RESUMOS APRESENTADOS
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15 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 10
PE021 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Guia de saúde bucal sobre os primeiros mil dias do bebê com Doença Falciforme
Elanne Cristina Garcia da Costa Félix, Lucianne Cople Maia, Andréa Vaz Braga Pintor, Márcia Pereira Alves dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
PE022 - Pesquisa em Ensino
Área: 7 - Estomatologia
Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Capacitação de dentistas da rede pública para realização de biópsias: um estudo preliminar
Leticia de Nardin, Liliana Wolf Braun, Camila Alves Ferri, Marco Antonio Trevizani Martins, Manoela Domingues Martins, Juliana Romanini, Vinicius Coelho Carrard
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
PE023 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Expectativas dos alunos do último período em Odontologia da UERJ em relação ao mercado de trabalho antes e após a pandemia da COVID-19
Bruno Moreira das Neves, Rafaela Amarante de Andrade Vieira, Klaus Barretto Dos Santos Lopes Batista
De Odontologia Preventiva e Comunitária UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
(Apoio: CAPES N° 001)
PE024 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Conhecimento e percepção de graduandos da área de saúde sobre o atendimento clínico da população LGBT+
Thamyres Magalhaes Monteiro, Gabriel Nunes de Paula, Karen Brisson Suarez, Fabiano Luiz Heggendorn, Flávio Rodrigues Ferreira Alves, Cristine da Silva Furtado Amaral
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
PE026 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Análise da percepção de estudantes de Odontologia sobre o uso de vídeos instrucionais como ferramenta didático-pedagógica
Antônio Lopes Junior, Antonio Carlos Pacheco Filho, Ana Carla Layber Porto, Cléa Adas Saliba Garbin, Karina Tonini dos Santos
Ciências Odontológicas UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
PE028 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Avaliação da qualidade do conteúdo sobre saúde bucal nos livros de ciências do ensino público pelo Programa Nacional do Livro Didático
Mayara Oliveira Candido, Ronald José Serafim, Manoelito Ferreira Silva-Junior, Angela Scarparo
PPGO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE- PÓLO NOVA FRIBURGO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
PE029 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Atenção à saúde bucal de pessoas com deficiências: uma análise de sua influência para formação de cirurgiões-dentistas
Leticia Milena Ferreira da Silva, Flávia Maia Silveira, Esther Moreira Carvalho, Fernanda Luiza da Silva, Sara Martins da Costa, Andréa Videira Assaf
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE- PÓLO NOVA FRIBURGO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
PE030 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Treinamento de graduandos para prática da inclusão e letramento em saúde bucal de crianças e adolescentes com deficiência visual
Sara Cristina da Silva Passos, Laura Silva Bertoqui, Marina Celani Guedes, Giuliany Scari de Souza, Carolina Borio Dode, Patrícia de Andrade Risso
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
(Apoio: FAPERJ N° 210.933/2024 | CARREFOUR N° PB 202303 427 - CRF_ALPB_2023_443 FAPERJ 210.933/2024)
PE031 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Percepção dos egressos stricto sensu em odontologia quanto ao mercado de trabalho
Valéria Medeiros Claudino, Roberto de Souza Teodoro Junior, Ana Cláudia Oliveira Teles, Patricia Furtado Gonçalves, Dhelfeson Willya Douglas-de-Oliveira, Amanda Karolina Monteiro de Souza, Olga Dumont Flecha, Lia Dietrich
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
(Apoio: CAPES)
PE032 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Dental case: um serious game como recurso educacional no ensino em Odontologia
Cadidja Dayane Sousa do Carmo, Josiely Araújo Nogueira, Lorena Lúcia Costa Ladeira, Mario Antonio Meireles Teixeira, Cecilia Claudia Costa Ribeiro, Ana Estela Haddad , Eulla Pamela Nascimento do Lago, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
