Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0170 a PN0180 ]
 11 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 10


PN0170 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Propriedades físicas de fios Níquel Titânio e aço trançado
Santos MRR, Scheicher GV, Macedo AP, Stuani MBS, Romano FL, Shimano AC, Matsumoto MAN
Clínica Infantil - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi comparar as forças de atrito, flexão e torção; avaliar as superfícies, por meio de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e quantificar as substancias presentes através do espectrômetro de raios-X por dispersão de energia (EDS), de fios ortodônticos .016", .018"x .025" de Níquel Titânio estabilizado (LowLand), termo ativado (Sentalloy e NeoSentalloy), acrescido de cobre (Copperlloy) e de fios de aço trançado (Multibraid) .019"x.025". No teste de atrito analisou-se as forças movendo o fio ao longo dos bráquetes. No teste de flexão registrou-se a força de descarregamento em 0,5, 1, 2 e 3mm de deformação. No teste de torção de 90º, manutenção por 2 segundos e retorno. Os resultados revelaram que entre os fios .016", o Lowland apresentou menor força nos ensaios de atrito, flexão e torção e Copperlloy e Sentalloy foram semelhantes, sem diferenças na MEV. O fio Multibraid, teve bom desempenho nos ensaios de atrito e torção liberando forças mais baixas que os fios .018"x.025" de memória, na MEV observou-se desgastes nos filamentos no teste de atrito e mudança na espessura no teste de flexão. Os fios .018"x.025" apresentaram maior força, dos quais Copperlloy apresentou menor força, seguido por NeoSentalloy e Lowland. Na MEV, somente Copperlloy e NeoSentalloy apresentaram ranhuras na superfície, no teste de atrito.
Portanto, os fios devem ser indicados respeitando suas propriedades e as fases do tratamento ortodôntico, para se obter melhor desempenho no movimento dentário, dentro dos limites biológicos e se evitar danos à raiz dentária e tecido de suporte.
PN0171 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Avaliação do rastreamento do olhar virtual e real da face com sorriso ideal
Miyoshi CS, Vitral RWF, Mota-Júnior SL, Pacheco AAR, Hartmann GC, Bastos SQ, Meira TM, Tanaka OM
Ciências da Vida - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O rastreamento do olhar convencional é realizado a partir do reflexo óptico da córnea obtido através de um hardware, e auxilia na obtenção de informações sobre percepção na Odontologia. Avaliar a efetividade do rastreamento do olhar real da face e sorriso obtidos a partir do software OGAMA em conjunto com o hardware TheEyeTribe com o rastreamento virtual a partir do website Feng-GUI. Utilizou-se o Adobe Photoshop® para edição do sorriso de uma modelo, tornando a imagem simétrica e com um sorriso considerado ideal e salva em alta qualidade de resolução. Após o upload da imagem, o website Feng-GUI simulou o rastreamento do olhar virtual para 40 obervadores em um tempo de 5 segundos de exposição. A mesma imagem foi usada para realizar o rastreamento do olhar real com o conjunto hardware/software com 30 observadores leigos, que observaram a imagem por 3 segundos, no software OGAMA. O rastreamento do olhar forneceu resultados a partir do mapa codificado por cores, do verde para o vermelho, representando a densidade de fixação, de fraco para alto, respectivamente. A partir da análise do mapa codificado por cores obtido com o Feng-GUI e do conjunto software/hardware, ambos apresentaram alto grau de atenção nos olhos. Na área da boca com o sorriso, ambos apresentaram resultados semelhantes, com fraca densidade de fixação.
O software OGAMA e o website Feng-GUI apresentaram eficácia nos resultados. No Feng-GUI, mesmo os resultados não sendo reais foram capazes de simular virtualmente o rastreamento do olhar.
PN0172 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Avaliação em TCFC da inclinação dos caninos superiores durante a retração em alvéolos preservados com plasma rico em fibrina e leucócitos
Hartmann GC, Pacheco AAR, Gasparello GG, Taffarel IA, Guimarães LK, Antelo OM, Meira TM, Tanaka OM
Escola de Ciências da Vida - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar as alterações na inclinação dos caninos superiores durante a retração em alvéolos preservados com plasma rico em fibrina e leucócitos (L-PRF) em pacientes adultos utilizando tomografia computadorizada de feixe cónico. Dezessete pacientes com indicação de exodontia dos primeiros pré-molares superiores foram incluídos no estudo. O estudo foi do tipo split mouth, o lado experimental foi preservado com L-PRF e o outro lado foi o controle. Para a aleatorização foi realizada uma planilha usando a função de números aleatórios do Microsoft Excel (Microsoft Office 2016). As inclinações foram medidas em graus (°). O coeficiente de correlação intraclasse de Pearson apresentou boa correlação (ICC= 0,9). O teste de Shapiro-Wilk mostrou distribuição não normal (p=0,024) no lado preservado com média 5,8°. O lado controle apresentou distribuição normal (p=0.35) com média de 8,5°. A diferença entre os lados foi de 2,7°. O teste de Wilcoxon mostrou diferença estatisticamente significante (p=0,001) entre os lados. O nível de significância foi definido em 5% (P ˂ .05).
