RESUMOS APROVADOS

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 2933 Resumo encontrados. Mostrando de 2821 a 2830


RS248 - Painel Revisão Sistemática
Área: 10 - Implantodontia - clínica protética

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 5

Desempenho clínico de implantes curtos e extra-curtos de diâmetro largo: uma revisão sistemática e meta-análise
Cerqueira GFM, Vargas-Moreno VF, Ribeiro MCO, Gomes RS, Faot F, Cury AAB, Machado RMM
Prótese e Periodontia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Implantes dentários curtos (IDC) e extra-curtos (IDEC) são clinicamente utilizados para reabilitação de regiões posteriores severamente reabsorvidas. Entretanto, os implantes de diâmetro largo (DL) vêm sendo constantemente recomendados por proporcionar maior superfície de contato osso/implante e melhor biomecânica do modelo de reabilitação. Assim, este estudo investigou a influência do DL no desempenho clínico de IDC e IDEC utilizados como retentores de coroas unitárias ou múltiplas em região posterior. Para isto foi conduzida uma busca em seis bases de dados, e meta-análises para estimar o risco relativo (RR) dos desfechos de sobrevivência do implante e sucesso da prótese. O risco de viés foi determinado por meio das ferramentas do Instituto Joanna Briggs, e a certeza de evidência pelo GRADE. Dezoito artigos foram incluídos, tendo 713 implantes de DL e 847 de diâmetro regular (DR) instalados. Com relação ao risco de viés, 3 estudos apresentaram baixo risco, 8 risco incerto e 7 alto risco. Meta-análises da sobrevivência do implante (RR 1.01 [0.93; 1.11]; p = 0.75; I2 = 40%) e sucesso da prótese (RR 0.99 [0.97; 1.02]; p = 0.70; I2 = 0%) não mostraram diferença estatística. Apenas um estudo relatou complicações protéticas, sendo 2 fraturas de coroa (DL) e 1 afrouxamento do abutment (DR). A complicação mais comum foi a perda óssea marginal excessiva (DL n = 4; DR n = 5).
IDC e IDEC de DL apresentam comportamento clínico semelhante aos IDC e IDEC DR para reabilitações de região posterior com altas taxas de sobrevivência, sucesso da prótese e baixa incidência de complicações.
(Apoio: CAPES  N° 001)
PE001 - Pesquisa em Ensino
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 7

Oficina técnicas de exodontia em cabeça de porco: uma ferramenta didático-pedagógica para o processo de ensino-aprendizagem em odontolgia
Macedo NF, Reis GES, Costa DJ, Torres-Pereira CC
UNIVERSITÄT BERN
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Programa de Educação Tutorial de Odontologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), desenvolveu uma oficina voltada para o objetivo de que o aluno de graduação desenvolva a compreensão e a habilidade pré-clínicas da técnica exodôntica. A oficina teve um caráter teórico-prático contando com uma aula expositiva dialogada ministrada por um professor da graduação, membro do corpo docente da disciplina Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais da UFPR que fundamentou conceitos sobre técnicas e com a realização de exodontias em cabeças de porcos frescas. A prática do estudante era realizada após a demonstração das técnicas pelo professor. Além de aprimorar a assimilação e a retenção do conteúdo teórico, a abordagem prática permitiu aos alunos reconhecerem as dificuldades da técnica operatória e se familiarizarem com o instrumental cirúrgico. A oficina foi realizada em um laboratório de ensino pré-clínico, com a participação de 25 alunos da graduação que já haviam cursado as disciplinas de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais I e II. Em devolutiva sobre o impacto da atividade, observou-se opiniões positivas sobre as práticas executadas, em relação ao aperfeiçoamento dos conhecimentos e habilidades para execução segura na rotina acadêmica e profissional.
O treino de técnica cirúrgica neste modelo animal mostrou-se viável, de baixo custo e com potencial impacto para as fases de treinamento pré-clínico e também para alunos já com vivência preliminar no atendimento de pacientes.
(Apoio: FNDE/MEC-SESu)
PE002 - Pesquisa em Ensino
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 7

