Uso de uma ferramenta de apoio à decisão clínica no tratamento do trauma dental na dentição permanente
Magno MB, Loureiro JM, Oliveira ARS, Soares TRC, Primo LG, Maia LC
Prótese e Materiais Dentários - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do presente estudo foi desenvolver uma ferramenta de apoio à decisão clínica (FADC) no tratamento emergencial dos traumatismos dentários (TDs) na dentição permanente, e avaliar a sua eficácia na transmissão de informação. A FADC-TDs foi criada baseada nas recomendações do guia da Associação Internacional de Traumatismos Dentários. Dentistas e alunos do último ano do curso de graduação em odontologia responderam a um questionário contendo 11 casos clínicos relacionados a diferentes TDs na dentição permanente sem (T1) e com (T2) o auxílio da FADC-TDs. Um modelo de efeitos mistos, ajustado para formação acadêmica e experiencia no atendimento a TDs, foi construído para avaliar a diferença na média de acertos em T1 e T2. Testes estatísticos para amostras dependentes foram aplicados para avaliar diferença das médias ou frequências de acertos nas questões correspondentes aos TDs e no tempo necessário para responder ao questionário. Considerou-se alpha de 5%. Foram incluídos 40 participantes. Com o auxílio da FADC-TDs a média de acertos geral ajustada (ɼ2=0.82 p<0.001) e relacionadas a avulsão (p<0.001) aumentou, bem como a frequência de acertos sobre luxação intrusiva, extrusiva, fratura radicular, de tábua óssea (p<0.001) e em esmalte e dentina complicada (p=0.005). A FADC-TDs não influenciou nos acertos relacionados a subluxação (p=0.84). Os participantes necessitaram de mais tempo em T2 (p<0.001). A FADC-TDs mostrou-se eficaz para profissionais e estudantes de odontologia na decisão do tratamento emergencial de TDs em dentes permanentes. (Apoio: FAPs - FAPERJ N° E-26/202.333/2019 | CAPES N° DS 001)PE013 - Pesquisa em Ensino
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4 - Ortodontia
Criação de um modelo de ensino para a Ortodontia de graduação integrando metodologia ativa e tecnologia educacional na pandemia do COVID-19
Mattos MFR, Berry MCC, Quintão CCA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Para atender às recomendações da Organização Mundial de Saúde frente a pandemia do Covid-19, o ensino presencial foi suspenso. Para continuar a formação profissional em Odontologia foi necessária a criação de novos modelos de ensino que utilizassem a tecnologia para mediar o ensino, devendo ser eficaz e motivador. Esse relato de experiência revelou a criação de um modelo de ensino para a Ortodontia de graduação que integrou a metodologia ativa FLIP model com tecnologias educacionais disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem Moodle de uma instituição pública no Rio de Janeiro. O curso composto por 23 alunos foi dividido em quatro módulos semanais sobre conceitos pré-laboratoriais. A cada módulo, de forma assíncrona os alunos tinham acesso a vídeo-aulas, testes e fóruns com avaliações somativas e formativas, intermediadas por encontros síncronos com o professor da disciplina onde eram realizadas discussões, feedbacks e dúvidas, gerando mais interação e socialização ao ensino. Para avaliar a percepção dos alunos frente ao novo modelo de ensino foi aplicado um questionário ao final dos módulos. 95,6% dos alunos relataram que o currículo foi eficaz, auxiliou no processo de aprendizagem e que os mesmos estavam satisfeitos com a qualidade geral do curso. 69,6% responderam que são capazes de aplicar o que aprenderam no futuro. Com base na experiência e percepção dos alunos, o modelo de ensino criado pode ser uma opção como um método de aprendizagem atraente e funcional a ser incluído na educação odontológica. (Apoio: CAPES N° 88887.488130/2020-00)PE014 - Pesquisa em Ensino
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4 - Ortodontia
Orientações em odontologia sobre proteção respiratória em tempos de covid-19. Desenvolvimento de material didático
Lago FC, Flório FM, Silva ASF, Segundo ASG, Napimoga MH, Moraes PC, Junqueira JLC, Montalli VAM
