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 2700 Resumo encontrados. Mostrando de 2601 a 2610


PE026 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Análise da percepção de estudantes de Odontologia sobre o uso de vídeos instrucionais como ferramenta didático-pedagógica
Antônio Lopes Junior, Antonio Carlos Pacheco Filho, Ana Carla Layber Porto, Cléa Adas Saliba Garbin, Karina Tonini dos Santos
Pós-graduação em Ciências Odontológicas UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os vídeos instrucionais vêm sendo utilizados como instrumentos de ensino odontológico nos últimos anos, ganhando destaque nas aulas remotas em tempos de pandemia, porém, ainda existem lacunas acerca da sua utilização. Portanto, o objetivo do presente estudo foi analisar a percepção de estudantes de Odontologia sobre o uso de vídeos instrucionais como ferramenta didático-pedagógica. Para tanto, foi confeccionado um vídeo sobre sífilis e suas manifestações bucais. Posteriormente, os estudantes matriculados no primeiro e segundo ano do curso de Odontologia de uma Universidade Federal brasileira foram expostos ao vídeo e responderam a um questionário semiestrutrado, com perguntas fechadas. As análises demonstraram que do total de estudantes 56 (88,89%) concordaram que esse recurso foi válido como um instrumento facilitador da compreensão do conteúdo, 60 estudantes (95,24%) concordaram totalmente que esse recurso auxiliou no entendimento da fala do professor, 50 estudantes (79,37%) concordaram totalmente que o video facilitou a discussão no momento presencial e 28 estudantes (44,45%) discordavam parcialmente ou completamente sobre a ferramenta substituir a presença do professor em sala de aula.

Sendo assim, conclui-se que os vídeos institucionais possuem um importante papel na transmissão de informações, podendo potencializar o aprendizado e representar um instrumento educacional inovador.

PE028 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da qualidade do conteúdo sobre saúde bucal nos livros de ciências do ensino público pelo Programa Nacional do Livro Didático
Mayara Oliveira Candido, Ronald José Serafim, Manoelito Ferreira Silva-Junior, Angela Scarparo
PPGO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE- PÓLO NOVA FRIBURGO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve por objetivo analisar a qualidade do conteúdo sobre saúde bucal nos livros didáticos de ensino público infantil e fundamental no Brasil. Trata-se de um estudo documental descritivo com abordagem quantitativa. Para a extração de dados foram selecionados os livros de ciências disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A análise foi realizada por duas pesquisadoras independentes através da utilização do Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES), utilizando a escala do tipo Likert de concordância de três pontos. Foram encontradas 20 coleções (34 livros) da educação infantil (PNLD 2022), 14 coleções (70 livros) do ensino fundamental I (PNLD 2023) e 14 coleções (56 livros) do ensino fundamental II (PNLD 2024). Dos 160 livros, houve acesso digital a 154. Foi identificado que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não possui objetivos específicos em saúde bucal para o 2º, 6º e 8º anos. Dentre os 18 itens de avaliação do IVCES, distribuídos nas categorias objetivos (5 itens), estrutura/apresentação (10 itens) e relevância (3 itens), observou-se a qualidade avaliada pela concordância total em 17% dos itens, sendo de 12% para livros do ensino infantil, 24% no ensino fundamenta I e 9% no fundamental II. Na análise geral a concordância total foi de 16% para objetivo, 20% na estrutura e 11% na relevância do conteúdo.

Pôde-se concluir que houve baixa qualidade no conteúdo de saúde bucal disponibilizado nos livros didáticos de ciências do ensino público, além da falta de continuidade dos conteúdos.