A utilização do L-PRF diminuiu a inclinação dos caninos superiores em pacientes adultos quando comparado com o lado não preservado
PN0173 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Influência da inserçāo e esterilizaçāo na micromorfologia de Dat's de aço inoxidável e liga de titânio indicados para reutilização
Campolina DFF
Odontologia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O propósito deste estudo foi comparar a micromorfologia de superfície de diferentes marcas comerciais de dispositivos de ancoragem ortodôntica (Dat's) após processos de inserção óssea e esterilização por calor úmido. Foram avaliadas 3 marcas comerciais de Dat's, sendo 2 compostas por liga de titânio (Morelli e PecLab) e uma de liga de aço (Datsteel). Foram realizadas análises de micromorfologia de superfície com uso de microscopia eletrônica de varredura com aumentos de 20 a 2000 vezes, análise qualitativa por espectrometria de energia dispersiva de Raios X (EDS) e análise química através da espectroscopia de fluorescência de Raio X em diferentes momentos (n=15): antes (novos), após a simulação de inserção dos dispositivos em tecido ósseo (mandíbula de suíno) associado à imersão em solução de saliva por 60 dias, e após processo de esterilização em autoclave.
Os resultados mostram e permitem concluir que os Dat's Datsteel e Morelli novos apresentam superfície com menos defeitos de usinagem. Os Dat's novos apresentaram diferentes característica de usinagem e qualidade superficial de acabamento. Quando inseridos no tecido ósseo, apresentaram superfície mais lisa e regular para a marca PecLab, sugerindo desgaste superficial do mesmo. Detritos orgânicos aderiram a superfície de todas a marcas comercias . Os Dat's esterilizados apresentaram superfície com menor índice de detritos orgânicos superficiais. Pequenas alterações na característica de usinagem foram detectada. A composição química dos Dat's não foi alterada pelos processos de inserção e esterilização.
PN0174 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Resposta dos músculos da mastigação em indivíduos com e sem assimetria facial evidente
Galisteu-Luiz K, Herzog MB, Martins AP, Marañón-Vásquez G, Paes-Souza SA, Castro ACR, Garcia MAC, Nojima MCG
Clínica Infantil - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta pesquisa foi avaliar a magnitude da força máxima voluntária de mordida (FMVM) e a resposta dos músculos da mastigação em indivíduos com e sem assimetria facial evidente. A casuística incluiu 46 participantes submetidos à avaliação da face, por registro fotográfico em vista frontal, e de eletromiografia de superfície (sEMG) dos músculos masseter superficial e temporal anterior, nas tarefas de repouso, FMVM e 30% da FMVM. Os sujeitos foram divididos em Grupo Simétrico (GS, n=19, com desvio do ponto Mento (Me') entre 0 e 1,0 mm) e Grupo Assimétrico (GA, n=12, com desvio do Me' maior ou igual a 3,0 mm), excluindo-se aqueles com desvio entre 1,01 a 2,99 mm. O sinal de sEMG foi analisado pelo valor da raiz média quadrática (RMS) e frequência média (FM), aplicando um Índice de Assimetria (IA). Dados de força de mordida foram analisados por ANOVA de dois fatores (grupo x lado) e o IA foi testado por ANOVA de dois fatores (grupo x tarefa) para RMS e FM, com nível de significância de 5% (p<0,05). Não foram observadas diferenças significativas entre GS e GA (p=0.81169) e entre os lados desviado e não desviado (p=0.86985) comparando-se os dados de força de mordida (kgf). Quanto ao sinal de sEMG, não foram detectadas significâncias estatísticas relacionadas ao valor RMS e à FM entre os grupos (p=0,47414 e p=0,58978, respectivamente) e as tarefas (p=0,55281 e p=0,52760, respectivamente).
Conclui-se não haver diferenças na magnitude da FMVM e no padrão de recrutamento dos músculos analisados entre indivíduos com e sem assimetria facial evidente, dentro dos parâmetros considerados.
