Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 1343 Resumo encontrados. Mostrando de 1001 a 1010


PI0171 - Painel Iniciante
Área: 5 - Dentística

Efeito do uso de dispositivo de iluminação auxiliar na precisão dos retratamentos de facetas diretas
Omoto EM, Ramos FSS, Esteves LMB, Guarnieri FDF, Briso ALF, Fagundes TC
Odontologia Restauradora - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A remoção de facetas resinosas representa um desafio clínico no sentido de preservação do remanescente dental, de modo que não promova desgastes desnecessários ao dente. A proposta deste estudo foi avaliar dispositivos de iluminação auxiliares na precisão dos retratamentos de facetas diretas. Quarenta e cinco espécimes de dente bovino foram selecionados e suas dimensões foram reduzidas à 10 x 8 mm. Os espécimes receberam preparo para faceta de resina composta, foram escaneados (T1) e restaurados. Em seguida, foram divididos em 3 grupos: remoção sem dispositivo auxiliar (SL), com alta rotação com LED branco (L) e com alta rotação com luz ultra-violeta (UV). Foi feito o re-preparo dos espécimes e um novo escaneamento (T2). Os resultados referentes à alteração volumétrica e média entre desgaste e presença de resíduos entre T2 e T1 foram analisados com ANOVA a 1 critério e pós teste de Tukey. Os valores referentes à área superficial de desgaste e área superficial de resíduos em T2 foram submetidos à análise de Kruskal-Wallis e pós teste de Dunn. As análises foram realizadas com nível de significância de 5%. Todos os grupos apresentaram alteração de volume estatisticamente semelhante entre T2 e T1. As maiores áreas com presença de resíduos de resina foram encontradas no grupo SL, sendo semelhante à UV. O grupo L apresentou desgaste superficial superior ao grupo SL. Para todos os grupos após o retratamento ocorreu um desgaste adicional.
Apesar do dispositivo com luz LED ser mais efetivo para o retratamento de facetas diretas, este proporciona maior desgaste da estrutura dentária.
(Apoio: FAPESP  N° 2019/12437-0)
PI0174 - Painel Iniciante
Área: 5 - Dentística

Efeito do desafio erosivo em diferentes materiais restauradores
Branco TB, Willers AE, Sahadi BO, Giannini M
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Neste estudo foram avaliados os efeitos do desafio erosivo simulado na rugosidade de superfície (Sa) e perda de volume (PV) de materiais restauradores com diferentes composições. Foram confeccionadas 10 amostras curadas e polidas (4mm x 4mm x 1mm) para cada um dos 5 materiais estudados (Filtek Universal Restorative, Charisma Classic, Admira Fusion, Equia Forte HT Fil e Activa BioActive-Restorative). Metade da superfície das amostras foram cobertas com tira de fita adesiva para criar uma área controle e uma área teste. As amostras foram submetidas ao protocolo erosivo (5 mL de HCl, pH 1,2, 30 horas a 37ºC) e avaliados quanto à Sa e PV utilizando microscopia confocal. Os dados (n=10) foram analisados pela ANOVA dois fatores e Teste de Tukey (α=0,05). Para a maioria dos materiais restauradores, o desafio erosivo não alterou a Sa, exceto para o material ionomérico (Equia Forte Fil), que também mostrou os maiores valores de PV (p<0,001).
Os resultados sugerem que o material restaurador ionomérico foi o mais afetado com relação à Sa e PV frente à exposição ao desafio erosivo simulado.
(Apoio: Fapesp  N° 2019/13487-1)
PI0176 - Painel Iniciante
Área: 5 - Materiais Dentários

