Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas TCC010 a TCC018 ]
 9 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 9


TCC010 - TCC
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Uso de probióticos em Odontologia: estado da arte e perspectivas futuras
Silveira GC, Prado ICS, Casemiro LA
Odontologia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi fazer uma revisão de literatura sobre o uso de probióticos na Odontologia. O levantamento foi realizado em abril de 2019, nas bases de dados Pubmed e Lilacs, utilizando as palavras-chaves indicadas pelos Descritores em Ciências da Saúde "dentistry/odontologia" e probiotics/probióticos", respectivamente. Nos últimos cinco anos foram publicados 293 artigos, 286 em língua inglesa e 7 em português. Utilizados inicialmente na medicina, os probióticos tem sido considerados como possibilidades terapêuticas na Odontologia, com aplicações em diversas especialidades. Foi observado que seu uso concomitantemente à terapia periodontal pode implicar em benefícios em longo prazo, suprimindo a disbiose bacteriana e impactando na severidade da doença, inclusive em pacientes diabéticos e fumantes. Constatou-se também que os probióticos podem reduzir a perda óssea e os mediadores inflamatórios, aumentando as bactérias compatíveis com saúde periodontal. O efeito na redução do S. mutans e C. albicans foi descrito em vários artigos, inferindo sobre um possível efeito protetor à cárie dentária e candidíase, especialmente em casos de hipossalivação. Há relatos sobre seu uso no controle da halitose, em tratamentos endodônticos e em pacientes internados sob ventilação mecânica, reduzindo a pneumonia nosocomial.
Considerando que as novas estratégias propostas para restabelecimento da saúde incluem o uso de probióticos, conclui-se que essa modalidade preventiva e terapêutica poderá ser incorporada em breve na prática clínica odontológica.
TCC012 - TCC
Área: 4 - Odontopediatria

Efeito do consumo de açúcares de adição nos primeiros mil dias de vida da criança: produção de e-book para Agentes Comunitários De Saúde
Araujo VCMA, Araújo SMP, Ribeiro CCC
Program de Pós-graduação Em Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Estudo realizado com objetivo de produzir um e-book para educação permanente de Agente Comunitários de Saúde (ACS) com as evidências dos malefícios do consumo de bebidas ricas em açúcares de adição (BRAA) nos primeiros mil dias de vida e da sua associação com o desenvolvimento de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT) ao longo do ciclo vital. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados MEDLINE-Pubmed, Scielo, Web of Science, LILACS, Scopus e BIREME sobre o objeto de estudo. As evidencias coletadas foram organizadas em forma de revisão de literatura, a fim de descrever o conhecimento disponível sobre o tema. O e-book foi elaborado conforme recomendações do grupo SAITE Store da Universidade aberta do SUS (UNA-SUS) de São Luís- MA, seguindo um plano didático-pedagógico elaborado conforme instruções recebidas do grupo SAITE Store. A literatura científica sustenta evidencias da associação do consumo excessivo de BRAA a fatores de risco metabólicos como hipertensão e obesidade, ao aumento do risco de DCNT, como diabetes gestacional, asma na infância, e a fatores de nascimento, como nascimento pré-termo e bebês grandes para idade gestacional (GIG).
Portanto, é de extrema importância que os ACS conheçam e disseminem a comunidade este conhecimento inserido no e-book. Pois, ao multiplicar as práticas de saúde em toda uma comunidade, possibilita mudanças de hábitos, doenças e os gastos públicos tendem a diminuir, proporcionando uma maior expectativa de vida.
TCC015 - TCC
Área: 4 - Odontopediatria

