RESUMOS APRESENTADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PE001 a PE020 ]
 17 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 10


PE001 - Pesquisa em Ensino
Área: 1 - Anatomia

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Desenvolvimento de aplicativo para dispositivos móveis desenhado para auxiliar atividades de ensino de anatomia humana
Amanda Silva Passos, Priscilla Maria Fernandes Abdala de Alencar, Luís Gustavo Souza Santos, Mila Roselaine Lima de Assunção, Ana Beatriz Duarte Fonseca, José Vitor de Sousa Nascimento, Vandilson Pinheiro Rodrigues
CCBS UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi descrever o desempenho em plataformas digitais de uma aplicação desenvolvida para ajudar os estudantes de saúde a aprender conteúdos de anatomia humana. Este estudo descritivo coletou dados de desempenho de indicadores de download e número de usuários cadastrados de um aplicativo para dispositivos móveis desenvolvido na linguagem de programação Dart e disponibilizada para os sistemas Android e iOS. O Anatomania App foi desenvolvido com uma abordagem multifacetada para o ensino da anatomia humana, incluindo recursos como quizzes, lições em texto, vídeos explicativos e flashcards. Estas opções podem ser ajustadas de acordo com as preferências e definições individuais. Esta aplicação móvel teve um total de 85.807 downloads e 82.839 usuários registados, com uma elevada frequência de uso em países de língua portuguesa como o Brasil, Angola, Portugal e Moçambique. Análises do conteúdo por depoimentos enfatizaram as características de interatividade e estímulo à participação do usuário na construção de novos conteúdos para o aplicativo.

Esta aplicação educativa demonstrou ter potencial para promover uma abordagem mais eficaz e interativa na aprendizagem da anatomia. Estudos futuros devem ser elaborados para investigar o impacto destas tecnologias no desempenho prático dos estudantes de saúde no ensino da anatomia.

(Apoio: CAPES  N° Finance code 001)
PE002 - Pesquisa em Ensino
Área: 1 - Anatomia

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Implantação, Atuação e Relevância do Biobanco de Dentes Humanos da FOUSP: Uma Abordagem Abrangente para o Ensino e Pesquisa em Odontologia
Gabriela Ferreira, Isabelle Elise Squillace Mendes, Beatriz Cavanha Valverde Vaz, Maria Clara de Souza, Ana Carolina Cheron Gentile, José Carlos Pettorossi Imparato, Karla Mayra Pinto e Carvalho Rezende
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Biobanco de Dentes Humanos (BDH) nas instituições brasileiras de ensino odontológico demonstra ser o melhor caminho para atender à legislação vigente referente à pesquisa envolvendo seres humanos e à utilização de órgãos dentários. O BDH possui a função primária de proteger seus alunos contra a ilegalidade na obtenção de dentes humanos para a realização de atividades acadêmicas e pesquisas. O objetivo deste trabalho é descrever o processo de organização e funcionamento do Biobanco de Dentes Humanos da FOUSP, abrangendo não apenas a definição dos aspectos fundamentais, como o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e os Termos de Doação, mas também informações relativas ao sujeito e às amostras, etapas de coleta, processamento, armazenamento, distribuição e descarte de material biológico humano. Protocolos para cada uma das etapas foram criados visando facilitar e agilizar os processos, bem como manter um padrão de qualidade e manutenção das amostras do BDH.

Concluímos que este é um trabalho dinâmico e fundamental, e é decisivo que essa ideia seja cada vez mais adotada em todas as escolas de Odontologia, a fim de promover a conscientização da população e dos profissionais para que estes contribuam e realizem as doações dos dentes de maneira adequada para que estes sejam reaproveitados para pesquisas científicas e ensino.

