RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN1134 a PN1140 ]
 7 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 7


PN1134 - Painel Aspirante
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 21

Ação anti-inflamatória do óleo da andiroba na mucosite oral, por meio da quantificação de interleucinas, em pacientes sob quimioterapia
Figueiredo PBA, Cavalcante GHS, Jesus JOM, Caracas GCS, Lima PDL, Burbano RR, Tuji FM
Ppgo - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A mucosite oral (MO) é um efeito colateral debilitante causada pela tratamento oncológico e diversas terapias vem sendo testadas, como a utilização de espécies fitoterápicas, que tem recebido destaque frente a mesma. Na região amazônica, a Carapa guianensis (Aublet), conhecida como andiroba é utilizada há anos, para finalidades medicinais e por sua capacidade anti-infamatória, tem sido alvo de estudos demostrando sua eficácia na MO. Este estudo avaliou a ação anti-inflamatória da andiroba na MO em pacientes submetidos a quimioterapia de altas doses. Foi realizado estudo clínico randomizado cego que contou com 32 voluntários de ambos os sexos, com idade de 20 a 71 anos, divididos em dois grupos: andiroba (n=16) e placebo (n=16), submetidos a coleta de células da mucosa oral com swab antes da administração do quimioterápico (dia 0) e nos dias 1, 5, 10 e 15 a partir do surgimento da MO. As amostras foram submetidas a ensaio imunoenzimático (Western blot) para pesquisa das proteínas TNF-α, IL1-β, NF-kb e TGF-β. Os dados obtidos foram analizados com o teste T de student de amostras pareadas com o valor de P estatisticamente significante menor a 0.05. Os resultados mostraram que o grupo tratado com o óleo de andiroba, comparado com o grupo placebo, apresentou menor expressão das proteínas ao passar do tempo de tratamento (p = 0,0001).
O óleo de andiroba teve potencial anti-inflamatório, conseguindo manter níveis das proteínas inflamatórias analisadas menores que os pacientes tratados com placebo, podendo ser uma alternativa eficaz e com menor custo para o tratamento de MO.
PN1135 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 21

Otimização dos protocolos de aquisição de tomografia computadorizada por feixe cônico para redução da dose de radiação
Santos AA, Nunes FF, Silva LR, Lima KL, Silva MAG, Freitas DQ, Silva BSF, Yamamoto-Silva FP
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esse trabalho teve como objetivo avaliar a influência de diferentes protocolos de exposição em tomografia computadorizada por feixe cônico (TCFC) na redução da dose de radiação em um equipamento de TCFC. Para isso, foram utilizados dosímetros termoluminescentes localizados em regiões radiossensíveis, incluindo medula óssea, tireoide, pele, glândulas salivares, cérebro e olhos, posicionados em um fantoma antropomórfico Alderson RANDO®. Foram realizados 8 diferentes protocolos no tomógrafo Picasso Trio® (Vatech, Hwaseong, Coreia do Sul), com variações diferentes de kVp, mA e número de imagens base. A dose efetiva foi calculada de acordo com as recomendações da Comissão Internacional de Proteção Radiológica (ICRP). Ao comparar os 8 protocolos de exposição o parâmetro isolado que mais influenciou a redução da dose de radiação foi o kVp. O órgão que obteve o maior aumento da dose de radiação ao se comparar os protocolos foi a medula óssea, seguida de glândulas salivares, superfície óssea, cérebro, tireóide e pele.
É possível otimizar o protocolo de aquisição de tomografia computadorizada por feixe cônico a fim de reduzir a dose de radiação e consequentemente, os efeitos biológicos para o paciente.
PN1136 - Painel Aspirante
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 21