(Apoio: CAPES  N° CAPES-DS-001)
PN0175 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Estabilidade em longo prazo do tratamento precoce da mordida aberta anterior
Furtado AVG, Justulin AF, Rossato PH, Oltramari PVP, Conti ACCF, Almeida-Pedrin RR, Almeida MR, Fernandes TMF
Pós Graduação Em Odontologia - UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar a estabilidade do tratamento precoce da mordida aberta anterior (MAA) em modelos digitais. Amostra de 20 pacientes que finalizaram o tratamento da MAA com trespasse vertical (TV) positivo sem tratamento ortodôntico no intervalo de 5 anos. Os pacientes que mantiveram TV positivo formaram o grupo estável, e aqueles negativos o grupo instável. Foram digitalizados os modelos antes (T0), 12 meses (T1) e 5 anos após o tratamento (T2) pelo scanner 3D 3Shape R700, software OrthoAnalyzerT 3D versão 2013 (3Shape A/S, Copenhagen, Dinamarca). Foram avaliados: perímetro, comprimento, inclinação dos incisivos e desenvolvimento vertical dentoalveolar dos arcos dentários superior e inferior, altura dos incisivos superiores, linha média, trespasse horizontal, TV e distâncias transversais. Avaliação do erro intraexaminador pelo Bland-Altman e CCI em 30% da amostra após trinta dias da primeira avaliação. Análise da diferença entre as variáveis em T0, T1 e T2 realizada com o teste ANOVA para medidas repetidas e pós-teste de Bonferroni. Comparação entre grupos realizada pelo teste t, nível de significância de 5 %. Teste de correlação de Pearson utilizado na análise da influência da estabilidade a longo prazo. 85% da amostra apresentou TV positivo após 5 anos do tratamento. Não houve diferenças após o tratamento (T1-T2). Em 5 anos (T2-T1), o grupo instável apresentou aumento do comprimento e desenvolvimento vertical do arco superior e uma redução no TV comparado com o grupo estável (p<0,05).
O tratamento precoce da MAA apresenta estabilidade dos resultados.
PN0176 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Impacto da má oclusão nas diferentes fases de desenvolvimento oclusal na qualidade de vida relacionada à saúde bucal
Nabarrette M, Carneiro DPA, Santos PR, Cortellazzi KL, Meneghim MC, Vedovello SAS
Programa de Pós Graduação Em Odontologia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar o impacto da má oclusão nas diferentes fases do desenvolvimento oclusal na qualidade de vida relacionada á saúde bucal (OHRQoL). Estudo observacional transversal foi realizado com 2.234 crianças de ambos os sexos e idade entre 5 a 14 anos, nas fases de dentadura decídua (n=603), mista (n=870) e permanente jovem (n=761). O impacto das alterações oclusais na OHRQoL foi determinado pelo ECOHIS (Early Childhood Oral Health Impact Scale), CPQ8-10 (Child Oral Health Quality of Life Questionnaires) e CPQ11-14 (Child Oral Health Quality of Life Instrument). A presença da má oclusão foi determinada pelo índice de Foster; Hamilton (1969), Grabowski (2007) e IOTN-DHC (Index of Orthodontic Treatment Need - Dental Health Component). As variáveis foram analisadas em um modelo de regressão logística simples, estimando-se odds ratios brutos. As variáveis com p<0,20 nas análises simples foram testadas em modelos de regressão logística múltipla, estimando-se os odds ratios ajustados com os respectivos intervalos de 95% de confiança. Nas fases de dentadura decídua e mista não houve associação significativa entre OHRQoL e as variáveis independentes analisadas (p>0,05). Na dentadura permanente, ser menina e a presença de má oclusão tem, respectivamente, 2.79 (IC95%:2.03-3.82) e 1.40 (IC95%:1.03-1.90) vezes mais chance da apresentar um impacto negativo na OHRQoL (p<0,05).
Pode-se concluir que a má oclusão causa impacto negativo na OHRQoL na fase de dentadura permanente jovem.
