Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas TCC027 a TCC034 ]
 8 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 8


TCC029 - TCC
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Avaliação do desempenho da atenção secundária em saúde bucal: Uma revisão integrativa
Fernandes PVJ, Santos RMC
CENTRO UNIVERSITARIO DO PLANALTO CENTRAL APPARECIDO DOS SANTOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi avaliar a Política Nacional de Saúde Bucal na atenção de média complexidade, considerando o desempenho dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) segundo os resultados de estudos disponíveis na literatura. Trata-se de uma revisão integrativa realizada a partir das bases de dados Lilacs, Scielo e Biblioteca Brasileira de Odontologia (BBO). Foram incluídos os estudos que coletaram os dados secundários da produção registrados pelo Sistema de Informação Ambulatorial (SIA/SUS). Os estudos foram selecionados pelo título e resumo, sendo, posteriormente, avaliados na íntegra para a coleta e análise dos dados por meio do cálculo de frequência simples. Foram selecionados oito estudos descritivos, que no total avaliaram 1.617 CEOs, sendo a maioria da região sudeste (40,7%). Os CEO com desempenho bom/ótimo correspondem a 34,8% e regular/ruim a 65,2%. Os CEOs que apresentaram o melhor desempenho (ótimo/bom) foram os da região centro-oeste (44,9%) e os com os piores desempenhos (regular/ruim) da região nordeste (70,8%). Quanto ao cumprimento das especialidades odontológicas, observou-se que 73,1% dos CEOs cumpriram a meta da atenção básica, 53,6% a de periodontia, 34,3% a de endodontia e 30,2% a de cirurgia oral menor.
Concluiu-se que a classificação da maioria dos CEOs como regular ou ruim e o baixo cumprimento das metas para as especialidades revelam o desempenho insatisfatório dos serviços e a necessidade de reorganização das práticas para ampliar a resolutividade das ações.
TCC031 - TCC
Área: 1 - Biologia craniofacial

Toxina botulínica no músculo masseter
Ancona IFID, Muknickas DP, Rendohl ES
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A toxina botulínica (TBA) se origina da bactéria Clostridium Botulinum. A neurotoxina, do Tipo A tem sido a mais estudada e utilizada para fiz terapêuticos. Comprovadamente, a TBA pode enfraquecer seletivamente a musculatura dolorosa e tem sido aplicada no músculo masseter em tratamentos para bruxismo. A TBA é um dos métodos mais simples e eficaz, sendo uma alternativa para tratamentos convencionais e mais invasivos, além de não provocar relevantes efeitos adversos. O estudo selecionou literaturas das bases de dados da PubMed e Scielo, com o objetivo de revisar e destacar os resultados apresentados pela TBA, quando aplicada no músculo masseter com função terapêutica no tratamento para bruxismo. Após revisão, conclui-se que a TBA demonstrou ser eficaz alternativa, com baixo efeito colateral e pouco invasiva. Identificou necessidade de profissionais qualificados e habilitados e a continuidade das pesquisas e estudos longitudinais na aplicação da TBA.
A aplicação da TBA tem demonstrado como uma eficaz alternativa na aplicação no masseter para o tratamento do bruxismo, acarretando benefícios em diversos outros tratamentos de forma complementar. A TBA apresenta um método de aplicação simples, pouco invasiva, substituição a fármacos e efeitos colaterais raros. Destaca-se a necessidade de profissionais qualificados e habilitados, pois a dosagem e método de aplicação são relevantes para o sucesso do tratamento. Observa-se a necessidade de continuidade das pesquisas e estudos longitudinais para complementos e melhorias das técnicas até aqui apresentadas.
TCC032 - TCC
Área: 1 - Biologia craniofacial

Vantagens da utilização das microcânulas no preenchimento labial: uma revisão de literatura
Carrano MN, Muknickas DP, Rendohl ES
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Atualmente, cada vez mais pessoas estão em busca da juventude. O procedimento estético facial requer um bom conhecimento funcional da anatomia periférica facial e labial. As microcânulas, além da flexibilidade, contam com ponta romba, o que reduz os riscos de injeção intravascular da substância e de alcance e/ou ruptura de estruturas como vasos e nervos, desta forma, acidentes que possam ser causados pela injeção intravenosa ou por lesão destas estruturas nobres são evitados. Este estudo tem como finalidade fazer uma revisão de literatura, abordando as vantagens da técnica de preenchimento com micro cânula. Foi realizada uma revisão de literatura nas bases de dados Scielo, Bireme, Pubmed, Medline e Google Acadêmico; preenchimento labial, técnicas, microcânulas e agulhas. As técnicas de escultura labial são inúmeras, variando de acordo com as características do material aplicado, bem como pela eleição da ponta de aplicação, sendo a microcânula a mais indicada. De acordo com dados coletados, observa-se que com o uso das microcânulas reduzem riscos ao trabalhar em planos profundos subdérmicos.
De acordo com dados coletados, observa-se que o uso das microcânulas pode ser mais seguro trabalhar em planos profundos subdérmicos, reduzindo os riscos citados desde que o procedimento seja realizado com habilidade e delicadeza. São relatados resultados melhores, pois o grau de edema, dilaceração de tecidos e possibilidade de contaminação se torna muito inferior a técnica com agulha.
TCC033 - TCC Caso Clínico
Área: 9 - Odontogeriatria

