Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas RS061 a RS070 ]
 5 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 5


RS061 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Materiais Dentários

A relação entre materiais cerâmicos e atividade antimicrobiana - Uma revisão sistemática
Uehara LM, Botelho AL, Reis AC
Materiais Dentários e Prótese - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi buscar na literatura conhecimento sobre a atividade antimicrobiana intrínseca das cerâmicas e os possíveis antibióticos que, se adicionados a elas, aprimoram sua atividade antimicrobiana. As bases de dados PubMed, Science Direct e Web of Science foram pesquisadas eletronicamente com os termos "ceramic AND bacteria" e "porcelain AND bacteria". Um total de 4758 artigos foram encontrados. Os critérios de inclusão envolveram a busca por artigos de pesquisa escritos em inglês e publicados entre os anos de 2010 e 2020. Os critérios de exclusão utilizados foram artigos que não abordavam o estudo de materiais cerâmicos e suas propriedades antimicrobianas. Após a leitura dos títulos/resumos, a aplicação dos critérios de inclusão e de exclusão e a remoção de artigos duplicados, foram selecionados 108 artigos. A análise dos resultados dos artigos permite observar que a cerâmica por si só não apresenta propriedades antimicrobianas, porém muitos autores obtiveram sucesso na incorporação de agentes antimicrobianos à cerâmica bem como propuseram alterações em sua superfície para impedir a formação de biofilme.
Pode-se concluir que o tema da revisão sistemática é atual devido ao grande número de artigos na literatura que buscam alterações na cerâmica para incorporar a ação antimicrobiana na gama de ótimas propriedades que este material já apresenta. Muitos autores obtiveram sucesso na adição de agentes antimicrobianos, como nanopartículas de prata, titânio, zinco e alterações na superfície da cerâmica que interferiram na formação de biofilme.
(Apoio: CNPq  N° 119925/2019-2)
RS062 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Materiais Dentários

Análise comparativa da resistência à corrosão entre ligas de beta-titânio e Ti-6Al-4V: Revisão Sistemática
Tardelli JDC, Reis AC
Materiais Dentários e Prótese - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A proposta dessa revisão sistemática foi fornecer informações a respeito da resistência à corrosão das ligas de beta-titânio comparadas a Ti-6Al-4V. As bases de dados PubMed, LILACS, COCHRANE library e Science Direct foram pesquisadas com os termos dental implants AND beta titanium AND Ti-6Al-4V AND electrochemical technics. Os critérios de inclusão foram artigos publicados em inglês de 2000 a 2020, que estudaram as ligas em eletrólitos de composição química similar ao corpo humano, se não eram excluídos. Do total de 189 artigos encontrados, 15 foram selecionados pela aplicação dos critérios de inclusão e exclusão e reduzidos a 8 após a leitura na íntegra. Os estudos in vitro avaliaram a resistência à corrosão nos eletrólitos de Hank, Ringer, SBF e 0,9%NaCl das ligas obtidas por fusão à arco ou barras com finalidade dental ou biomédica submetidas a diferentes tratamentos superficiais.
A literatura avaliada permitiu inferir 1) as ligas de beta-titânio são excelentes candidatas para a terceira geração de biomateriais na implantodontia, por serem de baixo custo com alta biocompatibilidade, 2) os óxidos Nb2O5, Ta2O5 e ZrO2 apresentam maior estabilidade e capacidade de proteção quando comparados ao TiO2 modificado pelos óxidos de Al e V, 3) o maior módulo de elasticidade da liga Ti-6Al-4V favorece a proteção contra a corrosão ao permitir uma camada de óxido mais aderida e espessa, 4) o aumento da espessura da camada superficial da liga contribui para a melhora da resistência a corrosão.
RS063 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Materiais Dentários

Resinas bulk-fill apresentam desempenho clínico semelhante ao de resinas incrementais em restaurações classe I e II em dentes posteriores?
Kunz PVM, Kintopp C, Wambier LM, Correr GM, Gonzaga CC
Odontolo - UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a performance clínica de resina bulk-fill comparada a resina convencional (técnica incremental) em restaurações classe I e II em dentes posteriores, por meio de revisão sistemática e meta-análise. Foram realizadas buscas no PubMed, Scopus, Web of Science, LILACS, BBO, Cochrane Library, resumos de IADR, registros de estudos não publicados, dissertações e teses. Foram considerados elegíveis estudos clínicos que comparassem a performance clínica de resinas bulk-fill comparadas a resinas convencionais (técnica incremental) em restaurações classe I e II. A busca foi realizada sem restrição de data e idioma, e complementadas por busca manual. Dois revisores realizaram a seleção dos artigos, extração de dados e avaliação dos riscos de viés com a ferramenta da Cochrane. Os desfechos primários analisados foram: retenção/fratura da restauração e sensibilidade pós-operatória. Dos 2.270 artigos identificados, 11 foram selecionados e incluídos na meta-análise (8 com risco incerto e 3 com baixo risco de viés). A diferença de risco para o desfecho retenção/fratura foi -0.00 (IC95% = -0,02 a 0,02; p = 0,85). Para sensibilidade pós-operatória, a diferença de risco foi de 0.01 [IC95% = -0,01 a 0,03; p = 0,50).
Restaurações classe I e II em dentes posteriores apresentaram desempenho clínico semelhante quando realizadas com resinas bulk-fill e com resinas pela técnica incremental.
RS064 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Materiais Dentários

