RESUMOS APROVADOS

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PN0953 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 20

Impacto da saúde bucal na qualidade de vida de mulheres privadas de liberdade na penitenciária consuelo nasser em aparecida de Goiânia-GO
Romanowski FNA, Martorell LB
Pós Graduação - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANGÉLICA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O acompanhamento da saúde de mulheres privadas de liberdade se faz necessário para realização do diagnóstico da situação de saúde bem como para o planejamento de ações e avaliação dos resultados das ações dos serviços públicos nesta população, porém estudos sobre como as condições de saúde bucal afetam a qualidade de vida destas mulheres no Brasil são escassos. O objetivo do presente estudo foi avaliar o impacto da saúde bucal na qualidade de vida de mulheres privadas de liberdade da penitenciária Consuelo Nasser em Aparecida de Goiânia-Goiás. As variáveis analisadas foram: fatores sociodemográficos, comportamentais, morbidade referida, autopercepção em saúde bucal e impacto bucal no desempenho diário, por meio de adaptação do indicador Oral Impacts on Daily Performances (OIDP). Os dados obtidos foram analisados pelo programa estatístico IBM SPSS Statistics 25. A maior parte das 36 respondentes era de pretas ou pardas (75%), com apenas ensino fundamental (71,4%) com idade mediana de 36,5 anos, sendo que a maioria 34 (94,4%) relatou ter impacto negativo na qualidade de vida em relação à saúde bucal nos últimos 6 meses, em especial em relação à dificuldade de comer (25 - 69,4%); escovar os dentes (24 - 66,6%); e deixando-as nervosas ou irritadas (23 - 63,9%); e com vergonha ou impedidas de sorrir (27 - 75%).
Conclui-se que houve impacto (OIDP) em 34 mulheres, apenas duas (2) não tiveram impacto negativo em sua qualidade de vida.
PN0955 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 20

Conhecimento dos graduandos em odontologia no Brasil sobre a covid 19 e o impacto nas condições emocionais e sociais
Marubayashi LM, Torres CP, Silva CMPC, Consiglieri RSA, Barbosa PIZ, Borsatto MC, Queiroz AM
Clínica Infantil - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A pandemia COVID-19 provocou uma crise mundial. Escolas, Faculdades e Universidades a fim de cumprir medidas de distanciamento social, cancelaram atividades presenciais, e implementaram atividades remotas de ensino. Essas, embora necessárias frente a pandemia, podem ter gerado um impacto negativo na saúde física e mental dos estudantes de graduação, bem como perdas no âmbito social, econômico e científico. Os objetivos deste estudo foram: avaliar o conhecimento dos graduandos de Odontologia no Brasil sobre a COVID-19 e conhecer o possível impacto da pandemia nas condições emocionais e sociais dos mesmos. A participação dos alunos consistiu em responder um questionário online contendo questões sobre o conhecimento científico, impacto psicoemocional e social ocasionados pela pandemia. A pesquisa abrangeu discentes do primeiro ao décimo período do curso de Odontologia, das diferentes regiões brasileiras. Foram coletadas 520 respostas, de 14 estados brasileiros. A maioria dos alunos demonstrou ter conhecimento científico sobre o novo coronavírus. 77,31% não se sentiam seguros sobre seus estudos, 85,96% alegaram medo em relação ao futuro e 96,15% afirmaram prejuízos no seu curso de graduação. Dentre os alunos 69,56% relataram piora no estado emocional, 83,08% perceberam-se mais estressados, 58,46% afirmaram ter desenvolvido insônia e 51,25% afirmaram um impacto negativo nas finanças familiares.
Conclui-se que a pandemia afetou negativamente os graduandos em Odontologia no Brasil os quais relatam perdas educacionais, psicoemocionais e financeiras.
PN0956 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 20

