Comparação do aprendizado em prótese fixa utilizando demonstração clínica ou vídeo educacional: resultados preliminares
Garcia FR, Gallas KR, Portella FF, Braga C, Busato ALS
Doutorado - UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo dessa pesquisa foi comparar duas formas de ensino de preparos de prótese fixa, sendo uma através do método de demonstração clínica e outra com o uso de vídeo educacional. Este estudo randomizado foi realizado em uma amostra de 16 alunos do quinto semestre de Odontologia da Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas/RS. Os alunos foram divididos aleatoriamente em dois grupos: Grupo demonstração (Gdem) para treinamento tradicional com o professor em laboratório e o Grupo vídeo (Gvid) que assistiu a um vídeo de passo a passo. Foram avaliadas a habilidade, o conhecimento e a satisfação de estudantes de Odontologia referentes ao tema de Preparos Protéticos. Não houve diferença quanto a habilidade dos estudantes em realizar preparos em dentes anteriores (p=0,161) e em dentes posteriores (p=0,152). Os alunos do Gdem e Gvid não apresentaram diferença quanto ao seu conhecimento teórico antes e depois da intervenção didática ou entre os grupos nos dois momentos. Não houve diferenças significativas entre o grau de satisfação em nenhum dos grupos. Estes resultados sugerem que ambos os métodos de ensino podem ser empregados para o ensino na Odontologia. (Apoio: CAPES)PE017 - Pesquisa em Ensino
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6 - Prótese
Metodologias ativas no ensino da prótese parcial removível durante a COVID-19: um relato de experiência da Universidade Federal da Paraíba
Cosme-Trindade DC, Muniz IAF, Campos DS, Piagge CSLD, Perez LEC
Odontologia Restauradora - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste relato é apresentar a experiência da disciplina de Prótese Parcial Removível (PPR) da Universidade Federal da Paraíba durante a Pandemia da COVID-19 com o uso de metodologias ativas, visando a consolidação do processo ensino-aprendizagem. Com a suspensão das aulas presenciais e a oferta dos períodos suplementares, os conteúdos do componente curricular foram disponibilizados como cursos, aos egressos da disciplina pré-clínica do 7º período. Metodologias ativas como a gamificação, a sala de aula invertida e o case-based learning (CBL) foram implementadas para sedimentar o aprendizado quanto ao planejamento de arcos parcialmente desdentados e a sequência clínica em PPR. As atividades foram realizadas de forma síncrona e assíncrona, utilizando esquemas bidimensionais e fotografias de arcos parcialmente desdentados como os casos, que eram enviados previamente aos alunos. As atividades síncronas semanais, realizadas pela plataforma Google Meet®, baseavam-se no conceito de sala de aula invertida, onde os alunos apresentavam os casos e os professores atuavam como mediadores nas discussões. Observou-se um grande engajamento e participação ativa dos alunos na construção do seu conhecimento, tendo como resultado deste processo o desenvolvimento de um infográfico para os pacientes a ser utilizado na clínica de prótese. A inserção dessas metodologias foi um eixo motivacional para os alunos, fomentando a aprendizagem e estimulando o desenvolvimento das habilidades e competências no planejamento em PPR previamente ao atendimento clínico.PE018 - Pesquisa em Ensino
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7 - Estomatologia
Avaliação do impacto de uma intervenção educacional à distância sobre úlceras bucais para médicos residentes e estudantes de medicina
Braun LW, Salvador SM, Herpich TL, Knorst MM, Melo RGB, Carrard VC
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi avaliar a capacidade diagnóstica e a percepção de autoconfiança de médicos residentes e estudantes de medicina em relação às lesões ulceradas da boca e o impacto de uma intervenção educacional à distância sobre esses parâmetros, comparando os seus desempenhos com os de estudantes e residentes de Odontologia. A amostra deste estudo quase-experimental com intervenção educacional foi composta por 49 participantes da área da medicina (Med) e 28 da área da odontologia (Odo). O teste de capacidade diagnóstica se baseou em um questionário com 20 fotos clínicas de lesões bucais e a percepção de autoconfiança foi avaliada a partir de uma escala Likert de 5 níveis. A intervenção educacional, aplicada entre os Med, foi caracterizada por vídeo-aulas que somaram 48 minutos de duração. A mediana para capacidade diagnóstica dos Med oscilou em torno de 50%, sendo mais baixa do que a dos Odo (estudantes=65 e residentes=80, Kruskal-Wallis/Dunn, p<0,01). Aproximadamente 70% dos Med se percebeu não confiante ou realmente não confiante para o diagnóstico de úlcera bucais, enquanto 85,7% dos Odo afirmou perceber-se confiante ou muito confiante. A percepção de autoconfiança foi maior entre os Odo do que entre os Med (Kruskal Wallis/Dunn, p<0,01). O percentual de acertos para capacidade diagnóstica e especificidade dos residentes de medicina aumentou após a intervenção educacional (teste t de Student, p <0,01). Conclui-se que o conhecimento de Med é limitado e que uma intervenção educacional a distância pode ser uma alternativa para atenuar essa lacuna de formaçãoPE019 - Pesquisa em Ensino