PE029 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Atenção à saúde bucal de pessoas com deficiências: uma análise de sua influência para formação de cirurgiões-dentistas
Leticia Milena Ferreira da Silva, Flávia Maia Silveira, Esther Moreira Carvalho, Fernanda Luiza da Silva, Sara Martins da Costa, Andréa Videira Assaf
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE- PÓLO NOVA FRIBURGO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a influência da atenção à saúde bucal de Pessoas com deficiência (PcD) de ordem física ou cognitiva na formação de estudantes de odontologia do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. O estudo é observacional, transversal, de cunho quantitativo e qualitativo, realizado com questionário semiestruturado, direcionado a alunos do último ano da graduação de faculdades públicas e privadas no estado. A análise dos dados foi feita com teste Qui-quadrado ou Exato de Fisher, em nível de significância de 5%. Resultados (parciais) Obtiveram 273 participantes, sendo maioria do sexo feminino (75,8%), com idade entre 21 e 30 anos, branca (61,5%) e parda (25,3%). A variável de desfecho, formação voltada para PcD durante a graduação, apresentou relação significativa com as seguintes variáveis: Competência técnica para atendimento de baixa complexidade (<0,001), Competência técnica para atendimento de média e alta complexidade (<0,001), Competência para organização e gestão do ambiente de trabalho (<0,001), Formação pedagógica adequada para atendimento à PcD (0,016), Sentimento de pena, medo ou preconceito em relação aos PcD (0,003), Aptidão para a realização de tratamento humanizado aos PcD (<0,001).

Observa-se maior segurança dos estudantes para a atenção em saúde bucal de PcD quando existe, na faculdade, uma formação específica na área. O mesmo ocorre na competência para organização e gestão do espaço de trabalho, atenção humanizada e diminuição de sentimentos de pena, medo e preconceito. É fundamental um currículo que promova a experiência do cuidado direcionado para PcD. Entretanto, o debate deve ir além, considerando a forma como o conteúdo pode ser experienciado: Disciplinas obrigatórias, optativas, teóricas ou práticas.

PE030 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Treinamento de graduandos para prática da inclusão e letramento em saúde bucal de crianças e adolescentes com deficiência visual
Sara Cristina da Silva Passos, Laura Silva Bertoqui, Marina Celani Guedes, Giuliany Scari de Souza, Carolina Borio Dode, Patrícia de Andrade Risso
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O letramento em saúde bucal (LSB) de pessoas com deficiência ainda é um assunto pouco explorado nas Faculdades de Odontologia. Objetivou-se descrever atividades voltadas para a sensibilização e treinamento de graduandos em Odontologia acerca do desenvolvimento e execução de ações de inclusão por meio do letramento em saúde bucal (LSB) para crianças/adolescentes com deficiência visual (CADV). Inicialmente, os graduandos fizeram estudo teórico sobre o LSB e as especificidades do público-alvo (CADV). O cenário prático foi uma escola para CADV e as ações foram estruturadas em (1) treinamento do graduando (estímulo à crítica construtiva entre pares, aulas expositivas/invertidas, estudos de casos, leitura de artigos, relatórios, feedbacks, orientação individual e coletiva), com a perspectiva de que o processo de educação não deveria limitar-se a dizer as CADV o que deveriam fazer, mas em dar condições de tomarem suas próprias decisões; (2) aproximação graduando-CADV, com entendimento das relações sociais, a quebra de preconceitos e construção de atividades de educação em saúde bucal, uso do método Teach-Back, produção de materiais educativos odontológicos (música, cartilha, podcast), estímulo à comunicação simples, clara e assertiva na relação profissional paciente, audição ativa e visão holística do paciente; (3) aplicação das atividades de LSB e avaliação da transformação da realidade das CADV a partir da modificação do comportamento, via novos conhecimentos.

As ações aspiraram ao aprendizado, letramento e crescimento pessoal e profissional através de um olhar mais holístico, inclusivo e menos tecnicista. A estratégia didático-pedagógica permitiu treinar os futuros profissionais na função de educadores em saúde.