Caracterização da superfície de materiais restauradores indiretos submetidos a diferentes protocolos de condicionamento
Silva MHT, Lima GQ, Sahyon HBS, Maluly-Proni AT, Konno ANK, Delbem ACB, Delben JA, Dos-Santos PH
Materiais Odontológicos e Prótese - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou avaliar o efeito da aplicação do ácido fluorídrico com diferentes tempos e concentrações na superfície de materiais restauradores indiretos. Amostras dos materiais (4 x 4 x 0,8 mm) foram obtidas a partir dos blocos Lava Ultimate (resina nanocerâmica) e Vita Enamic (cerâmica híbrida). Os materiais foram submetidos à aplicação do ácido fluorídrico em duas concentrações (5% e 10%) e diferentes tempos de atuação (20, 40, 60 e 90 segundos). Um grupo controle (sem condicionamento superficial) foi adotado para cada material avaliado (n=8). As análises avaliadas foram: rugosidade superficial (Ra) mensurada em microscopia confocal óptica; ângulo de contato (θ), energia de superfície (ɣs) e energia livre total de interação (ΔG) analisados em goniômetro. Imagens representativas foram obtidas em microscopia de força atômica (n=2). Os dados da caracterização superficial dos materiais restauradores indiretos foram submetidos à ANOVA dois fatores e teste de Tukey (α=0,05). Os resultados mostraram que, de maneira geral, a resina nanocerâmica Lava Ultimate apresentou melhor comportamento quando condicionada com ácido fluorídrico 10% por 40 segundos, enquanto que a cerâmica híbrida Vita Enamic apresentou melhores resultados quando condicionada com ácido fluorídrico 5% por 90 segundos (p<0,05).
Cada material interagiu de maneira diferente ao condicionamento com ácido fluorídrico, sendo que o conhecimento do adequado protocolo para cada material é essencial para garantir melhorias nos processos de adesão e durabilidade das restaurações indiretas.
PI0177 - Painel Iniciante
Área: 5 - Materiais Dentários

Emprego de fases minerais para criação de scaffolds macro-porosos de quitosana: caracterização física, química e biológica
Silva ISP, Bronze-Uhle ES, Bordini EAF, de-Souza-Costa CA, Soares DG
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se avaliar o potencial de diferentes fases minerais contendo cálcio (Ca) e/ou fosfato (PO4) para modular o grau de porosidade e estrutura química de scaffolds de quitosana, visando seu emprego como biomateriais para regeneração de tecidos mineralizados. Os scaffolds foram preparados por meio da incorporação das fases minerais beta-tricálcio-fosfato (bTCP), nano-hidroxiapatita (nHA) e hidróxido de cálcio (HCa) em suspensões aquosas a 1%, à solução de quitosana a 2% sob agitação, seguido de congelamento gradual e liofilização. A arquitetura e composição química foram avaliados por microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectroscopia por energia dispersiva (EDS) e espectroscopia no infravermelho por transformada de fourrier (FTIR). O grau de porosidade foi avaliado no software ImageJ. Células pulpares humanas foram semeadas nos materiais para avaliação da viabilidade (Live/Dead) e grau de espalhamento celular (F-actina) após 24 h. A incorporação de todas as fases minerais resultou em organização da malha porosa, havendo aumento no grau de porosidade e interconectividade apenas para as fases HCa e bTCP. As análises químicas demonstraram interação com o grupo PO4 com a quitosana para o bTCP e nHA, e complexação do Ca para a fase HCa. Todas as formulações foram citocompatíveis, sendo que para os grupos bTCP e HCa houve maior espalhamento em relação aos outros biomateriais.
Concluiu-se que a incorporação de bTCP e HCa são capazes de modular a arquitetura porosa e estrutura química de scaffolds de quitosana, propiciando maior espalhamento celular.
(Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP  N° 2018/09378-0  |  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP  N° 2018/09378-0)
PI0178 - Painel Iniciante
Área: 5 - Dentística