(Apoio: FAPs - FAPEMA | Ministério da Saúde)
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15 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 10
PE021 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Guia de saúde bucal sobre os primeiros mil dias do bebê com Doença Falciforme
Elanne Cristina Garcia da Costa Félix, Lucianne Cople Maia, Andréa Vaz Braga Pintor, Márcia Pereira Alves dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A Doença Falciforme (DF) é uma hemoglobinopatia genética e hereditária com repercussões no sistema estomatognático. Os "mil dias do bebê", fase entre a concepção do bebê até seus dois anos, é um período crucial para o crescimento e o desenvolvimento infantil, além de propício à promoção da saúde e prevenção das principais doenças bucais. No entanto, na literatura consultada, não se identificou material educativo que abordasse a DF neste período. Este trabalho descreve a elaboração do material educativo "Guia de saúde bucal sobre os primeiros mil dias do bebê com Doença Falciforme" voltado aos responsáveis, como etapa da pesquisa no mesmo tema. Para isto, após a seleção do tema e do público-alvo, realizou-se busca bibliográfica, documental, de normativas nas instituições de saúde relacionadas, nas associações das especialidades, bem como nas ilustrações sobre o tema para aproximar do cenário real. Uma ilustração do guia, por exemplo, mostra o campo na caderneta da criança, referente ao "teste do pezinho", a principal estratégia para o diagnóstico da DF em bebês. Três professores especializados nas temáticas revisaram o material, seguidos por outros cinco experts (três dentistas, uma enfermeira especializada em saúde da criança e uma pedagoga). Por conseguinte, obteve-se um guia orientador tipo e-book, autoexplicativo, ilustrado, aplicado às atividades de promoção da saúde e prevenção das principais doenças bucais para bebês com DF.
O guia sobre saúde bucal sobre os primeiros mil dias do bebê com Doença Falciforme foi elaborado.
PE022 - Pesquisa em Ensino
Área: 7 - Estomatologia
Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Capacitação de dentistas da rede pública para realização de biópsias: um estudo preliminar
Leticia de Nardin, Liliana Wolf Braun, Camila Alves Ferri, Marco Antonio Trevizani Martins, Manoela Domingues Martins, Juliana Romanini, Vinicius Coelho Carrard
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo quase-experimental com pré e pós-teste foi avaliar a autopercepção de capacidade de realizar biópsias entre dentistas da rede pública de saúde de um município do Rio Grande do Sul (RS). Uma intervenção educacional foi implementada a partir de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde de Porto Alegre e de Sapucaia do Sul com o Projeto Maio Vermelho (Luta contra o câncer de boca no RS) em Abril/2024. Inicialmente, um questionário (Google Forms) foi aplicado para avaliar as percepções dos participantes em relação ao preparo para realizar biópsias. Neste instrumento, eles expressavam a sua autopercepção (1=muito pouco preparado(a), 10=muito preparado (a)) em relação a quatro casos (fibroma, granuloma piogênico, líquen plano e carcinoma espinocelular). Essa mesma pergunta foi aplicada em relação a cada etapa do procedimento de biópsia. Em seguida, foi aplicada a intervenção educacional que consistiu em 5 aulas teóricas e 2 práticas, totalizando 18 horas. Após, aplicou-se o pós-teste, repetindo a abordagem inicial. A amostra contou com 10 dentistas da atenção básica do município de Sapucaia do Sul/RS. Após o curso, houve um aumento médio de 2,7 pontos no escore de autopercepção de preparo para realizar biópsia (Teste t de Student, p<0,01), que não foi estatisticamente significante para o caso de carcinoma espinocelular.
Conclui-se que uma ação de educação permanente é capaz de preencher a lacuna de formação em relação ao ensino do procedimento de biópsia, capacitando profissionais da rede à realização do diagnóstico do câncer bucal. Mais estudos são necessários para confirmar esses resultados em amostras de outras regiões.