(Apoio: FAPERJ  N° 210.933/2024  |  CARREFOUR  N° PB 202303 427 - CRF_ALPB_2023_443 FAPERJ 210.933/2024)
PE031 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Percepção dos egressos stricto sensu em odontologia quanto ao mercado de trabalho
Valéria Medeiros Claudino, Roberto de Souza Teodoro Junior, Ana Cláudia Oliveira Teles, Patricia Furtado Gonçalves, Dhelfeson Willya Douglas-de-Oliveira, Amanda Karolina Monteiro de Souza, Olga Dumont Flecha, Lia Dietrich
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta pesquisa avaliou, através de questionário online, o perfil dos egressos Stricto sensu em Odontologia da UFVJM, que participaram do programa no período de 2010 a 2023, onde incluiu o grau de satisfação e o tipo de vínculo empregatício atual. Neste período foram registrados 79 egressos, onde 68 responderam ao questionário e participaram da pesquisa (10 não retornaram e 1 se recusou a participar): 51,5% disseram atuar como docentes. Sobre as atividades profissionais listadas, 26,5% como docentes no setor privado, 20,6% no setor público, 36,6% afirmou atuar em mais de uma. 38,24% afirmaram pouca dificuldade no reposicionamento profissional após conclusão do curso. Contudo, alguns egressos relataram insatisfação com a perda de habilidades práticas (devido ao regime de dedicação exclusiva), mercado de trabalho saturado e ausência de vagas atrativas.

Diante das respostas, observa-se que a avaliação oriunda dos egressos dentro do programa é importante e se faz necessária, pois pode subsidiar mudanças na gestão do programa e na atualização das disciplinas assim como na estrutura da grade curricular. Analisando as dificuldades e insatisfação, observa-se a necessidade prévia à inserção no programa Stricto sensu de conhecimento do direcionamento profissional que este tipo de pós-graduação se propõe (perfil do programa) pelo inscrito e orientações quanto ao possível mercado de trabalho, porém investimentos ou estratégias para a absorção de Mestres e Doutores no mercado de trabalho precisam ser empregados visto a crescente procura e formação na última década.

(Apoio: CAPES)
PE032 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Dental case: um serious game como recurso educacional no ensino em Odontologia
Cadidja Dayane Sousa do Carmo, Josiely Araújo Nogueira, Lorena Lúcia Costa Ladeira, Mario Antonio Meireles Teixeira, Cecilia Claudia Costa Ribeiro, Ana Estela Haddad , Eulla Pamela Nascimento do Lago, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira
PPGO/UFMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar um serious game enquanto recurso educacional de Odontologia por meio da experiência do usuário. Estudo transversal, de avaliação da usabilidade e da jogabilidade de um serious game para o ensino em Odontologia. O Dental Case conta com 44 casos clínicos (português e inglês), com etapas de anamnese até a comunicação ao paciente, como atendimento odontológico na Atenção Primária à Saúde (SUS). Foi desenvolvido e disponibilizado gratuitamente por meio dos sistemas operacionais iOS e Android, como produção da Universidade Aberta do SUS/Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA). Participaram do estudo acadêmicos (n=103) do curso de graduação/pós-graduação de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão e da Universidade de São Paulo, que jogaram e avaliaram o Dental Case. O instrumento de pesquisa foi desenvolvido com base no Questionário de Usabilidade do Sistema Pós-estudo validado (PSSUQ). Para análise estatística descritiva utilizou-se o Stata 14.0. Quanto à satisfação dos usuários, 44,76% dos usuários afirmaram estar satisfeitos com a facilidade de uso do game e 59,62% sentiram-se confortável usando/jogando. Para 56,19%, as informações de ajuda online e mensagens fornecidas no game foram encontradas facilmente. Quanto à avaliação da interface e funções do game, para 59,05%, as cores, gráficos, imagens e linguagem eram agradáveis. Ademais, destacaram a importância do feedback automático, sugeriram a inclusão de mais casos clínicos e de mais perguntas ao paciente.

O Dental Case mostrou-se um recurso educacional potente e significativo junto ao seu público-alvo, com relevante satisfação e aceitação pelos usuários, que contribuíram com a identificação de suas potencialidades e de melhorias futuras ao software.