Epidemiologia dos ceratocistos diagnosticados em um serviço de referência em anatomopatologia de Pernambuco
Lira MCOFA, Anjos RS, Martins-De-barros AV, Thomaz-De-aquino AA, Rocha JC, Ribeiro LN, Araújo FAC, Carvalho MV
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O trabalho tem como objetivo realizar o levantamento epidemiológico, retrospectivo, no período de 2013 a 2020, dos ceratocistos diagnosticados no Centro Integrado de Anatomia Patológica (CIAP). Este é um centro de referência do estado, localizado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Pernambuco/Brasil. Foram diagnosticados 18 ceratocistos, correspondendo a 4,67% de todos os laudos de lesões orais e maxilofaciais realizadas no serviço. Dados demográficos (gênero e faixa etária) e dados relacionados às lesões foram analisados (tipo, local e malignidade) foram coletados.
Em relação ao gênero, houve uma prevalência para o masculino (61,1%) e a faixa etária de adulto foi a mais acometida (20 a 59 anos) (83,3%). A mandíbula foi o local mais acometido (94,4%). Esses dados podem contribuir para formulação de políticas públicas com a finalidade de prevenir algumas doenças, bem como auxiliar a gestão dos órgãos competentes na tomada de decisão e gestão de recursos aplicados neste segmento da assistência à saúde.
PN1137 - Painel Aspirante
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 21

Lesão linfoepitelial e centro germinativo em glândulas salivares menores de pacientes com biópsia positiva para Síndrome de Sjögren
Oliveira JS, Barbosa JB, Pereira JV, Câmara J, Libório-Kimura TN
Faculdade de Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi verificar a frequencia de lesão linfoepitelial (LESA) e centro germinativo (GC) em glândulas salivares menores (GSM) de pacientes com biópsia positiva para Síndrome de Sjögren (SS), bem como caracterizar morfologicamente esse subgrupo. Foram selecionados laudos microscópicos de glândulas salivares menores no período de janeiro de 2012 a dezembro de 2020 de pacientes com suspeita de SS. As lâminas foram reavaliadas em 2 momentos por um patologista oral utilizando os critérios de Fisher et al. (2017) para caracterização histológica, sialoadenite linfocítica focal (SLF) com escore focal (EF)≥1, e presença de LESA e CG. De um total de 123 biópsias com suspeita clínica de SS, foram incluídos inicialmente 50 casos com diagnóstico sugestivo de SS. Foi possível avaliar microscopicamente 32 casos considerando disponibilidade dos blocos e suficiência do material. Após a aplicação dos critérios de Fisher (2017), 28 casos se mantiveram como positivos para SS. Desse total, 28% (8/28) apresentaram LESA e 3,5% (1/28) presença de GC. Para esse subgrupo com presença de LESA (n=8), foi possível ainda observar uma média de EF=3, além de presença de fibrose (100%), infiltração adiposa (25%), dilatação ductal (87,5%), e atrofia acinar (75%).
Sugere-se que a frequencia de LESA e GC é baixa em GSM de pacientes com SS, podendo esses casos estarem relacionados com SLF com EF≥3. Dada a importância desses aspectos como fatores prognósticos, esses casos devem ser acompanhados dada a possibilidade de transformação maligna conforme relatado na literatura.
PN1138 - Painel Aspirante
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 21

Relação da cor da pele com o prognóstico do câncer de boca e orofaringe no Brasil
Ribeiro LN, Martins-De-barros AV, Silva-Sobrinho AR, Ferreira SJ, Ramos LFS, Maurício HA, Rocha JC, Carvalho MV
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a relação entre cor da pele e o prognóstico do câncer em pacientes com câncer de boca e orofaringe atendidos em hospitais do Brasil entre 2000 e 2019. Através da busca nos Registros Hospitalares de Câncer (RHC) do Instituto Nacional do Câncer (INCA) foram extraídos dados como a cor da pele, gênero, faixa etária, escolaridade, exposição a fatores de risco, estadiamento do tumor e estado da doença ao final do primeiro tratamento. Foram registrados 136.073 casos de câncer de boca e orofaringe no período analisado; o gênero masculino foi responsável por 77.35% dos casos registrados; a população de cor da pele negra apresentou a maior parte dos casos tanto para homens (52.37%) quanto para mulheres (56.99%); a população de cor de pele negra demonstrou estar mais relacionada à exposição de fatores de risco, sendo 54.87% para o tabagismo e 55.41% para o etilismo; em relação ao nível de escolaridade, a maioria das pessoas de cor de pele negra estudaram apenas por um período de até 8 anos; o diagnóstico do câncer de boca e orofaringe foi realizado em estágios mais avançados entre os indivíduos de cor de pele negra (55.20%) do que em indivíduos de cor de pele não-negra (44.80%).
Com base nos resultados obtidos, as pessoas de pele negra apresentaram uma vulnerabilidade de maior risco e de pior prognóstico para o câncer de boca e orofaringe.
PN1139 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 21

