Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0584 a PN0594 ]
 3 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 3


PN0588 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Naproxeno induz acentuada redução do processo inflamatório no periodonto causado pela injeção de LPS
Carvalho JS, Ramadan D, Gonçalves VP, Pelegrin AF, Cesar TB, Spolidorio LC
Diagnóstico e Cirurgia - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As reações imunoinflamatórias que acometem os tecidos periodontais, em resposta aos componentes do biofilme dental, deflagram importantes alterações estruturais e bioquímicas. Possibilidades preventivas e terapêuticas que corroborem com os tratamentos convencionais poderiam ser prescritas. Assim, é provável que a modulação do processo inflamatório pelo naproxeno (NPx, AINEs), utilizado tanto em protocolos experimentais quando no tratamento de diversas doenças, possa auxiliar nas medidas terapêuticas clássicas. Tratamento com NPx foi analisado em um modelo de doença periodontal induzida por injeções de LPS por 30 dias. A capacidade do NPx em reduzir a inflamação in vivo foi avaliada através da quantificação das citocinas IL-1β, IL-10 e avaliação da atividade de mieloperoxidase endógena (MPO). As características histopatológicas e analise tridimensional da estrutura óssea também foram avaliadas. O NPx suprimiu a atividade de MPO, aumentou a síntese de IL-1β, não interferiu na síntese de IL-10 mas inibiu o afluxo de células inflamatórias e inibiu a perda óssea.
NPx exibiu propriedade anti-inflamatória com substancial redução dos danos causados pela injeção do LPS.
(Apoio: FAPESP  N° 2018/12260)
PN0589 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Validade da atual classificação das doenças periodontais na prevalência de periodontite em população rural do sul do Brasil
Ortigara GB, Tatsch KF, Sfreddo CS, Moreira CHC
Estomatologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo é analisar a validade do método diagnóstico (atual classificação periodontal) na prevalência de periodontite em uma população rural do Sul do Brasil. Uma amostra representativa de base populacional de 688 indivíduos (610 com 2 ou mais dentes), ≥15 anos de idade, residentes na zona rural em Rosário do Sul foi investigada. Foi realizado exame periodontal completo em 6 sítios/dente. A prevalência de periodontite foi estimada e comparada de acordo com a severidade na classificação EFP/AAP 2018 (diagnóstico individual) com o sistema CDC/AAP 2012 (referência para estudos epidemiológicos). Testes diagnósticos como sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo (VPP), valor preditivo negativo (VPN) e área sob a curva ROC (AUC) foram calculados. Análise dos dados foram conduzidas no Stata software (versão 14.1). 72.1% dos indivíduos foram definidos em estágio III (EFP/AAP 2018), 47.9% foram considerados com periodontite moderada (CDC/AAP 2012) e obteve-se 100% de concordância entre os critérios somente para periodontite severa e Estágio III. A atual classificação periodontal apresentou 99.8% de sensibilidade, 18.7% de especificidade, VPP de 89.1%, VPN de 93.7%, AUC de 0.91 e o estágio III como melhor ponto de corte para definir entre a presença ou ausência da doença.
Houve grande variação na prevalência de periodontite utilizando classificações distintas. Sendo que, observou-se um aumento nos casos detectados de acordo com a atual classificação periodontal, decorrente de um aumento na sensibilidade da mesma.
PN0592 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Teste salivar para atividade da doença periodontal: estudo piloto
Costa KF, Rivas ACA, Tahim CM, Ricoldi MST, Trevisan GL, Taba-Junior M
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As doenças periodontais (DP) são infecções inflamatórias crônicas que acometem os tecidos de suporte dos dentes, o diagnóstico é realizado através de parâmetros clínicos e radiográficos. Entretanto, a saliva vem sendo utilizada como meio de diagnóstico adicional. Esse trabalho se propôs a testar a hipótese de que a saliva em pacientes com DP ativa reagiria a um teste químico colorimétrico. Seis pacientes com periodontite e um paciente saudável foram incluídos nesse estudo piloto. Os pacientes tinham no mínimo 14 dentes e, aqueles com periodontite, tinham pelo menos 5 sítios com profundidade de sondagem (PS) ≥ 5mm e perda de inserção (PI) > 3 mm. Os parâmetros clínicos e a saliva foram coletados nos dias 0 (baseline) e 45 após tratamento periodontal. Três microtubos estéreis eram pré-dosados com 1 ml de solução de biureto e no momento da coleta da saliva era adicionado 1 ml de água deionizada (tubo 1, controle negativo), 1 ml de albumina (tubo 2, controle positivo) e 1ml de saliva (tubo 3, teste) nos dois tempos experimentais. Detectou-se alteração colorimétrica no baseline (p<0,05) da DP (75±2,5), semelhante ao controle positivo (93±5,1). Após o tratamento periodontal básico (131±5,5) o resultado foi semelhante ao paciente controle (161±4,2). A análise colorimétrica, de quantificação de intensidade de cor, foi realizada no programa ImageJ®.
Este teste mostrou-se uma ferramenta rápida na detecção de presença de proteínas relacionadas à doença na DP, redução após tratamento e presença não detectável na saúde, podendo ser utilizado como método de triagem de atividade de DP.
(Apoio: CAPES)