RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PI0281 a PI0288 ]
 8 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 8


PI0281 - Painel Iniciante
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 10

Efeitos de duas cepas probióticas na periodontite experimental em ratas ovariectomizadas
Tardelli MDC, Lucateli RL, Silva PHF, Taba-Junior M, Furlaneto FAC, Palioto DB, Salvador SLS, Messora MR
Ctbmf e Periodontia - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi comparar os efeitos de duas cepas probióticas, Bifidobacterium animalis subsp. lactis HN019 (BL) e Lacticaseibacilus casei 01 (LC), na doença periodontal (DP) em ratas ovariectomizadas (OVX). 48 ratas foram alocadas em 6 grupos: C-OVX (controle), C-OVX-BL (controle, com BL), C-OVX-LC (controle, com LC) DP-OVX (com DP), DP-OVX-BL (com DP, com BL) e DP-OVX-LC (com DP, com LC). Todos os animais foram submetidos à OVX bilateral. A administração de B. lactis HN019 (1,5 x 109 UFC/mL) e L. casei 01 (1,5 x 109 UFC/mL) foi iniciada 8 semanas após a OVX e mantida até a eutanásia dos animais. 14 semanas após a OVX, a DP foi induzida por meio da colocação de ligaduras ao redor dos primeiros molares inferiores dos animais. Todos os animais foram submetidos à eutanásia 16 semanas após o início dos experimentos. Hemi-mandíbulas foram coletadas para a análise histométrica. Foi analisada a perda óssea da região de bifurcação e perda de inserção conjuntiva dos 1° molares inferiores. Todos os dados foram submetidos à análise estatística (p<0,05). Apenas o grupo DP-OVX-LC apresentou menor perda óssea na região de bifurcação quando comparado ao grupo DP-OVX (p<0,05). O grupo DP-OVX apresentou maior perda de inserção conjuntiva quando comparado aos grupos DP-OVX-BL e DP-OVX-LC (p<0.05).
Conclui-se que diferentes cepas probióticas podem promover proteção com intensidades diferentes na destruição tecidual provocada pela DP em ratas ovariectomizadas.
(Apoio: FAPs - fapesp  N° 2019/21514-9)
PI0282 - Painel Iniciante
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 10

Análise da reparação óssea de defeitos críticos tratados com scaffolds de PHBV-La20OAP e hidrogel PF-127/OGP. Estudo in vivo em ratos
Santos JPC, Cominotte MA, Aroni MAT, Saska S, Silva BLG, Sánchez-Puetate JC, de Molon RS, Cirelli JA
Diagnóstico e Cirurgia - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi avaliar in vivo o potencial osteocondutor e osteoindutor dos scaffolds de PHBV-La20OAP [poli (3-hidroxibutirato-co-3-hidroxivalerato)-Lantânio-Apatita] associados ou não ao hidrogel PF-127/OGP (Pluronic F-127/peptídeo de crescimento osteogênico). 48 ratos foram aleatoriamente divididos em 4 grupos - grupo M (controle): membrana de colágeno + coágulo; grupo MG: membrana + hidrogel; grupo MS: membrana + scaffold e; grupo MGS: membrana + hidrogel + scaffold. Foram criados defeitos circulares críticos (⌀5mm) bilaterais na calota craniana dos animais e, como tratamento foram revestidos com a membrana associada ou não a scaffold como enxerto inlay. Os animais foram eutanasiados após 15 ou 60 dias para análise microtomográfica (micro CT) e histomorfométrica. A micro CT demonstrou aumento estatisticamente significativo (ANOVA/Tukey p≤0.05) no volume de material mineralizado (BV/TV%) nos grupos que utilizavam scaffolds, quando comparados aos demais grupos, em ambos os períodos. Porém, a análise histomorfométrica não demonstrou diferenças significantes entre os grupos quanto à área de formação óssea no interior dos defeitos e extensão linear de novo osso nas bordas dos defeitos (ANOVA/Tukey p>0.05). Observou-se, no entanto, uma maior preservação da área do defeito nos grupos tratados com scaffolds.
Conclui-se que os biomateriais empregados não apresentaram diferenças na formação óssea no modelo e nas condições estudadas. Todavia, mais estudos são necessários para se avaliar as propriedades benéficas destes materiais.
(Apoio: CNPq  N° 120980/2020-7)
PI0283 - Painel Iniciante
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 10

