Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2115 Resumo encontrados. Mostrando de 1341 a 1350


PN1269 - Painel Efetivo
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da remoção e extrusão de material obturador com e sem solvente em canais radiculares curvos com dois sistemas de instrumento único
Almeida EA, Almeida BM, Gonçalves LS, Provenzano JC
FACULDADES UNIDAS DE VÁRZEA GRANDE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi avaliar a remoção e extrusão de material obturador em canais curvos durante o retratamento utilizando para reinstrumentação os sistemas Reciproc e XPendo Shaper. Foram utilizados 40 raízes mesiais de molares inferiores, classe II de Vertucci, a remoção do material obturador foi feita com sistema D-Race associado ou não, ao eucaliptol. Para reinstrumentação foram usados sistemas de instrumento único: Reciproc ou XP-endo Shaper associados ou não ao solvente. A avaliação volumétrica de material obturador removido foi realizada a 4 e 10 mm da porção apical, e o volume de material extruído foi através de microtomografia computadorizada após a desobturação e reinstrumentação. Os dados foram analisados pelo teste ANOVA One-Way e post- hoc Tukey (p > 0,05). Os maiores valores médios encontrados para a remoção do material obturador pós reinstrumentação, a 10 mm, foram: 86,1% grupo XP-endo Shaper e 76,1% grupo Reciproc com eucaliptol, não apresentando diferença estatística significativa. Os grupos XP-endo Shaper e Reciproc expressaram os maiores valores, 69,2% e 63,2%, respectivamente a 4 mm apicais.

Concluiu-se que a associação de todos os sistemas avaliados ao eucaliptol não promoveu maior remoção de material obturador em raízes mesiais de molares inferiores classe II de Vertucci. Os sistemas de instrumento único, XP-endo Shaper e Reciproc apresentaram desempenho semelhante quanto a remoção de material obturador remanescente. Ambas as técnicas produziram volumes similares de material extruído.

PN1272 - Painel Efetivo
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da rugosidade, microdureza e micromorfologia de superfície do esmalte submetido ao clareamento com ozonioterapia gasosa
Campos FUF, Carvalho RR, Carlos NR, Vieira-Junior WF, Basting RT
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliaram-se os efeitos do tratamento clareador com peróxido de carbamida a 10% (PC) associado ou não à ozonioterapia gasosa (Oz) quanto à microdureza, rugosidade e micromorfologia do esmalte. Blocos de esmalte obtidos de dentes bovinos foram planificados e distribuídos em três grupos de tratamentos clareadores (n=10): PC - (Opalescence PF 10%; 1 hora por dia/ 14 dias); Oz - (Medplus V Philozon, 60 mcg/ mL e vazão de oxigênio de 1 L/ min) (1 hora por dia a cada 3 dias/ 3 sessões); PCO - PC com Oz (1 hora por dia a cada 3 dias/ 3 sessões). Ensaios de microdureza (Knoop), de rugosidade média (Ra) e da micromorfologia da superfície por microscopia eletrônica de varredura (aumento de 5.000x) foram efetuadas antes e após os tratamentos. ANOVA e teste de Tukey Kramer mostraram que Oz e PCO mantiveram os valores de microdureza do esmalte, enquanto que PC promoveu diminuição de microdureza ao final do tratamento (p=0,0087). Oz promoveu maior valor de microdureza do esmalte que os demais grupos ao final do tratamento (p=0,0169). Modelos lineares generalizados mistos para medidas repetidas no tempo mostraram que houve aumento da rugosidade de superfície para PC, apresentando maior rugosidade do esmalte ao final do tratamento em comparação ao PCO e Oz (p=0,0003). PC levou à presença de leves irregularidades da micromorfologia do esmalte após o tratamento clareador.

A ozonioterapia gasosa para tratamento clareador, associado ou não ao peróxido de carbamida, beneficiou as propriedades físicas e mecânicas de superfície do esmalte quando comparado ao tratamento clareador convencional.

