Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2365 Resumo encontrados. Mostrando de 1751 a 1760


PI0216 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Avaliação da autopercepção com a saúde bucal e satisfação de usuários de próteses dentárias removíveis bimaxilares
Kopper TE, Benetti P, Freitas VJ, Trentin MS, Cardoso MZ, Linden MSS, Carli JP
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo se propôs a avaliar a autopercepção das condições de saúde bucal e índice de satisfação em uma série de pacientes reabilitados com próteses dentárias removíveis bimaxilares instaladas na Faculdade de Odontologia da UPF entre os anos de 2014 e 2019. A pesquisa foi realizada através da avaliação de 8.829 prontuários de pacientes atendidos na instituição, que realizaram reabilitação oral com próteses dentárias do tipo removível (prótese total e/ou parcial) concomitantemente. Os pacientes responderam individualmente a um questionário de saúde geral, ao questionário Oral Health Impact Profile (OHIP-14), que tem por finalidade avaliar o impacto da condição oral na qualidade de vida das pessoas e à escala visual analógica (EVA), para avaliar o grau de satisfação com a reabilitação nos seguintes critérios: função mastigatória, conforto, estabilidade/retenção e estética.
Após análise estatística pelo teste de Mann-Whitney (SPSS, versão 24.0) foi possível concluir que a idade dos pacientes (p=0,04) e o tempo de instalação das próteses (p=0,02) interferem diretamente na autopercepção em saúde bucal e satisfação dos indivíduos com a reabilitação. Além disso, a utilização de medicamentos antidepressivos interfere negativamente no tratamento reabilitador (p=0,03).
(Apoio: CNPq  N° 102078)
PI0217 - Painel Iniciante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Qualidade do sono em crianças de 6 a 14 anos que apresentam possível e provável Bruxismo: Um Estudo Transversal
Castro SDT, Lopes BKB, Senna MQ, Azevedo MG, Ribeiro SP, Ferreira LA, Lopes MF
FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O bruxismo do sono é uma atividade mastigatória caracterizado pelo apertamento e/ou ranger dos dentes de maneira inconsciente e vem sendo correlacionado a um impacto negativo na qualidade de vida da criança. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de sono em crianças com possível e provável bruxismo, de 6 a 14 anos, além de destacar a personalidade destes pacientes. Para constituir a amostra, foi aplicado um questionário, aos 40 responsáveis das crianças, que foram atendidas em uma clínica infantil, de uma faculdade de odontologia e um exame clínico foi realizado para verificar sinais e sintomas característicos do provável bruxismo. Dos pacientes que participaram do estudo, 12,5% não apresentaram nenhuma evidência de possível e provável bruxismo. Foi encontrado que 82,8% das crianças apresentavam possível bruxismo, destes, 93,1% tiveram a resposta de um sono agitado. O provável bruxismo foi identificado em 17,1% das crianças, sendo que 33,3% demonstraram má qualidade do sono. A prevalência de roncos e babas durante o sono foi de 65,7% e 72,5% apresentavam personalidade ansiosa.
Em conclusão, observamos que existe uma relação positiva entre o padrão de sono noturno agitado e o diagnóstico de possível ou provável bruxismo em crianças, no entanto, uma avaliação acurada é fundamental para o diagnóstico do possível e provável bruxismo infantil, ocasionando uma má qualidade de sono.
PI0218 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Caracterização da microestrutura, conteúdo cristalino e das propriedades ópticas de uma zircônia ultra translúcida
Migliati R, Araújo-Júnior ENS, Campos TMB, Monteiro KN, Cesar PF, Bonfante EA, Bergamo E
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve por objetivo processar uma zircônia ultra translúcida, parcialmente estabilizada por ítria a 9mol% (9Y-PSZ), e caracterizar a microestrutura, conteúdo cristalino e propriedades ópticas antes e após envelhecimento acelerado. O pó cerâmico (9Y-PSZ, 1,5 g) foi homogeneamente distribuído em uma matriz para confecção de discos, os quais foram submetidos a prensagem uniaxial (1.148kgf/30s) e, em seguida, a prensagem isostática a frio (30.000psi/30s). Os discos foram sinterizados a 1.450°C por 2 horas. Ambos os lados dos espécimes foram retificados e polidos (n=15/14x1mm) usando uma sequência de discos e suspensões diamantadas. O conteúdo cristalino e a microestrutura foram caracterizados através de difração de Raios-X (DRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). A propriedades ópticas foram caracterizadas através de testes de refletância para determinar a razão de contraste (RC) e o parâmetro de translucidez (PT), antes e após envelhecimento em autoclave (20h, 134ºC e 2,2bar). Para análise dos dados, utilizou-se o teste T pareado (p<0,05). O método proposto foi eficaz para o processamento de uma matriz cerâmica policristalina densa e homogênea. Os padrões de DRX indicaram maior conteúdo de fase cúbica (60%) em relação a tetragonal (40%). Os valores de RC (0,71+-0,03) e PT (11,1+-1,25) indicaram uma menor capacidade de mascaramento e alta translucidez para a 9Y-PSZ, os quais se mantiveram constantes após envelhecimento acelerado.
