Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas COL015 a COL017 ]
 3 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 3


COL015 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Ipê

A Fluoretação da Água influencia a experiência de cárie dentária em adolescentes com consumo alimentar não-saudável?
Leite HQNC, Buzinaro GS, Viana JA, Bomfim RA
INISA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - FACULDADE DE ODONTOLOGIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo analisou a interação entre consumo de alimentos não saudáveis e a fluoretação da água de abastecimento público na experiência de cárie dentária (CPO-D) em adolescentes de 12 anos. Foi realizado um levantamento epidemiológico nas cinco maiores cidades do Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. Foram coletados dados sobre as condições de saúde bucal, e covariáveis em 615 adolescentes. O referencial teórico dos determinantes sociais da saúde foi usado. Regressões Logísticas multiníveis e binomiais negativas foram realizados para testar a associação da experiência de cárie dentária com o consumo alimentar não-saudável e o estado de fluoretação da água. Nos modelos ajustados, maior consumo de alimentos não-saudáveis esteve associado à maior prevalência [OR= 2,82 (1,78; 4,44)] e severidade da cárie [RR=2,06 (1,51; 2,79) ] do que suas contrapartes. As cidades com água fluoretada foram associadas a menor prevalência [OR= 0,48 (0,25; 0,92)] e severidade da cárie [RR=0,54 (0,40; 0,73)]. Com o termo de interação, a fluoretação atenuou a prevalência[OR= 0,61 (0,25; 1,49)] e a severidade [RR=1,13 (0,61; 2,08)] da cárie naqueles com consumo alimentar não-saudável, mas não de maneira significativa. A análise de sensibilidade confirmou os achados.

A fluoretação da água atenuou a prevalência e a severidade da experiência de cárie dentária naqueles com maior consumo não-saudável de alimentos, mas não de maneira significativa. As políticas públicas devem contemplar ações interdisciplinares simultâneas sobre consumo alimentar e exposição à água Fluoretada.

COL016 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Ipê

Fatores associados a percepção positiva do uso de selantes em molares permanentes entre cirurgiões-dentistas brasileiros
Ito LY, Wambier LM, Silva-Junior MF, Wambier DS
Programa de Pós-Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi analisar os fatores associados a percepção positiva do uso preventivo e terapêutico de selantes em molares permanentes entre cirurgiões-dentistas brasileiros. O estudo transversal utilizou um formulário on-line inédito com amostra de conveniência de cirurgiões-dentistas brasileiros. Os desfechos do estudo foram: percepção positiva do selante como: a) prevenção e b) tratamento de lesão de cárie, dicotomizado em: percepção positiva (concordo totalmente / concordo) e negativa (nem concordo e nem discordo / discordo / discordo totalmente). As variáveis independentes foram divididas em características: sociodemográficas, formativas, profissionais e técnicas. Foram realizados modelos de regressão logística múltipla (p<0,05). Participaram do estudo 2394 profissionais, 82,5% apresentavam percepção positiva da função preventiva e 83,1% terapêutica dos selantes. Houve maior chance de percepção positiva do uso preventivo entre: docentes, atuantes no serviço público, que realizavam "sempre" selantes e utilizavam selante resinoso, ionomérico e resina Flow e menor chance os profissionais atuantes em capitais. Tiveram menor chance de percepção positiva para uso terapêutico profissionais de municípios acima de 500 mil habitantes, interior e região metropolitana, e maior chance os que utilizavam selante resinoso, ionomérico e resina Flow.

A percepção positiva do uso preventivo dos selantes foi associada às características formativas, profissionais e técnicas e o uso terapêutico com características profissionais e técnicas.

(Apoio: CAPES  N° 001)
COL017 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Ipê

SalivaPep-Dock: Plataforma de alto-rendimento para seleção de peptídeos antimicrobianos baseados na saliva contra Streptococcus mutans
Sabino-Silva R, Alves DCT, Martins CHG, Carneiro MG, Andrade BS
Departamento de Fisiologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Autodeclarado "Existe potencial para depósito de patente."

Embora a aplicação de flúor tenha papel conhecido, é essencial o desenvolvimento de novas estratégias para controle da cárie. O papel anticariogênico da saliva está estabelecido, no entanto, o efeito isolado de peptídeos contra Streptococcus mutans permanece pouco explorado. Nossa hipótese é de que peptídeos salivares podem se ligar a proteínas de superfície do Streptococcus mutans reduzindo sua cariogenicidade pelo impedimento da ligação de carbohidratos. Desta forma, nosso objetivo foi desenvolver uma plataforma in silico para seleção de peptídeos com alta capacidade de interação com a proteína C ligadora de glicanos (GbpC) e avaliação do efeito no bloqueio de ligação em carbohidratos como modelo de avaliação anticariogênica. Para isto, baseado em um banco de 2099 peptídeos salivares, foram modelados peptídeos usando algoritmos de inteligência artificial e interações moleculares por bioinformática pelo Hpepdock com o motivo de ligação à carbohidratos da GbpC. Foram descobertos 5 novos peptídeos salivares SalPep1, SalPep11, SalPep22, SalPep33 e SalPep44 de altíssima interação molecular com a proteína cristalografada GbpC (-226 to -197 Kcal/Mol). A interação molecular de carbohidratos ao motivo de ligação da GbpC (-42 Kcal/Mol) foi bloqueada pelos 5 peptídeos salivares, demonstrando potencial anticariogênico.

A plataforma de alta performance in silico Saliva-Pep-Dock foi capaz de selecionar peptídeos inovadores baseados na saliva com alta interação molecular ao Streptococcus mutans que podem ser direcionados para outros alvos anticariogênicos.