Aplicação do planejamento vitural e prototipagens nas cirurgias buco-maxilo-faciais
Leal JV, Lubraico AB, Escudeiro EP, Costa RSA, Silva MM, Pereira RS, Mandarino SCA, Silva JR
Odontologia - CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ORGÃOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A prototipagem é uma técnica que permite construir modelos de estruturas anatômicas com uso de exames imaginológicos e softwares. Foi empregado pela primeira vez na Odontologia em 1987, e desde então é utilizado de diversas formas como um método auxiliar nos procedimentos cirúrgicos Bucomaxilofaciais. O presente trabalho visa a utilização da prototipagem no tratamento de pacientes portadores de lesões patológicas dos ossos gnáticos, evidenciando os possíveis benefícios da técnica. A metodologia consiste em criar protótipos gerados a partir de tomografias computadorizadas dos pacientes, cortadas virtualmente e impressas em impressora 3D, que serão aplicadas no tratamento de pacientes portadores de cistos e tumores dos ossos gnáticos. O custo dos biomodelos e o tempo de pré-dobra da placa é calculado, assim como o custo dos procedimentos cirúrgicos. Também são avaliadas a adaptação da placa e as complicações pós-operatórias. Até o momento, foram realizados quatro casos clínicos com o auxílio da prototipagem dentro dos critérios descritos para a pesquisa. Em todos os casos foram observados uma melhora na adaptação de placas cirúrgicas e economia no tempo cirúrgico ao utilizar a prototipagem rápida, com consequente diminuição do custo hospitalar e diminuição das complicações pós-operatórias.
É necessário maior número de procedimentos realizados nestes protocolos, para determinar estatisticamente a real vantagem desta técnica
PE003 - Pesquisa em Ensino
Área: 1 - Anatomia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 7

Digitalização de banco de dentes para desenvolvimento de ferramenta educacional virtual como método auxiliar no ensino
Madeira GF, Souza MS, Andrade LV, Mendes PA, Barros VM
Odontologia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os bancos de dentes humanos (BDH) surgiram no século XX nas instituições de ensino e apresentam um sistema rígido de organização interna. O objetivo deste trabalho foi realizar a digitalização tridimensional (3D) do BDH da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), proporcionando o desenvolvimento de um aplicativo como ferramenta educacional virtual. Inicialmente, aspectos gerais, dimensões e estruturas anatômicas dos variados grupos de dentes foram revisados. Em seguida, realizadas as etapas de (a) seleção e escaneamento digital, com scanner intra-oral, dos exemplares do BDH e de paciente modelo para representação das arcadas; (b) tratamento digital das imagens 3D obtidas utilizando os softwares livres Autodesk Meshmixer e Microsoft Paint 3D; (c) programação do aplicativo. O aplicativo foi desenvolvido no Android Studio, utilizando linguagem de marcação XML e programação Java, com o framework do próprio Android. A plataforma possibilita navegação pelo conteúdo, com total liberdade de percurso de aprendizagem definido pelo usuário, com identificação das estruturas através de interação 3D e diversos testes de fixação (QUIZ e flashcards) em diferentes níveis de dificuldade, que se adequam ao perfil do usuário de acordo com o seu desempenho, utilizando-se de inteligência artificial.
O aplicativo desenvolvido visa contribuir positivamente para os processos de ensino e aprendizagem, através do fácil acesso ao BDH digitalizado, com recursos visuais 3D atrelados ao conteúdo teórico.
(Apoio: Fundo de Incentivo à Pesquisa - PUC Minas  N° 2020/24793-1S)
PE005 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 7

Implantação do Guia de Biossegurança para Retomada das Atividades Clínicas no Curso de Odontologia da UNAERP, após o surgimento da COVID-19
Messias DCF, Freitas JR, Bruniera JFB, Pitondo-Silva A, Faria PEP, Silva VO, Silva-Sousa YTC, Alfredo E
Curso de Odontologia - UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Após o surgimento da COVID-19, a elaboração de protocolo de biossegurança para a retomada do atendimento clínico nos cursos de Odontologia tornou-se imperativo frente ao risco de contaminação e disseminação entre profissionais e pacientes. Na Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, a Comissão de Biossegurança em Odontologia elaborou o Guia de Biossegurança para as atividades clínicas e laboratoriais pós-pandemia da COVID-19. O objetivo neste estudo foi apresentar o protocolo implantado no retorno dos atendimentos clínicos e avaliar a implementação das medidas de biossegurança no período de setembro a dezembro de 2020. O Guia definiu atribuições e ações para o atendimento clínico, dividindo-as em três etapas: Pré-Atendimento (Teletriagem; Triagem presencial; Paramentação; Preparo do equipo); Atendimento (Trios de alunos; Procedimentos recomendados) e Pós-Atendimento (Liberação do paciente; Desmontagem de box; Limpeza e esterilização; Desparamentação). Paralelamente, foram realizadas adequações físicas na clínica, com instalação de divisórias até o teto entre consultórios e troca do sistema de ar-condicionado, respeitando-se as normas técnicas e orientações dos órgãos competentes. No período de setembro a dezembro de 2020, foram atendidos 1.353 pacientes, totalizando 12.798 procedimentos, e nenhuma notificação de contaminação pelo coronavírus na clínica.
Concluiu-se que a implantação do Guia de Biossegurança possibilitou retorno seguro às atividades clínicas, garantindo continuidade da formação dos alunos e atendimento à população.
PE006 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 7

