificada "Prótese em 1 dia". Os pacientes foram submetidos, antes da confecção das próteses (t0), à anamnese, exame clínico e entrevista para a aplicação do OHIP-14. Após um ano de uso (t1), realizou-se a consulta periódica e uma nova entrevista para avaliação da qualidade de vida e percepção em relação às próteses. Dados foram tabulados e analisados, considerando o nível de significância de 5%. Houve diminuição significativa em todos os domínios do OHIP-14 (mediana t0 = 33,0 /min 18,0 - máx 44,0; mediana t1 = 0,0 /min 0,0 - máx 11,0; p = 0,0003; tamanho do efeito = 4,69). De modo geral, as notas associadas à percepção dos pacientes para as próteses superiores e inferiores foram altas após um ano de uso, variando de 8,0 a 10.
A técnica simplificada "Prótese em 1 dia" proporcionou um impacto positivo na qualidade de vida dos pacientes, podendo ser considerada uma alternativa viável para confecção de próteses totais em indígenas aldeados.
PO005 - POAC
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 8

Fatores associados aos municípios que ofertam ortodontia na rede de atenção à saúde no Brasil
Oliveira DD, Vargas IA, Busato ALS, Bavaresco CS, Moura FRR
Saúde Comunitária Em Odontologia - UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi analisar fatores associados aos municípios que ofertavam tratamentos ortodônticos fixos e interceptativos nos serviços públicos do Brasil. Este foi um estudo ecológico. Para coleta de dados foram consultados: o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (SUS), o Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil e o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde. Foram realizadas análises multivariadas, utilizando a regressão de Poisson com variância robusta (p≤0,05). Após as análises verificou-se que 45 (0,8%) municípios ofertavam tratamentos de ortodontia fixa e 76 (1,4%) de ortodontia interceptativa. Além disso, os fatores que mais contribuíram para os municípios ofertarem serviços de ortodontia fixa e interceptativa foram: possuir ortodontistas no SUS (fixa=RP 1,21; IC95%: 1,15-1,28; interceptativa= RP 1,31; IC95%: 1,24-1,38) e hospedar Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) tipo III (fixa= RP 1,19; IC95%: 1,12-1,27; interceptativa= RP 1,33; IC95%: 1,24-1,42).
Conclui-se que fatores vinculados à Política Nacional de Saúde Bucal como prover CEOs tipo III e ortodontista no SUS podem contribuir para os municípios ofertarem tratamentos ortodônticos no SUS.
(Apoio: CAPES)
PO006 - POAC
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 8

Biossegurança em Odontologia em tempos de COVID-19: formação de rede colaborativa para pesquisa aplicada ao ensino, pesquisa e extensão
Silva-Junior MF, Strapasson RAP, Campagnoli EB, Costa TRF, Finkler M, Fontanella VRC, Castro RG, Baldani MH
Saúde i - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A pandemia da COVID-19 tem desafiado a ciência e os serviços de saúde na busca de respostas para o enfrentamento da doença. O objetivo do trabalho foi desenvolver uma pesquisa multicêntrica sobre biossegurança em Odontologia no contexto da pandemia da COVID-19 e formulação de estratégias aplicadas ao ensino, pesquisa e extensão. A rede colaborativa formada pelas Universidades Federais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e Estadual de Ponta Grossa desenvolveram o estudo transversal com Cirurgiões-Dentistas, Técnicos em Saúde Bucal (TSB) e Auxiliares em Saúde Bucal (ASB), do serviço público e privado, em nível ambulatorial, dos estados da Região Sul, entre agosto e outubro de 2020. O formulário on-line foi desenvolvido e validado pelo grupo, sendo enviado pelos Conselhos Regionais de Odontologia e divulgado nas mídias sociais da pesquisa. Como uma estratégia de divulgação e incentivo a participação do público-alvo houve um projeto de extensão para evento por teleconferências. Houve participação de 2.560 profissionais. Além das mídias sociais, a rede conta com um site próprio para divulgação dos resultados, e vem publicando produtos técnicos e científicos sobre o percurso metodológico e os dados da pesquisa como forma de devolutivas.
A rede colaborativa desenvolveu uma pesquisa aplicada ao ensino, pesquisa e extensão, criou um instrumento para mensurar as práticas de biossegurança em Odontologia no contexto da pandemia da COVID-19 e estratégias exitosas na coleta de dados e na divulgação dos resultados.