Impacto do tempo de ação e da renovação do perborato de sódio na alteração de cor de dentes escurecidos
Kussumato PFH, Moretti LCF, Silva SRC, Messias DCF
Odontologia - UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo avaliou o efeito do tempo de ação e da renovação do perborato de sódio na alteração de cor de dentes escurecidos. Após a mensuração inicial da cor com espectrofotômetro, as amostras foram escurecidas e novas leituras de cor foram realizadas. Os espécimes foram aleatoriamente divididos em 6 grupos de acordo com o protocolo de aplicação do clareador (n=10): não clareado (controle - CON), 3 dias contínuos (3DC), 15 dias contínuos (15DC), 28 dias contínuos (28DC), 15 dias com troca do clareador a cada 3 dias (15CT) e 28 dias com troca do clareador a cada 3 dias (28CT). As amostras foram preenchidas com pasta de perborato de sódio e água deionizada (2:1), seladas e mantidas em umidade relativa a 37°C pelo período de tempo determinado para cada grupo. As aferições finais da cor foram realizadas após a finalização do clareamento. Os dados foram coletados com base no sistema CIELAB (L*a*b*). Análise de Variância e teste de Tukey foram empregados para comparar a alteração de cor (ΔΕ*) (α=0,05). Os protocolos 15DC, 28DC e 28CT apresentaram os maiores ∆E* (p<0,05) e foram similares entre si (p>0,05). Não houve diferença estatística entre os protocolos de 28 dias, com ou sem troca, e 15CT (p>0,05), bem como entre 15CT e 3DC (p>0,05). O grupo CON obteve o menor ∆E (p<0,05) e não diferiu de 3DC (p>0,05).
Conclui-se que o tempo de ação e a renovação do perborato de sódio durante o clareamento afeta a alteração de cor da estrutura dental. A manutenção do perborato de sódio na câmara pulpar por 15 dias contínuos pode ser considerada eficiente para clarear dentes escurecidos.
(Apoio: CNPq  N° 148605/2019-2)
PI0179 - Painel Iniciante
Área: 5 - Materiais Dentários

Influência de diferentes cimentos endodônticos na união de pinos de fibra de vidro à dentina radicular
Naves AMA, Marra BA, Oliveira MAVC, Raposo LHA
Prótese Fixa e Oclusão - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou avaliar se a composição de diferentes cimentos endodônticos obturadores interfere nas propriedades adesivas de um cimento resinoso utilizado na cimentação de pinos de fibra de vidro à dentina radicular. Raízes de incisivos bovinos foram alocadas de acordo com o cimento endodôntico (n = 15): ZOE - óxido de zinco eugenol; CH - hidróxido de cálcio; ER - resinoso; e BC - biocerâmico. Após 1 semana da obturação, os canais foram preparados e os pinos cimentados com cimento resinoso autoadesivo dual. As raízes (n=10) foram seccionadas transversalmente obtendo-se dois discos para cada terço do canal, e os mesmos foram submetidos ao teste de micro push-out (MPO). Secções transversais das raízes, foram obtidas para análise em MEV (n=2) e microscopia confocal (sem cimentação do pino) (n=2). Secções longitudinais também foram avaliadas em MEV (n=1). Os dados foram analisados por ANOVA 2-way e teste t de Bonferroni. As variáveis cimento endodôntico (p<0,001) e terço radicular (p<0,001), afetaram os valores de resistência de união. Foi encontrada interação significante entre as variáveis cimento endodôntico e terço radicular (p<0,001). O grupo BC apresentou diferença significante quando comparado aos demais grupos, com os menores valores de resistência de união.
Conclui-se que o cimento endodôntico utilizado para obturação dos canais radiculares pode influenciar na adesão de pinos de fibra de vidro cimentados com cimento resinoso autoadesivo dual à dentina radicular; e que a resistência de união foi afetada pela região do terço radicular.
(Apoio: CNPq  |  FAPEMIG)
PI0180 - Painel Iniciante
Área: 5 - Materiais Dentários