PN0177 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Conhecimento e percepção sobre saúde bucal por escolares da rede privada em Caruaru- PE
Arena FPN, Guimarães MSS, Campos PH, Oliveira AVA, Guaré RO, Diniz MB, Novaes TF
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Estratégias lúdicas e educativas em ambiente escolar são popularmente utilizadas em ações preventivas. Nosso objetivo foi avaliar a aquisição de conhecimento e a percepção sobre saúde bucal em escolares da rede privada de Caruaru-PE antes e após uma palestra sobre prevenção à cárie dentária. Foram selecionados 163 escolares (5 a 10 anos de idade), matriculados no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental em uma escola particular de Caruaru. Um questionário ilustrativo/estruturado com perguntas de múltipla escolha foi utilizado para avaliar o conhecimento inicial dos participantes a cerca da doença cárie; figuras coloridas foram disponibilizadas como opções de resposta. Em seguida, foi realizada uma palestra lúdica-educativa sobre saúde bucal. Ao final, o mesmo questionário foi reaplicado para comparar o efeito da palestra na aquisição de conhecimento sobre saúde bucal. De modo geral, observou-se que na segunda aplicação do questionário, as crianças indicaram respostas mais coerentes, com a diminuição de respostas errôneas sobre a cárie dentária (p<0,05).
Pôde-se concluir que uma palestra lúdico-educativa sobre saúde bucal melhora o conhecimento imediato de alunos de escolas particulares no que se refere à prevenção da cárie dentária.
PN0178 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Impacto da adenotonsilectomia e da expansão rápida da maxila nas vias aéreas superiores em crianças apneicas - estudo clínico randomizado
Magalhaes MCMM, de Rezende Barbosa GL, Soares CJ, Almeida GA
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo clínico randomizado foi avaliar a alteração volumétrica nas vias aéreas de crianças diagnosticadas com Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) após receberem os dois tipos de tratamentos, adenotonsilectomia e expansão rápida da maxila. Amostra de trinta crianças diagnosticadas com Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono. Os participantes foram divididos em 2 grupos. O primeiro grupo recebeu adenotonsilectomia como primeiro tratamento e, posteriormente, expansão rápida da maxila; o segundo grupo recebeu a expansão rápida da maxila como primeiro tratamento e posteriormente a adenostonsilectomia. Os exames de tomografia computadorizada de feixe cônico foram obtidos antes, 5-6 meses após o primeiro tratamento e 5-6 meses após o segundo tratamento. A avaliação volumétrica das vias aéreas foi realizada no software de imagem: Mimics Research 21.0 A análise intragrupo foi realizada pelo teste de Friedman, a análise intergrupo foi realizada pelo teste de Mann Whitney (α = 0,05). Resultados: Houve diferença estatisticamente significante nos dois grupos ao comparar o volume inicial e final dos tratamentos. A análise intergrupos mostrou diferença estatisticamente significante no volume total das vias aéreas superiores e na orofaringe
Adenotonsilectomia e expansão rápida da maxila promoveram um aumento volumétrico nas vias aéreas superiores; e com o uso combinado dos dois tipos de tratamentos foi encontrado maior ganho volumétrico das vias aéreas superiores quando a adenotonsilectomia foi realizada como a primeira opção de tratamento.
PN0179 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Avaliação do conhecimento dos pais sobre HMI e suas possibilidades de tratamento: resultados parciais
Grizzo IC, Mendonça FL, Bisaia A, Regnault FGC, Machado MAAM, Cruvinel T, Rios D
Odontopediatria, Ortodontia e Saude Cole - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se o conhecimento e a percepção dos pais em relação à hipomineralização molar-incisivo (HMI) e suas possibilidades de tratamento. Pais de crianças da clínica de Odontopediatria (50) foram convidados e 34 participaram. Aplicou-se o teste de alfabetização em saúde REALMD-20 e os pais responderam ao questionário sobre HMI. Na sequência assistiram vídeo explicativo sobre HMI e suas alternativas de tratamento para responderem novamente ao questionário. Outro questionário com casos clínicos de HMI com diversas severidades foi aplicado para escolha dos tratamentos. Após análise descritiva, o valor médio de alfabetização foi de 16,5, poucos pais sabiam o que era HMI (14%) e após a palestra, a maioria passou a entender o assunto (91%), apesar de 32% responderem que a HMI era causada por bactérias. Apenas 4% achavam que seus filhos tinham a alteração, mas a mesma foi detectada em 50% das crianças. Em relação aos tratamentos, para dentes anteriores independentemente da dor ou perda de estrutura, quando havia incômodo estético, 54% responderam a necessidade de restauração. Para os posteriores sem perda, independentemente da dor, o uso de fluoreto e selantes foram mais escolhidos. Para os casos graves com muita perda de estrutura e dor 41% escolheram exodontia e apenas 27% optaram pela coroa de aço.
Conclui-se que os pais não sabem o que é HMI e após informação são relativamente capazes de absorverem o conhecimento. Destaca-se a capacidade deles em distinguir a diferença entre os possíveis tratamentos conforme a severidade, demonstrando certas preferências.
(Apoio: CNPq  N° 119600/2019-6  |  FAPESP  N° 2019/02735-4)