PE023 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Expectativas dos alunos do último período em Odontologia da UERJ em relação ao mercado de trabalho antes e após a pandemia da COVID-19
Bruno Moreira das Neves, Rafaela Amarante de Andrade Vieira, Klaus Barretto Dos Santos Lopes Batista
De Odontologia Preventiva e Comunitária UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo avaliou expectativas de alunos do último período de graduação em Odontologia da UERJ sobre mercado de trabalho e o curso realizado antes e após a pandemia da COVID-19. Foram realizadas comparações percentuais entre os grupos em que os questionários foram aplicados (G1= 2019; G2= 2024). Houve predomínio do sexo feminino com médias de idade semelhantes (G1= 23,62; G2 = 23,79). Para prosseguimento da carreira, a maioria pretendia conciliar trabalhos (G1= 71%; G2= 75%), com preferência por concurso público (G1= 47%; G2= 43%) e clínica privada (G1= 22%; G2= 20%). No G1, o interesse em realizar algum curso foi maior para especialização (32%) de maneira imediata (47%), com predileção por prótese dentária (17,5%); enquanto no G2, houve aumento no interesse em se especializar (49%) imediatamente (54%) em dentística (16%). As pretensões salariais se mantiveram de 2 a 5 salários mínimos (G1 = 60%, G2 = 69%); sendo que no G1, 44% precisavam trabalhar imediatamente para o sustento, enquanto no G2, a maioria (40%) relatou apoio familiar. A maioria dos participantes do G1 (57%) considerou a duração do curso insuficiente, mas correspondendo às expectativas (81%); nenhum aluno se sentiu completamente preparado para exercer a profissão; enquanto no G2, a maioria (45,8%) considerou o curso suficiente, mas com necessidade de mais práticas, também correspondendo às expectativas (87%) com aumento para 16% se sentindo completamente preparados. A principal motivação profissional para ambos foi cuidar da saúde das pessoas.
A maior expectativa é trabalhar em paralelo nos serviços público e privado, e a pandemia da COVID-19 não impactou nas expectativas salariais, motivações e de continuidade dos estudos imediatamente após a formação. CAPES 001
(Apoio: CAPES N° 001)
PE024 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Conhecimento e percepção de graduandos da área de saúde sobre o atendimento clínico da população LGBT+
Thamyres Magalhaes Monteiro, Gabriel Nunes de Paula, Karen Brisson Suarez, Fabiano Luiz Heggendorn, Flávio Rodrigues Ferreira Alves, Cristine da Silva Furtado Amaral
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção dos estudantes dos cursos de saúde da Universidade do Grande Rio/Afya, sobre sua preparação para atendimento clínico da população LGBT+. O estudo foi formado por uma amostra de conveniência de estudantes de Medicina e Odontologia da UNIGRANRIO (Duque de Caxias e Barra da Tijuca) e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Parecer: 6.164.229). A participação na pesquisa foi realizada on-line, através de questionário com 12 perguntas sobre: nível de conforto, atitude e treinamento no atendimento. Foram obtidas 107 respostas, sendo 56 de estudantes de Medicina (42 mulheres e 14 homens) e 51 de Odontologia (35 mulheres e 16 homens), com idade média de 25,42 anos (±6,92). A maioria dos participantes era heterossexual e solteira. Sobre o nível de conforto, os estudantes se sentem confortáveis em discutir saúde sexual com os pacientes LGBT+ (62,6%) e sentem-se à vontade para tratar pacientes lésbicas, gays, bissexuais, queers (85%) ou trans (79,4%). Ao todo, 97,7% dos estudantes acreditam que é responsabilidade dos profissionais de saúde cuidar dessa população e 43,9% discordam que é possível identificar um paciente LGBT+ só de olhar para ele. Os estudantes de Medicina se sentem menos preparados (5,4%) para o cuidar dessa população quando comparados aos de Odontologia (17,6%), porém estudantes de ambos os cursos relataram a necessidade de adaptação de conteúdos acadêmicos voltados para este tema (63,6%). A maioria dos estudantes (86%) demonstrou interesse no aprendizado sobre questões de saúde LGBT+.
Observou-se a necessidade de uma atualização curricular com olhar para a população LGBT+, garantindo desta forma o preparo dos futuros profissionais de saúde no tratamento inclusivo à essa população.
