RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN1119 a PN1125 ]
 7 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 7


PN1119 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 20

Iíndices morfométricos e a análise de textura de imagens tomográficas como métodos de avaliação de perda óssea
Carvalho AR, Costa ALF, Leite DFC, Junqueira JLC, Carvalho MO, Panzarella FK
Mestrado - FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A osteoporose é uma doença sistêmica caracterizada pela diminuição da massa óssea e deterioração microarquitetural do tecido ósseo, tendo como consequência a fragilidade óssea. Mulheres com mais de 50 anos apresentam um risco maior de desenvolver a doença devido à queda na produção do estrógeno. Este estudo comparou exames tomográficos de dois grupos de mulheres divididas em relação à idade em grupo A (32 a 50 anos) e grupo B (51 a 76 anos) em relação à altura da cortical mandibular (ACM) e análise de textura (AT) avaliando a heterogeneidade dos níveis de cinza. A correlação entre ACM com os parâmetros da AT foi avaliada.
A média de idade do grupo A ficou em 42,7 anos e do grupo B em 62,4 anos. Observou-se que o grupo mais jovem apresenta valores maiores de ACM (p-valor<0,001) e, correlação positiva dos parâmetros AngScMom e InvDfMom com ACM. Essa correlação foi observada para o grupo total de mulheres e para o grupo B, entretanto ela não foi significativa no grupo A. Pode-se concluir que a ACM e a AT podem contribuir no reconhecimento da osteoporose/osteopenia.
(Apoio: CNPq)
PN1120 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 20

Reprodutibilidade e acurácia da imagem 3D da face adquirida com uma nova cabine de escaneamento por meio de medidas lineares
Neves PRC, Junqueira JLC, Rosário Junior AF, Dias PEM, Neves RF, Nascimento MCC
Centro de Pesquisas Odontológicas - FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi investigar a reprodutibilidade e a acurácia da imagem facial 3D adquirida a partir de uma nova cabine de escaneamento de face. Um total de 15 voluntários participaram da pesquisa. Inicialmente, medidas lineares horizontais (Alar direito - Alar esquerdo e Cheilion - Cheilion) e verticais (Nasio-gnatio e Subnasio-lábio) na face do indivíduo foram feitas como para serem utilizadas como padrão ouro. Logo após, foi realizada a aquisição das fotografias na cabine de escaneamento cloner 3D. Durante a aquisição da imagem foram adquiridas dezesseis fotografias 2D simultaneamente e em ângulos diferentes entre si. As imagens foram processadas para a formação da imagem 3D por meio de um software específico. As medidas lineares de todas as imagens foram realizadas duas vezes em um intervalo de 30 dias. Foi analisada a reprodutibilidade e acurácia das medidas realizadas nas imagens 3D e na face. Os valores de média, desvio padrão, mediana, valor mínimo e valor máximo, teste t pareado, metodologia de Bland-Altman e análise de correlação intraclasse foram utilizados para obtenção dos resultados. Não houve diferença estatisticamente significante entre as medidas lineares realizadas no escaneamento 3D com o padrão ouro (p>0,05). Os vieses médios foram inferiores a 2 mm, variando de 0,00 mm para largura nasal a -0,28 mm para largura labial, ou seja, considerados como clinicamente aceitáveis.
Conclui-se que a imagem 3D adquirida com a cabine de escaneamento pode ser utilizada para mensurações lineares no sentido horizontal e vertical de face.
PN1121 - Painel Aspirante
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 20