Tratamentos minimamente invasivos de harmonização orofacial em paciente idosa com baixa autoestima
Almeida AP, Navarro RS, Santos-Neto AV, Nunez SC
UNIVERSIDADE BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Na Odontologia há um crescimento da procura pelos pacientes, na realização de procedimentos de harmonização orofacial (HOF), e por profissionais, na capacitação e treinamento para o adequado exercício. O objetivo desse relato de caso clinico é apresentar diferentes tratamentos minimamente invasivos de HOF em paciente idosa. Em paciente OMA, 72 anos, feminino, caucasiana, com histórico de câncer de mama, problemas respiratórios, cardíacos moderados, glaucoma, queixa de envelhecimento facial e baixa autoestima. Exame clinico facial detectou manchas cutâneas, desidratação excessiva, ptose de bochecha, rugas ao redor dos lábios e olhos, sorriso gengival. Devido ao histórico de saúde frágil e idade optou-se por tratamentos minimamente invasivos de HOF, individualizado com as necessidades da paciente, com diferentes recursos como estímulo de colágeno e elastina, regeneração tecidual, fios de tração de PDO para efeito lifting, fios de PDO monofilamento lisos para reparação tecidual, ácido hialurônico para reposição de volume e remodelação de áreas que perderam suporte, aplicações de toxina botulínica para relaxamento da musculatura facial. Após total de 5 sessões pode-se observar satisfatória resolução estética e harmonização orofacial da paciente, com aumento da sua autoestima, satisfação do resultado final no convívio social.
Pode-se concluir que os tratamentos individualizados e minimamente invasivos de harmonização orofacial com diferentes recursos por profissional capacitado podem ser efetivos em pacientes idosos.
TCC034 - TCC Caso Clínico
Área: 7 - Estomatologia

Avaliação dos efeitos da ozonioterapia no tratamento de necrose cutânea após utilização de ácido hialurônico em harmonização facial
Ficher E, Nunez SC, Saleh MAK, Navarro RS
Bioengenharia - UNIVERSIDADE BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Na Medicina e Odontologia, há um aumento na procura pelos pacientes na realização de procedimentos de harmonização orofacial (HOF), porém como em todas as áreas ocorrem intercorrências, e o profissional deve estar capacitado para resolução ou minimizar o dano. A ozonioterapia é uma terapêutica com crescente aplicação nas áreas da saúde, com ações antimicrobiana, anti-inflamatória e reparação tecidual. O objetivo desse relato de caso clinico é apresentar os efeitos da ozonioterapia para tratamento de necrose cutânea após HOF. Paciente ASS, masculino, 34 anos, sem doenças de base, foi submetido a HOF por dermatologista com aplicação de ácido hialurônico no mento e resultou em necrose, não foi observado efeito da aplicação da hialuronidase em reverter a lesão. O paciente após 2 dias foi encaminhado ao cirurgião dentista apresentando lesão cutânea com necrose e dor. Foram realizadas sessões diárias de ozonioterapia (gás ozônio 20 mcg/ml) (Ozone & Life, Brasil) ao redor da ferida, o paciente utilizou óleo de girassol ozonizado 3 vezes ao dia, 7 dias (1 L óleo, fluxo 2 L/min gás ozônio 30 mg/L, 6 h gerando óleo ozonizado com 87,3 mEq/Kg de peróxido) (Ozone & Life, Brasil). Outra terapêutica proposta é a aplicação da água ozonizada (gás ozônio 60 mcg/ml em água destilada 5 min- 8 mcg/ml ozônio) para lavar a ferida antes da aplicação do gás. Após as sete sessões foi observada cicatrização da ferida e ausência de desconforto.
Pode-se concluir a efetividade da ozonioterapia para tratamento de necrose cutânea após harmonização orofacial com aplicação de ácido hialurônico no mento.
TCC027 - TCC Revisão de Literatura
Área: 8 - Periodontia

