RESUMOS APRESENTADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2700 Resumo encontrados. Mostrando de 2441 a 2450


RCR088 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Recessão Gengival Múltipla após Tratamento Ortodôntico e Cirurgia Ortognática: Revisão de Literatura
Maria Estela Soares Alves Dos Santos, Gabriela Dos Santos Almeida, Elizangela Partata Zuza, Alessandra Areas E. Souza
Odontologia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE- PÓLO NOVA FRIBURGO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo busca através da literatura, artigos relacionados à recessão gengival múltipla após tratamento ortodôntico e cirurgia ortognática. Através de uma revisão de literatura com palavras chave, buscando revisões sistemáticas e meta-análises. Alguns artigos foram usados para sintetizar os achados da literatura, que foram resumidos. A recessão gengival é a exposição oral da superfície radicular como resultado do deslocamento gengival apicalmente à junção cemento-esmalte, com ou sem perda óssea proximal associada (AAP, 2001). Dados de estudos epidemiológicos mostram alta prevalência dessa condição (Susin et al., 2004; Thomson et al., 2006). Existem várias classificações sobre essa condição sendo a de Miller (1985) a mais utilizada, onde é considerada a altura óssea proximal e a extensão apical da recessão em direção à junção muco gengival, sendo classificadas de I a IV. Uma vez que a recessão gengival tende a ser uma condição multifatorial e o correto diagnóstico do seu fator causal auxilia no plano de tratamento; A combinação de fatores anatômicos, tais como: fenótipo fino ou espesso, formato da gengiva inserida, retroinclinação dos incisivos e fatores externos como trauma mecânico/oclusal contribuem para a determinação do então prognóstico.

Com isso, compreende-se que o tratamento cirúrgico tende a ser complexo nesse tipo de caso devido à combinação de diversos fatores, o que pode acarretar em múltiplas cirurgias para que se atinja o objetivo de recobrimento radicular.

RCR089 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Reposicionamento labial para correção do sorriso gengival - revisão de literatura
Gabriela Dos Santos Almeida, Maria Estela Soares Alves Dos Santos, Elizangela Partata Zuza, Alessandra Areas E. Souza
PPGO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente trabalho é relatar através da literatura que a técnica cirúrgica para tratamento de sorriso gengival é viável, visto que o mesmo é caracterizado por uma exposição excessiva de Gengiva na maxila, resultando em um sorriso considerado não estético. Foi realizada uma revisão de literatura pelo PUBMED e traçado uma pesquisa para alinhamento através de palavras chaves utilizando tanto revisões de literatura quanto relato de casos. Existem diversas causas possíveis para essa condição e o correto diagnóstico para a causa do sorriso gengival é fundamental para que se estabeleça um plano de tratamento adequado e individualizado para cada paciente.

Conclui-se que em alguns casos, é interessante que faça o reposicionamento labial com a frenectomia associada, sendo uma opção previsível e vantajosa para a correção do sorriso gengival, levantando a autoestima do paciente e ajudando na sua interação social.

RCR090 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da mobilidade mandibular e função sensorial de pacientes com câncer de cabeça e pescoço: uma série de casos
Marcella Santos Januzzi, Larissa Viana Pinheiro, Ester Oliveira Santos, Estéfany Lopes Lemes do Prado, Alexia Ribeiro Horikawa, Lucas Tavares Piacenza, Daniela Micheline Dos Santos, Karina Helga Leal Turcio
Departamento de Prótese UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi realizar uma série de casos de sete pacientes diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço submetidos ao tratamento oncológico, para avaliar possíveis alterações na mobilidade mandibular e função sensorial. Este estudo foi realizado no Centro de Oncologia Bucal da Faculdade de Odontologia de Araçatuba e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (número do parecer: 4.425.199). Os tempos de análise foram: momento inicial (T0), 30 a 45 dias após a cirurgia (T1), 1 semana após a quimioterapia (T2), durante a radioterapia (T3) e 1 semana após a radioterapia (T4). A mobilidade mandibular foi analisada por meio da mensuração da abertura bucal e da aplicação do Questionário de Trismo de Gothenberg (GTQ). A análise da função sensorial foi realizada por meio da avaliação da dor orofacial espontânea e da aplicação dos testes de palpometria e algometria para os músculos masseter, temporal e esternocleidomastoideo. Dois pacientes (caso 3 e 4) apresentaram trismo, nos tempos T1 e T2, respectivamente. Com relação ao GTQ, o caso 1, portador do tumor mais avançado, foi o que apresentou maiores porcentagens de limitações no T0. Para a função sensorial, apenas 1 paciente (caso 1) reportou dor em T0, e 2 pacientes (casos 3 e 4) reportaram dor relacionada com a radioterapia. A dor muscular provocada foi maior no T0, principalmente nos casos 1, 4 e 7, porém sem associação com o limiar de dor.