Efeito do conteúdo e funcionalização de partículas de fosfato de cálcio sobre o grau de conversão e resistência à flexão de compósitos
Vela BF, Braga RR, Fronza BM
Biomateriais e Biologia Oral - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo avaliou o grau de conversão (GC) e resistência à flexão (RF) de compósitos contendo partículas de fosfato dicálcico dihidratado (DCPD) funcionalizadas ou não com metacriloxietil fosfato (MOEP). Foram testadas as hipóteses nulas nas quais funcionalização e conteúdo de CaP no compósito não afetam GC e RF. Partículas de DCPD foram sintetizadas por co-precipitação com ou sem a adição de MOEP (DCPD:MOEP 2:1 ou 1:1, em mols). As partículas foram adicionadas a uma resina fotoativável (1 BisGMA : 1 TEGDMA, em mols) nas frações de 30% ou 50% (em massa). Resina sem carga e compósitos contendo partículas de vidro de bário silanizadas também foram avaliados, totalizando nove grupos experimentais. GC (n=3) e RF (n=5) foram determinados após 24 h de armazenamento utilizando-se espectroscopia mid-FTIR e o método do "pistão sobre três esferas", respectivamente. Os dados foram analisados utilizando-se ANOVA (um fator) e teste de Tukey (alfa: 0,05). GC situou-se entre 62% e 68%, com as únicas diferenças estatisticamente significantes observadas entre os dois compósitos contendo 30% de DCPD funcionalizado e o material com 50% DCPD_2:1 (p=0,03). Compósitos contendo DCPD apresentaram valores estatisticamente semelhantes independentemente do conteúdo ou da funcionalização (50%: 68-85 MPa e 30%: 88-93 MPa) e inferiores aos compósitos contendo vidro de bário (50%: 175 MPa, 30%: 199 MPa) e à resina sem carga (191 MPa, p<0.001).
A hipótese nula foi rejeitada com relação ao GC; porém, não foi possível rejeitá-la em relação à RF.
(Apoio: FAPESP  N° 2019/01701-9)
PI0181 - Painel Iniciante
Área: 8 - Periodontia

Expressão dos genes IL7 e PFN1 em indivíduos com Doença Periodontal, Diabetes Mellitus tipo 2 e Dislipidemia
Ferreira KS, Corbi SCT, Silva BR, Bastos AS, Cirelli T, Nicchio IG, Orrico SRP, Scarel-Caminaga RM
Morfologia - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) e a Dislipidemia são doenças sistêmicas que costumam apresentar-se como comorbidades da doença periodontal (DP). Análise proteômica prévia mostrou que as proteínas Interleucina 7 (IL-7) e Profilina 1 (PFN-1) foram mais expressas em pacientes com a presença das três doenças. O objetivo deste estudo foi validar a expressão dos genes inflamatórios IL7 e PFN1 em pacientes com combinações diferentes de DM2 (compensado/descompensado), Dislipidemia e DP. Os pacientes foram submetidos a exame clínico periodontal e avaliação dos perfis glicêmico e lipídico. No total 150 pacientes foram divididos em grupos (com 30 indivíduos cada): Grupo 1 (DM2 descompensado, dislipidemia e DP), Grupo 2 (DM2 compensado, dislipidemia e DP), Grupo 3 (dislipidemia e DP), Grupo 4 (DP) e Grupo 5 (Controle). A investigação da expressão de IL7 e PFN1 em leucócitos dos pacientes foi feita após extração do RNA, confecção do DNA complementar, e realização de PCR quantitativo utilizando TaqMan. Maior expressão sistêmica do gene IL7 foi encontrada em pacientes do Grupo 2 e do Grupo 5 (saudáveis). O gene PFN1 mostrou-se mais expresso em pacientes com apenas DP (Grupo 4) e pacientes saudáveis (Grupo 5).
Conclui-se que a compensação metabólica quando alcançada em pacientes com DM2 elevam a expressão de IL7 em níveis semelhantes ao de indivíduos saudáveis, e a expressão de PFN1 aumento gradualmente na em direção ao fenótipo saudável.
(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2018/26338-1, 2009/16233-9, 2010/10882-2, 2014/16148-0. 2015/08678-1, 2016/25418-6)
PI0184 - Painel Iniciante
Área: 8 - Periodontia