InfoOdonto - uso de aplicativo para smartphones no aprendizado em Odontologia
Corrêa JD, Silva VF, Oliveira AB, Santório BR, Fernandes MP
Odontologia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O número de pacientes portadores de doenças sistêmicas que procuram atendimento odontológico tem aumentado de forma considerável e mesmo com todo conteúdo administrado durante a graduação muitos profissionais e estudantes apresentam dificuldades no atendimento desses pacientes. O objetivo do presente estudo foi desenvolver um aplicativo (app) de smartphone contendo informações sobre o atendimento de pacientes com as principais alterações sistêmicas e investigar a eficácia do app para aumentar o conhecimento dos estudantes de odontologia no tema. 50 Estudantes de odontologia responderam um questionário autoaplicável sobre seus conhecimentos frente as mais variadas situações de pacientes com alterações como diabetes e hipertensão. Posteriormente os estudantes receberam o aplicativo e responderam um segundo questionário, com perguntas semelhantes ao primeiro questionário. No quesito diabetes mais de 50% dos alunos não sabiam responder sobre o efeito dos anti-inflamatórios sobre hipoglicemiantes orais. Em relação aos pacientes hipertensos cerca de 60% não sabiam sobre as doses máximas de anestésicos com adrenalina e mais de 60% não sabem o anestésico contraindicado em caso de pacientes grávidas. Após o uso do app o índice de acerto das questões aumentou em todos os itens, como por exemplo no uso de anestésicos para gestantes e para hipertensos que chegou a 90% de acerto.
Dadas as limitações do presente estudo, os aplicativos para smartphones podem melhorar o conhecimento, a atitude e a prática dos estudantes e profissionais de odontologia.
PE007 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 7

Transpondo os muros da Universidade: Atuação presencial e virtual da Liga Acadêmica de Odontopediatria da FORP/USP
Ferreira LD, Masson BC, Silva CA, Campos EN, Ferreira LG, Bernal NR, Oliveira AA, Paula-Silva FWG
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Liga Acadêmica de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (LAOP - FORP/USP) foi criada em 2018 com a finalidade de disseminar informações que agregam conhecimentos para o interessado na área. Em decorrência da pandemia da COVID-19 e interrupção das atividades presenciais na Universidade, a LAOP passou a atuar por meio de redes sociais. Este trabalho teve como propósito comparar a atuação dessa liga acadêmica no período de 2018 a 2019, quando as atividades eram realizadas presencialmente, com o período de 2020 a 2021, quando as atividades passaram a ser virtuais devido ao isolamento social. As atividades foram realizadas na forma de palestras e simpósios, nos quais foram apresentados tópicos de interesse à Odontopediatria. As atividades presenciais foram realizadas na FORP/USP enquanto as remotas foram nas plataformas Instagram, Google Meet e YouTube. Os dados foram comparados por meio de ANOVA seguido pelo pós-teste de Tukey (alfa= 5%). Anteriormente a pandemia de COVID-19, participavam presencialmente das atividades da LAOP em média 53 pessoas (± 11,4), alunos e docentes da FORP/USP, com maior parte de brasileiros. No período da pandemia, o maior número de participantes foi atingido pela rede social Instagram (519 ± 208,2 pessoas) (p < 0,05) seguido pela plataforma Google Meet (60 ± 22,1 pessoas), em ambas com abrangência internacional.
Esse presente trabalho mostra a importância de transmitir conhecimento por diferentes meios, destacando maior alcance quanto as atividades ocorreram no formato virtual, comparado ao presencial.
(Apoio: Programa Unificado de Bolsas (PUB-USP))
PE009 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 7

