RESUMOS APRESENTADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PNc0347 a PNc0520 ]
 166 Resumo encontrados. Mostrando de 141 a 150


PNc0505 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da resposta biológica de uma superfície de titânio revestida com odanacatib: Estudo in vitro e in vivo
Caroline Liberato Marchiolli, Natália Dos Santos Sanches, Sara Alves Berton, Maria Cristina Ruiz Voms Stein, André Luis da Silva Fabris, Roberta Okamoto, Francisley Ávila Souza, Idelmo Rangel Garcia Junior
Doutorado em Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi avaliar a dinâmica da resposta biológica de uma superfície modificada por duplo ataque ácido, modificado por ácido mais Solução de Fluidos Corpóreos (SBF) e modificada pelo princípio ativo Odanacatib, na concentração de 0,26mg/ml, pelo método biomimético em modelo subcutâneo padronizado em ratos machos. Após a análise de topografia, de rugosidade de superfície e molhabilidade, foram destinados 24 ratos (Rattus novergicus albinus Wistar) para a realização da análise de biocompatibilidade (subcutânea) e utilizados 78 discos de titânio de 0,5 cm de diâmetro e 0,2 cm de altura, sendo 16 com superfície de duplo ataque ácido (GCS), 16 com superfície modificada por SBF (GXS) e 16 com superfície modificada a base de Odanacatib (GOS) pelo método biomimético de modificação de superfície, em que serão instalados 2 discos por animal no tecido subcutâneo nas regiões extremas do dorso do animal contra lateralmente, em que a coleta das amostras de tecido subcutâneo serão 7 e 15 dias.

De acordo com a hipótese proposta, os resultados foram esclarecedores para entender o comportamento das superfícies testadas, atribuindo uma visão mais precisa diante do comportamento biológico, quando em íntimo contato com o tecido conjuntivo. Em que foi possível avaliar que a ação tópica do ODN no tecido conjuntivo não resulta em efeitos adversos. Conferindo resultados otimizados nas análises de topografia e ângulo de contato em relação aos demais grupos experimentais, e resultados semelhantes a superfície biomimética na análise de biocompatibilidade aos 7 e aos 15 dias.

(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2021/08538-6)
PNc0506 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito do uso de adesivo anaeróbio no contratorque dos pilares de implantes de zircônia: estudo in vitro
Rafaela Regina de Lima, Lara Rubia Marques Nascimento, Camila da Silva Resende, Danilo Rocha Dias, Rodrigo Richard da Silveira, Frederico Santos Lages
ODR UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar, in vitro, o efeito do uso de adesivos anaeróbicos de média resistência na estabilidade e no contratorque dos parafusos de pilares de implantes de zircônia. Utilizou-se 20 implantes de zircônia Neodent Zi® e 20 componentes protéticos intermediários modelo CR Zi, divididos em dois grupos iguais (n=10), sendo um grupo controle (sem adesivo) e um grupo experimental (adesivo LOCTITE® 242). O estudo submeteu os espécimes a um protocolo de torqueamento inicial de 32Ncm. No grupo experimental, antes do torqueamento, uma gota de adesivo foi aplicada passivamente ao longo da rosca do parafuso. Após 10 minutos, o torque foi reaplicado em todos os espécimes, para compensar os efeitos da sedimentação. Em seguida, estes foram submetidos a um processo de ciclagem mecânica, simulando um tempo de mastigação equivalente a mais de 60 meses. Após a ciclagem, o contratorque e o desparafusamento foram avaliados por um avaliador treinado e calibrado, utilizando um torquímetro digital de alta precisão. Não houve diferença estatisticamente significativa nos valores de contratorque entre os grupos. No entanto, no grupo experimental foi observada uma percepção de maior resistência ao desparafusamento durante a remoção dos parafusos protéticos, inclusive dos pilares, mesmo na ausência do parafuso. A inspeção visual revelou a presença de adesivo, sem causar danos estruturais. Além disso, o adesivo mostrou-se facilmente removível com métodos simples, como jato de ar, água ou instrumentos plásticos.

Assim, conclui-se que apesar de o adesivo de média resistência não alterar os valores de contratorque, ele oferece uma percepção de maior resistência ao desparafusamento,além de ser de fácil remoção e não causar danos aos implantes e componentes.