(Apoio: PUB)
PE003 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Fundamentação do uso da casca do ovo como modelo ilustrativo pedagógico da importância do uso de fluoreto no controle da cárie
Larissa Caroliny de Brito Benedito, Antônio Pedro Ricomini Filho, Cínthia Pereira Machado Tabchoury, Jaime Aparecido Cury
Cariologia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A dissolução ácida do esmalte dentário pode ser observada visualmente através do desprendimento de dióxido de carbono (CO2), mas o esmalte contém apenas 2,5% de carbonato. Desde 1990, a casca do ovo de galinha tem sido utilizada no Brasil em feiras de ciência e no ensino para ilustrar como o fluoreto (F) reduz a dissolução química do esmalte. Quando a metade de um ovo tratada com gel fluoretado (F-gel) é imersa em vinagre, observa-se um grande desprendimento de borbulhas de CO2 da metade não tratada. Este fenômeno ocorre devido à presença de calcita (CaCO3) na casca e supõe-se que a metade tratada com F-gel não se dissolva porque o F reagiu com o minerais da casca, formando na superfície um escudo protetor de produtos de reação tipo fluoreto de cálcio ("CaF2"). O objetivo deste estudo foi determinar a concentração de "CaF2" formado na casca de ovos tratados com F-gel. A metade de ovos de galinha (n=5) foi tratada com F-gel (1,23% F, pH 3,5) por 5 min, enquanto a outra metade não recebeu tratamento (Controle). Seções das metades das cascas dos ovos controle e tratada foram coletadas e "CaF2" foi extraído da superfície externa dos ovos usando álcali. O extrato foi neutralizado-tamponado e o F foi analisado com eletrodo íon específico para F. A seguir, a concentração formada de F tipo fluorapatita (FAp) foi determinada após extração ácida. A maior parte do F formado (µg F/cm2) foi do tipo "CaF2", cujas concentrações foram de 0,6±0,1 e 90,2±12,4 (média±dp;n=5), respectivamente nas superfícies da casca do ovo controle e tratada (p<0,05). Esta demonstração pode ser feita com dentifrício fluoretado (NaF), mas requer maior tempo de tratamento.

Os resultados dão sustentação científica ao uso da casca de ovo como um recurso para ilustrar o efeito do fluoreto no esmalte.

(Apoio: CNPq  N° 314765/2020-4   |  CNPq  N° 422626/2021-3  |  CAPES  N° 001)
PE004 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Desenvolvimento de ChatBot auxiliar para estudantes de Odontologia para o atendimento clínico de pacientes com comorbidades sistêmicas
Valentin Martinez Kenan, Ester Gallo Silva, Rogério Heládio Lopes Motta, Juliana Cama Ramacciato
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente trabalho teve como objetivos: a) desenvolver uma plataforma digital no formato de ChatBot para auxiliar estudantes de Odontologia no atendimento de pacientes com comorbidades sistêmicas; b) avaliar a percepção de estudantes de Odontologia sobre o ChatBot desenvolvido. Foram convidados a participar do estudo 50 estudantes do último período de um curso de Graduação em Odontologia. Na primeira etapa do estudo foi desenvolvido uma plataforma digital no formato de ChatBot integrando perguntas relacionadas às condições sistêmicas de pacientes odontológicos e possíveis implicações para a tomada de decisão dos estudantes nas atividades clínicas (ex.: escolha de solução anestésica, necessidade de profilaxia antibiótica e prescrição para o controle de dor pós-operatória). Após o processo de validação, o ChatBot foi utilizado pelos estudantes durante 1 mês, e após este período foi aplicado um questionário (com escala Likert de 1 a 5) para avaliar a percepção geral dos estudantes sobre o ChatBot desenvolvido. Foi possível observar que o ChatBot agilizou o atendimento na clínica para os estudantes (4,72±0,3). Também foi observado que o ChatBot estimulou os estudantes a realizarem uma anamnese melhor dos seus pacientes (4,58±0,2). Além disso, os estudantes também relataram que a plataforma digital proporcionou novas informações para a prática clínica (4,28±0,2).

Concluiu-se que os estudantes tiveram uma percepção positiva sobre o ChatBotl desenvolvido, o que sugere o uso deste recurso digital para o aprimoramento do ensino dos estudantes de Odontologia no atendimento de pacientes com comorbidades sistêmicas em clínicas de graduação.