Alterações Periodontais em Pacientes Portadores de Lúpus Eritematoso Sistêmico
Andrade BN, Vidal PPP, Galhardi MPW
CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO JOSÉ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As alterações periodontais em pacientes que possuem Lúpus Eritematoso Sistêmico ainda são pouco esclarecidas, e por muitas vezes, controversas. Avaliar como essas alterações aparecem em uma pessoa portadora de Lúpus Eritematoso Sistêmico é necessário. Verificar a relação e comportamento da Doença Periodontal (DP) e do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) quando presentes em um mesmo organismo e como o tratamento delas podem influenciar a remissão ou não, tanto do LES quanto da DP. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a possibilidade de existir uma relação entre a DP e o LES. Foram pesquisados artigos de 1990 a 2018 nas bases de dados PubMed e Med Line e google acadêmico utilizando palavras chaves como doenças periodontais, lúpus eritematoso sistêmico, periodontite.
A doença periodontal é uma doença de caráter inflamatório, que sofre influência de agentes infecciosos, assim como o LES. Considerando todo o estudo feito acerca deste trabalho, pode-se dizer, que é possível existir uma associação entre a DP e o LES. Porém, necessita-se que os estudos sobre essa relação sejam mais aprofundados, para melhor entendimento dos mecanismos imunológicos dessas duas patogenias em um mesmo paciente. Devido ao paciente portador de lúpus utilizar uma carga muito grande de corticoides e imunoterápicos, além de antimaláricos, ainda não se sabe, se o tratamento da doença periodontal realmente influenciaria a remissão do LES nos pacientes. São necessários mais estudos longitudinais para investigar essa vertente.
TCC028 - TCC Revisão de Literatura
Área: 8 - Periodontia

Penetração bacteriana em membranas utilizadas na regeneração tecidual guiada: uma revisão integrativa
Gil ACK, Schuldt Filho G, Schuldt DPV, Coelho BS, Figueiredo DR, Almeida J
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi identificar, por meio de uma revisão integrativa, se as membranas empregadas nos procedimentos de regeneração tecidual guiada (RTG) são permeáveis às bactérias. A busca da literatura foi conduzida usando as seguintes bases de dados: PubMed, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (Lilacs). Foram usados os seguintes descritores e suas combinações: [guided tissue regeneration*] OR [guided bone regeneration*] OR [absorbable membrane*] OR [nonabsorbable membrane*] AND [bacteria*] OR [microrganisms*]. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, um total de 8 artigos foram analisados de acordo com o objetivo proposto. Diferentes tipos de membranas foram estudados, como e-PTFE, d-PTFE, colágeno, fibra glicólida, ácido poliglicólico e ácido polilático. A penetração de diversas espécies bacterianas, com destaque para P. gingivalis, S. mutans, A. actinomycetemcomitans, F. nucleatum e S. oralis, foi avaliada por meio de microscopia eletrônica de varredura, análise histológica ou contagem de unidades formadoras de colônias, em períodos que variaram entre 2 horas e 4 semanas. Membranas incorporadas com antimicrobianos demonstraram um retardo na penetração bacteriana. No entanto, a maioria das membranas mostrou-se permeável às bactérias.
A presente revisão identificou 8 estudos, nos quais a maioria das membranas reabsorvíveis e não-reabsorvíveis utilizadas em RTG permitiram a penetração bacteriana.
TCC030 - TCC Revisão de Literatura
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Conflitos na relação entre Cirurgiões-dentistas e operadoras de Odontologia suplementar
Feitosa LBL, Santos RMC
CENTRO UNIVERSITARIO DO PLANALTO CENTRAL APPARECIDO DOS SANTOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve o objetivo de analisar os conflitos na relação entre as operadoras de planos de saúde e os cirurgiões-dentistas quanto à autonomia, remuneração e satisfação com os serviços. Trata-se de uma revisão de literatura realizada a partir das bases de dados Lilacs, Scielo e Biblioteca Brasileira de Odontologia (BBO). Foram utilizadas as palavras-chave "saúde suplementar" e "assistência odontológica" e selecionados os artigos publicados nos últimos 10 anos, com textos completos disponíveis para o acesso. Os resultados evidenciaram que o sistema de saúde suplementar se desenvolveu no Brasil ao longo de trinta anos sem interferência governamental, culminando em um crescimento alarmante, desordenado e desregulado, influenciado pelo excesso de oferta de cirurgiões-dentistas no mercado liberal e redução do desembolso direto pelos pacientes. Nesse contexto, os profissionais passaram a se associar aos planos de saúde numa tentativa de se reposicionar no mercado de trabalho mas tem se deparado com mecanismos nas relações de trabalho que interferem o seu plano de tratamento, limitam seu trabalho ao tratamento menos oneroso e utilizam tabelas de preços desatualizadas para pagamento dos procedimentos clínicos, levando a uma percepção negativa e a um descontentamento destes em relação à atuação das operadoras.
Concluiu-se que o crescimento do sistema de saúde suplementar afetou a prática odontológica e que medidas de controle e supervisão são necessárias para corrigir assimetrias nas relações corporativas e evitar condições precárias da profissão.