Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas RS051 a RS060 ]
 9 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 9


RS051 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Ortodontia

Composto plaquetário L-PRF para acelerar a movimentação dentária ortodôntica: Uma revisão sistemática
Figueiredo CMG, Custodio W, Santamaria-Jr M
Odontologia - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Fibrina rica em Plaquetas e Leucócitos (L-PRF) tem sido utilizada com sucesso em muitas áreas da odontologia, no entanto existem controvérsias sobre sua eficácia em acelerar o movimento dentário ortodôntico (MDO). Avaliar os efeitos do L-PRF na quantidade de movimentação dentária ortodôntica. Entre janeiro e maio de 2020 buscamos por ensaios clínicos randomizados (ECRs) nas principais bases de busca: CENTRAL, Embase, PubMed, LILACS, literatura cinzenta e por registros de estudos em andamento. As pesquisas foram feitas sem restrição de data, idioma ou status da publicação. Identificamos 1.107 registros dos quais 6 ECRs foram selecionados, entre estes, 2 foram excluídos com razões, 3 foram inclusos para a análise qualitativa e aguardamos a publicação de 1 estudo em andamento. Seguimos as orientações do manual Cochrane para avaliação da metodologia, risco de viés e resultados. Um total de 178 extrações (89 experimental e 89 controles) em 54 pacientes foram considerados. 1 ECR avaliou dor, 2 estudos avaliaram a quantidade de MDO e 01 RCR avaliou a densidade óssea. Todos os estudos tiveram resultados favoráveis para o uso do L-PRF, porém uma grande heterogeneidade em termos de metodologia e avaliação dos resultados foi encontrada, não sendo possível a execução de uma metanálise.
Existem fortes evidências para o uso do L-PRF como adjuvante na odontologia por sua capacidade regenerativa devido a liberação local de fatores de crescimento especialmente em casos de pós-extração. Entretanto para comprovar sua eficácia para acelerar o MDO serão necessários mais ECRs.
RS052 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Ortodontia

Efeito do risedronato na movimentação dentária ortodôntica: uma revisão sistemática
Jácome-Santos H, Miranda RM, Fernandes JL, Santos MS, Milagres RMC, Pretti H, Abreu LG, Macari S
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho pretende apresentar uma revisão sistemática como forma de elucidar a influência do risedronato na movimentação ortodôntica juntamente com um caso clínico. As palavras chave e textos livres dos descritores "Risedronic acid" e " Tooth movement technique" foram cruzados nas bases de dados Pubmed, Web of Science, Ovid, Lilacs, Scopus e Open Grey sem restrição de período e língua. A busca incluiu estudos até março de 2020. Dados sobre os estudos, design, grupos, animais, idade, sexo, duração do experimento, variáveis dos resultados, administração de risedronato e outros foram avaliados. Na revisão sistemática: Três estudos foram incluídos (modelos animais). Os estudos relataram: redução de reabsorção radicular em ratos tratados com residronato; o número de células TRAP (do inglês: tartarate resistant acid phosphatase) positivas diminuiu após administração de risedronato em animais ovarectomizados e que a quantidade de lacunas ósseas foi significativamente menor após administração de risedronato; diminuição do movimento ortodôntico após a administração de risedronato. Caso clínico: O tratamento com risedronato aumentou a densidade do osso mandibular (análise fractal) dificultando a movimentação dentária.
Baseado nos artigos, o risedronato diminui a movimentação ortodôntica e contribui para evitar a reabsorção radicular causada por força ortodôntica.
RS054 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Ortodontia

