Avaliação do Ensino a Distância nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Odontologia durante a pandemia de Covid-19
Jacomo TS, Macedo DS, Roman-Torres CVG, Pimentel AC, Marão HF
Pós-graduação Em Odontologia - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Exame nacional do desempenho dos estudantes de Odontologia (ENADE 2016) - instituições, alunos e a saúde coletiva
Teixeira MCP, Zanin L, Brito-Junior RB, Oliveira A MG, Flório FM
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo teve como intuito avaliar a associação de características das IES, dos alunos e da performance nas questões de Saúde Coletiva com o desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudante (ENADE). A pesquisa foi realizada em 2019, com dados referentes a prova realizada pelos graduandos do curso de Odontologia em 2016. Dados de 205 IES públicas e privadas de Odontologia do Brasil foram avaliados e dos relatórios de cursos emitidos pelo INEP foram extraídas variáveis relativas à IES (localização, tipo, conceito ENADE, quantidade de alunos concluintes do curso e de alunos que fizeram a prova); aos estudantes (cor, renda familiar, escolaridade dos pais; tipo de escola cursada no ensino médio, grau de dificuldade da prova na formação geral e específica; relação ao tempo total; clareza dos enunciados; dificuldade ao responder a prova) e ao desempenho dos alunos na prova (resultado geral e especifico da SC), com seleção das questões da área por consenso. Verificou-se que alunos oriundos de escolas particulares, com melhor nível econômico, de famílias com pais com maior escolaridade, matriculados em IES públicas, com menos alunos por sala e mais alunos presentes na prova obtiveram melhor desempenho no ENADE. As questões de Saúde Coletiva foram respondidas corretamente pela maioria dos concluintes, havendo maior acerto entre os alunos de cursos mais bem avaliados. A busca pelo melhor desempenho dos alunos, envolve o estímulo à salas de aulas menos lotadas e à extensa participação dos alunos na prova, já que são as variáveis passíveis de controle pelas IES.PE034 - Pesquisa em Ensino
Área:
9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Aplicação de metodologias de ensino a distância na disciplina de metodologia científica da FOUSP: Percepção de alunos e tutores
Lopez-Capp TT, Michel-Crosato E, Biazevic MGH
Odontologia Social - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Avaliar a percepção de alunos de graduação e seus tutores (alunos da pós-graduação) frente ao uso de metodologia de ensino à distância da disciplina de Metodologia Científica da FOUSP. Os 133 alunos de graduação matriculados na disciplina e 08 tutores responderam a um questionário estruturado via Google Forms contendo três domínios (avaliação da disciplina; avaliação dos tutores (para o caso dos alunos de graduação) e avaliação dos alunos (para o caso dos tutores); autoavaliação). Os principais achados da pesquisa evidenciaram que segundo a percepção dos alunos os objetivos da disciplina foram cumpridos (37.5% responderam que "sim, na maioria das vezes" e 40.62% "sim plenamente"), porém a maioria dos alunos apontaram a importância dos encontros presenciais: "Eu gostei de metodologia a distância, mas seria mais interessante se tivesse encontros presenciais também, pq foi péssimo falar com os tutores só por e-mail, seria bem melhor ter essa troca de aprendizagem presencialmente mas com a disciplina ministrada a distância." Quanto a percepção dos tutores, 62.5% avaliaram como "bom" o processo de orientação e acompanhamento dos alunos, ao longo do curso, porém também ressaltaram algumas dificuldades de interação com os alunos: "A tutoria exclusivamente virtual dificulta receber um feedback imediato dos alunos a respeito das dúvidas, esclarecimentos e instruções dadas." Conclui-se que a disciplina conseguiu atingir os objetivos propostos para alunos e tutores, porém fica latente a importância interações presenciais no processo ensino-aprendizagem.PE035 - Pesquisa em Ensino