Propriedades mecânicas das resinas de PMMA para bases de próteses totais: Convencional vs CAD/CAM. Uma revisão sistemática e meta-análise
Limírio JPJO, Alves Rezende MCR, Gomes JML, Lemos CAA, Rosa CDRD, Bento VAA, Pellizzer EP
Materiais Odontológicos e Prótese - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse trabalho foi avaliar as propriedades mecânicas das bases de próteses totais de resina polimetilmetacrilato (PMMA) fabricadas para diferentes métodos, convencional e CAD/CAM, em termos de resistência à flexão, módulo de elasticidade e rugosidade da superfície. Seguindo as diretrizes do PRISMA, uma busca foi realizada nas bases de dados PubMed / MEDLINE, Scopus e Web of Science em estudos publicados até janeiro de 2020. A pergunta PICO foi: "Bases de próteses totais convencionalmente (termopolimerizáveis) fabricadas de resina PMMA tem as mesmas propriedades mecânicas quando comparadas as confeccionadas para o sistema CAD/CAM?" A metanálise foi baseada no método de Variância Inversa (IV), analisados através do desfecho contínuo, para heterogeneidade, um modelo "randon-effect" foi utilizado quando apresentou diferença significativa (P<0.10). Seis estudos in vitro foram incluídos, avaliando 225 amostras (80 amostras resinas PMMA convencionais e 145 amostras resinas PMMA CAD/CAM). Em relação à resistência à flexão, não houve diferença significativa (P = 0,05; MD: 22,37; IC 95%: 0,27 a 44,46), módulo de elasticidade houve diferença significativa para PMMA Cad / Cam (P = 0,01; MD: 589,22; IC 95%: 117,95 a 1060,48) e rugosidade da superfície foi maior para PMMA convencional (P = 0,02; MD: -0,53; IC 95%: -0,97 a -0,09).
Conclui-se que não há diferença significativa entre os tipos de resinas quando avaliado resistência à flexão, entretanto os resultados obtidos para a resina PMMA Cad / Cam são promissores em termos de módulo de elasticidade e rugosidade.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2018/13677-2)
RS066 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Dentística

Desempenho clinico de materiais restauradores em lesões cervicais não cariosas: uma revisão sistemática e meta-análise
Oliveira SCFS, Bezerra IM, Brito ACM, Maia LC, Santiago BM, Cavalcanti YW, Almeida LFD
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Determinou-se, por meio de uma revisão sistemática e meta-análise, o desempenho clínico de materiais restauradores utilizados no tratamento de Lesões Cervicais Não Cariosas (LCNC). Realizou-se buscas eletrônicas em seis bases bibliográficas. Foram incluídos ensaios clínicos randomizados e controlados e estudos clínicos não randomizados que comparassem o desempenho clínico/longevidade da resina composta (RC) e cimento de ionômero de vidro (CIV) no tratamento de LCNC. A qualidade metodológica e o risco de viés foram avaliados utilizando a ferramenta Cochrane. Sete meta-análises foram realizadas considerando tempo de acompanhamento e o desempenho clínico dos parâmetros: retenção, descoloração de margem, adaptação de margem, cárie secundária, cor, forma anatômica, textura de superfície. A frequência de restaurações com sucesso e o número total de restaurações por parâmetro clínico e tempo de acompanhamento foram utilizados para calcular a diferença de risco (IC 95%). Utilizou-se o modelo de efeitos aleatórios (α=5%). Foram mantidos 15 estudos para síntese qualitativa e 13 na quantitativa. Nenhum estudo apresentou alto risco de viés. Houve diferença significativa entre os dois materiais na análise final apenas para o parâmetro de retenção 0,07 (p=0,003; I2=76%), não havendo diferença quanto aos demais parâmetros. A heterogeneidade variou de baixa a alta (0 a 80%), com acompanhamento de 12, 24 e 36 meses.
Os materiais não diferiram quanto ao desempenho clínico em 6 dos 7 parâmetros avaliados. Restaurações em CIV apresentaram maior retenção comparada às RC.
(Apoio: CAPES)