Avaliação das células de haller e a presença de sinusopatias nos seios maxilares
Oliveira SCFS, Cavalcanti RBMS, Dias-Ribeiro E, Rocha JF, Vieira EH, Almeida MSC
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo avaliou a correlação entre presença de Células de Haller e as sinusopatias dos seios maxilares por meio da análise de Tomografias Computadorizadas de Feixe Cônico (TCFC). Foram avaliadas 370 TCFCs de um serviço de radiologia (João Pessoa, Brasil) quanto à presença de células de Haller, espessamento da mucosa sinusal, pseudocisto antral e opacificação total ou parcial do seio maxilar, através do software RadiAnt DICOM Viewer®. As análises dos dados se deram através do teste qui-quadrado de Pearson e teste t de Student, com significância em (p < 0,05). Foi constatado que a prevalência das células de Haller foi de 14,0% (n = 45) e 18,4% (n = 59) para os lados direito e esquerdo, respectivamente. Entre os casos com pseudocisto antral no lado direito, a ocorrência de células de Haller foi de 30,0% (n = 12), enquanto nos casos sem pseudocisto, a ocorrência foi de 11,7% (n = 33), evidenciando uma associação positiva entre a ocorrência de células de Haller no lado direito e maior frequência de pseudocisto no mesmo lado (p = 0,002). Para as demais variáveis, não foram observadas associações estatisticamente significativas (p-valores > 0,05).
Apesar das controvérsias ainda existentes na literatura, as altas prevalências das estruturas estudadas destacam a importância de uma análise pré-operatória minuciosa, ressaltando o valor da TCFC para as ciências médicas.
PN1140 - Painel Aspirante
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 21

Evaluation of the salivary parameters after therapies with neuromuscular electrostimulation and intraoral appliance in Down Syndrome
Nudi RS, Dutra MTS, Giannasi LC, Dicieri-Pereira B, Amorim JBO, Koga-Ito CY, Salgado MAC, Gomes MF
INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

The aim will be to evaluate the therapeutics effects of the neuromuscular electromechanical stimulation and intra-oral appliance on the physicochemical and microbiological properties of saliva in patients with Down syndrome (DS) and obstructive sleep apnea (OSA). We also will analyze the morphological features of major salivary glands. Patients with DS and OSA will be recruited in this study. Follow, they will be divided into three groups of therapy: sNMES (surface neuromuscular electrical stimulation), hyperbolide mastication apparatus (HBMA), and MAOA (mandibular advancement oral appliance). These therapeutic protocols will be applied for 60 days. Before and after these therapies, saliva testing will be carried out, including salivary flow rate, pH value, buffer capacity, salivary cortisol levels (morning and night) to verify stress susceptibility, and identification of Pseudomonas aeruginosa species to determinate risk for occurrence of aspiration pneumonia. Furthermore, ultrasound and magnetic resonance imaging will be accomplished to verify the morphological features of the major salivary glands, including parotid, submandibular and sublingual glands. Posteriorly, sample power, analytic calculation and comparative analysis will be done.
Considering that people with SD has commonly hypotonia of masticatory muscles and changes in salivary parameters, we infer that the purpose therapies may promote a quantitative and qualitative improvement of this biological fluid and, consequently, lead to an appropriate oral health.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2017/06835-8)