PE005 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Proposta de sistema digital em Chatbot para obtenção de informações de pacientes atendidos em clínicas de graduação
Ester Gallo Silva, Valentin Martinez Kenan, Juliana Cama Ramacciato, Rogério Heládio Lopes Motta
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Atualmente é cada vez mais comum a presença de pacientes com comorbidades sistêmicas em clínicas de graduação, o que torna necessário o desenvolvimento de recursos digitais que possam otimizar a obtenção de informações para o preenchimento de prontuários clínicos em clínicas de ensino. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivos: a) desenvolver um chatbot integrado para obtenção de informações de pacientes; b) avaliar a percepção de pacientes odontológicos sobre o chatbot desenvolvido. Foram avaliados 50 pacientes que foram divididos em 2 grupos: Grupo 1 (n=25): Pacientes do sexo feminino; Grupo 2 (n=25): Pacientes do sexo masculino. Na primeira etapa do estudo foi desenvolvido um chatbot integrando perguntas relacionadas às condições sistêmicas e possíveis implicações com o tratamento odontológico (como na escolha de solução anestésica, por exemplo). Após esta etapa foi aplicado um questionário para avaliar a percepção geral sobre o sistema digital desenvolvido. Os resultados obtidos foram submetidos ao teste T de Student com nível de significância de 5%. Foi possível observar que a maioria dos participantes de ambos os grupos tiveram uma percepção positiva do chatbot desenvolvido (p>0,05). Além disso, a maioria dos participantes também relatou que o chatbot mostrou quais são os riscos do atendimento odontológico em pacientes com a saúde comprometida, dentre outras vantagens (p>0,05).

Concluiu-se que os participantes tiveram uma percepção positiva sobre o chatbot desenvolvido, o que sugere o uso deste recurso digital para otimizar o uso de informações de pacientes em clínicas de graduação.

PE006 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Desenvolvimento de material informativo e avaliação do conhecimento de pacientes odontológicos sobre hipertensão arterial
Luana Rivelli Fenandes, Cristiane de Cássia Bergamaschi, Juliana Cama Ramacciato, Rogério Heládio Lopes Motta
Campinas FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Estudos demonstram que muitas pessoas não possuem o conhecimento adequado sobre hipertensão arterial e os problemas que essa doença pode acarretar, inclusive no tratamento odontológico. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivos: a) desenvolver um material informativo sobre hipertensão arterial para pacientes odontológicos; b) avaliar o conhecimento sobre hipertensão arterial e a percepção de pacientes odontológicos sobre o material desenvolvido. Foram avaliados 50 pacientes atendidos em clínica de graduação que foram divididos em 2 grupos: Grupo 1 (n=25): pacientes do sexo feminino; Grupo 2 (n=25): pacientes do sexo masculino. A parte experimental foi realizada em 2 fases. Na primeira fase foi aplicado um questionário para avaliar o nível de conhecimento dos pacientes sobre hipertensão arterial. Na segunda etapa foi aplicado um questionário para avaliar a percepção dos pacientes sobre o material informativo desenvolvido. Os resultados obtidos foram submetidos aos testes do Qui-Quadrado, Exato de Fisher e teste T de Student com nível de significância de 5%. Foi possível observar que 10% dos voluntários não sabia os níveis de pressão arterial de normalidade (p<0,05). Na segunda fase foi observado que a maioria dos participantes de ambos os grupos tiveram uma percepção positiva do material desenvolvido (p>0,05). Além disso, a maioria dos participantes também relatou que se sentiu mais motivado a saber mais sobre hipertensão arterial após consultar o material informativo (p>0,05).

Concluiu-se que os participantes tiveram uma percepção positiva sobre o material desenvolvido, o que sugere o uso deste recurso para o aprimoramento do conhecimento de pacientes hipertensos atendidos em clínicas de graduação.