Área:
9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Estudo do Perfil Empreendedor em Estudantes de Odontologia de uma Universidade Pública
Leite CRO, Fagundes FB, Oliveira VS, Nogueira KO, Freitas AP, Silva MF, Neves FS
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O estudo objetiva analisar o perfil empreendedor dos estudantes de Odontologia da Universidade Federal da Bahia, em diferentes períodos do curso, correlacionando o gênero, cor, renda familiar, fatores ligados a prática empreendedora, além do papel da Universidade no processo de ensino-aprendizagem. Foi aplicado um questionário por meio da plataforma Google Forms, para estudantes matriculados. Após a aplicação, o perfil empreendedor foi classificado como alto, médio ou baixo seguindo os critérios propostos por Santos (2014). Para análise dos dados, foi aplicado o teste chi-quadrado, com nível de significância de 5%. A amostra final foi composta por 352 estudantes com média de idade de 24,6 (± 5,8) anos, sendo a maioria do gênero feminino (71,9%) e com a cor parda (51,7%). A maioria dos estudantes foi classificada com o perfil empreendedor alto (76,7%) e a minoria baixo (1,1%). Não foi observada correlação estatisticamente significativa comparando o perfil empreendedor com gênero (p=0,95), cor (p=0,77), renda (p=0,26) e semestre (p=0,10). A grande maioria dos estudantes vê o empreendedorismo como importante para a formação acadêmica e profissional (p=0,00). Além disso, 50,6% dos estudantes responderam que a Universidade não tem contribuído para o desenvolvimento do seu perfil empreendedor (p=0,01). Foi observado predominância do alto perfil empreendedor entre os estudantes independentemente da cor, idade, gênero, semestre e renda familiar. É necessário que a Universidade tenha uma maior participação nesse processo de ensino-aprendizagem.PE036 - Pesquisa em Ensino
Área:
9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
A saúde bucal do trabalhador em Tucuruí/PA: proposta de promoção em saúde na Plataforma Whatsapp em tempos de infodemia
Sousa RSS, Rodrigues VS, Oliveira MR, Silva SHS, Duarte JC, Sousa NS, Silva KLL, Marinho AMCL
Odontologia - FACULDADE DE TEOLOGIA, FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS GAMALIEL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Objetiva-se disponibilizar tecnologia educativa previamente construída destinada à teleorientação do público trabalhador, via WhatApp Business. Estudo preliminar no DATASUS, mostrou que indivíduos de 20 a 54 anos em Tucuruí representam 54% da população não sendo registradas atividades de educação em saúde para os mesmos nos últimos cinco anos. Após busca de literatura e obtido o nível de letramento em saúde do público pela por meio do Breald serão elaborados conteúdos educativos com o auxílio do BR-CDC-CCI os quais serão inseridos na plataforma já licenciada. Anuências serão solicitadas aos responsáveis por duas unidades de saúde pertencentes a bairros sorteados onde trabalhadores cadastrados e acompanhados serão convidados para uso da plataforma em teste. Além da aprovação do COEP o projeto será encaminhado ao setor jurídico no Conselho de Odontologia para emissão de parecer quanto à adequação às normativas em vigor. O processo de elaboração da tecnologia baseada nos níveis de alfabetismo em saúde dos sujeitos e a adequação às normativas do conselho de classe são aspectos necessários para que este não se torne mais um material ineficaz em um contexto histórico em que o número de informações inadequadas ao público e que ferem a ética profissional multiplica-se assustadoramente.PE037 - Pesquisa em Ensino
Área:
9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Educação Interprofissional e Formação em Odontologia no ensino remoto: o que pensam os estudantes?