Indicação por cirurgiões-dentistas do uso de antibióticos locais e sistêmicos durante o tratamento periodontal. Estudo transversal
Ceribelli AO, Tajima T, Alves BSB, Martins CM, Batista VES, Santinoni CS
UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O propósito do presente estudo foi avaliar como os cirurgiões-dentistas brasileiros indicam o uso de antibióticos locais e sistêmicos durante o tratamento periodontal. Foi realizada uma pesquisa online com esses profissionais, com questões sobre a forma de prescrição desses medicamentos (substância, dose, frequência e sequência com a RAR) sua relação às diferentes doenças periodontais, uso de testes para identificação de microrganismos e informações demográficas dos voluntários. Os dados foram analisados estatisticamente (Teste Binomial, p<0,05). Cento e trinta voluntários responderam ao questionário, sendo 23% do gênero masculino e 76,2% do gênero feminino. A idade média foi 27,7 anos. A maioria relatou indicar o uso sistêmico de antibióticos para casos mais avançados de periodontite (estádios III e IV) ou casos de evolução rápida como abscessos ou a antiga periodontite agressiva. Os medicamentos raramente são prescritos sem a combinação da terapia mecânica (2,5%). Em relação ao momento em que o antibiótico sistêmico é indicado, a maioria (60,2%) relatou indicar "antes" ou "após" a terapia mecânica. Sobre antimicrobianos locais, a maioria dos profissionais relatou fazer seu uso e os produtos mais utilizados foram tetraciclina e clorexidina.
Pode-se concluir que cirurgiões-dentistas brasileiros possuem conhecimento sobre a correta prescrição de antibióticos durante o tratamento periodontal.
PI0284 - Painel Iniciante
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 10

Avaliação da qualidade de vida de pacientes em fase de suporte periodontal
Vouk AG, Paseto CV, Mendes RT
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A doença periodontal inicia-se pela inflamação gengival, conhecida como gengivite. Quando estruturas de suporte dos dentes são afetadas, tem-se a periodontite. A periodontite possui significativa prevalência na população adulta e está entre as principais causas de perda dentária. O tratamento da periodontite é composto por anamnese, fase terapêutica relacionada à causa, fase corretiva e fase de terapia de suporte. Esta última fase é componente essencial para o sucesso a longo prazo. É bem estabelecido que os pacientes apresentam diferentes suscetibilidades à ocorrência e à progressão da doença periodontal. Desse modo, o presente estudo buscou caracterizar uma determinada população que se encontra em fase de terapia de suporte periodontal, relacionando o estado periodontal e a análise da qualidade de vida. Foram selecionados 15 pacientes diagnosticados com periodontite e encaminhados para a Clínica de Periodontia da Universidade Federal do Paraná, e 5 pacientes em fase de suporte periodontal pertencentes ao Projeto de Extensão "Prevenção Primária e Secundária das doenças Bucais e Periodontais". Foi feito exame e tratamento periodontal, e foi aplicado o questionário OHIP-14 para avaliar a qualidade de vida e a auto percepção de saúde bucal.
Os pacientes da clínica de Periodontia obtiveram uma média do escore OHIP-14 maior (21,6) que os pacientes em fase de suporte (17,0). Os achados reforçam que o tratamento periodontal é fundamental à manutenção da saúde bem como da qualidade de vida dos pacientes.
PI0285 - Painel Iniciante
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 10