Hipoplasia de esmalte na dentição decídua causada por citomegalovirose congênita e prematuridade: relato de caso
Motta MC, Ferreira SS, Moraes RR, Martins ML, Amorim CS, Rodrigues GF, Castro GFBA, Ribeiro LP
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi apresentar um caso clínico relatando o diagnóstico e tratamento de um caso raro de hipoplasia de esmalte decorrente de citomegalovirose congênita em uma criança nascida prematura. Paciente do gênero feminino, 3 anos de idade, compareceu à clinica de Pacientes Especiais da UFRJ com queixa principal de amarelamento dos dentes. Durante a anamnese, foi relatado que a criança havia nascido prematura de 33 semanas, com muito baixo peso (1.310 g) e com o diagnóstico de citomegalovirose congênita. A paciente apresentava comportamento completamente aversivo e após o exame clínico completo, foi verificado que a mesma apresentava hipoplasia de esmalte em todos os dentes decíduos e nenhuma alteração radiográfica que indicasse envolvimento pulpar. Como tratamento, optou-se por uma conduta minimamente invasiva e sem desgastes, tendo sido realizadas restaurações em resina composta com coroas de acetato em todos os dentes anteriores e restaurações com cimento de ionômero de vidro nos posteriores.
Conclui-se que um histórico médico detalhado e um exame clínico completo e abrangente são essenciais para um diagnóstico correto da hipoplasia causada pela citomegalovirose congênita associada à prematuridade. Um tratamento adequado deve ser fornecido de acordo com a idade do paciente e características clínicas e psicológicas.
TCC013 - TCC Caso Clínico
Área: 4 - Odontopediatria

Fratura corono-radicular na dentição decídua com tratamento tardio: relato de caso clínico
Dagostini CRG, Lamarque GCC, Boareto CQ, Couto ACF, Carvalho MS, Queiroz AM, Paula-Silva FWG
Clínica Infantil - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As fraturas corono-radiculares são relativamente raras e representam cerca de 2,5% dos traumatismos dentários. Este relato de caso apresenta uma criança de 3 anos de idade que compareceu à Clínica de Odontopediatria com fratura corono-radicular no dente 61 não tratada por um longo período. Clinicamente, foi observada a ausência da coroa clínica do dente 61 e presença de um pólipo pulpar com coágulo sanguíneo em sua superfície. A mãe relatou que alguns dias após a queda, o dente 61 escureceu, mas a criança não foi submetida a intervenção odontológica, devido ao seu comportamento pouco colaborador. Nove meses após, em uma brincadeira com o pai, ela o mordeu e a coroa do dente se soltou completamente, mas novamente nenhuma intervenção foi realizada. No exame radiográfico, realizado 2 anos após o trauma, foi observada a presença de reabsorção radicular extensa, não fisiológica, indicando a necessidade de extração do fragmento radicular. A cirurgia foi realizada em um atendimento de urgência, utilizando estratégias de restrição de movimentos inapropriados. A seguir, foi iniciado o tratamento odontológico convencional utilizando técnicas de manejo de comportamento adequadas à idade da criança. O caso está em acompanhamento há 8 meses, para avaliar a viabilidade de confecção de um mantenedor de espaço funcional e a formação do dente 21.
O trauma é uma situação de urgência odontológica, em que o diagnóstico e tratamento devem ser imediatos, uma vez que o prognóstico está diretamente relacionado ao momento da intervenção.
(Apoio: Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Apoio e Formação de Estudantes de Graduação (PUB - USP))
TCC014 - TCC Caso Clínico
Área: 4 - Odontopediatria

Utilização da instrumentação mecanizada em pulpectomia de molar decíduo: Relato de Caso
Souza LS, Machado HO, Silva LM, Gimenez T, Louvain MC, Ferreira KM, Moreira KMS, Dornellas AP
Odontopediatria - UNIVERSIDADE IGUAÇU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi descrever a técnica endodôntica utilizada para uma criança não colaboradora, com um molar decíduo apresentando lesão de cárie severa e envolvimento pulpar. Uma criança com 5 anos de idade, sexo masculino, com queixa de dor espontânea, foi atendida na clínica odontológica da Universidade Iguaçu - Campus V, Itaperuna-RJ. Após exame clínico e radiográfico, evidenciando a necessidade de pulpectomia, optou-se pelo uso da técnica de instrumentação mecanizada com limas rotatórias, no intuito de diminuir o tempo clínico. Inicialmente, a escala de faces de Wong - Baker foi apresentada ao paciente, e a seguinte pergunta foi feita: "Como você está se sentindo agora?". A face chorando muito (maior escore) foi apontada pela criança. Após anestesia e isolamento absoluto, iniciou-se o acesso cirúrgico, e a odontometria foi realizada com localizador apical. Foi realizada exploração dos canais e confecção do glide path com uso de limas do tipo Kerr 10 e Flexofile 15, seguido do uso da lima rotatória 25.01. A modelagem dos canais radiculares foi realizada com o mesmo sistema utilizando a lima 25.03. Utilizou-se pasta iodoformada para obturação dos condutos, e o dente foi restaurado na mesma sessão. Imediatamente após o término do procedimento, a escala de faces foi entregue ao paciente, e a mesma pergunta foi realizada. Dessa vez, a face assinalada foi sem choro (escore 0).
Mediante ao exposto, conclui-se que a pulpectomia de dentes decíduos utilizando instrumentação mecanizada parece ser uma opção viável para pacientes com difícil controle de comportamento.
TCC016 - TCC Caso Clínico
Área: 4 - Odontopediatria