Educação a distância em odontologia no Brasil: uma análise crítica embadada no STROBE
Magalhães IA, Machado LC, Carlos ACAM, Dantas TS, Sousa FB, Damasceno JX, Sousa RMRB, Silva PGB
Mestrado Em Clinicas Odontológicas - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivamos avaliar as aulas a distância no currículo das FO brasileiras. Após uma busca online de Instituições de Ensino Superior (IES) com FO na plataforma e-MEC, incluímos instituições com pelo menos uma turma graduada para extrair idade / localização da FO, financiamento, número de vagas autorizadas, grau do MEC, pontuação ENADE e carga horaria. As páginas das IES foram consultadas para identificar o currículo, as disciplinas oferecidas no formato EAD, os programas extracurriculares, os eventos científicos e os programas de pós-graduação e o YouTube para a busca de canais institucionais de ensino. Os testes de qui-quadrado / Fisher mais regressão logística binária foram realizados (SPSS 20.0, p <0,05). Das 241 FO avaliadas, 82 (34,0%) ofereciam aulas a distância, sendo observada alta prevalência na região Sudeste (p <0,001) e IES privadas (p = 0,001). IES com aulas a distância apresentaram menor pontuação no ENADE (p = 0,004), menor carga horária (p = 0,007) e maior carga horária para disciplinas opcionais (p = 0,016), programas de doutorado (p = 0,041), cursos de especialização (p = 0,017), e canais institucionais no YouTube (p <0,001). Faculdades de odontologia do sul (p <0,001), baixa carga horária (p = 0,022), disciplinas opcionais (p = 0,033) e canais institucionais no YouTube (p = 0,005) foram independentemente associados às aulas a distância.
A associação da EAD com carga horária curta e baixo desempenho acadêmico chama a atenção para a necessidade de órgãos reguladores no controle da qualidade da EaD.
PN0951 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 20

Experience of assistance in a Brazilian Dental School in the context of Covid-19
Mendes SR, Gomez RS, Marques-Medeiros AC, Abreu MHNG
Odontologia Social e Preventiva - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

The Faculty of Dentistry of Federal University of Minas Gerais (FO-UFMG) suspended the clinical activities in March 2020, following the recommendation of social distance to reduce the Covid-19 transmission. In September 2020, the 'UFMG COVID-19 Committee' authorized the return of 20% of presential activities and the FO-UFMG prepared a return protocol. This report aims to present all steps followed to return the clinical activities on the FO-UFMG. Students from the 10th semester, organized on weekly scales made up of ten students - four pairs and two circulating students - performed scheduled dental emergency attendances, supervised by scaled professors. Prior to the start of clinical activities, all the FD-UFMG community took a 20-hour mandatory online 'Biosafety Course in Dental Practice in the Context of Pandemic COVID-19', that included theoretical information and the internal protocols for conducting the dental care within the biosafety precepts. For eight weeks, students, professors and the staff (n = 111) were weekly tested for the presence of active infection of Covid-19 (RT-qPCR of nasal swab samples); in addition, serological tests were performed at weeks 1 and 8, to check for the presence of specific antibodies of Covid-19 (IgM and IgG) in capillary blood samples. Those who showed detectable RT-qPCR tests for Covid-19 were suspended from activities for 14 days and only returned to appointments after an undetectable exam.
This return protocol ensured a safe clinical practice as no evidence of occupational transmission of Covid-19 was identified.
(Apoio: UFMG/RTR/PRPq  N° 27849)
PN0952 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 20

16 anos de avaliação de taxa de sobrevivência de implantes Straumann Tissue Level: estudo retrospectivo em clínica privada
Lima MF, Lima MSFF, Rabelo TL, Seraidarian PI
Odontologia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a taxa de sobrevivência dos implantes Straumann Tissue Level fixados em consultório particular, comparando os resultados com os de estudos semelhantes encontrados na literatura científica. Foram analisados os prontuários clínicos de pacientes tratados com implantes Straumann em um consultório particular brasileiro de 2004-2020. Quase 500 implantes foram avaliados, observando os anos respectivos de fixação e reabilitação protética. A taxa de sobrevivência dos implantes foi avaliada observando-se três condições: 1- a estabilidade da osseointegração, verificando o osso crestal por exame radiográfico; 2- o estado de saúde dos tecidos moles na interface implante-prótese; e 3- o estado das próteses durante o período de estudo. Uma análise dos prontuários clínicos indicou uma taxa de sobrevivência de 96,20% para os implantes colocados. Os implantes Narrow Neck obtiveram 100% de sobrevida.
Estudos longitudinais realizados em instalações privadas, mostram que os implantes dentários Straumann, Tissue Level, indicados para reabilitação oral, podem atingir taxas de sobrevivência elevadas. Este estudo sugere um método de gerenciamento de casos a longo prazo, facilmente reproduzível por qualquer clínica odontológica, aplicando-se a qualquer outra marca de implantes.
PN0954 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 20