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7 - Estomatologia
Impacto de um grupo de facebook como ferramenta auxiliar em um curso de estomatologia à distância
Paula MC, Wagner VP, Correa APB, Martins MAT, Martins MD, Gonçalves MR, Umpierre RN, Carrard VC
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto da criação de um grupo de Facebook no desempenho de participantes de um curso EAD de Estomatologia e a sua percepção a respeito da utilidade deste recurso como ferramenta de facilitação. Este estudo quase-experimental, do tipo antes e depois contou com um curso à distância em Estomatologia (30 horas) hospedado na plataforma Moodle/UFRGS como intervenção educacional. A amostra foi composta por 64 estudantes do 1º e 5º ano do curso de graduação em Odontologia/Diurno da UFRGS. O curso abordou o diagnóstico dos diferentes tipos de doenças bucais, com ênfase no câncer bucal. Um teste de capacidade diagnóstica baseado em fotos de 30 lesões bucais foi aplicado antes e após o curso, a fim de avaliar o seu impacto. Um grupo foi criado no Facebook para promover interação e engajamento no curso. Ao final do curso, um questionário criado na plataforma SurveyMonkey foi aplicado para avaliar a percepção dos participantes. Observou-se uma taxa de evasão baixa no curso (21%). Em torno de 79% dos participantes concordaram que as atividades do curso foram suplementadas pelo grupo do Facebook. Os alunos que interagiram mais no grupo do Facebook obtiveram um ganho de desempenho mais expressivo (mediana=40,0%) no teste de capacidade diagnóstica do que os que não participaram tanto (medianas=18,4%) deste espaço de interação (teste t de Student, p<0,01). Conclui-se que a criação de um grupo de Facebook pode contribuir no engajamento, favorecendo uma taxa de evasão baixa e aumentando a frequência de participantes de um curso de EAD.PE020 - Pesquisa em Ensino
Área:
7 - Estomatologia
Panorama da inserção da disciplina de Estomatologia em Instituições de Ensino Superior do Sudeste Brasileiro
Maia-Lima MP, Medeiros YL, Da Silva PVR, Lopes DF, Faria LV, Guimarães LDA
Clínica Odontológica - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste trabalho foi apresentar a situação de inserção da disciplina de Estomatologia nos cursos de graduação em Odontologia do sudeste brasileiro. Para o conhecimento dos cursos de Odontologia, foi realizada uma consulta no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (Cadastro e-MEC), sendo incluídos todos os cursos ativos da região Sudeste do Brasil. Para verificar a oferta da disciplina de Estomatologia nas instituições, de fevereiro a junho de 2019 os endereços eletrônicos foram consultados. A amostra foi composta por 176 faculdades que, após serem excluídas àquelas que não disponibilizaram a grade curricular, obteve-se um total de 144, sendo 125 (86,8%) cursos de instituições particulares e 19 (13,19%) cursos de instituições públicas. Dessas 144, apenas 88 (61,11%) instituições tinham a disciplina de Estomatologia em sua grade curricular, sendo 73 (82,95%) em cursos particulares e 15 (17,04%) em cursos públicos. 82 (93,18%) ofertavam a disciplina como obrigatória, 1 (1,13%) como optativa e 5 (5,68%) não disponibilizaram essa informação. 28 (31,81%) ofereciam conteúdo apenas teórico, 4 (4,54%) apenas prático, 32 (36,36%) teórico-prático e 24 (27,27%) não tinham essas informações disponíveis. 72 (81,81%) disponibilizaram a carga horária, tendo carga horária média de 111,95 horas-aula. Conclui-se que a disciplina de Estomatologia ainda é pouco ofertada no sudeste brasileiro, sendo necessária uma atualização dos currículos dos Cursos de Odontologia para preparar o cirurgião-dentista para o exercício básico da profissão. (Apoio: CAPES N° 001)PE021 - Pesquisa em Ensino
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7 - Imaginologia
Complicações endodônticas em molares superiores instrumentados e obturados por estudantes de Odontologia: estudo em exames por imagens