PE026 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Análise da percepção de estudantes de Odontologia sobre o uso de vídeos instrucionais como ferramenta didático-pedagógica
Antônio Lopes Junior, Antonio Carlos Pacheco Filho, Ana Carla Layber Porto, Cléa Adas Saliba Garbin, Karina Tonini dos Santos
Ciências Odontológicas UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Os vídeos instrucionais vêm sendo utilizados como instrumentos de ensino odontológico nos últimos anos, ganhando destaque nas aulas remotas em tempos de pandemia, porém, ainda existem lacunas acerca da sua utilização. Portanto, o objetivo do presente estudo foi analisar a percepção de estudantes de Odontologia sobre o uso de vídeos instrucionais como ferramenta didático-pedagógica. Para tanto, foi confeccionado um vídeo sobre sífilis e suas manifestações bucais. Posteriormente, os estudantes matriculados no primeiro e segundo ano do curso de Odontologia de uma Universidade Federal brasileira foram expostos ao vídeo e responderam a um questionário semiestrutrado, com perguntas fechadas. As análises demonstraram que do total de estudantes 56 (88,89%) concordaram que esse recurso foi válido como um instrumento facilitador da compreensão do conteúdo, 60 estudantes (95,24%) concordaram totalmente que esse recurso auxiliou no entendimento da fala do professor, 50 estudantes (79,37%) concordaram totalmente que o video facilitou a discussão no momento presencial e 28 estudantes (44,45%) discordavam parcialmente ou completamente sobre a ferramenta substituir a presença do professor em sala de aula.
Sendo assim, conclui-se que os vídeos institucionais possuem um importante papel na transmissão de informações, podendo potencializar o aprendizado e representar um instrumento educacional inovador.
PE028 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Avaliação da qualidade do conteúdo sobre saúde bucal nos livros de ciências do ensino público pelo Programa Nacional do Livro Didático
Mayara Oliveira Candido, Ronald José Serafim, Manoelito Ferreira Silva-Junior, Angela Scarparo
PPGO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE- PÓLO NOVA FRIBURGO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo teve por objetivo analisar a qualidade do conteúdo sobre saúde bucal nos livros didáticos de ensino público infantil e fundamental no Brasil. Trata-se de um estudo documental descritivo com abordagem quantitativa. Para a extração de dados foram selecionados os livros de ciências disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A análise foi realizada por duas pesquisadoras independentes através da utilização do Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES), utilizando a escala do tipo Likert de concordância de três pontos. Foram encontradas 20 coleções (34 livros) da educação infantil (PNLD 2022), 14 coleções (70 livros) do ensino fundamental I (PNLD 2023) e 14 coleções (56 livros) do ensino fundamental II (PNLD 2024). Dos 160 livros, houve acesso digital a 154. Foi identificado que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não possui objetivos específicos em saúde bucal para o 2º, 6º e 8º anos. Dentre os 18 itens de avaliação do IVCES, distribuídos nas categorias objetivos (5 itens), estrutura/apresentação (10 itens) e relevância (3 itens), observou-se a qualidade avaliada pela concordância total em 17% dos itens, sendo de 12% para livros do ensino infantil, 24% no ensino fundamenta I e 9% no fundamental II. Na análise geral a concordância total foi de 16% para objetivo, 20% na estrutura e 11% na relevância do conteúdo.
Pôde-se concluir que houve baixa qualidade no conteúdo de saúde bucal disponibilizado nos livros didáticos de ciências do ensino público, além da falta de continuidade dos conteúdos.