A função sensorial e a mobilidade mandibular podem ser afetadas pela presença do tumor, assim como pelo tratamento oncológico, em uma parcela dos pacientes.

RCR091 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 07/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Comportamento microbiológico de materiais de impressão 3D para próteses dentárias: uma revisão de escopo
Pedro Thiago de Oliveira Neves, Laura Buarque Caminha Lins, Anny Caroline Rodrigues Acioli, Jessica Marcela de Luna Gomes, Bruno Gustavo da Silva Casado, Rafaella de Souza Leao
Faculdade de Odontologia de Pernambuco UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Mapear
por revisão
de escopo
as evidências disponíveis sobre o comportamento microbiológico dos materiais de impressão 3D para próteses dentárias. A partir disso, seguiu-se a estratégia de população, conceito e contexto. Sendo a população: materiais para impressão de próteses dentárias, conceito: comportamento microbiológico e contexto: fluxo digital em odontologia. Realizou-se uma busca eletrônica em três bases de dados: PubMed/MEDLINE, Web of science e Scopus, sem se restringir ao período de publicação, idioma e sem utilizar filtros. Dentre os 436 artigos encontrados, foram incluídos nesta revisão 15 estudos. Dentre os estudos selecionados, os que avaliaram somente as características microbiológicas dos materiais de impressão, obtiveram resultados fortemente heterogêneos. Destes, três apontaram o comportamento dos materiais impressos como negativo, apresentando maior rugosidade superficial e formação de biofilme, enquanto outros três, apontaram índices mínimos de adesão de microrganismos e rugosidade superficial satisfatória. A totalidade dos estudos concluiu que a adição de nanopartículas de dióxido de zircônia, nano placas de grafeno e nano carreador de sílica mesoporosa carregado com prata resultou em um aumento da capacidade antimicrobiana. Dentre os aspectos adicionais avaliados, estudos investigaram a influência do ângulo de impressão no comportamento microbiológico dos materiais, apresentando resultados heterogêneos entre os estudos, diferindo quanto a melhor angulação.

Os
achados
reforçam
a necessidade do desenvolvimento de novas pesquisas acerca do tema, visto que, esses materiais apresentam resultados promissores, sobretudo ao adicionar nanopartículas, para uso na reabilitação oral.

RCR092 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 07/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Uso de produtos naturais para desinfecção de próteses totais em pmma convencional e cad-cam: uma revisão de escopo
Melanie Calheiros Miranda Quintella, Bianca Lopes de Andrade Martins de Lima, Jeferson Batista Santiago, Maria Eduarda Lemos Avelino, Rayanna Thayse Florêncio Costa, Taciana Emília Leite Vila-nova, Sandra Lúcia Dantas de Moraes
Clínica Odontológica UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão buscou mapear a literatura sobre os produtos naturais utilizados como agentes de desinfecção em próteses fabricadas em PMMA convencional e CAD-CAM. Este estudo foi estruturado com base na metodologia proposta por Arskey e O' Malley, no Manual Joanna Briggs Institute (JBI) para síntese de evidências e na extensão Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). A pergunta norteadora foi: "Quais produtos naturais têm sido aplicados na desinfecção de próteses totais em PMMA convencional e CAD-CAM?". A busca eletrônica foi realizada nas bases de dados PubMed/MEDLINE, Embase, Web of science e Cochrane e buscas manuais efetuadas em periódicos de referência. No total foram encontrados 4.272 artigos, 46 estudos foram incluídos de acordo com os critérios de elegibilidade e 39 tipos de produtos naturais foram avaliados. Dos estudos, 34 usaram soluções como forma de apresentação do produto. Com relação à eficácia dos produtos naturais na inibição/morte de Candida albicans, 43 estudos apresentaram resultados positivos e 3 obtiveram resultados negativos.

Os produtos oriundos do Reino Plantae foram os mais predominantes e demonstraram eficiência na redução da Candida albicans na superfície do PMMA convencional. Entretanto, nenhum estudo foi encontrado com próteses em CAD-CAM. As maiores desvantagens relatadas correspondem à alteração de cor e ao aumento da rugosidade superficial. Esta revisão revelou um predomínio de estudos in vitro e uma escassez de estudos clínicos para estabelecer o potencial de aplicabilidade desses produtos nas condições microbiológicas reais do usuário de prótese.