PN1282 - Painel Efetivo
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Estabilidade da matriz dentinária pós tratamento com emulsão à base de óleo de Copaifera multijuga Hayne
Toda C, Gomes LSS, Passos VF, Mota ALM, Brasil GRL, Conde NCO, Hanan SA, Bandeira MFCL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo analisou a resposta elástica da dentina após biomodificação da matriz orgânica com a emulsão à base de óleo de Copaíba. Terceiros molares humanos hígidos extraídos foram seccionados e submetidos a desmineralização completa da dentina das amostras. O baseline foi realizado e os espécimes foram imersos em suas respectivas soluções para avaliações de tempo de imersão (30 e 60 minutos). O módulo de elasticidade (ME) foi avaliado imediatamente após a biomodificação e em 3, 7 e 14 dias após o tratamento, em teste de flexão com célula de carga de 5 N na velocidade de 0,5 mm /min. Os dados foram submetidos a análise estatística usando teste paramétrico de ANOVA três fatores mista, teste de Shapiro-Wilk (p > 0,05) e correção de Bonferroni. Todos os grupos apresentaram uma diminuição no ME e ao longo do tempo. Os espécimes imersos na solução de Emulsão à base de Copaíba apresentaram os maiores valores após 3 e 7 dias, sendo estatisticamente significante, quando comparado com T0 e 14 dias e entre as soluções de Água Destilada e Clorexidina 2 % no mesmo período (3 e 7 dias). Após 14 dias os valores de módulo de elasticidade foram iguais.

O tratamento do colágeno em 30 e 60 min de imersão, reduziu imediatamente o ME no entanto, a emulsão à base de Copaíba foi o grupo-teste que apresentou menor redução do ME e maior estabilidade ao longo tempo.

PN1283 - Painel Efetivo
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Própolis, um composto natural promissor para uso em Odontologia
Porto ICCM, Lôbo TLGF, Freire WP, Santos NB, Oliveira JMS, Fragoso LSM, Freitas JD, Nascimento TG
FACULDADE DE ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Própolis é um produto natural único. O objetivo desse estudo é apresentar um painel de estudos sobre uso clínico e em materiais dentários da própolis vermelha brasileira (PVB) em odontologia. PVB foi adicionada a (1) sistemas adesivos, (2) resina composta, (3) micellas para limpeza da cavidade, (4) nanopartículas para capeamento pulpar direto, (5) gel para mucosite oral e (6) periodontite. O extrato bruto de PVB e suas frações foram caracterizados e a ação antimicrobiana do extrato e materiais foi testada contra S mutans, Lactobacillus spp C Albicans, grau de conversão (GC), resistência à microtração (TBS), nanoinfiltração, permeabilidade da camada híbrida à água, dureza (VHN), avaliação da perda óssea na periodontite induzida em ratos, prevalência e gravidade da mucosite e xerostomia em pacientes em radio quimioterapia e resposta da polpa humana ao capeamento pulpar direto. Os dados foram analisados com ANOVA seguido do teste de Tukey (=0,05). Os materiais com PVB mostraram atividade antimicrobiana (p<0,05); aumento no GC (>0,05); aumento e manutenção da TBS por até um ano (p<0,05); menor nanoinfiltração; melhor selamento imediato da dentina (p<0,05); VHN adequado (p>0,05). In vivo, PVB atuou preservando a reabsorção óssea alveolar (p<0,05) e reduziu a severidade da mucosite e xerostomia (p>0,05), e comportamento similar ao MTA na formação de tecido dental mineralizado, com menor inflamação no período de 15 dias pós a aplicação (p>0,05).

A própolis vermelha brasileira tem potencial para desenvolvimento de novos materiais e uso clínico em Odontologia.