A zircônia ultra translúcida apresentou alta translucidez e resistência ao envelhecimento.
(Apoio: CNPq  N° 2177)
PI0219 - Painel Iniciante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Bruxismo infantil e ansiedade associada a tecnologia: revisão integrativa aplicada
Xavier JMA, Oliveira NS, Alves PM, Costa EMMB, Xavier MA, Ribeiro AIAM
Odontologia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Verificou-se a relação entre bruxismo e ansiedade associada ao uso de aparatos tecnológicos na infância. Realizou-se uma revisão integrativa nas plataformas BVS, MEDLINE, BBO e LILACS, empregando as palavras-chave "bruxismo", "crianças", "ansiedade" e "alfa-amilases", e assim, selecionados estudos que corroboraram para metodologia da presente pesquisa. Aplicaram-se índices e formulários associados à mensuração da alfa-amilase-salivar (AAS). Os participantes foram convidados a se entreterem através de um jogo digital, coletou-se uma amostra de saliva, antes e após o uso do aparato. O SPSS 20.0, com nível de significância (p < 0,05) foi adotado. 54 artigos foram retornados, após estabelecimento de filtros e critérios de exclusão 8 estudos foram lidos na integra. A média idade dos participantes foi 8,4 anos (n=10). Dentre os com bruxismo, houve maior prevalência do gênero masculino (60%), durante a noite 57,2% acordam, falam (60%), roncam (80%), possui pesadelos (80%) e apertamento dentário (75%). O aparato mais utilizado foi celular/tablet (90%), com tempo médio semanal de (27h) pelos bruxômanos (DP ± 6,05). O Teste T-Student comparou as médias antes e após exposição ao jogo digital p-valor (0,653 > 0,05), não existiu diferença estatisticamente significante entre os dois momentos.
Quatro artigos mostraram que a ansiedade está associada ao bruxismo infantil. A maioria dos bruxômanos possuíam hábito de apertar os dentes e qualidade do sono inferior aos que não tinham bruxismo. Os níveis de AAS mostram-se elevados antes e após a exposição ao jogo digital.
(Apoio: PIBIC/UEPB)
PI0220 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Avaliação das distribuições de tensões de incisivos centrais restaurados com diferentes tipos coroas protéticas
Silva LN, Pinto ABA, Andrade GS, Tribst JPM, Abu Hasna A, Borges ALS
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a distribuição de tensão em incisivos centrais superiores restaurados com pino de fibra de vidro (PFV) variando o material da coroa total. Um incisivo central superior foi modelado em um software CAD e enviado para o software de análise por elementos finitos (FEA). Sendo os dentes restaurados com coroa total de: Zircônia (Z), Dissilicato de Lítio (DL), Resina Composta Indireta (RC). Um núcleo de preenchimento com PFV foi criado e um preparo sem férula foi simulado. A análise estática estrutural mecânica foi realizada utilizando o critério de Tensão Máxima Principal. Uma carga de 150 N (45°) foi aplicada 2 mm acima do cíngulo. Os sólidos foram considerados homogêneos, lineares e isotrópicos, exceto o PFV que foi considerado ortotrópico. Os contatos foram considerados colados. O pico de tensão na interface dentina/núcleo foi maior para o grupo Z, com menor magnitude nos grupos DL e RC que foram semelhantes. Na dentina, as distribuições de tensões foram próximas, sendo a pior resposta mecânica para RC, seguido de DL e Z que se comportaram de forma semelhante. PFV concentrou mais tensão quando utilizado RC, sendo que Z e DL apresentaram o mesmo padrão de tensão. Já para o cimento da interface pino/dentina, a tensão foi maior no grupo RC, seguido dos grupos DL e Z.
O padrão de tensões foram semelhantes para todas as abordagens testadas, no entanto, o grupo RC apresentou maior magnitude em todas as estruturas avaliadas.