Comparação do desempenho de duas pastas iodoformadas na obturação de canal radicular em dentes decíduos: Relato de caso clínico
Silva MP, Ferreira RP, Tubel MDM, Santos EM, Bussadori SK, Moriyama CM
UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Na literatura científica ainda não há um consenso de qual a melhor pasta obturadora no tratamento endodôntico de dentes decíduos até seu desfecho final que é a esfoliação. Pesquisas ainda não contém informações precisas, uma vez que diversos materiais têm sido utilizados, no entanto, as pastas iodoformadas tem sido as mais empregadas. Este relato de caso objetivou avaliar o desempenho de 2 pastas obturadoras iodoformadas no tratamento endodôntico de dentes decíduos: Pasta Guedes e Feapex®. Paciente, sexo masculino, 5 anos de idade compareceu a clínica infantil para tratamento endodôntico 51 e 61. Após avaliação clínica e radiográfica foi constatado que ambos os dentes apresentavam diagnóstico de necrose pulpar com presença de fístula; e então foi realizado o sorteio dos dentes para as pastas. Os tratamentos foram realizados por uma única operadora cega, com instrumentação manual de acordo com os protocolos padrão de tratamento endodôntico em dentes decíduos. O paciente foi acompanhado durante 1 e 3 meses com exames clínicos e radiográficos. O desfecho primário foi o sucesso clínico e radiográfico dos tratamentos. Após o período de 1 mês, ambas pastas proporcionaram condições clínicas e radiográficas semelhantes promovendo regressão da fístula, contudo, após 3 meses ocorreu recidiva da fístula no dente tratado com a pasta Feapex®, sendo necessário o retratamento deste dente.
Observou-se então que a pasta Guedes Pinto apresentou melhor desempenho em relação à pasta Feapex® no tratamento endodôntico de dentes decíduos após 3 meses de acompanhamento.
TCC017 - TCC Caso Clínico
Área: 4 - Odontopediatria

Análise microbiológica e tomográfica de dente natal: Um relato de caso
Robles HF, Silva-Sousa AC, Tavella-Silva NC, Nakamura-Silva R, Pitondo-Silva A, Silva-Sousa YTC, Danelon M
UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Dente natal é aquele que está presente na cavidade oral no momento do nascimento do bebê. Paciente A. V. C. O., do gênero feminino, com 40 horas de vida, foi encaminhada pela Pediatra, ainda na maternidade, para a clínica de Odontopediatria do Curso de Odontologia da Universidade de Ribeirão Preto-SP (UNAERP), Brasil, cuja mãe da criança queixava-se da presença de corpo estranho na cavidade oral da criança e que a incomodava no momento do aleitamento. Ao exame clínico, foi observado a presença de dente natal com mobilidade grau 3. Após um mês de vida, foi possível realizar exame radiográfico, o qual permitiu o diagnóstico definitivo de dente natal. Através da análise clínica e radiográfica foi observado baixa implantação e grau 3 de mobilidade. Dessa forma o tratamento proposto foi a remoção cirúrgica do elemento dental e posterior acompanhamento. Previamente à remoção cirúrgica, o biofilme presente na superfície coronária foi removido para posterior análise microbiológica. O dente extraído foi escaneado em microtomógrafo de alta resolução SkyScan 1176 e reconstruído e analisado qualitativamente com auxílio dos softwares. No exame microbiológico foi possível observar presença de duas espécies bacterianas Streptococcus salivarias e Staphylococcus hominis, ambas espécies consideradas saprófitas.
Pode-se concluir que, apesar de certa raridade, é de extrema relevância o conhecimento dessa anomalia, e a capacitação dos cirurgiões dentistas para realizar um diagnóstico preciso, além da importância do trabalho multidisciplinar.
TCC018 - TCC Caso Clínico
Área: 4 - Ortodontia