(Apoio: CNPq  |  FAPs - FAPEAL)
PN1296 - Painel Efetivo
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito da abrasão, do manchamento e de diferentes dentifrícios clareadores na alteração de cor de dentes bovinos
Bezerra SJC, Lima LC, Carvalho AO, Garcia RM, Borges AB, Caneppele TMF, Scaramucci T
Dentística UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a ação de dentifrícios clareadores, com diferentes mecanismos de ação (óptico, químico e mecânico) na alteração de cor do dente manchado e submetido à uma ciclagem abrasiva/manchamento. 60 fragmentos de dente bovino (6 × 6mm), contendo esmalte e dentina, foram avaliados quanto à sua cor inicial, em espectrofotômetro, e manchados por 14 dias com caldo de manchamento (pH=7). Um novo registro de cor foi realizado e as amostras foram distribuídas aleatoriamente nos seis grupos experimentais (n=10), CT12 - Colgate Total 12 Clean Mint; CLWI - Colgate Luminous White Instant; CLWA - Colgate Luminous White Advanced Expert; CLWC - Colgate Luminous White Carvão Ativado; OB3D - Oral-B 3D WHITE Brilliant Fresh; TW - Teeth Whitening (pó de carvão ativado). Em seguida foram submetidas a 5 dias de ciclagem: 5 min de imersão no caldo; 15 s de escovação e 2 min de exposição a suspensão de dentifrício. Após 3 horas imersas em saliva artificial, eram novamente imersas no caldo por 5 min e escovadas (15 s, com 2 min em suspensão). A alteração de cor foi medida em espectrofotômetro (CIEDE2000). Foram realizados os testes de Kruskal-Wallis e Mann Whitney (α=5%). Não foi observada nenhuma diferença estatística significativa para ΔE00 (p = 0,413), ΔL (p = 0,191), Δa (p = 0,796) e Δb (p = 0,522). Todos os grupos apresentaram diminuição do amarelamento dos dentes (-∆b) e apenas CLWI, OB3D e TW tiveram diminuição da luminosidade (−∆L).

Independente do mecanismo de ação, os dentifrícios testados atuaram de maneira similar no dente abrasionado/manchado.

(Apoio: CNPq  N° 2020-1492)
PN1309 - Painel Efetivo
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Risco de reabsorção óssea peri-implantar com uso de implantes estreito em região de alta demanda estética: análise por elementos finitos
Gialain IO, Silva LFR, Ballester RY, Meira JBC
Ciências Odontológicas Integradas UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi calcular o índice de risco de reabsorção óssea peri-implantar (IRROpi) para diferentes tamanhos de implantes na região de incisivo lateral superior. O uso de implantes estreitos tem sido preconizado em região de alta demanda estética, para garantir maior espessura de osso vestibular. A análise de elementos finitos (EF) pode ser utilizada para estudar a influência do diâmetro do implante na reabsorção óssea por sobrecarga mecânica. Entretanto, a maioria dos estudos de EF não consideram teorias de remodelamento ósseo e o valor de estímulo mecânico que leva o osso a sofrer reabsorção patológica. Foram construídos oito modelos de EF para a região anterior de maxila com a mesma espessura óssea anteroposterior, resultantes da combinação de quatro diâmetros (3,25; 3,50; 3,75 e 4,00 mm) e dois comprimentos (10 e 13 mm) do implante. Quanto maior o diâmetro do implante, menor a espessura óssea vestibular. Uma carga de 100 N e 45º foi dividida em dois pontos de contato (cristas mesial e distal). O IRROpi foi calculado dividindo o máximo valor de densidade de energia de deformação (SED) encontrado no osso cortical, pelo valor crítico de SED (0,1096 J/mm3) suportado por este material sem que ocorra reabsorção. Todos os modelos apresentaram IRROpi abaixo de 1,0, exceto os modelos do implante de 3,25 mm de diâmetro, que apresentou índices de 2,2 e 1,6, para altura 10 e 13 mm, respectivamente.

O implante de 3,5 mm se mostrou a melhor alternativa para preservar espessura óssea vestibular sem aumentar o risco de reabsorção óssea peri-implantar por sobrecarga mecânica.