Análise histológica da aplicação local de gel de ácido hialurônico como material preenchedor na papila interdental em ratos
Araújo-Filho RF, Dantas GMN, Cabral BC, Coelho CCO
Odontologia - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se analisar histologicamente o efeito do gel de Ácido Hialurônico (AH) utilizado como material preenchedor na papila interdental em ratos. Para isso, 36 Ratos Wistar foram submetidos previamente à indução da perda de papila entre os incisivos inferiores com mola de compressão fixa (dia -7). No dia 0, os animais foram divididos em dois grupos (n=18), os quais receberam 0,02 ml de tampão fosfato-salino (PBS) ou 0,02 ml de AH, sendo então subdivididos de acordo com o dia da eutanásia (dias 3, 5, 10) (n=6). Análise histológica (hematoxilina-eosina), descritiva e semi-quantitativa, das mandíbulas dos animais eutanasiados foi realizada por operador cego. Os dados foram analisados pelo teste de Kruskall-Wallis/Dunn e Mann-Whitney, com nível de confiança de 95%. A intensidade do infiltrado inflamatório no dia 3 foi moderada no grupo AH e discreta no PBS, evoluindo para ausência no dia 10 (AH: p=0,01; PBS: p=0,04). No AH, o infiltrado inflamatório se estendia do tecido conjuntivo (TC) à crista óssea interdental no dia 3, restringindo-se à parte superficial do TC no dia 10. O TC, que no dia 3 apresentou pequena porção de fibras colágenas, por vezes, com edema intersticial, evoluiu para quantidade moderada de fibroblastos no dia 10 no grupo AH (p=0,03). Grupo PBS permaneceu com TC inalterado nos dias avaliados (p=0,28). Não houve evidência de estímulo à reabsorção óssea entre AH ou PBS nos dias avaliados.
Assim, o grupo AH exibiu reação inflamatória similar ao PBS no dia 3, evoluindo com melhora no TC até o dia 10, o que pode indicar que é seguro para aplicação na papila interdental.
PI0286 - Painel Iniciante
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 10

Produção de IL-19 por fibroblastos gengivais em pacientes com periodontite Grau C expostos ao extrato de Aa
Alvarenga CAPG, Stolf CS, Sacramento CM, Santamaria MP, Ruiz KGS, Casati MZ, Sallum EA, Casarin RCV
Graduação - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A interleucina-19 (IL-19) é uma citocina da super-família da interleucina-10 e possui um papel importante na progressão de doenças inflamatórias sistêmicas. Porém, o real impacto que ela representa na periodontite Estágio 3 ou 4 Grau C (Perio4C) ainda é desconhecido. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi avaliar o perfil de liberação de IL-19 por células fibroblásticas isoladas de indivíduos com Perio4C e de indivíduos com saúde periodontal (SP) e, avaliar se este é alterado pelo estímulo com extrato proteico de Aggregatibacter actinomycetemcomitans (AaPE). Oito indivíduos com Perio4C e oito indivíduos com SP tiveram biópsias coletadas para o cultivo primário de fibroblastos gengivais (FGs). Após seu cultivo e expansão, os FGs foram estimuladas com AaPE nas concentrações de 5 e 20 µg/mL por 1.5 e 3 horas. A partir da coleta do sobrenadante, foi determinada a concentração da citocina IL-19 com ensaios de Luminex/MAGPIX. Os pacientes portadores de Perio4C apresentaram níveis basais de IL-19 diminuídos em comparação aos indivíduos com SP, nos tempos de coleta de 1.5 e 3h (p = 0.0457 e 0.0008, respectivamente). Além disso, os fibroblastos do grupo Perio4C secretaram menores concentrações de IL-19 após estímulo com AaPE, em ambas as concentrações, do que os pacientes saudáveis (p < 0.0001).
Conclui-se que a IL-19 pode apresentar um potencial papel na etiologia da Perio4C, uma vez que células fibroblásticas desses indivíduos produzem menores quantidades dessa citocina anti-inflamatória.
(Apoio: CNPq)
PI0287 - Painel Iniciante
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 10

