Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2365 Resumo encontrados. Mostrando de 2151 a 2160


RS047 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Ortodontia

Desmineralização do Esmalte Dental durante o tratamento Ortodôntico
Souza HMM, Leal TP, Amorim MC, Navarro RS, Castro TES, Delgado IF, Ortolani CLF
UNIVERSIDADE PAULISTA - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Com a perda dos minerais duros do dente, iniciasse o processo de desmineralização e o principal fator causador dessa perda é a placa bacteriana que é composta principalmente de Streptococcus Mutans, Streptococcus Mitis Streptococcus Sobrinus e Lactobacillus. Os ácidos produzidos por essas bactérias diminuem os níveis de ph, dissolvem os minerais do esmalte, fazendo surgir uma mancha branca opaca criada na superfície do esmalte dental devido a porosidade formada na subsuperficie. Baseado nessas informações o trabalho teve como propósito mostrar quais as causas e o efeito desta desmineralização do esmalte dental durante o uso do aparelho ortodôntico por meio de uma revisão integrativa. Foram avaliados inicialmente 32 artigos e após os critérios de inclusão e exclusão foi selecionado 15 trabalhos, das bases de dados Periodicos Capes, Science Direct, Medline Pubmed, Lilacs, Cochrane Library e Lilacs. A análise dos dados foi realizada de forma descritiva. Os artigos foram organizados em uma tabela por ordem cronológica dos estudos selecionados, que nos mostram a grande preocupação em evitar que se ocorra o aparecimento das lesões de mancha branca nos elementos dentais e a importância de uma boa e adequada higienização bucal.
Concluí que a maior causa das lesões de mancha branca no tratamento ortodôntico é por motivo de retenção do biofilme nos acessórios, dificultando a higienização adequada dos pacientes. Com relação ao maior efeito é a progressão da desmineralização em lesões de carie causando dor e comprometimento da estética.
RS048 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Ortodontia

Terapia complementar com laser de baixa intensidade na movimentação ortodôntica: uma metanálise de ensaios clínicos randomizados
Inocêncio GSG, Pennisi PRC, Vieira WA, Oliveira MN, Oliveira GJPL, Blumenberg C, Pithon MM, Paranhos LR
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente trabalho avaliou a influência da laserterapia de baixa intensidade (LLLT) no movimento dental induzido. Uma revisão sistemática foi realizada considerando uma busca ampla em nove bases de dados, incluindo busca de parte da "literatura cinzenta". Um protocolo foi submetido na base de dado PROSPERO. A revisão foi conduzida seguindo as recomendações PRISMA. Apenas ensaios clínicos randomizados com extração do primeiro pré-molar foram incluídos. A avaliação do risco de viés foi realizada utilizando a ferramenta "JBI". A diferença média padronizada (SMD) das distâncias de retração do grupo que utilizou laser e o grupo controle foi calculada. As estimativas foram agrupadas a partir de modelos meta-analíticos com efeitos aleatórios. O GRADE foi utilizado na avaliação da qualidade de evidências. A busca resultou em 2956 registros e, apenas 14 preencheram os critérios de elegibilidade. Quando analisada a maxila, a distância de retração foi maior no grupo que utilizou laser em comparação ao grupo controle. Esse resultado foi percebido tanto após um mês de aplicação (SMD=0.79; 95%CI: 0.06; 1.53), quanto para dois meses de aplicação (SMD=1.64; 95%CI: 0.09; 3.20). Não houve diferença entre as distâncias de retração dos grupos quando analisada a mandíbula, independente do tempo de aplicação.
A LLLT demonstrou eficácia como terapia complementar aumentando a velocidade da movimentação ortodôntica quando analisada na maxila. Períodos mais longos de aplicação do laser são capazes de conferir maiores distâncias de retração quando analisada a maxila.
(Apoio: CAPES  N° 001  |  CNPq  N° 307808/2018-1)
RS049 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Ortodontia