PN1316 - Painel Efetivo
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise bibliométrica e perspectiva histórica dos 100 artigos mais citados em odontologia adesiva
Limeira FIR, Chowdhury AFMA, Sano H, Martins-Júnior PA, Yamauti M
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE TEÓFILO OTONI
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se identificar e analisar as principais características dos 100 artigos mais citados em odontologia adesiva, adotando uma perspectiva histórica. A busca foi realizada em 16 de julho de 2021, na base Thompson Reuters Web of Science (WoS) Core Collection. Foram extraídos os seguintes dados: título, número de citações WoS (total e nos últimos sete anos) e densidade, autoria, continente, país, instituição, ano de publicação, periódico científico, idioma, desenho do estudo, área de estudo e nível de evidência. Foram realizadas comparações em relação ao número de citações no Scopus e no Google Scholar. O software VOSviewer foi usado para gerar redes bibliométricas. A busca recuperou 55.582 artigos. Cada um dos 100 artigos selecionados possuia mais de 100 citações. Vinte e dois artigos possuiam mais de 400 citações. O artigo mais citado foi da Bélgica, de autoria de Van Meerbeek et al. (2003). Dois grupos de pesquisas proeminentes foram identificados nos EUA e na Bélgica. As décadas de 2000 e 1990 foram as mais profícuas, com 53 (17.408 citações) e 29 (8.918 citações) artigos. Os períodicos Journal of Dental Research e Dental Materials apresentaram as maiores publicações (33 e 30) e citações (10.567 e 9.830). A caracterização e a comparação de sistemas adesivos foi o tópico mais estudado (38 artigos, 12.275 citações).

Houve a predominância de estudos experimentais sobre as propriedades dos sistemas adesivos comerciais. A análise bibliométrica forneceu pistas sobre os temas, grupos de pesquisa, autores e periódicos que contribuem para a odontologia adesiva.

(Apoio: CAPES)
PN1318 - Painel Efetivo
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito do silicone transparente na transmissão de luz de aparelhos fotoativadores
Albuquerque RC, Moreira PM, Rueggeberg FA, André CB, Sahadi BO, Soto J, Giannini M
Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da espessura de silicones transparentes (SITR) na transmissão de luz emitida por aparelhos fotoativadores. Foram utilizados três SITR nas espessuras de 2 e 4 mm: Elite Glass (EG / Zhermack); Transil F (TR / Ivoclar Vivadent) e Memosil 2 (MM / Kulzer), e dois aparelhos fotoativadores (Valo Grand, Ultradent e Elipar DeepCure-S, 3M). Amostras de SITR foram preparadas em moldes de resina 3D impressa, nas duas espessuras. Para a avaliação da transmissão de luz através dos SITR (n=5), as amostras de SITR foram interpostas entre o aparelho fotoativador e o espectrômetro (STS-NIR, Ocean Insight). Leituras realizadas sem SITR foram utilizadas como controle. Os dados foram analisados pela ANOVA dois fatores para medidas repetidas e teste de Tukey (α=0,05). Para o aparelho Valo Grand, o tipo de SITR e espessura influenciaram significativamente os valores de irradiância. O SITR MM com 4 mm apresentou os maior perda luz (57%) quando comparado ao TR e EG. A luz violeta (395nm) apresentou menores valores de transmissão de luz quando comparada à luz azul (467-445nm). Para o aparelho Elipar, MM e EG apresentaram maior perda de luz comparado ao TR. O aumento da espessura do SITR tende reduzir a passagem de luz.

Os resultados deste estudo demonstraram que o uso do SITR reduz a transmissão de luz dos aparelhos fotoativadores, que pode comprometer a polimerização do compósito, principalmente daqueles que dependem da luz violeta.