PI0221 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Uso e necessidade de prótese e fatores associados em idosos de uma cidade do sul do brasil: um estudo transversal
Rosalen NP, Scalco NR, Trevizan TC, Sachetti DG, Muniz FWMG, Colussi PRG
Periodontia - UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo avaliou o uso e necessidade de prótese e fatores associados em uma cidade do sul do Brasil. Estudo observacional transversal de base domiciliar com amostra probabilística por conglomerado foi realizado em 282 idosos com ≥60 anos de Veranópolis/RS. Exame clínico de saúde bucal foi realizado e questionário estruturado foi aplicado. Associações foram avaliadas pelos testes de qui-quadrado ou Mann-Whitney e apresentadas por intermédio da distribuição de frequências. Análises uni- e multivariadas foram realizadas, utilizando-se regressão de Poisson com variância robusta, para verificar associações. A prevalência de uso de prótese foi de 87,2% (n=246) enquanto a prevalência de necessidade de prótese foi de 27,0% (n=76). Idosos com média/alta escolaridade tiveram 17,8% (p= 0,019) menor Razão de Prevalência (RP) para o uso de prótese. Idosos não casados tiveram 11,1% [1,111 (1,022 - 1,207)] maior RP para uso de prótese. Idosos aposentados tiveram 19,5% (p=0,039) maior RP para o uso de prótese. Idosos sem acesso ao dentista tiveram 11,8% (p=0,012) maior RP para o uso de prótese. Idosos que residem na área rural tiveram 64,7% [1,647 (1,079 - 2,514)] maior RP para a necessidade de prótese.
Constatou-se que mais de 87% dos idosos são usuários de prótese, sendo que, 27% dos idosos ainda necessitam de algum tipo de reabilitação. A escolaridade, a situação conjugal, a aposentadoria e o acesso ao dentista permaneceram associados ao uso de prótese. A área em que o idoso reside permaneceu associada à necessidade de prótese.
PI0222 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Avaliação do potencial de abrasão de dentifrícios específicos para higienização de próteses totais
Chaguri IM, Santos ACM, Oliveira VC, Macedo AP, Bastos JK, Ogasawara MS, Paranhos HFO, Silva-Lovato CH
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho avaliou a abrasividade de dentifrícios experimentais para higiene de próteses totais à base de óleos de Melaleuca alternifólia (Ma) e de Ricinus communis (Rc), por meio da análise da variação de massa e alteração da rugosidade de superfície da resina acrílica. Corpos de provas (90 x 30 x 3 mm) (n=48) foram escovados em máquina Mavtec (frequência 356 rpm; curso da escova 3,8 centímetros; tempo 50 minutos) com: 1. Grupo Controle (C): água destilada; 2. Grupo Experimental 1- dentifrício de Ma; 3. Grupo Experimental 2- dentifrício de Rc; 4. Dentifrício convencional - Trihydral (Th). Antes e após a escovação, a variação de massa (mg) foi avaliada pelo Método Gravimétrico, com pesagens realizadas em balança (Metzler Toledo GMbH); e a alteração da rugosidade (µm) em rugosímetro (Surtronic 25). Os resultados estatísticos (Kruskal-Wallis e pós-teste de Dunn; α=0,05) mostraram, para perda de massa, diferença entre os grupos (p<0,001), com maior valor para Rc (-7,4mg) e menor para Ma (-6,5mg), o qual não diferiu de Th (-2,7mg), que foi semelhante a C (2,2mg). Para a rugosidade de superfície, foi encontrada diferença entre os grupos (p<0,001), com aumento para Ma (0,40µm); Rc (0,35µm) e Th (0,74µm), quando comparados a C (-0,01µm).
Concluiu-se que os dentifrícios experimentais de Melaleuca alternifólia e Ricinus communis acarretaram pequenas variações de massa e de rugosidade de superfície da resina acrílica, sendo classificados como de baixa abrasividade.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2018/14050-3)
PI0223 - Painel Iniciante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Associação entre Disfunção Temporomandibular Dolorosa, Asma e Qualidade do Sono em Adolescentes
Almeida IO, Braido GVV, Fernandes G, Campi LB, Jordani PC, Gonçalves DAG
Materiais Odontológicos e Prótese - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre a presença de asma, qualidade do sono (QS) e a disfunção temporomandibular dolorosa (DTM) em adolescentes. O Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (RDC/TMD) foi usado para confirmação do diagnóstico e classificação da DTM. A existência de asma foi informada pelos responsáveis, de acordo com diagnósticos médicos prévios. A QS e presença de distúrbios do sono foram avaliados pelos questionários Escala de Distúrbios de Sono em Crianças (EDSC) e o "Sleep Behavior Questionnaire". Uma escala de maturação sexual foi aplicada para avaliação do estágio pubertal. Para estudo univariado das associações foram aplicados o teste do qui-quadrado e o teste Mann Witney U. Foram utilizados modelos de regressão logística e linear para estimar a presença e magnitude da associação de interesse. Foi considerado um nível de significância de 5%. A amostra final foi composta por 690 adolescentes com média de idade de 12,71 (± 0,76), 16,2% apresentaram DTM dolorosa. A asma se mostrou associada à DTM dolorosa (OR=2,8; p=0,014), e a presença de distúrbios respiratórios do sono (OR=4,0; p=0,001), à sonolência diurna (OR=3,9; p=0,006) e à hiperidrose (OR=3,7; p=0,003). Com relação ao comportamento do sono, a presença de DTM isolada está relacionada com uma pior QS (p=0,028), porém quando associada com a asma parece piorar ainda mais os scores de QS (F(2,531)=4,773; p=0,009;R2=0,018).