Ferramenta audiovisual para auxílio no ensino da anatomia de molares decíduos: relato de experiência de graduandos
Duarte ML, Sancas MC, Macedo RPVS, Neves AA, Primo LG
Odontopediatria e Ortodontia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se desenvolver uma ferramenta de apoio ao ensino da anatomia interna de molares decíduos e avaliar a aceitação de estudantes de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro. O estudo transversal dividiu-se em: criação do vídeo com textos, narração, imagens em 2D e animações em 3D e elaboração de questionário eletrônico contendo perguntas abertas e fechadas para avaliar a aceitação. Ambos foram pré-testados por especialistas em odontopediatria quanto ao conteúdo e compreensão. Foram elegíveis para aplicação da ferramenta e avaliação da aceitação, graduandos de Odontologia cursando ou que tivessem cursado odontopediatria. Um link contendo a ferramenta e o questionário foi enviado aos professores de odontopediatria para a distribuição e houve divulgação por WhatsApp® e Instagram®. Os dados foram tabulados e analisados descritivamente (Excel®). 128 alunos compunham a amostra, majoritariamente do sexo feminino (79,7%), do 7º período (54,7%) de instituições privadas (87,5%), com idade média de 25,1. 77,3% cursava a disciplina de odontopediatria no semestre corrente, com aulas online, de forma síncrona (55,5%). 50,8% julgam ter conhecimento sobre anatomia de dentes decíduos razoável e 64,8% não buscam informações extras sobre o assunto. 111 responderam completamente ao questionário, 99,1% considerou que o vídeo é relevante, 100% que as informações eram claras e que vídeos devem ser utilizados como ferramenta auxiliar de ensino.
Conclui-se que vídeos são bem aceitos por estudantes que acreditam na sua relevância para aprimoramento de seu conhecimento.
(Apoio: FAPs - FAPERJ  N° E-26/200.386/2020  |  FAPs - FAPERJ  N° E-26/202.612/2019  |  FAPs - FAPERJ  N° E-26/21.352/2019)
PE010 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 7

Desenvolvimento de material didático e avaliação do conhecimento de cirurgiões-dentistas sobre condutas em anafilaxias
Freitas RS, Ramacciato JC, Oliveira LB, Victorelli G, Bergamaschi CC, Motta RHL
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os objetivos deste estudo foram: 1) desenvolver um material didático para auxiliar no manejo de quadros de anafilaxia; 2) avaliar a percepção de profissionais sobre o material desenvolvido e 3) avaliar o conhecimento de profissionais sobre o tema. Foram avaliados 120 profissionais que foram divididos em 2 grupos: G1 (n=60): Profissionais da área de Odontopediatria; G2 (n=60): Profissionais da área de Ortodontia. A parte experimental foi realizada em 2 fases. Na primeira fase foi aplicado um questionário contendo questões para avaliar o nível de conhecimento dos voluntários em relação ao manejo de anafilaxia. Na segunda fase foi apresentado e explicado o material didático desenvolvido. Os resultados obtidos foram submetidos a testes estatísticos com nível de significância de 5%. Foi observado que a maioria dos profissionais não tem um conhecimento adequado sobre o tema (p>0,05). Também foi observado que menos de 1% dos profissionais tinha epinefrina no seu kit de emergência. A maioria dos participantes teve uma percepção positiva do material desenvolvido (tanto na percepção como no uso do material como ferramenta de informação continuada), e se sentiu mais motivada a fazer treinamentos e obter um kit de emergência após o seu contato com o material desenvolvido (p>0,05).
Os resultados sugerem que o material didático desenvolvido pode ser uma estratégia interessante para o aprimoramento do conhecimento sobre o manejo de anafilaxia em ambiente odontológico. Também foi observado que os profissionais avaliados não tinham um conhecimento adequado sobre o tema.
PE011 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 7

Dramatização (Role Play) como estratégia de ensino: Uma experiência de criação, ludicidade e aprendizado na Unidade Odontológica Infantil
Mendes Ribeiro SM, Miranda DKB, Nogueira JSE
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Na prática docente precisamos incorporar estratégias de ensino que estimulem a participação ativa e o conhecimento dos alunos. Oportunizamos a pesquisa científica de conteúdos pré-definidos para criação de situações fictícias a serem encenadas em sala de aula, estimulando a integração interpessoal e a comunicação lúdica dos temas, empregando a Dramatização/Role Play como estratégia de ensino. Disponibilizamos artigos científicos para a criação dos textos teatrais sobre duas temáticas de Odontopediatria: "Protetores Bucais para Crianças" e "Maus Tratos em Crianças". Os alunos se organizaram em grupos menores para definição e cumprimento de tarefas como: Produção e explanação de apresentação; Definição dos personagens e elenco das peças; Providências dos objetos para caracterização dos personagens e do ambiente. Os alunos foram contemplados na avaliação com 2 pontos, sendo que cada componente distribuiu o 1º ponto entre si e os colegas, de acordo o envolvimento de cada um. No momento presencial as peças são encenadas, cada aluno recebeu o 2º. ponto pela dinâmica lúdica. A Dramatização funcionou positivamente como ferramenta de ensino na disciplina, estimulando o aprendizado. A dinâmica promoveu melhor socialização entre os colegas e revelou habilidades desconhecidas por eles até então, como a capacidade de criação, memorização e incorporação de personagens.
A Dramatização pode ser considerada como "start" para despertar nos acadêmicos o interesse pelo conhecimento científico de forma lúdica, possibilitando assim o aprendizado coletivo e efetivo.