Estudo in vitro e in vivo de sondas periodontais do tipo Williams disponíveis no mercado brasileiro
Macabú JF, Matos ISO, Barroso EM, Camargo GACG, Souza AA, Zuza EP
Formação Específica - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE- PÓLO NOVA FRIBURGO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar características estruturais in vitro e utilização in vivo de diferentes sondas periodontais do tipo Williams disponíveis no mercado brasileiro, utilizadas para sondagem clínica diagnóstica em periodontia. Os grupos de sondas foram divididos (n=65) em marcas: 1)Hu-Friedy; 2)Trinity; 3)Fava e 4)Golgran/Millenium). Foram avaliados in vitro: peso (g), diâmetro da ponta ativa no terço inicial, médio e final (mm), diâmetro do cabo (mm) e milimetragem das sondas (mm). Para o estudo in vivo, foram selecionados 10 participantes que apresentavam pelo menos quatro dentes com periodontite. As marcas de sondas foram codificadas em A, B, C e D (n=40) para o cegamento do examinador. Os resultados mostraram um diâmetro da ponta ativa sugestivo de forma tridimensional cônica para as marcas Trinity, Hu-Friedy e Golgran/Millenium, com conicidade crescente, enquanto a marca Fava® demonstrou diâmetro sugestivo de forma tridimensional cilíndrico/paralelo. A sonda Fava® apresentou os maiores diâmetros nos terços inicial e médio, enquanto a Hu-Friedy® revelou o menor diâmetro no terço inicial. As sondas de todas as marcas apresentaram milimetragem similar em todos os pontos avaliados. No estudo clínico, verificou-se que a sonda Fava® resultou em menor média de profundidade de sondagem do que às demais.
Conclui-se que as sondas periodontais apresentam diferenças estruturais que devem ser consideradas durante a seleção dos instrumentos, pois interferem diretamente no diagnóstico clínico da doença periodontal, podendo subestimar a doença.
(Apoio: FAPERJ  N° E-26/200.39/2018)
PI0187 - Painel Iniciante
Área: 8 - Periodontia

Medidas de desfechos relatados pelos pacientes após enxerto usando terapia de fotobiomodulação: um ensaio clínico randomizado
Fonseca JG, Bitencourt FV, David SC, Schutz JS, Kirst Neto AO, Schindler E, Visioli F, Fiorini T
Ctbmf e Periodontia - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo teve como objetivo avaliar os resultados de desfechos relatados pelos pacientes após terapia de fotobiomodulação (TFBM) na área doadora de enxerto de tecido conjuntivo epitelizado. Foi realizado um ensaio clínico randomizado, paralelo, controlado e triplo-cego. Foram selecionados 44 participantes que necessitavam de enxerto de tecido conjuntivo para o tratamento de defeitos mucogengivais. Os participantes foram aleatoriamente distribuídos nos grupos teste (TFBM - realizado no pós-operatório imediato, 24h e 48h) e controle (placebo - realizado nos mesmos tempos experimentais, sem emissão de laser). No baseline, 24h, 48h e 7 dias após a cirurgia foi aplicado um questionário de avaliação pós-operatória dividido em três domínios (função oral, função geral e outros sintomas) composto por 12 questões em escala Likert variando de nenhum (0) a extremo (4). Foi adotado teste two-way ANOVA e post hoc de Sidak's (p<0,05). Observou-se redução significativa para o grupo teste em: função geral nas categorias dificuldade para dormir (24h: p=0.049), deixar de ir ao trabalho/faculdade (48h: p=0.024) e dificuldade em realizar atividades diárias (24h: p=0.003; 7 dias: p=0.016); função oral em abertura de boca (48h: p=0.010), mastigação (48h: p=0.001) e consumo de alimento (24h: p=0.016); e outros sintomas nas categorias sensação de inchaço (48h: p=0.036) e sangramento no palato (24h: p=0.032).
A TFBM mostrou-se efetiva na avaliação de desfechos relatados pelos pacientes nos domínios função geral, função oral e outros sintomas.
(Apoio: CAPES  N° 001)