Impacto da síndrome metabólica na doença periodontal experimental em ratos
Alves OFR, Silva GA, Furlaneto FAC, Casarin RCV, Ishikawa KH, Mayer MPA, Moreira ALG, Messora MR
Periodontia e Cirurgia e Traumatologia.. - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou o impacto da Síndrome Metabólica (SM) na Doença Periodontal (DP) em ratos. Foram utilizados 48 ratos Wistar Hannover divididos nos grupos: C (controle, sem SM e sem DP); SM (com SM e sem DP); C-DP (sem SM e com DP) e SM-DP (com SM e com DP). A indução da SM foi realizada por meio de ração hipercalórica, e a indução da DP por meio da colocação de ligadura ao redor dos primeiros molares inferiores dos animais. Os animais foram eutanasiados na 16a semana. Foram coletadas Hemi-mandíbulas para análises microtomográfica e imunoenzimática, e fezes para análise da microbiota intestinal no início e ao final do experimento. Foram analisados parâmetros metabólicos e antropométricos. Os grupos SM e SMDP apresentaram aumento significativo de peso final, IMC e circunferência abdominal em relação ao grupo C (p<0,05). O grupo SM apresentou aumento nos parâmetros de glicemia, HOMA-IR, colesterol total, triglicerídeos e ácidos graxos quando comparado ao grupo C (p<0,05), e maior redução de Lactobacillus e Bifidobacterium ao longo do experimento quando comparado ao grupo C (p<0,05). O grupo SMDP apresentou nível ósseo alveolar significativamente (p<0,05) maior que o grupo DP, assim como menor volume ósseo e maior porosidade óssea (p<0,05). Em relação aos ensaios imunoenzimáticos, o grupo SMDP apresentou maior razão RANK-L/-OPG quando comparado ao grupo DP, assim como menor concentração de TGF-β (p<0,05).
Conclui-se que a SM pode agravar a DP induzida por ligadura em ratos, alterando parâmetros imunoinflamatórios locais/sistêmicos e microbiológicos intestinais.
(Apoio: CNPq)
PI0288 - Painel Iniciante
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 10

Liberação da citocina IL-10 por fibroblastos gengivais estimulados por extrato de Aa em pacientes com periodontite Grau C
Vieira JR, Stolf CS, Sacramento CM, Ruiz KGS, Casati MZ, Oliveira LD, Sallum EA, Casarin RCV
Área de Periodontia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Estudos prévios sugerem que pacientes com Periodontite Estágio 3 ou 4 Grau C (Perio4C) menor produção de interleucina 10 (IL-10), importante citocina anti-inflamatória, quando comparado à indivíduos com saúde periodontal (SP). Assim, o objetivo desse estudo foi avaliar o perfil de liberação de IL-10 por fibroblastos gengivais (FGs) isolados de indivíduos com Perio4C e SP, e avaliar qual o impacto do estímulo celular com extrato proteico de Aggregatibacter actinomycetemcomitans (AaPE) nesse perfil. Oito indivíduos com Perio4C e oito com SP tiveram biópsias coletadas para o cultivo primário de FGs. Após seu cultivo e expansão, os FGs foram estimuladas com AaPE nas concentrações de 5 e 20 µg/mL por 1,5 e 3 horas. A partir da coleta do sobrenadante, foi determinada a concentração de IL-10 com ensaios de Luminex/MAGPIX. Além de apresentarem menores níveis basais de IL-10 em relação aos pacientes com SP (p = 0.0007), os pacientes com Perio4C também apresentaram menor produção de IL-10 após o estímulo com 5 µg/mL por 1.5 h em relação aos pacientes saudáveis (p = 0.0022). Porém um maior estímulo (20 µg/mL) e um estímulo prolongado (3 h) não foram determinantes para uma resposta imune alterada, não caracterizando uma resposta dose- ou tempo-dependente.
Conclui-se que os pacientes com Perio4C apresentam uma deficiência na produção de IL-10 durante a resposta primária de combate ao desafio microbiano pelo Aa, o que pode favorecer uma progressão mais rápida da doença.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2020/00417-2)