Odontologia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do presente estudo foi desenvolver um e-book que visa orientar acerca do Equipamento de Proteção Respiratória (EPR) para os profissionais de odontologia, o qual é indicado para o enfrentamento e redução do contágio em tempos de Covid-19. O EPR oferece a proteção e vedamento das vias respiratórias desde que seu uso seja adequado. A elaboração do material foi baseado nas normas nacionais e internacionais e o conteúdo abordado foi: a) esclarecimento de dúvidas sobre qual EPR usar; b) orientar sobre a diferença entre máscaras cirúrgicas e respiradores; c) reconhecer os níveis de proteção entre as máscaras cirúrgicas e respiradores; d) identificar os riscos do aerossol gerado em ambiente odontológico; e) conhecer as diferenças entre tipos de respiradores; f) orientar na escolha do tipo de respirador adequado; g) orientar formas de descarte do EPR; h) esclarecer dúvidas quanto à reutilização dos respiradores tipo PFF-2 / N95 e sobreposição de máscara quando necessário e; i) sequência de paramentação e desparamentação do EPR. A importância deste trabalho do ponto de vista científico e social está no seu potencial de orientar os profissionais de odontologia quanto ao uso adequado dos equipamentos de proteção respiratória (PFF-2/N95), devido à grande quantidade de aerossóis gerados no ambiente odontológico.PE015 - Pesquisa em Ensino
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5 - Dentística
Panorama atual do conhecimento e uso de sistemas adesivos por cirurgiões-dentistas brasileiros
Ribeiro MM, Souza NO, Cunha DA, Silva JC, Corrêa MB, Saboia VPA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do presente estudo foi avaliar o nível de conhecimento dos cirurgiões-dentistas brasileiros sobre os sistemas adesivos atuais. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário eletrônico, sendo considerados: a) perfil sociodemográfico; b) formação em Odontologia; e c) aplicação e escolha dos sistemas adesivos (apresentação comercial de preferência, critérios de aplicação dos sistemas adesivos convencionais e autocondicionantes, decisões e preferências clínicas, fatores que influenciam para a escolha dos sistemas adesivos, confiança em relação a técnica de aplicação e meios de obtenção de evidências científicas). A amostra foi composta por 501 cirurgiões-dentistas e os resultados foram analisados utilizando o programa Sigma Stat 5.0 (p<0,05). Os resultados mostram que existem muitas dúvidas sobre a técnica de aplicação dos sistemas adesivos, uma vez que foi verificada falta de padronização em várias etapas dos procedimentos, além de respostas em desacordo com as evidências científicas atuais. A identificação dos erros e dificuldades possibilita um planejamento estratégico para sanar estas deficiências. Ao final da pesquisa, todos os participantes receberam um feedback com as questões comentadas, com base nas evidências científicas atuais, como forma de despertar o interesse para o domínio desse tema tão importante na odontologia atual.PE016 - Pesquisa em Ensino
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6 - Prótese
Comparação do aprendizado em prótese fixa utilizando demonstração clínica ou vídeo educacional: resultados preliminares
Garcia FR, Gallas KR, Portella FF, Braga C, Busato ALS
Doutorado - UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo dessa pesquisa foi comparar duas formas de ensino de preparos de prótese fixa, sendo uma através do método de demonstração clínica e outra com o uso de vídeo educacional. Este estudo randomizado foi realizado em uma amostra de 16 alunos do quinto semestre de Odontologia da Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas/RS. Os alunos foram divididos aleatoriamente em dois grupos: Grupo demonstração (Gdem) para treinamento tradicional com o professor em laboratório e o Grupo vídeo (Gvid) que assistiu a um vídeo de passo a passo. Foram avaliadas a habilidade, o conhecimento e a satisfação de estudantes de Odontologia referentes ao tema de Preparos Protéticos. Não houve diferença quanto a habilidade dos estudantes em realizar preparos em dentes anteriores (p=0,161) e em dentes posteriores (p=0,152). Os alunos do Gdem e Gvid não apresentaram diferença quanto ao seu conhecimento teórico antes e depois da intervenção didática ou entre os grupos nos dois momentos. Não houve diferenças significativas entre o grau de satisfação em nenhum dos grupos. Estes resultados sugerem que ambos os métodos de ensino podem ser empregados para o ensino na Odontologia. (Apoio: CAPES)PE017 - Pesquisa em Ensino
Área:
6 - Prótese
Metodologias ativas no ensino da prótese parcial removível durante a COVID-19: um relato de experiência da Universidade Federal da Paraíba
Cosme-Trindade DC, Muniz IAF, Campos DS, Piagge CSLD, Perez LEC