Rocha NB, Senna MIB, Pinto RS, Amaral JHL, Werneck MAF, Silva CJP, Palmier AC
Odontologia Social e Preventiva - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Objetivou-se analisar a percepção de alunos de Odontologia da UFMG em relação às atividades remotas de educação interprofissional (EIP) realizadas em 2020. Atividades relacionadas às competências colaborativas da EIP (comunicação, papéis e responsabilidades, trabalho em equipe e valor/ética) foram desenvolvidas com encontros assíncronos e síncronos, por meio de simulação de reuniões de equipe interprofissional da Atenção Básica, com carga horária total de 15 horas. O desempenho dos estudantes foi avaliado por meio de instrumentos padronizados e feedback pelos pares e professores. Os alunos avaliaram a atividade por meio de questionário on line (contribuições, habilidades, pontos positivos e negativos). Os preceitos éticos de pesquisa foram respeitados. Participaram 71 discentes da Odontologia: mulheres (73,8%) com idade média 24,8 (±4,1) anos. As habilidades adquiridas mais relatadas foram comunicação interprofissional e trabalho em equipe. Desenvolvimento da interprofissionalidade foi o ponto mais positivo e problemas de conexão de internet e pouco tempo foram os pontos negativos. As principais contribuições citadas foram experienciar o trabalho em equipe interprofissional, mesmo que remoto; crescimento pessoal/profissional e importância da prática colaborativa na área da saúde para atenção integral do paciente. Conclui-se que a EIP no modelo remoto favoreceu o desenvolvimento de competências colaborativas, principalmente pela comunicação e trabalho em equipe e contribuiu de forma positiva e singular para formação em Odontologia.PE038 - Pesquisa em Ensino
Área:
9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Vivência pedagógica com Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem na pós-graduação em Odontologia
Silva RM, Spiger V, Peres ACO, Agnoletto IG, Santana CM, Carcereri DL
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este relato de experiência objetivou descrever e refletir a vivência pedagógica de pós-graduandos de Odontologia com Metodologias Ativas de Ensino-Apredizagem (MAEA), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), à luz das teorias pedagógicas de Donald Schön e Paulo Freire. O Projeto de Extensão "Promoção de Saúde na Comunidade Escolar do Colégio de Aplicação da UFSC" é desenvolvido desde o ano 2000, com participação de professoras do Departamento de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, alunos de graduação (bolsistas e voluntários), professores do Colégio, e pós-graduandos. São realizadas ações de promoção de saúde, prevenção e clínica odontológica. O protagonismo extensionista é fomentado por MAEA como: diálogo reflexivo, discussão de casos, e prática comunitária com produção de atividades lúdicas, cartilhas de saúde, portfólios, relatórios e artigos científicos. Esse espaço de integração ensino-pesquisa-extensão propicia uma vivência pedagógica multifacetada de significados ampliados, pois o "aprender a ensinar" se materializa enquanto prática no "aprender-fazendo". Assim, o pós-graduando se insere como ator, pois ensina e aprende. Ao desafiar o papel tradicional docente, as MAEA favorecem, como propõe Schön, o constante ato reflexivo e, como na pedagogia freiriana, realçam o ensino-aprendizagem com a libertação criadora que se volta à realidade local. A experiência com as MAEA no cuidado da saúde bucal permitiu uma formação pedagógica crítico-reflexiva e transformadora aos pós-graduandos e demais envolvidos. (Apoio: ProEx/UFSC N° 2 | CNPq N° 3)PE039 - Pesquisa em Ensino
Área:
9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Análise dos Impactos da COVID-19 aos Acadêmicos de Odontologia no Brasil
Eich ND, Gialain IO, Bittencourt APC, Borba AM, Tonetto MR, Volpato LER
Ciências Odontológicas Integradas - UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este trabalho tem por objetivo analisar o efeito da pandemia da COVID-19 sobre os estudantes de odontologia no Brasil. O estudo transversal descritivo foi realizado por meio da aplicação de questionário usando o aplicativo Google Forms, compartilhado via WhatsApp, Instagram e Facebook para 383 estudantes, número definido por cálculo amostral. Após a realização de estudo piloto, utilizou-se a técnica da "bola de neve virtual" para a coleta das respostas. Realizou-se análise descritiva e inferencial dos dados por meio de frequências e regressões logísticas multinominais com nível de significância de 95%. A maioria dos estudantes (72%) era do sexo feminino, 81,5% eram oriundos de instituições privadas. Houve discordância de satisfação tanto para com as aulas remotas (42,1% totalmente e 25,4% parcialmente) quanto para a formação acadêmica (44,1% totalmente e 25,6% parcialmente), relatou-se queda de rendimento em 70,7% dos estudantes e pensamento em abandonar os estudos (40,5% afirmam que sim e 10,2% relatam "talvez"). Região de residência e dispositivo utilizado para acompanhar as aulas influenciaram no pensamento em desistir dos estudos (p<0,05 e p=0,031 respectivamente), assim como o nível de conhecimento em informática influenciou no rendimento acadêmico durante a pandemia (p=0,009). A necessidade de maior interação com o professor e o despreparo dos estudantes frente ao modelo de educação remota são fatores que indicam que o ensino remoto não tem sido suficiente para contemplar a gama de habilidades a serem desenvolvidas durante a formação em odontologia.