Biomarcadores salivares e do fluido gengival envolvidos na reabsorção radicular induzida ortodonticamente: Uma Revisão Sistemática
Rodrigues REA, Picanço PRB, Rifane TO, Leal VBA, Barbosa-Martins LF
Odontologia - FACULDADE PAULO PICANÇO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A movimentação ortodôntica (MO) é um processo complexo mediado por estímulos mecânicos, levando a um subsequente processo de remodelação óssea, podendo haver reabsorção indesejada da raiz dentária. O objetivo deste estudo foi investigar os biomarcadores (BM) da saliva e do fluido gengival no processo de reabsorção radicular (RR) durante a movimentação ortodôntica (MO). O guia PRISMA foi seguido. As seguintes bases de dados foram analisadas no período entre março de 2012 e março de 2020, sem restrições de idioma e data inicial: PubMed, SciElo, EMBASE, Scopus, Web of Science e Cochrane Library. A ferramenta da Cochrane Collaboration's foi utilizada como instrumento de qualidade (AQ) para estabelecer o risco de viés. Estudos "in vivo", "ex vivo" que observaram a presença de BM envolvidos na RR em diferentes fases da MO, com diferentes técnicas foram incluídos. Foram analisados 915 artigos. Com base nos critérios de inclusão e exclusão, 10 estudos se qualificaram para a revisão final. A ferramenta de AQ revelou que 4 artigos apresentavam risco moderado de viés e 6 artigos apresentavam baixo risco de viés.
Os BM podem ser encontrados em diferentes fases da MO e que as citocinas inflamatórias, são úteis para explicar os mecanismos biológicos, mas não são tão específicas. A fosfoproteína pode ser considerada um marcador relativamente útil para a reabsorção radicular. Mais estudos são necessários para esclarecer o papel dos BM para distinguir indivíduos com risco de reabsorção radicular grave na fase inicial.
RS050 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Ortodontia

Efeito do tratamento ortodôntico sobre o autotransplante dentário: revisão sistemática de ensaios clínicos controlados
Neves SS, Canutto RF, Araújo JLS, Carvalho FG, Münchow EA, Pithon MM, Rego EB, Lacerda-Santos R
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O foco desta revisão sistemática foi avaliar o autotransplante dentário, considerando seus impactos sobre os dentes, ossos e tecidos moles em pacientes ortodônticos. Foi realizada uma busca nas bases de dados PubMed, Scopus, Web of Science, Medline Complete, Cochrane, Trials Central e Clinical Trials, sem limitações quanto ao ano de publicação ou idioma. Para a triagem dos artigos considerou indicações, planejamento cirúrgico, movimentação ortodôntica, fatores de risco para o tratamento, acompanhamento a longo prazo. Para os desfechos considerou os resultados referentes aos dentes, osso alveolar e tecidos periodontais. O risco de viés foi avaliado usando o índice metodológico para estudos não randomizados (MINORS). Os resultados evidenciaram 10 ensaios clínicos controlados. Os estudos selecionados incluíram dados de 715 pacientes e 934 autotransplantados distribuídos em pré-molares, molares e dentes anteriores avaliados a longo prazo indicando que a ortodontia associada ao autotransplante demonstra um resultado geral clinicamente aceitável. A qualidade do conjunto de evidências foi considerada média devido à presença de problemas metodológicos, riscos de viés e heterogeneidade nos artigos.
Existem evidências suficientes que justificam o autotransplante em pacientes com necessidade de movimentação ortodôntica. Nos dentes, houve um aumento na reabsorção radicular influenciada pela ortodontia, mas sem impactar o resultado clínico geral a longo prazo. Osso e tecido periodontal não parecem ser afetados pela ortodontia.
RS051 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Ortodontia

Composto plaquetário L-PRF para acelerar a movimentação dentária ortodôntica: Uma revisão sistemática
Figueiredo CMG, Custodio W, Santamaria-Jr M
Odontologia - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Fibrina rica em Plaquetas e Leucócitos (L-PRF) tem sido utilizada com sucesso em muitas áreas da odontologia, no entanto existem controvérsias sobre sua eficácia em acelerar o movimento dentário ortodôntico (MDO). Avaliar os efeitos do L-PRF na quantidade de movimentação dentária ortodôntica. Entre janeiro e maio de 2020 buscamos por ensaios clínicos randomizados (ECRs) nas principais bases de busca: CENTRAL, Embase, PubMed, LILACS, literatura cinzenta e por registros de estudos em andamento. As pesquisas foram feitas sem restrição de data, idioma ou status da publicação. Identificamos 1.107 registros dos quais 6 ECRs foram selecionados, entre estes, 2 foram excluídos com razões, 3 foram inclusos para a análise qualitativa e aguardamos a publicação de 1 estudo em andamento. Seguimos as orientações do manual Cochrane para avaliação da metodologia, risco de viés e resultados. Um total de 178 extrações (89 experimental e 89 controles) em 54 pacientes foram considerados. 1 ECR avaliou dor, 2 estudos avaliaram a quantidade de MDO e 01 RCR avaliou a densidade óssea. Todos os estudos tiveram resultados favoráveis para o uso do L-PRF, porém uma grande heterogeneidade em termos de metodologia e avaliação dos resultados foi encontrada, não sendo possível a execução de uma metanálise.
Existem fortes evidências para o uso do L-PRF como adjuvante na odontologia por sua capacidade regenerativa devido a liberação local de fatores de crescimento especialmente em casos de pós-extração. Entretanto para comprovar sua eficácia para acelerar o MDO serão necessários mais ECRs.
RS052 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Ortodontia