(Apoio: FAPs - Fapemig  N° APQ-00152-22)
PNc0507 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia - clínica cirúrgica

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da vida útil de novo modelo de broca para instalação de implante dentário
Rafael Cury Cecato, William de Souza Wiggers, Elvira Lopes, Ricardo de Souza Magini
CEPID UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Autodeclarado "Os autores Cecato, RC e Wiggers, WS prestam serviços de consultoria científica para a empresa FGM Dental Group"

A vida útil, de novo modelo de broca para implante dentário, foi avaliada com base na temperatura gerada durante perfurações e com microscopia eletrônica de varredura (MEV). As brocas (n=6) (FGM Dental Group, Brasil) foram submetidas a 30 ciclos (lavagem, enxágue, secagem, esterilização e perfuração). As perfurações foram realizadas em corpos de prova de poliuretano (40 pcf, Sawbones, EUA) e a temperatura máxima registrada por câmera térmica (T1030sc, FLIR, EUA) após 1 (t1), 10 (t10), 20 (t20) e 30 (t30) ciclos. As brocas foram acopladas a uma peça de mão (Koncept 20:1, Kavo, Brasil) e esta a um micromotor (S600, Kavo, Brasil) e a um motor cirúrgico (Expertsurg, Kavo, Brasil), configurado com 800 rpm. A peça de mão foi fixada a uma bancada com força constante de 35 N e profundidade de perfuração de 11 mm. Previamente, os corpos de prova foram mantidos em 36 °C ±2 °C por 3h. Para refrigeração, foi utilizada água destilada (22 °C ±2°C). As superfícies cortantes foram examinadas em MEV (TM3030, Hitachi, Japão) antes e após os ciclos (120x e 200x). A hipótese nula foi não haver diferença estatisticamente significativa entre os ciclos. As médias de temperatura foram: t1: 39,01 ±2,02; t10: 38,26 ±1,56; t20: 38,48 ±1,94; t30: 42,23 ±3,21. Foi realizada análise de variância das médias (ANOVA) seguida de comparação de Fisher (alfa=0,05). A hipótese nula foi rejeitada. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os tempos t1, t10 e t20, porém, houve entre o tempo t30 e os demais. A análise de MEV revela discreto desgaste nas pontas e gumes.

Após 30 ciclos as brocas geraram mais calor durante a perfuração em razão da perda do potencial de corte. É sugerido que as brocas sejam substituídas após 30 ciclos.

PNc0508 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência do tipo de cimento e envelhecimento na retenção de coroas de zircônia sobre Ti-base em conexões de hexágono externo e cone morse
Cássia Cunha de Lima, Andre Luiz de Melo Moreno, Clovis Lamartine de Moraes Melo Neto, Wirley Gonçalves Assunção, Daniela Micheline Dos Santos, Renata Vasconcelos Monteiro, Nathaly Vilene de Araujo Moreno, Marcelo Coelho Goiato
Materiais dentários e prótese UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Considerando o aumento do uso do fluxo de trabalho digital em odontologia restauradora, o uso de pilares Ti-base com os sistemas CAD/CAM está se tornando popular. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência do tipo de cimento e envelhecimento na retenção de coroas de zircônia sobre o pilar Ti-base em implantes do tipo hexágono externo e cone morse. Para isso, 20 implantes cone morse e 20 implantes hexágono externo de 3.75 x 11,5 mm, foram posicionados em blocos acrílicos com pilares Ti- base HE 5,0 x 4,7 x 1,0 mm e Ti-base CMI 5,0 x 4,7 x 1,5 mm parafusados. As amostras foram divididas em 4 grupos de cones morse e 4 grupos de hexágonos externo, de acordo com o tipo de cimento e envelhecimento, cada um com n=20: I - Hidróxido de Cálcio sem envelhecimento mecânico; II - Hidróxido de Cálcio + envelhecimento mecânico; III - Adesivo Scothbond Universal e cimento Resinoso RelyX Ultimate sem envelhecimento mecânico; IV - Adesivo Scothbond Universal e cimento Resinoso RelyX Ultimate+ envelhecimento mecânico. Todas as coroas receberam jateamento com óxido de alumínio previamente à cimentação. No envelhecimento, a ciclagem foi de 240.000 ciclos, 2Hz, com carga de 50N e todos os grupos foram submetidos ao teste de tração em uma máquina de ensaios universal a 0,5 mm/min. Foi registrado o padrão de falha da cimentação em cada um dos testes. Posteriormente análise estatística realizada com os teste Shapiro-Wilk, ANOVA e teste de Tukey foi usado como um post-hoc (P < 0.05).