O impacto do tratamento ortodôntico na qualidade de vida dos pacientes com fissura: Uma revisão sistemática e metanálise
Mattos CT, Nascimento VC, Vilella BS, Martins MM, Vilella OV
Odontoclínica - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar a qualidade de vida (QV) de pacientes com fissura que realizaram tratamento ortodôntico. Foram realizadas buscas eletrônicas nas bases de dados Pubmed, Scopus, Web of Science, Cochrane Library, BVS e OpenGrey, finalizadas em dezembro de 2019. Utilizou-se o PRISMA onde estudos observacionais transversais e longitudinais que apresentaram relação entre os pacientes com fissura que realizaram tratamento ortodôntico e avaliação da QV, foram incluídos. Um total de 3822 estudos foram recuperados; após a exclusão dos artigos repetidos, foram lidos os títulos e resumos dos demais. Vinte artigos foram lidos na íntegra e oito artigos preencheram os critérios de elegibilidade. Foi utilizado o qualificador Fowkes e Fulton e seis estudos tiveram alta qualidade metodológica sendo selecionados para a avaliação quantitativa. Para realização da metanálise, optou-se por dividir os domínios em três grandes grupos (físico, psicológico e social) e foram realizadas duas padronizações dos questionários: uma dos escores e outra para inverter a direção de alguns, para que todos indicassem piora da QV com o aumento dos índices. Após as padronizações foi possível realizar comparações entre os estudos. A homogeneidade entre os estudos foi testada e todas as análises foram realizadas utilizando o Comprehensive Meta-analysis, adotando p<0,05.
A percepção da QV dos pacientes com fissura não é influenciada pelo sexo e nem pela diferença de idade. O tratamento ortodôntico contribuiu para a melhora da QV principalmente no domínio social nos pacientes com fissura.
RS055 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Ortodontia

Diferentes métodos de imagem usados como ferramentas de planejamento de instalação de mini-implantes: uma revisão sistemática
Caetano GFR, Soares MQS, Oliveira LB, Oenning ACC, Junqueira JLC, Nascimento MCC
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão sistemática foi avaliar se as imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) apresentam impacto na seleção do sítio de implantação em relação às radiografias convencionais e se influenciam o planejamento e instalação de mini-implantes. Foram realizadas buscas nas bases de dados:PubMed, Science Direct, Web of Science, Cochrane Library e Scielo de acordo com a estratégia PICO. Foram selecionados estudos em humanos ou em crânios secos, que compararam a TCFC com outros exames de imagem no planejamento de mini-implantes. Dois revisores avaliaram os estudos e realizaram a extração dos dados. A qualidade metodológica de cada estudo foi acessada por meio da ferramenta QUADAS-2. Foram localizados inicialmente 305 artigos e cinco estudos foram considerados elegíveis e incluídos na síntese qualitativa. Para mini-implantes palatinos, as radiografias convencionais demonstraram mensurações da quantidade óssea similares à TCFC e não apresentaram influência na seleção do sítio de implantação. Em mini-implantes interrradiculares as radiografias subestimaram o espaço disponível para implantação e, os casos em que o planejamento foi realizado com essas radiografias apresentaram maior frequência de perfurações radiculares em relação à TCFC.
Em conclusão, para o planejamento da instalação de mini-implantes em palato não há evidências conclusivas sobre o uso da TCFC como procedimento padrão para quantificar o osso disponível. Porém, esta revisão suporta a utilização da TCFC para planejamento de mini-implantes interradiculares.
(Apoio: CAPES  N° 001)
RS056 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Ortodontia