Efeito do risedronato na movimentação dentária ortodôntica: uma revisão sistemática
Jácome-Santos H, Miranda RM, Fernandes JL, Santos MS, Milagres RMC, Pretti H, Abreu LG, Macari S
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho pretende apresentar uma revisão sistemática como forma de elucidar a influência do risedronato na movimentação ortodôntica juntamente com um caso clínico. As palavras chave e textos livres dos descritores "Risedronic acid" e " Tooth movement technique" foram cruzados nas bases de dados Pubmed, Web of Science, Ovid, Lilacs, Scopus e Open Grey sem restrição de período e língua. A busca incluiu estudos até março de 2020. Dados sobre os estudos, design, grupos, animais, idade, sexo, duração do experimento, variáveis dos resultados, administração de risedronato e outros foram avaliados. Na revisão sistemática: Três estudos foram incluídos (modelos animais). Os estudos relataram: redução de reabsorção radicular em ratos tratados com residronato; o número de células TRAP (do inglês: tartarate resistant acid phosphatase) positivas diminuiu após administração de risedronato em animais ovarectomizados e que a quantidade de lacunas ósseas foi significativamente menor após administração de risedronato; diminuição do movimento ortodôntico após a administração de risedronato. Caso clínico: O tratamento com risedronato aumentou a densidade do osso mandibular (análise fractal) dificultando a movimentação dentária.
Baseado nos artigos, o risedronato diminui a movimentação ortodôntica e contribui para evitar a reabsorção radicular causada por força ortodôntica.
RS054 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Ortodontia

O impacto do tratamento ortodôntico na qualidade de vida dos pacientes com fissura: Uma revisão sistemática e metanálise
Mattos CT, Nascimento VC, Vilella BS, Martins MM, Vilella OV
Odontoclínica - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar a qualidade de vida (QV) de pacientes com fissura que realizaram tratamento ortodôntico. Foram realizadas buscas eletrônicas nas bases de dados Pubmed, Scopus, Web of Science, Cochrane Library, BVS e OpenGrey, finalizadas em dezembro de 2019. Utilizou-se o PRISMA onde estudos observacionais transversais e longitudinais que apresentaram relação entre os pacientes com fissura que realizaram tratamento ortodôntico e avaliação da QV, foram incluídos. Um total de 3822 estudos foram recuperados; após a exclusão dos artigos repetidos, foram lidos os títulos e resumos dos demais. Vinte artigos foram lidos na íntegra e oito artigos preencheram os critérios de elegibilidade. Foi utilizado o qualificador Fowkes e Fulton e seis estudos tiveram alta qualidade metodológica sendo selecionados para a avaliação quantitativa. Para realização da metanálise, optou-se por dividir os domínios em três grandes grupos (físico, psicológico e social) e foram realizadas duas padronizações dos questionários: uma dos escores e outra para inverter a direção de alguns, para que todos indicassem piora da QV com o aumento dos índices. Após as padronizações foi possível realizar comparações entre os estudos. A homogeneidade entre os estudos foi testada e todas as análises foram realizadas utilizando o Comprehensive Meta-analysis, adotando p<0,05.
A percepção da QV dos pacientes com fissura não é influenciada pelo sexo e nem pela diferença de idade. O tratamento ortodôntico contribuiu para a melhora da QV principalmente no domínio social nos pacientes com fissura.
RS055 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Ortodontia

Diferentes métodos de imagem usados como ferramentas de planejamento de instalação de mini-implantes: uma revisão sistemática
Caetano GFR, Soares MQS, Oliveira LB, Oenning ACC, Junqueira JLC, Nascimento MCC
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão sistemática foi avaliar se as imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) apresentam impacto na seleção do sítio de implantação em relação às radiografias convencionais e se influenciam o planejamento e instalação de mini-implantes. Foram realizadas buscas nas bases de dados:PubMed, Science Direct, Web of Science, Cochrane Library e Scielo de acordo com a estratégia PICO. Foram selecionados estudos em humanos ou em crânios secos, que compararam a TCFC com outros exames de imagem no planejamento de mini-implantes. Dois revisores avaliaram os estudos e realizaram a extração dos dados. A qualidade metodológica de cada estudo foi acessada por meio da ferramenta QUADAS-2. Foram localizados inicialmente 305 artigos e cinco estudos foram considerados elegíveis e incluídos na síntese qualitativa. Para mini-implantes palatinos, as radiografias convencionais demonstraram mensurações da quantidade óssea similares à TCFC e não apresentaram influência na seleção do sítio de implantação. Em mini-implantes interrradiculares as radiografias subestimaram o espaço disponível para implantação e, os casos em que o planejamento foi realizado com essas radiografias apresentaram maior frequência de perfurações radiculares em relação à TCFC.
Em conclusão, para o planejamento da instalação de mini-implantes em palato não há evidências conclusivas sobre o uso da TCFC como procedimento padrão para quantificar o osso disponível. Porém, esta revisão suporta a utilização da TCFC para planejamento de mini-implantes interradiculares.
(Apoio: CAPES  N° 001)
RS056 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Ortodontia