Efeito dos géis de mebutato ingenol e diclofenaco de sódio no tratamento da queilite actínica: um ensaio clínico randomizado
Fumagalli MJ, Cherubini K, Figueiredo MAZ, Salum FG
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A queilite actínica é uma condição inflamatória potencialmente maligna do vermelhão labial, que ocorre com maior frequência no lábio inferior. O principal fator etiológico é a exposição crônica à radiação solar ultravioleta (UV). Essa condição afeta preferencialmente indivíduos do sexo masculino de pele clara, que trabalham sob exposição solar constante. O objetivo desse estudo foi avaliar o efeito tópico dos géis de mebutato ingenol (MI) e de diclofenaco de sódio (DS) no tratamento dessas lesões, por meio de comparação do aspecto clínico das lesões antes e após o tratamento. A amostra foi composta por 23 participantes de ambos os sexos, diagnosticados clinicamente com queilite actínica, recrutados no Serviço de Estomatologia do Hospital São Lucas da PUCRS. Foi observado, no grupo MI, melhora significativa do quadro após os 60 dias de acompanhamento (P=0,037). No grupo DS não se observou melhora significativa do quadro clínico após 60 dias de acompanhamento (P=0,083).
O presente estudo sugere que o MI pode ter uma maior eficácia no tratamento da queilite actínica quando comparado ao DS em casos clínicos mais avançados, no entanto, o DS pode ser mais eficaz em casos específicos de menor gravidade. Há pouca evidência científica e apenas um ensaio clínico controlado descrito na literatura. Por isso novos estudos são necessários, assim como, um tempo maior de acompanhamento desses pacientes para avaliar possíveis recidivas.
(Apoio: CAPES)
PN1122 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 20

Unidades de hounsfield derivadas da TCFC: Equivalência com os valores da tomografia computadorizada multislice
Oliveira HAG, Barros ESV, Pontual AA, Feitosa DS, Formiga Filho ALN, Ramos-Perez FMM, Costa MB, Pontual MLA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi validar as fórmulas desenvolvidas para aquisição de imagens para implantes dos tomógrafos iCAT Next Generation®️, PreXion 3D®️ e CS9000 3D®️, por meio da comparação com os valores de Unidades de Hounsfield (HU), obtidos em Tomografia Computadorizada (TC) multislice. Além disso, comparar os valores de cinza e os valores em HU fornecidos pelo programa On Demand 3D®️. Uma mandíbula com guia tomográfico foi posicionada, no interior de um recipiente contendo água destilada, para as aquisições das imagens, em seguida, foram avaliadas no software On Demand3D®️. Em cada corte parassagital foram demarcadas duas regiões de interesse (ROI) de 3x3mm no tecido ósseo medular e cortical. Realizando-se três mensurações dos níveis de cinza para cada sítio. Os valores médios de cinza de cada sítio, foi convertido para valores de cinza em HU com as fórmulas de estudos anteriores para o iCat e Prexion, obtidas pelo método de interpolação NIST XCOM, sendo os valores em HU com a ferramenta bone density. Em relação aos números de TC multislice, não houve diferença em relação aos valores do Prexion transformado, Hu iCat, iCat cinza, Hu CS e CS cinza. Nos aparelhos, os valores de cinza foram semelhantes aos valores em HU do programa on Demand®️ no iCat, no Prexion e no CS.
Conclui-se que a aplicação da fórmula para conversão dos valores de cinza em HU, é exequível apenas no aparelho PreXion 3D. Os valores de cinza dos aparelhos iCat e CS9000 3D se mostram equivalente às HU, bem como, as HU mensuradas com o programa On Demand 3D.
PN1123 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 20

Análise do Cemento Dentário por meio da Tomografia por Coerência Óptica
Bezerra LNSD, Melo DP, Melo JGA, Gomes ASL, Suassuna FCM, Maia AMA

Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetiva-se quantificar e qualificar a estrutura do cemento por meio da Tomografia por Coerência Óptica (OCT) nos terços da raiz dentária de acordo com grupo dentário e grupo etário, e analisar correlação entre idade. Foram escaneados 53 dentes por meio da OCT modelo Callisto (ThorlabsInc, Nova Jersey, EUA) e as mensurações foram realizadas através do software ImageJ. Comparações da espessura do cemento e das variáveis qualitativas entre grupos sem vinculação foram realizadas através do Teste Kruskal Wallis (p < 0,05); entre os grupos que guardavam vinculação foi realizado o Teste de Friedman (p < 0,05), e post hoc de Bonferroni quando identificada diferença significativa. O Teste de Correlação de Spearmann (p < 0,01) foi utilizado para análise de correlação entre espessura por terços e idade. Foi observada maior espessura no terço apical com diferença entre os grupos dentários (p<0,05) no terço médio e apical (p<0,05); observou-se aumento da espessura em função do aumento da idade com correlação forte entre espessura dos terços médio (r=0,712; p < 0,01) e apical (r=0,527; p < 0,01) no grupo dentário anterior. Há predominância de alterações na translucidez nos terços médio e apical; quanto a uniformidade, o terço apical também mostrou maiores alterações em todos os grupos analisados.
Por meio da OCT foi possível mensurar a espessura do cemento, constatando diferenciações qualitativas em relação aos terços e grupo dentário, além de diferenciação com relação a idade, com maior correlação da idade em dentes anteriores.
(Apoio: CNPq)
PN1124 - Painel Aspirante
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 20

