Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0572 a PN0583 ]
 12 Resumo encontrados. Mostrando de 11 a 12


PN0583 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Avaliação do nível de estresse e condição gengival de militares do corpo de fuzileiros navais da marinha do Brasil em ambiente operativo
Marski SRS, Silva HRC, Pacheco LP, Prado M, Canabarro A
Pós-graduação Em Odontologia - UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A evolução das condições gengivais em ambiente operativo é de fundamental importância para que medidas preventivas possam ser implementadas nas missões do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. O objetivo foi avaliar o nível de estresse e a condição gengival de militares na Operação Formosa 2019 (Formosa, Goiás, Brasil). Trinta militares foram avaliados clinicamente em dois momentos (1º e último dia de missão, total de 10 dias) por meio do exame de profundidade de bolsa a sondagem (PBS), Índice de placa visível (IPV) e Índice de sangramento à sondagem (ISS). Ainda, os militares responderam a um questionário sobre estresse nos dois momentos. Para analisar as diferenças entre antes e depois, foram usados os testes de Friedman e de Wilcoxon, e o teste de correlação de Spearman entre estresse x ISS x IPV (α=0,05). A média e desvio padrão para o IPV foram de 5,2% (± 9,4%) antes e 8,0% (± 11,6%) depois (p= 0,005). Em relação à análise do ISS, os valores iniciais foram de 10,2% (± 10,6%) e de 13,6% (± 15,0%) na análise final (p= 0,006). Quando o estresse foi avaliado, 1 paciente (3,3%) apresentou sintomas de estresse inicialmente e, ao final, 3 pacientes (10%) (p=0,157).
Os militares apresentaram diferenças significativas nos valores de IPV e ISS, com valores superiores destes índices ao final da missão. Observou-se que não houve diferença estatística na frequência de militares que apresentaram sintomas de estresse nos dois momentos.
PN0573 - Painel Efetivo
Área: 8 - Periodontia

Análise do conhecimento de pacientes e profissionais da saúde sobre a inter-relação da doença periodontal e doença renal crônica
Lages JPSB, Saba-Chujfi E, Santos-Pereira SA
Odontologia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A doença renal crônica é crescente em todo o mundo e pode ocorrer complicações bucais e sistêmicas resultantes tanto dessa doença quanto de seu tratamento, com isso, é importante examinar a necessidade de educação interprofissional. O objetivo desse estudo foi de identificar o grau de conhecimento dos pacientes com doença renal crônica e profissionais de saúde sobre essas duas doenças. Esse estudo foi realizado utilizando um questionário estruturado para médicos e enfermeiros que trabalham em hospitais públicos e privados. Foram avaliados 200 pacientes com doença renal crônica em hemodiálise e 180 médicos e enfermeiros. A maioria dos médicos e enfermeiros, relataram ter conhecimento sobre doença periodontal, porém não informava ao paciente a necessidade de um acompanhamento odontológico, concordando com a resposta dos pacientes quando relataram que os médicos não informavam sobre a necessidade de um tratamento periodontal. Além disso, os pacientes também desconheciam sobre a doença periodontal e como ela pode ser deletéria para sua saúde geral.
Conclui-se que seja necessário a implementação de um programa preventivo e terapêutico multidisciplinar, levando a uma completa abordagem de manutenção oral reforçada para os pacientes com doença renal crônica, já que os resultados da avaliação dos pacientes demonstraram uma alta porcentagem de alguma forma de doença periodontal (92%) e o total desconhecimento por parte dos pacientes e profissionais da saúde.