Avaliação da Reabsorção Radicular Após Intrusão Ortodôntica: Revisão Sistemática e Meta-análise
Sant'anna GQ, Bellini-Pereira SA, Almeida J, Aliaga-Del-castillo A, Santos CCO, Ciantelli TL, Henriques JFC, Janson G
Ortodontia - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Quantificar a reabsorção radicular induzida ortodonticamente (RRIO) após o movimento ortodôntico intrusivo e avaliar os fatores relacionados a reabsorção e este tipo de mecânica. Seis bases de dados eletrônicas e uma busca na literatura cinzenta, sem limitações quanto a língua e ano de publicação foi realizada. Ensaios clínicos randomizados e estudos clínicos prospectivos não randomizados e retrospectivos que avaliaram RRIO após intrusão ortodôntica foram incluídos. A avaliação do risco de viés dos estudos foi realizada utilizando as ferramentas da Colaboração Cochrane RoB 2.0 e ROBINS-I. Os dados obtidos foram combinados em duas meta-análises de efeito randômico. Uma avaliando RRIO na região anterior, enquanto a segunda na região posterior. Análises de subgrupo com relação a mecânica utilizada, duração da intrusão e análises de sensibilidade também foram realizadas. A certeza de evidência foi acessada através do GRADE. A análise qualitativa incluiu 14 estudos, mas somente 7 foram utilizados na análise quantitativa. O modelo randômico demonstrou que 0.72mm (95% CI: 0.16-1.2) de RRIO deve ser esperada nos incisivos, enquanto 0.41mm (95% CI: -0.24-1.07) nos molares após a intrusão ortodôntica. As análises de subgrupo demonstraram mínimo impacto na RRIO. O GRADE resultou em um nível moderado e baixo para cada uma das meta-análises.
Intrusão ortodôntica, avaliada como uma mecânica isolada, causa menos que 1mm de RRIO, portanto, dentro dos limites aceitáveis para implicação clínica.
RS057 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Ortodontia

Efeito dos anti-hipertensivos listados no programa farmácia popular (SUS) na remodelação óssea: uma revisão sistemática da literatura
Silveira-Júnior JB, Pardini DS, Feres MFN, Silva VEA, Andrade-Júnior I
Programa de Pós-graduação Em Odontologia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A hipertensão arterial (HA) é uma questão de saúde pública no Brasil e no mundo. A HA pode ser tratada com anti-hipertensivos (AH). O Programa Farmácia Popular (PFP), do Sistema Único de Saúde (SUS), disponibiliza AH à população. O objetivo desta revisão sistemática (RS) foi investigar em estudos animais os efeitos dos AH do PFP na remodelação óssea (RO). A RS foi registrada no PROPERO. Foi feita uma busca nas bases MEDLINE (PubMed), Web of ScienceT Core Collection, Scopus® e EMBASE, sem restrição de data ou idioma. Também foi realizada uma busca manual nas referências dos artigos elegíveis, em um periódico especializado e na literatura cinzenta. Foram localizados estudos experimentais controlados, apenas em ratos, relacionando o captopril, hidroclorotiazida, enalapril, losartana e propranolol com a RO. O risco de viés dos estudos foi avaliado com a ferramenta Syrcle. Vinte e um estudos foram incluídos. A maioria dos estudos mostrou alto risco de viés. O captopril teve efeito de regulação negativa e positiva na RO dependendo do tipo de modelo de doença simulada. A hidroclorotiazida aumentou a concentração sérica de cálcio. O enalapril não apresentou efeitos significativos na RO. A losartana apresentou efeito osteoprodutor e redutor da ação osteoclástica. O propranolol em baixas concentrações diminuiu a reabsorção óssea.
Embora a qualidade da evidência tenha sido considerada baixa, levantando reservas sobre a força das recomendações relevantes, esta RS mostra que deve-se levar em consideração as possíveis implicações relacionadas ao uso de AH disponíveis no PFP e a RO.
(Apoio: CAPES)