Xavier GL, Matos LO, Rosado LPL, de Oliveira Reis L, Pinheiro MCR, Oliveira ML, Junqueira RB, Verner FS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo neste estudo ex vivo foi avaliar em exames por imagem a presença de complicações endodônticas em molares superiores instrumentados e obturados com diferentes técnicas, por alunos de Odontologia. Foram utilizados 120 dentes molares superiores, que foram tratados por quatro alunos de Odontologia. Os dentes foram divididos em três grupos (n=40): instrumentação com limas manuais e obturação por condensação lateral; instrumentação com limas rotatórias de NiTi e obturação por condensação lateral; instrumentação com limas rotatórias de NiTi e obturação por termocompactação. Posteriormente os dentes foram submetidos a radiografias periapicais (RP) ortorradiais, e tomografias computadorizadas de feixe cônico (TCFC) com e sem a ferramenta redutora de artefatos metálicos. As imagens foram avaliadas quanto à presença de sete complicações endodônticas, e os dados analisados a 5%. Houve diferença na frequência da detecção de canais não tradados, dilatação excessiva do canal, comprimento da obturação aquém do ápice radicular, e obturação não homogênea, entre a RP e as modalidades de TCFC (p<0,05). Tanto a técnica de instrumentação, quanto a de obturação influenciaram a presença de instrumento fraturado, dilatação excessiva do canal, e obturação aquém e além do ápice radicular (p<0,05). Conclui-se que há uma alta prevalência de complicações endodônticas em molares superiores tratados por alunos de Odontologia, e que tanto as técnicas de instrumentação e obturação, quanto a escolha do exame por imagem, influenciam no diagnóstico de tais complicações.PE022 - Pesquisa em Ensino
Área:
7 - Imaginologia
E-learning no ensino da Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico a estudantes de pós-graduação em Odontopediatria
Santos APC, Rosa BSPA, Verner FS, Struchiner M, Chianca TK, Maia LC, Visconti MA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Objetivou-se estudar dois formatos de e-Learning, no ensino da Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC) aplicada à Odontopediatria, em relação à eficácia e às percepções dos alunos sobre as metodologias. Os estudantes responderam a um pré-teste, sobre TCFC, e foram aleatorizados em dois grupos: síncrono (n = 15) e sala de aula invertida on-line (n = 15). O grupo sala de aula invertida online recebeu vídeo aulas prévias a 3 encontros, de 30 minutos, visando discussão, elucidação de dúvidas e aplicação de jogos educacionais. O grupo síncrono se reuniu por 1 hora, na qual metade do tempo foi destinado à aula expositiva e a outra metade ao mesmo propósito dos encontros do outro grupo. Todos podiam participar de fóruns de discussão e tinham acesso a links para material de estudo adicional. No final do último encontro, todos responderam a um pós-teste e a um questionário qualitativo. Estatisticamente, foram usados os testes McNemar, Qui-quadrado, o Modelo Equações de Estimativa Generalizada ou a análise descritiva de múltiplas respostas. Ambos os formatos foram eficazes no ganho de conhecimento (p <0,001), sem diferença entre os grupos nas notas pré e pós-teste (p> 0,05). As percepções sobre o e-Learning foram positivas e não houve diferença entre os grupos (p>0,05), exceto na preferência pela sala de aula invertida online (p=0,001). Ambos os formatos foram eficazes, ao promover um ganho de conhecimento. Estes resultados incentivam o uso de métodos online para a educação teórica odontológica e demonstram uma preferência dos alunos pela sala de aula invertida online.PE023 - Pesquisa em Ensino
Área:
7 - Imaginologia
Diferentes metodologias de ensino e aprendizagem aliadas à tecnologia para o diagnóstico de lesões intraósseas
Rosa BSPA, Santos APC, Rocha BC, Abrahão AC, Romañach MJ, Andrade BAB, Visconti MA
Odontologia Preventiva e Comunitária - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do estudo foi verificar se o aprendizado baseado em jogos digitais contribui para o ganho de conhecimento na construção do diagnóstico de lesões intraósseas, e verificar a aceitação da metodologia e-Learning assíncrona no processo de ensino-aprendizagem. A casuística deste estudo experimental comparativo compreendeu exames de imagem e alunos de graduação em Odontologia, que foram aleatorizados em dois grupos: Grupo e-Learning sem "quiz" e com "quiz". Primeiro, os alunos responderam a um formulário de dados pessoais e a um pré-teste para mensurar o conhecimento prévio sobre o diagnóstico radiográfico de lesões intraósseas. Depois, assistiram à três videoaulas assíncronas através do Google Sala de Aula e o grupo com "quiz" também utilizou o aplicativo PearDeck. Ao final, responderam ao mesmo questionário do pré-teste, agora denominado de pós-teste, para verificar o ganho de conhecimento; e a um questionário qualitativo. A amostra do estudo foi composta por 26 estudantes de Odontologia que cursavam do 5º ao 9º semestre. Houve diferença entre as médias de acertos entre os testes pré e pós, independente do grupo estudado (p = 0,025) e 53,8% considerou agradável e motivacional o método de ensino aplicado. Concluiu-se que a metodologia e-Learning assíncrona promoveu ganho de conhecimento na construção do diagnóstico de lesões intraósseas e foi bem aceita pelos alunos. E que, embora o aprendizado baseado em jogos digitais não tenha contribuído nesse processo, pode ser considerado como uma ferramenta de ensino-aprendizagem promissora por motivar os alunos. (Apoio: FAPs - FAPERJ N° E-26/203.145/2019 (252167))