Odontologia Restauradora - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste relato é apresentar a experiência da disciplina de Prótese Parcial Removível (PPR) da Universidade Federal da Paraíba durante a Pandemia da COVID-19 com o uso de metodologias ativas, visando a consolidação do processo ensino-aprendizagem. Com a suspensão das aulas presenciais e a oferta dos períodos suplementares, os conteúdos do componente curricular foram disponibilizados como cursos, aos egressos da disciplina pré-clínica do 7º período. Metodologias ativas como a gamificação, a sala de aula invertida e o case-based learning (CBL) foram implementadas para sedimentar o aprendizado quanto ao planejamento de arcos parcialmente desdentados e a sequência clínica em PPR. As atividades foram realizadas de forma síncrona e assíncrona, utilizando esquemas bidimensionais e fotografias de arcos parcialmente desdentados como os casos, que eram enviados previamente aos alunos. As atividades síncronas semanais, realizadas pela plataforma Google Meet®, baseavam-se no conceito de sala de aula invertida, onde os alunos apresentavam os casos e os professores atuavam como mediadores nas discussões. Observou-se um grande engajamento e participação ativa dos alunos na construção do seu conhecimento, tendo como resultado deste processo o desenvolvimento de um infográfico para os pacientes a ser utilizado na clínica de prótese. A inserção dessas metodologias foi um eixo motivacional para os alunos, fomentando a aprendizagem e estimulando o desenvolvimento das habilidades e competências no planejamento em PPR previamente ao atendimento clínico.PE018 - Pesquisa em Ensino
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7 - Estomatologia
Avaliação do impacto de uma intervenção educacional à distância sobre úlceras bucais para médicos residentes e estudantes de medicina
Braun LW, Salvador SM, Herpich TL, Knorst MM, Melo RGB, Carrard VC
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi avaliar a capacidade diagnóstica e a percepção de autoconfiança de médicos residentes e estudantes de medicina em relação às lesões ulceradas da boca e o impacto de uma intervenção educacional à distância sobre esses parâmetros, comparando os seus desempenhos com os de estudantes e residentes de Odontologia. A amostra deste estudo quase-experimental com intervenção educacional foi composta por 49 participantes da área da medicina (Med) e 28 da área da odontologia (Odo). O teste de capacidade diagnóstica se baseou em um questionário com 20 fotos clínicas de lesões bucais e a percepção de autoconfiança foi avaliada a partir de uma escala Likert de 5 níveis. A intervenção educacional, aplicada entre os Med, foi caracterizada por vídeo-aulas que somaram 48 minutos de duração. A mediana para capacidade diagnóstica dos Med oscilou em torno de 50%, sendo mais baixa do que a dos Odo (estudantes=65 e residentes=80, Kruskal-Wallis/Dunn, p<0,01). Aproximadamente 70% dos Med se percebeu não confiante ou realmente não confiante para o diagnóstico de úlcera bucais, enquanto 85,7% dos Odo afirmou perceber-se confiante ou muito confiante. A percepção de autoconfiança foi maior entre os Odo do que entre os Med (Kruskal Wallis/Dunn, p<0,01). O percentual de acertos para capacidade diagnóstica e especificidade dos residentes de medicina aumentou após a intervenção educacional (teste t de Student, p <0,01). Conclui-se que o conhecimento de Med é limitado e que uma intervenção educacional a distância pode ser uma alternativa para atenuar essa lacuna de formaçãoPE019 - Pesquisa em Ensino
Área:
7 - Estomatologia
Impacto de um grupo de facebook como ferramenta auxiliar em um curso de estomatologia à distância
Paula MC, Wagner VP, Correa APB, Martins MAT, Martins MD, Gonçalves MR, Umpierre RN, Carrard VC
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto da criação de um grupo de Facebook no desempenho de participantes de um curso EAD de Estomatologia e a sua percepção a respeito da utilidade deste recurso como ferramenta de facilitação. Este estudo quase-experimental, do tipo antes e depois contou com um curso à distância em Estomatologia (30 horas) hospedado na plataforma Moodle/UFRGS como intervenção educacional. A amostra foi composta por 64 estudantes do 1º e 5º ano do curso de graduação em Odontologia/Diurno da UFRGS. O curso abordou o diagnóstico dos diferentes tipos de doenças bucais, com ênfase no câncer bucal. Um teste de capacidade diagnóstica baseado em fotos de 30 lesões bucais foi aplicado antes e após o curso, a fim de avaliar o seu impacto. Um grupo foi criado no Facebook para promover interação e engajamento no curso. Ao final do curso, um