Avaliação do letramento em gestão em saúde bucal de profissionais do sus do Paraná: uma análise psicométrica
Uchida TH, Siqueira JO, Fujimaki M
Dod - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Letramento em Gestão em Saúde (LGS) pode ser compreendido como um campo de atuação interprofissional, que envolve competências para resolver problemas de saúde, empoderar a comunidade, reduzir custos e injustiças sociais. Para o desenvolvimento do LGS, não só o conhecimento é necessário, mas a prática no dia a dia. O objetivo do trabalho foi avaliar o LGS de profissionais de saúde após a participação no 4º Ciclo do Curso de Qualificação da Gestão do SUS em Saúde Bucal (4o. CQGSB) no Paraná. Trata-se de um estudo ecológico, temporal, transversal e observacional, onde foi aplicado um questionário estruturado composto com questões de múltipla escolha, aplicado de forma online e analisado por meio da Análise de Equações Estruturais (AEE), após o término do 4o. CQGSB. Participaram deste estudo 377 profissionais de saúde, sendo 141 cirurgiões dentistas da Estratégia Saúde da Família. Verificou-se que os profissionais, de modo geral, apresentaram bom conhecimento nos componentes relacionados à Gestão do Trabalho, do Cuidado e Estrutural, entretanto, a implementação dos conhecimentos na prática, não foi observada no mesmo nível. Os modelos psicométricos construídos foram aceitos estatisticamente (valores p>5%) e demonstraram uma associação forte e positiva do conhecimento com a prática.
Conclui-se que o 4º CQGSB pode ter auxiliado no aumento do Letramento em Gestão em Saúde Bucal, estimulando o conhecimento e a prática, reforçando a importância do processo de qualificação da gestão para as mudanças necessárias na gestão e na atenção à saúde no SUS.
PN0957 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 20

Experiência odontológica de indivíduos brasileiros com doenças genéticas raras
Deps TD, Rabello F, Celestino MLS, Prado HV, Carneiro NCR, Borges-Oliveira AC
Odontopediatria - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo objetivou analisar à experiência odontológica de brasileiros com doenças raras (DR) e sem DR. Foi feito um estudo transversal, pareado por idade e sexo, com 210 indivíduos [105 com DR e 105 sem DR], de 2 a 57 anos, de 5 estados brasileiros (CE, ES, MG, RJ e SP), e os pais/responsáveis, que responderam um questionário sobre o filho (história odontológica). Os indivíduos foram examinados quanto a higiene bucal e experiência de cárie. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG. Foi realizada análise bivariada (Teste X2 / p < 0,05). A média de idade dos indivíduos examinados foi de 14,2 anos (±12,3). A condição genética foi estatisticamente associada à qualidade da higiene bucal, à experiência de cárie, ao tipo de atendimento odontológico recebido e à dificuldade de encontrar um dentista para atendimento, (p<0,05). A maioria dos indivíduos com DR foi identificada com uma higiene bucal deficiente (88,9%), com experiência de cárie (57,8%), teve dificuldades para conseguir um dentista (78,1%) e recebeu atendimento odontológico pela rede pública de saúde (60,6). O grupo com DR teve 9,3 vezes mais chance de ser classificado com uma higiene bucal deficiente, 1,9 vezes mais chance de ter experiência de cárie, 6,7 vezes mais chance de ter tido dificuldades para encontrar um dentista e 3,5 vezes mais chance de ter recebido atendimento via SUS.
Quando comparados aos indivíduos sem DR, o grupo com DR apresentou mais problemas bucais, mais dificuldade para conseguir um dentista e maior uso do SUS para atendimento odontológico.
(Apoio: CAPES  |  FAPs - FAPEMIG)