Avaliação da Reabsorção Radicular Após Intrusão Ortodôntica: Revisão Sistemática e Meta-análise
Sant'anna GQ, Bellini-Pereira SA, Almeida J, Aliaga-Del-castillo A, Santos CCO, Ciantelli TL, Henriques JFC, Janson G
Ortodontia - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Quantificar a reabsorção radicular induzida ortodonticamente (RRIO) após o movimento ortodôntico intrusivo e avaliar os fatores relacionados a reabsorção e este tipo de mecânica. Seis bases de dados eletrônicas e uma busca na literatura cinzenta, sem limitações quanto a língua e ano de publicação foi realizada. Ensaios clínicos randomizados e estudos clínicos prospectivos não randomizados e retrospectivos que avaliaram RRIO após intrusão ortodôntica foram incluídos. A avaliação do risco de viés dos estudos foi realizada utilizando as ferramentas da Colaboração Cochrane RoB 2.0 e ROBINS-I. Os dados obtidos foram combinados em duas meta-análises de efeito randômico. Uma avaliando RRIO na região anterior, enquanto a segunda na região posterior. Análises de subgrupo com relação a mecânica utilizada, duração da intrusão e análises de sensibilidade também foram realizadas. A certeza de evidência foi acessada através do GRADE. A análise qualitativa incluiu 14 estudos, mas somente 7 foram utilizados na análise quantitativa. O modelo randômico demonstrou que 0.72mm (95% CI: 0.16-1.2) de RRIO deve ser esperada nos incisivos, enquanto 0.41mm (95% CI: -0.24-1.07) nos molares após a intrusão ortodôntica. As análises de subgrupo demonstraram mínimo impacto na RRIO. O GRADE resultou em um nível moderado e baixo para cada uma das meta-análises.
Intrusão ortodôntica, avaliada como uma mecânica isolada, causa menos que 1mm de RRIO, portanto, dentro dos limites aceitáveis para implicação clínica.
RS057 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Ortodontia

Efeito dos anti-hipertensivos listados no programa farmácia popular (SUS) na remodelação óssea: uma revisão sistemática da literatura
Silveira-Júnior JB, Pardini DS, Feres MFN, Silva VEA, Andrade-Júnior I
Programa de Pós-graduação Em Odontologia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A hipertensão arterial (HA) é uma questão de saúde pública no Brasil e no mundo. A HA pode ser tratada com anti-hipertensivos (AH). O Programa Farmácia Popular (PFP), do Sistema Único de Saúde (SUS), disponibiliza AH à população. O objetivo desta revisão sistemática (RS) foi investigar em estudos animais os efeitos dos AH do PFP na remodelação óssea (RO). A RS foi registrada no PROPERO. Foi feita uma busca nas bases MEDLINE (PubMed), Web of ScienceT Core Collection, Scopus® e EMBASE, sem restrição de data ou idioma. Também foi realizada uma busca manual nas referências dos artigos elegíveis, em um periódico especializado e na literatura cinzenta. Foram localizados estudos experimentais controlados, apenas em ratos, relacionando o captopril, hidroclorotiazida, enalapril, losartana e propranolol com a RO. O risco de viés dos estudos foi avaliado com a ferramenta Syrcle. Vinte e um estudos foram incluídos. A maioria dos estudos mostrou alto risco de viés. O captopril teve efeito de regulação negativa e positiva na RO dependendo do tipo de modelo de doença simulada. A hidroclorotiazida aumentou a concentração sérica de cálcio. O enalapril não apresentou efeitos significativos na RO. A losartana apresentou efeito osteoprodutor e redutor da ação osteoclástica. O propranolol em baixas concentrações diminuiu a reabsorção óssea.
Embora a qualidade da evidência tenha sido considerada baixa, levantando reservas sobre a força das recomendações relevantes, esta RS mostra que deve-se levar em consideração as possíveis implicações relacionadas ao uso de AH disponíveis no PFP e a RO.
(Apoio: CAPES)
RS058 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Ortodontia

Maxillary protraction in children with cleft lip and palate: a systematic review and meta-analysis
Figueiredo NC, Reis ACA, Guedes ASG, Feres MFN, Silva VEA, Andrade-Júnior I
Odontologia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Maxillary protraction has been widely implemented in patients with cleft lip and palate (CLP) and skeletal Class III malocclusion, although there still remains a controversy about its skeletal effects and stability. The aim of this systematic review and meta-analysis was to evaluate the short and long-term effects of maxillary protraction in patients with CLP and skeletal Class III malocclusion. The search was performed without restrictions on MEDLINE, Embase, PubMed, LILACS and all EBM Reviews electronic databases. Randomized or prospective controlled clinical trials enrolling children with CLP (up to 12 years) treated with maxillary protraction, which had included untreated patients with cleft as a control group were selected. The risk of bias was assessed by ROBINS-I tool and four CCT´s were included. Statistically significant increases were observed in ANB (mean average difference (MAD) of 4.10°), SNA (MAD of 2.41°), overjet (MAD of 5.08 mm) and incisor inclination (MAD of 1.53°) in the treatment group, which also showed a statistically significant decrease in SNB (MAD of -1.70°).
In conclusion, moderate level of evidence indicates that maxillary protraction in patients with CLP can be a short-term effective therapy and might improve sagittal skeletal and dental relationships in the medium term. The skeletal modifications are forward displacement of maxilla, clockwise rotation of the mandible, and counterclockwise rotation of the maxillary plane. The dental changes are flaring of maxillary incisors and greater overjet. PROSPERO number: 42018117952
RS059 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Ortopedia