PE029 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Atenção à saúde bucal de pessoas com deficiências: uma análise de sua influência para formação de cirurgiões-dentistas
Leticia Milena Ferreira da Silva, Flávia Maia Silveira, Esther Moreira Carvalho, Fernanda Luiza da Silva, Sara Martins da Costa, Andréa Videira Assaf
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE- PÓLO NOVA FRIBURGO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Avaliar a influência da atenção à saúde bucal de Pessoas com deficiência (PcD) de ordem física ou cognitiva na formação de estudantes de odontologia do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. O estudo é observacional, transversal, de cunho quantitativo e qualitativo, realizado com questionário semiestruturado, direcionado a alunos do último ano da graduação de faculdades públicas e privadas no estado. A análise dos dados foi feita com teste Qui-quadrado ou Exato de Fisher, em nível de significância de 5%. Resultados (parciais) Obtiveram 273 participantes, sendo maioria do sexo feminino (75,8%), com idade entre 21 e 30 anos, branca (61,5%) e parda (25,3%). A variável de desfecho, formação voltada para PcD durante a graduação, apresentou relação significativa com as seguintes variáveis: Competência técnica para atendimento de baixa complexidade (<0,001), Competência técnica para atendimento de média e alta complexidade (<0,001), Competência para organização e gestão do ambiente de trabalho (<0,001), Formação pedagógica adequada para atendimento à PcD (0,016), Sentimento de pena, medo ou preconceito em relação aos PcD (0,003), Aptidão para a realização de tratamento humanizado aos PcD (<0,001).
Observa-se maior segurança dos estudantes para a atenção em saúde bucal de PcD quando existe, na faculdade, uma formação específica na área. O mesmo ocorre na competência para organização e gestão do espaço de trabalho, atenção humanizada e diminuição de sentimentos de pena, medo e preconceito. É fundamental um currículo que promova a experiência do cuidado direcionado para PcD. Entretanto, o debate deve ir além, considerando a forma como o conteúdo pode ser experienciado: Disciplinas obrigatórias, optativas, teóricas ou práticas.
PE030 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Treinamento de graduandos para prática da inclusão e letramento em saúde bucal de crianças e adolescentes com deficiência visual
Sara Cristina da Silva Passos, Laura Silva Bertoqui, Marina Celani Guedes, Giuliany Scari de Souza, Carolina Borio Dode, Patrícia de Andrade Risso
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O letramento em saúde bucal (LSB) de pessoas com deficiência ainda é um assunto pouco explorado nas Faculdades de Odontologia. Objetivou-se descrever atividades voltadas para a sensibilização e treinamento de graduandos em Odontologia acerca do desenvolvimento e execução de ações de inclusão por meio do letramento em saúde bucal (LSB) para crianças/adolescentes com deficiência visual (CADV). Inicialmente, os graduandos fizeram estudo teórico sobre o LSB e as especificidades do público-alvo (CADV). O cenário prático foi uma escola para CADV e as ações foram estruturadas em (1) treinamento do graduando (estímulo à crítica construtiva entre pares, aulas expositivas/invertidas, estudos de casos, leitura de artigos, relatórios, feedbacks, orientação individual e coletiva), com a perspectiva de que o processo de educação não deveria limitar-se a dizer as CADV o que deveriam fazer, mas em dar condições de tomarem suas próprias decisões; (2) aproximação graduando-CADV, com entendimento das relações sociais, a quebra de preconceitos e construção de atividades de educação em saúde bucal, uso do método Teach-Back, produção de materiais educativos odontológicos (música, cartilha, podcast), estímulo à comunicação simples, clara e assertiva na relação profissional paciente, audição ativa e visão holística do paciente; (3) aplicação das atividades de LSB e avaliação da transformação da realidade das CADV a partir da modificação do comportamento, via novos conhecimentos.
As ações aspiraram ao aprendizado, letramento e crescimento pessoal e profissional através de um olhar mais holístico, inclusivo e menos tecnicista. A estratégia didático-pedagógica permitiu treinar os futuros profissionais na função de educadores em saúde.