(Apoio: FAPs - FAPEMA  |  Ministério da Saúde)
PE033 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Tecnologia assistiva: a impressão 3D na inclusão de pessoas com baixa visão no estudo de anatomia humana
Fernanda Borges Victor, Paulo Eduardo Capel Cardoso, Israel Chilvarquer, Cicero Moraes, Janaina Paiva Curi Beaini, Lucia Maria Sebastiana Veronica Costa Ramps, Fábio Siviero, Thiago Leite Beaini
ODONTOLOGIA LEGAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A inclusão da pessoa com deficiência, como a baixa visão, compreende a adaptação da possibilidade de aprendizado e representa um desafio e uma oportunidade para aprimorar as práticas educacionais. A Lei Brasileira da Inclusão (LBI - 13.146/2015) define a tecnologia assistiva como produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade e a inclusão. O objetivo deste trabalho é descrever ações que visam o desenvolvimento de material didático a fim de auxiliar pessoas com deficiência visual a compreender a complexidade da anatomia do crânio. Utilizando a modelagem 3D, um crânio com os ossos segmentados foi criado por meio do software livre Blender®. Cada peça foi exportada em formato STL e impressa em 3D pela técnica aditiva de filamentos, assim como material com marcações em Braille que foram confeccionados e impressos. O material foi apresentado com QR codes que conduziam para uma audiodescrição das estruturas anatômicas. Utilizando técnica semelhante, uma placa em alto relevo foi prototipada, contendo a lateral do modelo deste crânio para que também possa ser tocada. Parte destas peças foi levada a um evento com temática da inclusão deste grupo de pessoas, tendo grande aceitação por parte daqueles que puderam manusear o material.

A inclusão de pessoas e estudantes por meio da tecnologia assistiva possibilita cumprir as recomendações da LBI, mas também representa uma oportunidade na qual os cirurgiões dentistas podem utilizar suas habilidades para auxiliar a população de maneira ampla e significativa.

PE035 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Desafios Financeiros no Ensino Superior em Odontologia: Percepção dos Estudantes
Najara Barbosa da Rocha, Leandra Maria Silva, Nathália Santos de Melo, Rhaylla Resende Muniz Dos Santos, Hebertt Gonzaga dos Santos Chaves, Leniana Santos Neves, Lucas Guimarães Abreu
Odontologia Social e Preventiva UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A lei de cotas pode ter alterado o perfil dos estudantes na graduação em Odontologia, e considerando o alto custo de materiais para frequentar o curso, o graduando pode enfrentar dificuldades financeiras. Assim, objetivou-se analisar se há dificuldade financeira na perspectiva do estudante no curso de Odontologia, além de fatores envolvidos. Foi realizado um estudo transversal, quantitativo em estudantes de uma Universidade pública federal, com questionários auto aplicados, pré testado em estudo piloto. Foram estudadas variáveis: dados sociodemográficos (cor de pele, idade, sexo e fonte do apoio financeiro), forma de ingresso (cota e ampla concorrência) associadas ao desfecho sobre dificuldade financeira para manutenção do curso. Os dados foram digitados no excel e exportados para análise no Programa SPSS. Os preceitos éticos foram respeitados. A idade média dos estudantes (n=347) foi 23.3(±3.0) anos, com predomínio do sexo feminino (73,8%) e pele branca (59,1%). Uma parte dos alunos possui assistência estudantil (23,6%) e dificuldade financeira (47,6%). Sobre forma de ingresso, 56,2% entraram por ampla concorrência e 43,5% por cotas. A grande maioria é mantido por familiares (79%) e não aponta dificuldades no ensino (70,3%). As variáveis cor da pele (p=0.00); fonte financeira (< 0.0001), forma de ingresso (p=0.00), assistência financeira (p=0.00) e dificuldades no ensino (p=0.00) estavam associadas de forma significativa com o desfecho (dificuldade financeira).

Os resultados sugerem que o estudante de Odontologia apresenta dificuldades financeiras para a manutenção do curso e diversos fatores estão relacionados a esta condição. Esses resultados podem subsidiar a proposição de ações para permanência do estudante no curso.