Podemos concluir que a asma associada à presença de DTM dolorosa pode piorar a QS em adolescentes.
(Apoio: CNPq  N° 53175)
PI0224 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Sorção e solubilidade de dentes artificiais de resina acrílica
Ribeiro DKG, Santos RR, Marangoni S, Casemiro LA
Odontologia - UNIVERSIDADE DE FRANCA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A evolução dos dentes artificiais de resina acrílica ocorreu expressivamente com o desenvolvimento de materiais com cadeias poliméricas interpenetradas, duplas ligações cruzadas ou reforçados por micropartículas. Entre as propriedades aprimoradas nesses materiais destacam-se a sorção e a solubilidade, que sinalizam a degradação do material em meio aquoso. Esse trabalho avaliou a sorção e a solubilidade de quatro marcas de dentes artificiais de resina acrílica. Com Artiplus (Dentsply), Trilux (VIPI), Magister (Kulzer) e Ivostar A-D (Ivoclar Vivadent) foram confeccionadas 20 amostras circulares (8,0x2mm), divididas em 4 grupos (N=5) de acordo com a marca comercial. As amostras foram colocadas em dessecador (37oC, 24h) até se atingir massa constante (M1). Na sequência, foram imersas em água destilada (48h) e novamente pesadas (M2). Para se obter nova massa constante (M3), as amostras foram colocadas novamente em dessecador (24h). O cálculo de sorção e solubilidade baseou-se, respectivamente, nas equações (M2-M3)/V e (M1-M3)/V. Os dados foram analisados (Anova, Tukey, p≤0,05). Não houve diferença significante de sorção e solubilidade entre Magister - 10,5(±0,2)μg/mm3 e 4,0(±0,1)μg/mm3 e Ivostar - 10,1(±0,1)μg/mm3 e 3,8(±0,2)μg/mm3, assim como entre Trilux -13,8(±0,5)μg/mm3 e 6,5(±0,1)μg/mm3 e Artiplus - 14,0(±0,3)μg/mm3 e 6,9(±0,2)μg/mm3. Os maiores e menores valores foram obtidos para Artiplus e Ivostar A-D, nessa ordem.
Os dentes artificiais foram classificados na ordem crescente sorção e solubilidade: Ivostar A-D, Magister, Trilux e Artiplus.
PI0225 - Painel Iniciante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Associação entre disfunção temporomandibular, síndrome de burnout e risco para síndrome da apneia obstrutiva do sono em professores
Cardoso GS, Nabarrette M, Freire SA, Alencar TLA, Custodio W, Godoi APT, Degan VV, Venezian GC
Ppg Odontologia Restauradora - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse trabalho foi avaliar a associação entre os sintomas da disfunção temporomandibular (DTM), Síndrome de Burnout (SB) e fatores de risco para a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), em docentes do ensino médio. Participaram deste estudo 229 docentes, de ambos os sexos, com idade média de 40 (± 9,3) anos. Os sintomas de DTM foram coletados por meio do questionário de sintomas do Diagnostic Criteria for Temporomandibular Desordem (DC/TMD); os fatores de risco para SAOS foram avaliados com o questionário de Berlim; e o Cuestionario para la evalución del Sindrome de Quemarse por el trabajo (CESTQ - PE) foi utilizado para os indicativos da Síndrome de Burnout. Os dados foram analisados por meio de modelos de regressão logística múltipla com nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que professores com indicativos para a síndrome de Burnout e do sexo feminino têm, respectivamente, 2,57 e 1,96 mais chances de apresentar pelo menos um sintoma de DTM. Os docentes com impacto no domínio desgaste têm 2,60 vezes mais chance de apresentar pelo menos um sintoma de DTM. Não houve associação significativa entre os fatores de risco para a SAOS e os sintomas de DTM (p>0,05).
Conclui-se que os docentes com Indicativos para Síndrome de Burnout, mais especificamente com impacto no domínio desgaste psíquico, possuem mais chances de apresentarem sintomas de DTM e que os fatores de risco para SAOS não foram associados ao sintomas de DTM.