RCR093 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 07/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Uso do aplicativo de teleconsultoria odontológica na celeridade do diagnóstico de neoplasia maligna oral - relato de um caso clínico
Davi Figueiredo Valadares, Ana Luisa Alves, Caroline Miranda Pernambuco, Hugo Gaêta-Araujo, Carine Ervolino de Oliveira, João Adolfo Costa Hanemann, Livia Maris Ribeiro Paranaiba Dias, Leonardo Amaral Dos Reis
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Enfatizar a importância do aplicativo de teleconsultoria em Estomatologia no rápido diagnóstico do câncer de boca. Recebemos através do aplicativo "TeleEstomato MG" informações relatadas por um cirurgião-dentista sobre uma paciente do sexo feminino, leucoderma, 77 anos, que apresentava uma lesão lobulada, avermelhada e superfície lisa, localizada em rebordo alveolar superior do lado esquerdo, medindo 2 cm. Após analisar as informações, o caso foi discutido entre os teleconsultores e a principal hipótese diagnóstica foi de carcinoma espinocelular. A paciente foi encaminhada para a clínica de Estomatologia da UNIFAL-MG. Durante a anamnese a paciente relata que foi orientada pelo cirurgião-dentista a realizar a troca das próteses para que a lesão regredisse diante da sua queixa principal de "carne crescida na gengiva". A paciente ainda relata que foram prescritos diversos medicamentos por médicos e dentistas, sem melhora. No exame físico extraoral foi observado lesões em pele da face provenientes da exposição prolongada ao sol. Durante a oroscopia constatou a lesão em rebordo alveolar. Diante dos achados clínicos, a hipótese diagnóstica manteve-se. Realizou-se uma biópsia incisional e a microscopia confirmou se tratar de uma neoplasia maligna de origem epitelial. A paciente foi então encaminhada para o tratamento oncológico. O tempo decorrido entre o envio do caso pelo aplicativo e o encaminhamento para tratamento foi de 15 dias.

Logo, o telediagnóstico é fundamental para potencializar a qualidade dos cuidados primários em saúde, na melhor vigilância da saúde bucal, na facilidade do acesso à serviços especializados, proporcionando celeridade no fluxo do diagnóstico precoce de lesões orais potencialmente malignas ou malignas.

(Apoio: FAPEMIG  N° APQ-03280-22  |  FAPEMIG  N° APQ-03579-23  |  PNVS Comunidade - Universidade de Brasília)
RCR094 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 07/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Manifestações orofaciais associadas à anemia falciforme
Patrícia Rebouças de Sousa Barros, Adriana Gomes Rocha Bastos, Karina Mara Martins da Costa Pinto, Cíntia Gonçalves Vimercati Ferreira Pinto, Dennis de Carvalho Ferreira, Vera Lúcia Duarte da Costa Mendes, Luciana Armada
PPGO UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A doença falciforme (DF) é um termo usado para descrever um grupo de distúrbios hematológicos hereditários caracterizados pela falcização dos eritrócitos. Vários fatores associados à doença aumentam a suscetibilidade a alterações nos tecidos bucais. O objetivo deste estudo foi revisar as principais manifestações orofaciais comumente associadas à Anemia Falciforme (AF), enfatizando as características clínicas e radiográficas dessas alterações, sua fisiopatologia e sua relação com as complicações sistêmicas. Foi realizada uma pesquisa nos bancos de dados PubMed, Embase, Web of Science, Scientific Electronic Library Online e Cochrane Library. Foram selecionados artigos publicados até julho de 2023. Os termos de pesquisa utilizados foram anemia falciforme, alterações dentárias, pulpares e ósseas. Diversos fatores associados à AF podem influenciar a patogênese de algumas manifestações bucais, especialmente as alterações pulpares e ósseas, consequentes à vasoclusão. Devido às peculiaridades dessa doença, o conhecimento das características clínicas e radiográficas, da fisiopatologia e das complicações sistêmicas dessas alterações pode ajudar os profissionais a estabelecer um prognóstico e influenciar as decisões de tratamento. Palavras-chave: Hemólise, manifestações orofaciais, anemia falciforme, crise vaso-oclusiva.

O conhecimento das características orofaciais e das complicações sistêmicas da anemia falciforme auxiliará o cirurgião-dentista a estabelecer uma melhor abordagem preventiva e terapêutica, uma vez que o estado de saúde bucal pode impactar na saúde geral e na qualidade de vida desses indivíduos.