Concluiu-se que o envelhecimento mecânico diminuiu a força de retenção das coroas cimentadas sobre o pilar Ti-base e que coroas de zircônia cimentadas sobre o pilar Ti-base com cimento resinoso, em implantes cone morse, apresentaram maiores força de retenção comparados aos implantes hexágono externo.

PNc0509 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia - clínica cirúrgica

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito do tratamento na expressão de citocinas relacionadas à resposta Th17 em pacientes com doença peri-implantar: estudo longitudinal
Líssya Tomaz da Costa Gonçalves, Fernanda Estevão de Campos Cunha, Mikaelly Tavares Gomes, Marcelle Vasconcelos Camilo Lus, Ingrid Barros da Costa Damasceno, Eduardo José Veras Lourenço, Daniel de Moraes Telles, Mayla Kezy Silva Teixeira
Prótese Dentária UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do tratamento peri-implantar na expressão de citocinas relacionadas à resposta Th17 (GM-CSF, IFN-γ, IL-1β, IL-4, IL-6, IL-10, IL-12(p70), IL-17A, IL-21, IL-23 e TNF-α) no fluido peri-implantar (FPI) de pacientes com mucosite (MU) e peri-implantite (PI), após três meses de acompanhamento. Trinta e sete pacientes foram incluídos - idade média de 59,14 anos (±10,37), 22 do gênero feminino (59,46%). Vinte pacientes foram diagnosticados com MU e 17 com PI. Os pacientes foram avaliados no baseline (T0) e em três meses após o tratamento (T1), considerando profundidade de sondagem (PS), nível de inserção clínica (NIC), percentual de sítios com placa (% placa) e sangramento (% sangramento). A coleta de FPI foi realizada através de tiras de papel absorvente, em T0 e T1. Enquanto o grupo MU foi tratado por abordagem não cirúrgica, o grupo PI foi tratado por cirurgia de desbridamento dos implantes. As amostras foram analisadas por meio de um ensaio multiplex utilizando um kit de alta sensibilidade. No grupo MU, os implantes apresentaram redução significativa de PS, NIC, % placa e % sangramento (p < 0,05) após o tratamento. No grupo PI, houve redução significativa de PS, NIC e % sangramento (p < 0,05). Na análise imunológica entre grupos, não foi observada diferença significativa na expressão das citocinas em T0 ou T1 (p > 0,05). Após o tratamento, observou-se redução significativa da expressão de IL-17A (p = 0,010) e TNF-α (p = 0,035) no grupo MU e, redução significativa de IL-1β (p = 0,049), IL-6 (p = 0,010) e TNF-α (p = 0,011) no grupo PI.

Assim, conclui-se que o tratamento pode apresentar efeito modulador na expressão de citocinas importantes para a amplificação da resposta inflamatória e a osteoclastogênese.

(Apoio: FAPERJ  |  CAPES)
PNc0510 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia - clínica cirúrgica

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Formação do biofilme de Enterococcus faecalis em diferentes fios de sutura utilizados em cirurgia oral: estudo in vitro
Alexandre Hyppolito, Flávia Ribeiro Gomes González, Fernando Luiz Di-giacomo, Gustavo Antonio Correa Momesso, Luana Campos, Marcia Hiromi Tanaka, Ricardo Andrés Landazuri Del Barrio, Heloisa Fonseca Marão
odontologia UNIVERSIDADE SANTO AMARO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A colonização bacteriana de suturas utilizadas em cirurgia oral é uma preocupação significativa devido aos riscos associados a infecções pós-operatórias. A bactéria Enterococcus faecalis (E. faecalis), está presente na peri-implantite, gengivite, lesões endodônticas e sua adesão aos fios de sutura pode comprometer implantes e enxertos ósseos e gengivais, O objetivo deste estudo foi avaliar a aderência do biofilme de E. faecalis em diferentes fios de sutura. Foram selecionados 6 diferentes tipos de fios: Seda, Nylon Soft Blue, Nylon Black, Nylon Blue, Politetrafluoroetileno (PTFE), Polipropileno. Fragmentos de 10mm de cada fio (n=9) foram imersos em 200µl de 106 células/ml de E. faecalis . Após 24 horas, o biofilme não aderido nos fios foram removidos com soro fisiológico. O biofilme aderido nos fios foram removidos e plaqueados em meio específico por 24 horas em estufa a 37oC. Após o período de incubação foi realizada a contagem da unidade formadora de colônias (UFC/ml). Os dados foram submetidos ao teste Kruskal-Wallis e Mann Whitney com nível de significância de 5%. Os resultados indicaram que o fio de PTFE apresentou maior UFC/ml em relação ao fio de seda, mas sem diferença estatística significante (p=0,6048), enquanto o fio de Nylon Soft Blue apresentou menor UFC/ml (p <0,0001) quando comparados aos outros fios e apresentou diferença estatística significante para os fios seda (p<0001), PTFE (p<0001), Nylon Black (p<0,006), Nylon Blue (p<0,0041) e Polipropileno (p<0,043).