(Apoio: Prograd)
PE036 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Odontologia do esporte: Análise do conhecimento de estudantes e profissionais sobre a especialidade
Giulia da Silva Nagel, Andreza Vasques, Fernanda Komorowski, Gustavo Diamantopoulos Neme, Marianna Gimenes e Silva, Silvana Batalha Silva, Renata Gondo
Departamento de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A odontologia do esporte, reconhecida como especialidade no Brasil em 2015, se dedica ao tratamento e prevenção de doenças que afetam o sistema estomatognático de atletas. Entretanto, ainda existe uma lacuna de conhecimento quando se trata dessa área. Este estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento de profissionais e estudantes de odontologia em relação a especialidade. A pesquisa foi realizada por meio de formulário online, desenvolvido na plataforma Google Forms, com 18 questões sobre: lesões orais, protetor bucal, doping e traumas. Oitenta e um voluntários participaram, sendo 34 profissionais e 47 graduandos em odontologia. Os resultados revelaram que a maioria dos participantes associa a odontologia do esporte à prevenção de lesões. Também ficou claro que todos reconhecem a maior suscetibilidade dos atletas a problemas dentários não relacionados à cárie. No entanto, a maior parte não está preparada para atender um paciente com traumatismo dental e facial, apesar de saber que todos os atletas devem utilizar protetor bucal esportivo. Com relação ao barotrauma, a grande maioria também não tem conhecimento acerca das orientações. Onze cirurgiões-dentistas e 27 alunos admitiram não ter pacientes atletas, muitas vezes, por não incluírem questões específicas relacionadas ao esporte durante anamnese. Além disso, 44% dos participantes profissionais e 19% dos estudantes não tiveram qualquer contato com a odontologia do esporte durante sua formação acadêmica.

Concluiu-se que há uma falta de entendimento sobre os conceitos básicos da odontologia do esporte. Dessa forma, o conteúdo pode ser introduzido nos cursos de graduação para que os profissionais possam retribuir de maneira satisfatória para a comunidade.

PE037 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Odontogeriatria

Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Idadismo contra pessoas idosas entre estudantes de graduação em Odontologia: um estudo transversal
Eunice Ellen Gontijo de Menezes, Cláudio Rodrigues Leles, Leonardo Marchini, Túlio Eduardo Nogueira
Faculdade de odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Nota-se um aumento considerável de pacientes geriátricos nos serviços de saúde, sendo crucial avaliar a perspectiva de futuros cirurgiões-dentistas acerca do preconceito de idade, o idadismo, o qual pode impactar negativamente a qualidade dos cuidados prestados. Objetivou-se investigar a ocorrência de idadismo contra pessoas idosas e fatores associados entre estudantes de Odontologia da região metropolitana de Goiânia. Estudantes do 3º ao 5º ano de graduação foram convidados a responder um questionário, contendo: Escala de Idadismo para Estudantes de Odontologia (ASDS-Braz), Escala Jefferson de Empatia (JSE-Br), Índice de religiosidade da Universidade Duke, além de informações sociodemográficas. Os dados foram analisados no SPSS 25.0 com estatísticas descritivas, testes de comparação (Mann-Whitney e Kruskal-Wallis) e correlação de Spearman, com nível de significância de 5%. Participaram 807 estudantes de sete Instituições de Ensino Superior, a maioria do sexo feminino (n=587;73%). Foi observada correlação negativa significativa entre os escores de idadismo e empatia (p<0,001; ⍴=-0,235). A maioria dos participantes (n=652;81,1%) não conhecia o termo idadismo, com escores de idadismo mais altos em comparação aos que relataram conhecer (p<0,01). Apenas 34,9% (n=282) dos participantes relataram exposição prévia a atividades de Odontogeriatria, tendo estes menores escores de idadismo (p<0,01) em relação aos não-expostos.

Estudantes de graduação em Odontologia com exposição prévia à atividades relacionadas à Odontogeriatria e com familiaridade ao termo idadismo apresentaram menores escores de idadismo. Além disso, foi observada correlação negativa significativa entre escores de idadismo e empatia.

(Apoio: CAPES)