PE007 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Proposta de ensino com uso de prancha hospitalar para realização de manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) na cadeira odontológica
Marco Fiori Junior, Juliana Cama Ramacciato, Roberto Salvador Martins, Marcelo Amade Camargo, Daniel Gonçalves Campos, Rogério Fortunato de Barros, Rogério Heládio Lopes Motta
Pós-Graduação FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

No contexto odontológico ainda não existe um consenso se as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) podem ser realizadas com a vítima apoiada na cadeira odontológica. Desta forma, o objetivo deste estudo foi avaliar o uso de prancha hospitalar para o ensino de manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) na cadeira odontológica. Quarenta voluntários previamente treinados participaram do estudo e realizaram as manobras de RCP em robô simulador (Ressusci Anne Simulator - LAERDAL®) representando um paciente odontológico em três condições: G1 - com o robô simulador na cadeira odontológica (n = 40); G2 - com o robô simulador na cadeira odontológica e com apoio da prancha na região torácica (n=40) e G3 - com o robô simulador deitado no chão (n = 40). A ordem das avaliações foi determinada de forma randomizada. Cada voluntário realizou 5 ciclos de compressões cardíacas e ventilações (30x2) em cada condição, e o desempenho da realização das manobras foi avaliado pelo programa Session Viewer®. Os dados foram submetidos aos testes de Freedman e Qui-quadrado, com um nível de significância de 5%. Os voluntários obtiveram melhores desempenhos nos parâmetros proporção de compressões cardíacas com profundidade adequada, profundidade média das compressões cardíacas, proporção de compressões com retorno total do tórax e frequência média de compressões por minuto em G2 e G3 (p>0,05), e pior desempenho nos parâmetros avaliados em G1 (p<0,05). Em relação à qualidade geral da RCP realizada, o desempenho dos voluntários também foi melhor em G2 e G3 em relação a G1 (p<0,05).

Os resultados sugerem que o uso de prancha hospitalar como apoio do paciente na cadeira odontológica pode ser empregado no ensino de manobras de RCP para estudantes de Odontologia.

PE008 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O uso do ChatGPT para escrita científica em Odontologia: uma opção viável ou devaneio?
João Felipe Garcia Pacheco da Costa, Jônatas Alves Silveira, Nilton Alves, Caroline Brenner, Jeniffer Zettermann
Ciências da Saúde CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi realizar uma análise crítica do desempenho do programa ChatGPT 3.5 ao desenvolver uma monografia em Odontologia. A análise qualitativa foi feita seguindo as etapas: Escolha de um tema; Seleção manual de estudos por pesquisador experiente sobre o tema; fornecer comandos pré-estabelecidos para que o software escreva a introdução, revisão de literatura e conclusão; análise crítica por equipe de especialistas sobre as informações escritas pelo software, pontuando pontos positivos e negativos baseado nas evidências científicas atuais; análise crítica do uso das referências fornecidas e de "alucinações" (invenção de informações sem referencial teórico existente). Todas as respostas fornecidas pelo ChatGPT foram descritas de maneira literal em um programa de texto. O tema escolhido foi de manejo comportamental. Foram selecionados cinco artigos sobre o tema. Após análise dos textos fornecidos pelo ChatGPT, foi identificado que a plataforma foi útil na síntese das informações, escreveu de maneira coesa pontos mais simples, não conseguiu se aprofundar em temas técnicos e científicos e criou "alucinações" de modo sistemático.

Conclui-se que a plataforma ChatGPT possui capacidade de compilar e resumir informações sobre temas em Odontologia. Todavia, não é indicada para a escrita de monografias, pois inventa informações fictícias, que podem levar a decisões clínicas erradas, interferindo em tratamentos de saúde que impactam na qualidade de vida dos pacientes. Recomenda-se o uso do software com cautela, verificando referências de maneira manual por parte do profissional, identificando e contextualizando as informações dentro da correta prática baseada em evidências científicas.