PN1325 - Painel Efetivo
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Caracterização das propriedades físico-químicas de novas formulações de dentifrícios contendo nanopartículas de tricálcio fosfato
Sobral-Souza DF, Yamashiro AC, Aguiar FHB, Lima DANL
Odontologia UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar in vitro as propriedades físico-químicas de dentifrícios contendo nanopartículas de tricálcio fosfato. Foram avaliados 7 dentifrícios (n=5) de acordo com sua formulação: Colgate Máxima Proteção Anticáries (CMPA); Elmex Sensitive Profissional (ES); Bianco Advanced Repair (Advanced); Bianco Pro Clinical (PROCLINIC); Bianco Oxigênio Ativo (O2); Bianco Protefresh Nano (PROTEFRESH) e Bianco Detox Pró Esmalte Carbon (CARBON). A caracterização baseou-se na composição dos ingredientes, pH, teor de sólidos e morfologia das partículas inorgânicas, analisadas por microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os dados de pH foram analisados por ANOVA one way e teste de Tukey. O teor de sólidos foi analisado por modelos lineares generalizados para o efeito do dentifrício. Foi considerado α=0,05 para todas as análises. Quanto aos ingredientes, CARBON foi o único dentifrício sem fluoreto em sua composição. Enquanto que somente O2 continha peróxido de hidrogênio. Quanto aos resultados de pH, o grupo CMPA apresentou-se alcalino quando comparado aos demais (p<0,05). Já O2 apresentou pH ácido, diferindo de todos os dentifrícios analisados (p<0,05). Para o teor de sólidos, todos grupos apresentaram variações, sendo CMPA, ADVANCED, PROTEFRESH e CARBON com maiores percentuais em massa (p<0,05). As imagens de MEV, mostraram que CMPA e PROTEFRESH apresentaram partículas semelhantes, esféricas com espículas e aglomeradas.

Pode-se concluir que os dentifrícios apresentam diferenças quanto a teor de sólidos, pH, morfologia e tamanho das partículas inorgânicas.

(Apoio: Serviço de Apoio ao Estudante  N° SAE  |  CAPES  N° Código de financiamento 001)
PN1374 - Painel Efetivo
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Percepção da saúde bucal, necessidade de tratamento e qualidade de vida do paciente no pré-transplante de fígado
Ferreira SMS, Queiroz LC, Pereira RCS, Gomes MFC, Cavalcante MAA, Oliveira CRR, Omena AA, Penteado LAM
Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIÓ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A cirrose hepática é um processo de necroinflamação e fibrose do fígado. O diagnóstico precoce de afecções na boca é importante prevenindo morbidade e mortalidade. Foi realizado um estudo censitário, com amostragem por conveniência, para avaliar a percepção de saúde bucal,necessidade de tratamento e qualidade de vida relacionada à saúde bucal de pacientes candidatos a transplante de fígado. A amostra foi composta por participantes portadores de cirrose hepática, com indicação ao transplante, atendidos no ambulatório de hepatologia de um Hospital Universitário do Nordeste do Brasil, que aceitaram participar da pesquisa. Os dados foram registrados por meio de entrevista usando formulários elaborados pelos pesquisadores e o OHIP-14. Foram avaliados 39 pacientes. Os participantes foram predominantemente homens, pardos, com baixa renda e escolaridade, todos com MELD e CHILD indicando a necessidade de transplante hepático. Foi verificado que 51,2% dos participantes usavam prótese (33,3% prótese total e 17,9% prótese parcial). Do total da amostra, 79,5% tinha a auto percepção que necessitavam de tratamento odontológico. A análise da satisfação com dentes e com a boca mostrou que 69,2% estavam insatisfeitos, 25,6% estavam satisfeitos e apenas 5,1% muito satisfeitos. A média do OHIP foi de 11,7 (DP: ±7,5), mostrando baixo impacto de seus problemas bucais na sua vida diária.

O estudo evidencia que apesar da auto percepção da necessidade de tratamento odontológico e da insatisfação com dentes ou prótese, estes achados não impactam na qualidade de vida dos pacientes.

(Apoio: Fundação Jayme de Altavila-Cesmac)