questionário criado na plataforma SurveyMonkey foi aplicado para avaliar a percepção dos participantes. Observou-se uma taxa de evasão baixa no curso (21%). Em torno de 79% dos participantes concordaram que as atividades do curso foram suplementadas pelo grupo do Facebook. Os alunos que interagiram mais no grupo do Facebook obtiveram um ganho de desempenho mais expressivo (mediana=40,0%) no teste de capacidade diagnóstica do que os que não participaram tanto (medianas=18,4%) deste espaço de interação (teste t de Student, p<0,01). Conclui-se que a criação de um grupo de Facebook pode contribuir no engajamento, favorecendo uma taxa de evasão baixa e aumentando a frequência de participantes de um curso de EAD.PE020 - Pesquisa em Ensino
Área:
7 - Estomatologia
Panorama da inserção da disciplina de Estomatologia em Instituições de Ensino Superior do Sudeste Brasileiro
Maia-Lima MP, Medeiros YL, Da Silva PVR, Lopes DF, Faria LV, Guimarães LDA
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste trabalho foi apresentar a situação de inserção da disciplina de Estomatologia nos cursos de graduação em Odontologia do sudeste brasileiro. Para o conhecimento dos cursos de Odontologia, foi realizada uma consulta no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (Cadastro e-MEC), sendo incluídos todos os cursos ativos da região Sudeste do Brasil. Para verificar a oferta da disciplina de Estomatologia nas instituições, de fevereiro a junho de 2019 os endereços eletrônicos foram consultados. A amostra foi composta por 176 faculdades que, após serem excluídas àquelas que não disponibilizaram a grade curricular, obteve-se um total de 144, sendo 125 (86,8%) cursos de instituições particulares e 19 (13,19%) cursos de instituições públicas. Dessas 144, apenas 88 (61,11%) instituições tinham a disciplina de Estomatologia em sua grade curricular, sendo 73 (82,95%) em cursos particulares e 15 (17,04%) em cursos públicos. 82 (93,18%) ofertavam a disciplina como obrigatória, 1 (1,13%) como optativa e 5 (5,68%) não disponibilizaram essa informação. 28 (31,81%) ofereciam conteúdo apenas teórico, 4 (4,54%) apenas prático, 32 (36,36%) teórico-prático e 24 (27,27%) não tinham essas informações disponíveis. 72 (81,81%) disponibilizaram a carga horária, tendo carga horária média de 111,95 horas-aula. Conclui-se que a disciplina de Estomatologia ainda é pouco ofertada no sudeste brasileiro, sendo necessária uma atualização dos currículos dos Cursos de Odontologia para preparar o cirurgião-dentista para o exercício básico da profissão. (Apoio: CAPES N° 001)PE021 - Pesquisa em Ensino
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7 - Imaginologia
Complicações endodônticas em molares superiores instrumentados e obturados por estudantes de Odontologia: estudo em exames por imagens
Xavier GL, Matos LO, Rosado LPL, de Oliveira Reis L, Pinheiro MCR, Oliveira ML, Junqueira RB, Verner FS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo neste estudo ex vivo foi avaliar em exames por imagem a presença de complicações endodônticas em molares superiores instrumentados e obturados com diferentes técnicas, por alunos de Odontologia. Foram utilizados 120 dentes molares superiores, que foram tratados por quatro alunos de Odontologia. Os dentes foram divididos em três grupos (n=40): instrumentação com limas manuais e obturação por condensação lateral; instrumentação com limas rotatórias de NiTi e obturação por condensação lateral; instrumentação com limas rotatórias de NiTi e obturação por termocompactação. Posteriormente os dentes foram submetidos a radiografias periapicais (RP) ortorradiais, e tomografias computadorizadas de feixe cônico (TCFC) com e sem a ferramenta redutora de artefatos metálicos. As imagens foram avaliadas quanto à presença de sete complicações endodônticas, e os dados analisados a 5%. Houve diferença na frequência da detecção de canais não tradados, dilatação excessiva do canal, comprimento da obturação aquém do ápice radicular, e obturação não homogênea, entre a RP e as modalidades de TCFC (p<0,05). Tanto a técnica de instrumentação, quanto a de obturação influenciaram a presença de instrumento fraturado, dilatação excessiva do canal, e obturação aquém e além do ápice radicular (p<0,05). Conclui-se que há uma alta prevalência de complicações endodônticas em molares superiores tratados por alunos de Odontologia, e que tanto as técnicas de instrumentação e obturação, quanto a escolha do exame por imagem, influenciam no diagnóstico de tais complicações.