Otimização da análise tomográfica em pacientes infantis- Relato de Caso
Silva BCLE, Arruda KEM, Lenza MG
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este relato de caso tem como objetivo demonstrar a otimização do uso da tomografia computadorizada de feixe cônico em paciente infantil. Paciente M.V.S.S, 6 anos, sexo masculino, atendido na Clínica Infantil II no ambulatório I da Universidade Federal de Goiás, foi submetido à exame de tomografia computadorizada por feixe cônico para avaliação pré-cirúrgica de dente supranumerário na região entre os dentes 21 e 22. Após análise intrabucal, verificou-se que o paciente se apresentava no início do primeiro período transitório da dentadura mista, com necessidade do diagnóstico ortodôntico da discrepância dento-esquelética para complementar o plano de tratamento odontológico. Os espaços presente e requerido foram avaliados no software InVivo, considerando a extensão do rebordo alveolar entre a mesial dos primeiros molares permanente em ambos os arcos, assim como o maior diâmetro mesiodistal de todos os dentes componentes desta região. O resultado da análise da discrepância dento-esquelética positiva foi decisivo no estabelecimento de condutas mais conservadores dentro plano de tratamento ortodôntico.
Conclui-se com este relato que o uso de exames tridimensionais de tomografia previamente existentes em pacientes infantis, são recursos valiosos para otimização do diagnóstico odontológico em situações diversas ao objetivo diagnóstico principal, antecipando condutas preventivas em outras especialidades, como a ortodontia.
TCC011 - TCC Revisão de Literatura
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Transtorno dismórfico corporal: a importância do conhecimento por profissionais na área de harmonização orofacial
Borba CS, Muknickas DP, Rendohl ES
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) é um transtorno que acomete a percepção que um indivíduo tem com seu próprio corpo. E, a partir de uma percepção errada, o indivíduo passa a ter uma preocupação exorbitante com determinada parte do seu corpo em que ele acredita ter um defeito. Diante disto, esses pacientes buscam tratamentos estéticos, o que reflete na incidência de 6% a 12 % de pacientes portadores de TDC em tratamento estético. Considerando a alta prevalência do TDC, em pacientes dermatológicos e clínicas de cirurgia plástica, e que os tratamentos cosméticos raramente melhoram seus sintomas, a revisão da incidência, prevalência, evolução e tratamento do TDC foi proposto. Desse modo, foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos obtidos nas bases de dados Scielo, Bireme, Pubmed (Medline) e Google Acadêmico referentes aos anos de 1990 até 2019 na língua portuguesa e inglesa. Diante dos resultados obtidos fica clara a necessidade de maiores pesquisas em relação ao diagnóstico clínico do TDC.
É de fundamental importância que o profissional da área estética e médica tenham conhecimento e seja treinado para identificar os pacientes que tenham queixas que sinalizem a presença do TDC, pois estão em uma posição estratégica para reconhecer os sintomas dos pacientes e conduzi-los ao tratamento apropriado. O encaminhamento desses pacientes para o psiquiatra é delicado, visto que, pacientes com TDC possuem o senso crítico prejudicado, e não reconhecem que sua visão pode estar distorcida e que as queixas com a aparência podem estar relacionadas com um transtorno psiquiátrico. Os profissionais da área estética e médica devem adquirir a consciência de que os procedimentos estéticos não são capazes de diminuir os sintomas do TDC, bem como diminuição dos níveis de insatisfação desses pacientes, o que faz desses pacientes não elegíveis para o tratamento estético, sendo fundamental o encaminhamento para tratamento psicológico e/ou psiquiátrico e posterior acompanhamento. Diante do exposto, fica clara a necessidade de maiores pesquisas em relação ao diagnóstico clínico do TDC e também ao treinamento dos profissionais que atuam na área de estética e médica para o diagnóstico e encaminhamento desses pacientes.