(Apoio: FAPERJ N° 210.933/2024 | CARREFOUR N° PB 202303 427 - CRF_ALPB_2023_443 FAPERJ 210.933/2024)
PE031 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Percepção dos egressos stricto sensu em odontologia quanto ao mercado de trabalho
Valéria Medeiros Claudino, Roberto de Souza Teodoro Junior, Ana Cláudia Oliveira Teles, Patricia Furtado Gonçalves, Dhelfeson Willya Douglas-de-Oliveira, Amanda Karolina Monteiro de Souza, Olga Dumont Flecha, Lia Dietrich
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Esta pesquisa avaliou, através de questionário online, o perfil dos egressos Stricto sensu em Odontologia da UFVJM, que participaram do programa no período de 2010 a 2023, onde incluiu o grau de satisfação e o tipo de vínculo empregatício atual. Neste período foram registrados 79 egressos, onde 68 responderam ao questionário e participaram da pesquisa (10 não retornaram e 1 se recusou a participar): 51,5% disseram atuar como docentes. Sobre as atividades profissionais listadas, 26,5% como docentes no setor privado, 20,6% no setor público, 36,6% afirmou atuar em mais de uma. 38,24% afirmaram pouca dificuldade no reposicionamento profissional após conclusão do curso. Contudo, alguns egressos relataram insatisfação com a perda de habilidades práticas (devido ao regime de dedicação exclusiva), mercado de trabalho saturado e ausência de vagas atrativas.
Diante das respostas, observa-se que a avaliação oriunda dos egressos dentro do programa é importante e se faz necessária, pois pode subsidiar mudanças na gestão do programa e na atualização das disciplinas assim como na estrutura da grade curricular. Analisando as dificuldades e insatisfação, observa-se a necessidade prévia à inserção no programa Stricto sensu de conhecimento do direcionamento profissional que este tipo de pós-graduação se propõe (perfil do programa) pelo inscrito e orientações quanto ao possível mercado de trabalho, porém investimentos ou estratégias para a absorção de Mestres e Doutores no mercado de trabalho precisam ser empregados visto a crescente procura e formação na última década.
(Apoio: CAPES)
PE032 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 06/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Dental case: um serious game como recurso educacional no ensino em Odontologia
Cadidja Dayane Sousa do Carmo, Josiely Araújo Nogueira, Lorena Lúcia Costa Ladeira, Mario Antonio Meireles Teixeira, Cecilia Claudia Costa Ribeiro, Ana Estela Haddad , Eulla Pamela Nascimento do Lago, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Avaliar um serious game enquanto recurso educacional de Odontologia por meio da experiência do usuário. Estudo transversal, de avaliação da usabilidade e da jogabilidade de um serious game para o ensino em Odontologia. O Dental Case conta com 44 casos clínicos (português e inglês), com etapas de anamnese até a comunicação ao paciente, como atendimento odontológico na Atenção Primária à Saúde (SUS). Foi desenvolvido e disponibilizado gratuitamente por meio dos sistemas operacionais iOS e Android, como produção da Universidade Aberta do SUS/Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA). Participaram do estudo acadêmicos (n=103) do curso de graduação/pós-graduação de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão e da Universidade de São Paulo, que jogaram e avaliaram o Dental Case. O instrumento de pesquisa foi desenvolvido com base no Questionário de Usabilidade do Sistema Pós-estudo validado (PSSUQ). Para análise estatística descritiva utilizou-se o Stata 14.0. Quanto à satisfação dos usuários, 44,76% dos usuários afirmaram estar satisfeitos com a facilidade de uso do game e 59,62% sentiram-se confortável usando/jogando. Para 56,19%, as informações de ajuda online e mensagens fornecidas no game foram encontradas facilmente. Quanto à avaliação da interface e funções do game, para 59,05%, as cores, gráficos, imagens e linguagem eram agradáveis. Ademais, destacaram a importância do feedback automático, sugeriram a inclusão de mais casos clínicos e de mais perguntas ao paciente.
O Dental Case mostrou-se um recurso educacional potente e significativo junto ao seu público-alvo, com relevante satisfação e aceitação pelos usuários, que contribuíram com a identificação de suas potencialidades e de melhorias futuras ao software.
(Apoio: FAPs - FAPEMA | Ministério da Saúde)