Conclui-se que os fio Seda e PTFE apresentaram maior aderência de biofilme de Enterococcus faecalis.

PNc0511 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia - clínica cirúrgica

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Acompanhamento longitudinal da implantoplastia no tratamento para peri-implantite em próteses múltiplas implanto-suportadas
André Felipe Dos Santos Teles, Maria Eduarda Bernardo, Thalles Yurgen Balduino, Marco Aurélio Bianchini
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a eficácia da implantoplastia modificada em próteses múltiplas implanto-suportadas e a estabilidade dos resultados alcançados no tratamento das da peri-implante. Foram analisados registros de pacientes previamente diagnosticados com peri-implantite em implantes suportando próteses múltiplas, e foram tratados com a implantoplastia ressectiva. Dados relacionados aos pacientes e aos implantes envolvidos foram coletados, e realizadas análises clínicas e radiográficas no momento da realização do procedimento, quanto no pós-operatório imediato, e no momento do follow-up para avaliação da estabilidade do tratamento. O estudo estabeleceu critérios para saúde peri-implantar, incluindo ausência de sangramento à sondagem suave, ausência de supuração, profundidades de bolsas ≤6 mm e ausência perda óssea progressiva radiográfica, com uma margem de 2mm de erro. 10 pacientes com 23 implantes tratados preencheram os critérios de inclusão. O acompanhamento ocorreu em tempos variáveis, com média de 5,40±1,29 anos. A taxa de sobrevivência dos implantes e sucesso do tratamento foi de 87%. Não houveram relatos de fraturas devido ao enfraquecimento, ou supuração após o tratamento.

A implantoplastia pode ser considerada uma técnica cirúrgica viável para controle da peri-implantite em próteses múltiplas implanto-suportadas, apresentando altas taxas de sucesso quanto sobrevivência, e estabilidade a médio e longo prazo, impedindo o avanço da doença, contendo a perda óssea progressiva, e consequentemente evitando a perda dos implantes e formação de defeitos ósseos associados.

PNc0512 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Aplicação do BlueM® e da Terapia Fotodinâmica sobre biofilme de Streptococcus gordonii formado em disco de titânio
Jasiel de Oliveira, Cristine Haralambos Bassoukou, Marcelo Fernandes de Castro, Aline da Graça Sampaio, Clélia Aparecida de Paiva, Wilson Roberto Sendyk, Cristiane Yumi Koga-ito, Marcia Hiromi Tanaka
UNIVERSIDADE SANTO AMARO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi comparar diferentes tratamentos antimicrobianos sobre biofilme de Streptococcus gordonii (S. gordonii) formado em superfície de titânio tratada. Um total de 72 discos de titânio, divididos em 4 grupos, de acordo com o tratamento antimicrobiano: BlueM® (B), terapia fotodinâmica (PDT), clorexidina (CX) e um grupo controle (sem tratamento - CT). O efeito antimicrobiano foi observado em dois tempos: efeito imediato (i) e acompanhamento por 48 horas (48). O biofilme de S. gordonii foi submetido aos tratamentos acima citados por 5 minutos. Assim, os 4 grupos foram subdivididos em 8 subgrupos: imediatamente após o tratamento com BlueM® (Bi), com PDT (PDTi), com CX (CXi), com controle (CTi); e 48 horas após o tratamento com BlueM® (B48), com PDT (PDT48), com CX (CX48) e com controle (CT48). Imediatamente após o tratamento, o subgrupo Bi teve a menor contagem de unidade formadora de colônias por mililitro (UFC/mL) em comparação aos grupos PDTi e CTi (p < 0,0001). No acompanhamento de 48 horas, o subgrupo CX48 teve o menor número de UFC/mL com diferença significativa em comparação com todos os subgrupos analisados (p<0,05).

