Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PO001 a PO013 ]
 12 Resumo encontrados. Mostrando de 11 a 12


PO011 - POAC
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Programa de atenção à saúde bucal do Idoso e o impacto nas práticas de Saúde
Oliveira JMA, Saliba NA, Garbin CAS, Moimaz SAS, Saliba TA
Saúde Coletiva em Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo neste estudo foi descrever as ações e analisar os benefícios do "Programa de cuidados à saúde bucal do idoso", em desenvolvimento desde 1999 em um município do estado de São Paulo. Trata-se de um estudo descritivo, de análise documental. Foram analisados dados do Programa, realizado nas quatro instituições de longa permanência para idosos, do período de 2018 a 2021. Participaram: 4 docentes, 30 alunos de graduação e 5 de pós-graduação em Saúde Coletiva, além das equipes multiprofissionais das 4 instituições asilares. Foram realizadas 10 oficinas de capacitação para os participantes, atividades à distância com cuidadores, um levantamento epidemiológico, atividades de promoção e educação em saúde bucal, incluindo higienização bucal supervisionada semanal, atendimentos na Clínica do Idoso. Foram beneficiados 95 idosos no projeto, no ano de 2021. A equipe produziu manuais de saúde bucal, artigos científicos e campanhas de arrecadação de alimentos e gorros de lã, além de eventos comemorativos do dia do idoso, atividades lúdicas e passeios, promovendo a interação da equipe e idosos. Depoimentos dos participantes foram colhidos e analisados.

O Programa promoveu o contato dos alunos com o público alvo, fortalecendo o vínculo e aprimorando a formação profissional, bem como possibilitou a integração da universidade à sociedade.

(Apoio: CAPES)
PO012 - POAC
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise da distribuição espacial das urgências odontológicas e sua relação com o Sistema Único de Saúde
Barbosa LC, Kuriki EU, Matsumoto PSS, Pessoto UC, Bastos RS
Odontoped, Ortodontia e Saúde Coletiva UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Trata-se de uma coorte prospectiva, cujo objetivo foi analisar o perfil dos pacientes de um serviço de extensão de urgência em odontologia (SUO-FOB) e sua distribuição espacial por local de residência, relacionando-os à rede de Atenção Primária à Saúde e aos serviços de urgência odontológica do Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados foram coletados de fevereiro de 2017 a agosto de 2018 no SUO-FOB e e-SUS no município de Bauru, São Paulo, Brasil. Dos 4.121 pacientes, 78,60% possuía idades entre 20 e 64 anos, as mulheres representaram 60,88% dos atendimentos, o número total de procedimentos analisados foi 4.809 e a maioria (81%) apresentou sintomatologia dolorosa como queixa principal. Quanto a distribuição espacial, a localização de suas residências apresentou um padrão espacial de maior intensidade de concentração nos arredores da cidade. Este estudo evidenciou-se que o SUO-FOB contribui com a atenção à saúde bucal do município, especialmente em áreas onde a atenção primária à saúde precisa ser aprimorada e que os serviços de urgência universitários podem compor a rede de atenção à saúde de suas localidades.

Este estudo evidenciou-se que o SUO-FOB contribui com a atenção à saúde bucal do município, especialmente em áreas onde a atenção primária à saúde precisa ser aprimorada e que os serviços de urgência universitários podem compor a rede de atenção à saúde de suas localidades.

(Apoio: FAPESP  N° 2019/22246-8)