PE009 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Impacto da campanha O Endereço da Fada do Dente na doação de dentes humanos pós-pandemia e sua sistemática no Biobanco de Dentes de Humanos
Isabelle Elise Squillace Mendes, Gabriela Ferreira, Maria Clara de Souza, Beatriz Cavanha Valverde Vaz, Ana Carolina Cheron Gentile, José Carlos Pettorossi Imparato, Karla Mayra Pinto e Carvalho Rezende
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

No início do ano de 2019, a ideia de realizar um projeto para incentivar a doação de dentes decíduos e permanentes visando aumentar sua disponibilidade para pesquisas e ensino foi concretizada. Dessa forma, de maneira lúdica e interativa, a campanha O Endereço da Fada do Dente ganhou vida na Universidade de São Paulo. Durante dez meses de campanha, a FOUSP recebeu cartas de diversos estados brasileiros e algumas de outros países. As doações totalizaram sete mil duzentos e noventa e nove dentes, sendo a maioria dentes decíduos e terceiros molares. Com a pandemia e o fechamento da escola o projeto ficou estagnado, sendo reativado no segundo semestre de 2022. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi analisar o impacto da campanha após a pandemia baseado no número de cartas recebidas e da interação do público através da rede social Instagram. Concluímos que até o mês de abril de 2024 foram recebidas 45 cartas e realizadas 33 postagens no instagram com crescimento de 27,5% de contas alcançadas e 121% de contas com engajamento.

Dessa forma, conclui-se que as mídias sociais e a internet oferecem inúmeras oportunidades para os cirurgiões-dentistas se conectarem diretamente com seus pacientes, além de ajudar pesquisadores na divulgação de conteúdo científico para o público leigo e outras pessoas da área odontológica, promovendo avanços na educação dos pacientes e dos profissionais da área, na pesquisa científica, no atendimento ao paciente revisado por pares e nas informações sobre cuidados e a importância da doação de dentes para estudos e pesquisas.

(Apoio: Programa Unificado de Bolsas (PUB))
PE010 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Desenvolvimento de ferramentas de ensino-aprendizagem em Cariologia usando gamificação e co-design mediado pela percepção dos usuários
Mariana Paes Muro, Gabriele de Oliveira, Lucas Freitas Carnevali, Jhandira Daibelis Yampa-vargas, Gabriela do Manco Machado, Laura Regina Antunes Pontes, Mariana Minatel Braga
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O treinamento laboratorial tutorado em detecção de cárie tem mostrado resultados promissores em diversos centros (Braga et al., 2017). Essa metodologia é complementar à aula teórica expositiva e inclui discussão de casos clínicos mostrados em fotos. Este trabalho tem por objetivo relatar o desenvolvimento de uma nova proposta para desenvolvimento de habilidades práticas e de tomada de decisão relacionadas à detecção de lesões de cárie, incluindo, à atividade original, uso de recurso gamificado, no qual treze casos clínicos são apresentados com diferentes formas de pergunta. As respostas dos alunos no jogo são o ponto de partida e estes devem defender suas respostas. Assim, os tutores, mediadores da atividade, se utilizam desses recursos para desenvolver os objetivos da atividade de se trabalhar os tópicos em estudo. Recentemente, perguntas intermediárias, para trazer a percepção e dificuldade dos alunos, foram incorporadas ao jogo como uma forma de guiar os tutores no bloco seguinte de treinamento (co-design). Criou-se, assim, um mínimo produto viável (MVP) - jogo em detecção de cárie. Oito turmas já utilizaram o recurso gamificado com sucesso para substituir o anteriormente feito com slides de fotos clínicas. Uma turma já utilizou o recurso de co-design, o qual se mostrou interessante para lapidar a atividade, ressaltando, ao longo da mesma, novos pontos de dificuldade a serem trabalhados. Um maior engajamento dos alunos também tem sido notado em função do espírito competitivo.

O MVP criado representa potencial avanço de uma estratégia pedagógica em Cariologia já bem-sucedida, permitindo a inclusão de recursos educacionais inovadores e explorando potencialidades deles, além da visão do usuário poder ser incorporada no recurso.

(Apoio: CNPq  N° 400736/2014 - 4  |  PUB - USP  |  PIBIC - CNPq  N° 758)