Concluiu-se que dentre os tratamentos antimicrobianos avaliados, o tratamento imediato com BlueM® teve um maior efeito antimicrobiano, mas após 48 horas de acompanhamento, somente o grupo clorexidina teve efeito antimicrobiano

(Apoio: CAPES)
PNc0513 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Laser Fotona sobre o reparo ósseo após instalação de implantes confeccionados por manufatura aditiva em ratos: resultados preliminares
Isadora Breseghello, Fernando Rodrigues da Costa Neto, Fernando Rodrigues da Costa Júnior, Armando Corbetta Boni, Laura Vidoto Paludetto, Fábio Roberto de-Souza-Batista, Ana Cláudia Ervolino da Silva, Roberta Okamoto
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo avaliou a influência da fresagem usando um laser Fotona®️ LightWalker na osseointegração de implantes (1,4mm de diâmetro e 2,7mm de comprimento) produzidos pela técnica de manufatura aditiva (Plenum®️). Após a aprovação do CEUA (nº 710-2023), os animais (n=12) foram submetidos à cirurgia de instalação de implantes bilateralmente na região de metáfise tibial. Foram avaliados dois protocolos: fresagem com o laser Er:YAG (SSP, 120 mJ e 15 Hz) previamente a instalação do implante (grupo A) e a fresagem com o laser Er:YAG associado a fotobiomodulação com o laser Nd:YAG (MSP, 15 Hz e 1,5 W) previamente a fresagem no sítio da instalação do implante (grupo B). Após 28 dias, as amostras foram submetidas às análises de biomecânica (torque de remoção), o qual mostraram-se semelhantes entre os dois grupos avaliados, no entanto o grupo A apresentou maiores valores numéricos, porém sem diferença estatística. Serão realizadas mais análises para melhor caracterização do osso periimplantar. Os dados obtidos foram submetidos à curva de normalidade para determinação do teste estatístico adequado no software GraphPad Prism 7.03, com adoção do nível de significância (p < 0,05), após a finalização da análise.

Conclui-se que a fresagem do leito ósseo para instalação de implante com o laser Er:YAG em associação a fotobiomodulação prévia com o laser Nd:YAG apresentou um efeito promissor em uma análise biomecânica.

(Apoio: CAPES  N° 001)
PNc0515 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação de um método de automação de análise histomorfométrica para avaliação da osseointegração de implantes
Lucas de Sousa Goulart Pereira, André Ricardo Backes, Jovânia Alves Oliveira, Guilherme José Pimentel Lopes de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esse estudo avaliou um método de automação de análise histomorfométrica para avaliação da osseointegração de implantes. Foram analisadas 68 lâminas histológicas de amostras coletadas de um estudo anterior que avaliou a osseointegração de implantes em tíbia de ratos através do método manual utilizando o software ImageJ para avaliar %BIC (contato osso implante) e %BBT (osso entre as roscas do implante). No método de automação de análise histomorfométrica, foi analisada a similaridade dos canais de cores RGB e excluída a região de fundo preto da imagem, selecionando a região de interesse. Foi extraído a curva de contorno dessa, excluindo delas pontos que não fazem parte do contato entre o implante e o osso, i.e., as bordas da imagem. Um filtro Gaussiano foi aplicado para suavizar pequenas imperfeições da curva. Foi feita uma análise dos pontos da curva em relação aos seus pontos vizinhos e selecionados os pontos de máximo locais da curva, excluindo pontos muito próximos entre si e mantendo apenas os que representam os picos da curva do implante. Os picos e a porção correspondente da curva foram usados para selecionar a região da imagem original e calcular os valores de %BIC e %BBT para as lâminas histológicas. Posteriormente, foi feito uma comparação dos resultados obtidos em ambos os parâmetros nos dois métodos de avaliação por meio do teste de correlação de Pearson. Foi observado um índice de correlação de 0.99.

Dessa forma, o método de automação de análise histomorfométrica proposto se mostrou confiável para avaliação da osseointegração de implantes.