(Apoio: FAPERJ)
RCR095 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 07/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Carcinoma intraósseo primário: relato de um caso raro
Tiago Daniel Lima Dos Santos, Ana Carolina Serafim Vilela, Germano Angarani Candido, Laércio Alves de Amorim Júnior, Nádia do Lago Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O carcinoma intraósseo primário (CIP) é uma neoplasia maligna odontogênica muito rara. O presente trabalho tem por objetivo relatar o caso clínico de uma paciente do sexo feminino, 35 anos de idade, que apresentou queixa principal de "aumento de volume na boca e dentes moles". Na história da doença atual a paciente relatou que estava em tratamento ortodôntico e periodontal há aproximadamente 1 ano, mas que vinha observando um aumento de volume com crescimento progressivo e mobilidade dentária na região mandibular inferior. Ao exame físico intraoral observou-se tumefação na região dos dentes 45 a 35, com expansão de corticais ósseas vestibular e lingual e fístula com presença de grânulos de coloração amarelado. Os dentes na região estavam com mobilidade grau 2 e 3. As radiografias periapicais, panorâmica e tomografia computadorizada cone bean revelaram lesão osteolítica, descontinuidade da das corticais ósseas vestibular e lingual e reação periosteal com aspecto de raios de sol. Foi realizada biópsia incisional e resultado do exame anatomopatológico compatível com CIP. A paciente foi submetida a ressecção cirúrgica da lesão e dois anos após a cirurgia não há sinais de recidiva da lesão.

sendo de suma importância uma anamnese bem elaborada, a fim de promover o diagnóstico correto, conforme descrito na literatura, o que contribui para a promoção da saúde e qualidade de vida.

RCR096 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 07/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Mapping the research landscape of Artificial Intelligence in Head and Neck Cancer: a bibliometric analysis
Vitória Tavares Castro, Yuri Silvestre-barbosa, Paula Elaine Diniz Dos Reis, André Ferreira Leite, Elaine Barros Ferreira, Eliete Neves da Silva Guerra
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

The use of Artificial Intelligence (AI) has been experiencing rapid expansion and holds significant promise in addressing various aspects of Head and Neck Cancer (HNC), from early diagnosis to prognostic prediction. Thus, this study aims to explore scientific data on the trends in AI usage in HNC. A bibliometric analysis was performed on articles detailing the use of AI in HNC in the Web of Science Core Collection database up to January 5th, 2024. VosViewer and Biblioshiny/Bibiometrix for R Studio were used for data synthesis. This analysis covered key characteristics such as sources, authors, affiliations, countries, citations, references, and publications, as well as keyword analysis and trending topics. A total of 1,019 papers from 1995 to 2024 were included in this review. Among them, 729 (71.6%) were original research articles and 78 (7.6%) were reviews. The 10 most cited documents were published from 2003 to 2019. The number of publications has been increasing with an annual growth rate by 94.4% after 2016, peaking in 2023. Among the 20 most productive countries, 14 are high-income economies. The keywords analysis revealed two main clusters: radiomics and radiotherapy. The most frequently occurring keywords include machine learning, deep learning, artificial intelligence, and head and neck cancer, with recent emphasis on diagnosis, survival prediction, and histopathology.

The study identified an increase in the use of AI in HNC research since 2016 and indicated a notable disparity in publication quantity between high-income and low/middle-income countries. Although most studies are original, further clinical trials and reviews are needed to enhance the accessibility of AI tools in HNC for healthcare professionals worldwide.

(Apoio: CAPES  |  CNPq  |  UNB/DPG  N° 0011/2023)
RCR097 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 07/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito imediato do agulhamento seco na percepção do zumbido somatossensorial
Selma Redis Accurso, Katia Sirikaku Miyashiro, Gilson Kazuo Watinaga, Flavia Alencar de Barros Suzuki, Ektor Tsuneo Onishi, Adriana de Oliveira Lira
Pos graduação UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este relato de caso apresenta o efeito imediato do agulhamento seco no zumbido somatossensorial por meio da Escala Visual Analógica (EVA) para intensidade e incômodo provocado pelo zumbido e pela acufenometria. Paciente CNM, feminino, 25 anos, atendida no Ambulatório de Zumbido da Universidade Federal de São Paulo queixando-se de zumbido em orelha esquerda, início há 2 anos, após exodontia do 28, tipo vento, constante, EVA 7 (intensidade) e EVA 7 (incômodo). No exame físico, a palpação dos músculos masseter e esternocleidomastoideo esquerdo provocou a modulação do zumbido, cessando ou diminuindo. Os pontos de modulação foram marcados com lápis cosmético e a paciente foi encaminhada para a fonoaudióloga para a realização da acufenometria inicial, retornou para realizar o agulhamento seco dos pontos marcados anteriormente e após o procedimento, realizou nova acufenometria. Na acufenometria inicial, os resultados foram: sensação de frequência de 500Hz, tipo de ruído Narrow Band, sensação de intensidade de 5 dBNS (nível de sensação). Após o procedimento de agulhamento seco, não foi possível realizar a acufenometria devido à ausência do sintoma (zumbido).

O correto diagnóstico do zumbido somatossensorial pelo otorrinolaringologista é importante para uma abordagem assertiva para controle deste sintoma. O especialista em DTM e dor orofacial deve estar apto para avaliar e decidir a melhor terapia para pacientes com diagnóstico de zumbido somatossensorial.

(Apoio: CAPES  N° 88887.924086/2023-00)