Avaliação de prevalência e características da hiperplasia gengival medicamentosa no departamento de patologia de uma faculdade
Sugawara EM, Fuzii HMR, Soares AB, Passador-Santos F, Ramacciato JC
Periodontia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A hiperplasia gengival é o crescimento anormal dos tecidos periodontais em resposta a irritação, trauma, medicação. Os aspectos clínicos são variáveis por influência de etiologia e aspectos do hospedeiro (características genéticas e resposta imunológica), essa multiplicidade de fatores torna o diagnóstico complexo e, muitas vezes, erroneamente classificado. Este estudo teve como objetivo levantar a prevalência da hiperplasia gengival medicamentosa e não medicamentosa no Departamento de Patologia da Faculdade, entre 2001 e 2020, ressaltando etiologia, incidência, sexo, idade, cor da pele, aspectos da lesão e hipótese diagnóstica. Foram avaliados 26953 laudos anatomopatológicos, sendo 412 (1,53%) hiperplasia gengival e 10 confirmados como hiperplasia gengival medicamentosa (0,04%). Os medicamentos associados foram: nifedipina (2), hidantoína, fenitoína e topiramato (6), fenobarbital (2) e quetiapina (1), em 3 casos os pacientes usavam mais de um medicamento. A idade geral média dos pacientes foi de 39,5 (±18,7 anos). As variáveis sexo (feminino 68,2%), cor da pela (branca 54,9%) e aspecto da lesão (vermelha 37,9%), apresentaram diferença estatisticamente significante (p<0,0001).
Pode-se concluir que prevalência das hiperplasias gengivais foi extremamente baixa, sendo hiperplasia gengival inflamatória 1,53% e hiperplasia gengival medicamentosa apenas 0,04%. É importante ressaltar que o cirurgião dentista deve realizar uma anamnese minuciosa a fim de identificar todos os fatores que possam estar envolvidos.
PN1125 - Painel Aspirante
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 20

Uso tópico da camomila na fase inicial do reparo tecidual: avaliação clínica em mucosa de ratos
Freire TFC, Dantas JBL, Campos EJ, Martins GB
Ppgpios - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho objetivou avaliar de forma clínica o efeito do uso tópico da camomila sobre a fase inicial do reparo tecidual em dorso de língua de ratos. Vinte ratos Wistar foram submetidos a uma ferida padronizada em dorso lingual e alocados randomicamente em grupos com 5 animais cada: Controle, com aplicação de soro fisiológico à 0,9% 2x/dia (G1), Camomila Extrato Fluido, aplicada 2x/dia (G2), Camomila Infusão, aplicada 2x/dia (G3) e Camomila Infusão 3x/dia (G4). Os ratos foram avaliados clinicamente através de registro do peso e mensuração da ferida com paquímetro no dia do procedimento cirúrgico (D0) e da eutanásia, 3 dias após (D3). Calculou-se a mediana e amplitude inter-quartis dos grupos,o teste de Kruskall-Wallis, com post-hoc de Dunn para análise entre grupos e o teste Wilcoxon para análise intra-grupo, com nível de significância de 5%. A mediana da mensuração das feridas no D0 variou de 9 a 10 mm apresentando redução para 7 a 8 mm no D3 (p>0,05). Com relação ao peso dos animais, as medianas de peso iniciais (D0) e finais (D3) na avaliação intra-grupo para os dois tempos estudados, em todos os grupos, não mostrou diferença estatística (p>0,05), sugerindo que os agentes utilizados não interferiram no peso dos animais.
Pode-se inferir que o uso tópico da camomila não modificou clinicamente a fase inicial do reparo. Novos estudos com análise histológica e biomolecular são necessários para investigar sua capacidade de modular a inflamação e a qualidade do tecido neoformado.