Preditores clínicos para o diagnóstico de caninos potencialmente impactados: uma revisão sistemática
Noal FC, Heck B, Barros SEC, Chiqueto K
Cirurgia e Ortopedia Facial - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivo: Revisar sistematicamente as características dentárias e morfológicas associadas a caninos potencialmente impactados (CPI), na fase de dentadura mista. Materiais e métodos: Bases de dados digitais (Pubmed, Scopus, Web of Science e Cochrane Library) foram pesquisadas para recuperar artigos publicados até 02 de outubro de 2019, sem limites de idioma e data. Dois revisores analisaram independentemente os títulos e resumos relacionados. Os artigos que atendiam aos critérios de inclusão e exclusão foram lidos na íntegra. Os artigos selecionados foram avaliados quanto à qualidade metodológica. Resultados: Três estudos de caso-controle foram incluídos na revisão. Todos relataram dimensões reduzidas do arco superior em crianças com CPI, como uma menor da largura intercaninos, menor comprimento do arco superior, menores área e volume do palato. Foi relatado também uma maior associação de CPI com a mordida cruzada.
Conclusão: Existem diferenças nas características dentárias e morfológicas do arco superior entre crianças com e sem CPI durante a dentição mista. Alguns fatores preditores de CPI envolvem dimensões reduzidas da arcada dentária superior, especialmente largura intercaninos e comprimentos da arcada dentária, além de área e volume do palato reduzidos.
RS060 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Materiais Dentários

O condicionamento prévio da dentina é necessário na restauração com cimento de ionômero de vidro? Revisão Sistemática e metanálise em rede
Lopes LELS, Tedesco TK, Calvo AFB, Imparato JCP, Raggio DP, Mendes FM, Gimenez T
UNIVERSIDADE IBIRAPUERA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a influência do condicionamento prévio com diferentes materiais na resistência adesiva à dentina ou no desempenho clínico de restaurações com cimentos de ionômero de vidro (CIVs). Foram pesquisados artigos no PubMed, Scopus e OpenGray (literatura cinza) até 04/02/2020. Critérios de elegibilidade: (1) ser sobre CIVs; (2) testar o condicionamento da dentina (3) ser um estudo de intervenção (clínico ou laboratorial). Metanálises diretas e de rede foram realizadas. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade ficaram 30 artigos. Em relação às comparações diretas, nas restaurações com CIV convencional (CIVC) a única comparação possível foi entre ácido poliacrílico (AP) e ausência de condicionamento prévio (SC) e não houve diferença. Em relação ao uso de modificado por resina (RMCIV), na comparação direta entre SC e uso de AP, AP foi melhor. Nas comparações entre SC e primer (PR), PR foi melhor; ácido fosfórico (AF) vs SC, condicionadores de cavidades (CO) vs AP; e AF vs AP, não houve diferença estatisticamente significativa. Na análise da rede, considerando metanálises diretas e indiretas, para RMCIVs, foram analisados 6 tipos de condicionamentos: AF, AP, PR, CO, laser e SC. No ranqueamento, obtivemos que o melhor condicionamento é feito com AF, seguido pelos CO, e o pior é SC.
O condicionamento prévio não interfere na força de união dos CIVCs à dentina sadia de dentes permanentes, enquanto o condicionamento de dentina com AF melhora a força de união dos RMCIVs à dentina sadia após 24h, utilizados em dentes permanentes.