Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0115 a PN0125 ]
 10 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 10


PN0116 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

O Laser de Baixa Intensidade pode induzir expressão de fatores de crescimento angiogênicos em células da polpa dentária?
Oliveira BLS, Bergamo, MTOP, Vitor LLR, Lourenço-Neto N, Oliveira RC, Sakai VT, Cruvinel T, Oliveira TM
Odontopediatria - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de diferentes densidades de energia do Laser de Baixa Intensidade (LBI) na viabilidade, proliferação e expressão gênica de VEGF e FGF-2 em fibroblastos pulpares de dentes decíduos humanos. Células entre a 4ª e a 7ª passagem foram irradiadas com LBI (InGaAlP - 660nm), de acordo com os grupos experimentais, que variaram a densidade de energia em função do tempo de irradiação e da potência, nos períodos de 6h, 12h e 24h. A viabilidade e proliferação celular foram avaliadas por MTT e CV; e a expressão de RNAm para os alvos VEGF e FGF-2 por RT-PCR. A análise estatística utilizou o teste ANOVA a dois critérios, seguido pelo teste de Tukey (p<0,05). Os grupos com potências mais altas (10mW, 15mW, 20mW e 25mW), períodos mais curtos de aplicação (10 s) e irradiados entre 2,5 J/cm2 e 6,2 J/cm2 exibiram viabilidade estatisticamente maior do que a dos grupos com pequena potência (5mW), período de aplicação mais longo (50 s) e irradiados com 6,2 J/cm2. A expressão de mRNA de VEGF e FGF-2 foi observada nos três períodos avaliados (6h, 12h e 24h) e a expressão mais alta ocorreu no período mais curto.
Conclui-se que todas as exposições mantiveram as células viáveis. As melhores exposições para a expressão dos genes VEGF e FGF-2 foram 2,5J/cm2 e 3,7J/cm2. Descritores: Terapia com Luz de Baixa Intensidade. Técnicas de Cultura de Células. Dente Decíduo.
(Apoio: FAPESP  N° 2017/11396-3   |  FAPESP  N° 2018/20316-6)
PN0117 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Impacto psicossocial da estética dentária associado a má oclusão na qualidade de vida e autoestima de adolescentes da região amazônica
Muniz-Junior AB, Carneiro DPA, Menezes CC, Vedovello-Filho M, Degan VV, Vedovello SAS
Pós Graduação Em Odontologia - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi avaliar o impacto psicossocial da estética dentária na qualidade de vida e autoestima de adolescentes. Estudo observacional transversal realizado com 212 adolescentes, de ambos os sexos, matriculados nas escolas públicas do município de Boca do Acre (Amazonas, Brasil). O Questionário de Impacto Psicossocial da Estética Dental (PIDAQ) avaliou a qualidade de vida relacionada à saúde bucal (OHRQoL), enquanto o Global Negative Self-evaluation (GSE) a autoestima dos adolescentes. A má oclusão foi avaliada clinicamente por meio dos índices Dental Aesthetic Index (DAI) e o Índice de Necessidade de Tratamento Ortodôntico (IOTN). Análises de regressão logística simples foram realizadas, estimando-se os odds ratio brutos com os intervalos de 95% de confiança. Para a regressão logística múltipla, as variáveis que apresentaram p<0.20 nas análises individuais foram testadas e permaneceram aquelas com p≤0.05. Adolescentes com baixa autoestima têm 2.20 (IC95%: 1.23-3.93) vezes mais chance de apresentar maior impacto da estética dental na qualidade de vida (p<0,05), quando verificado por domínios, adolescentes com baixa autoestima têm 2.33 (IC95%: 1.31-4,17) e 1.93 (IC95%: 1.09-3.42) vezes mais chance de apresentar impacto nos domínios impacto psicológico e impacto social respectivamente.
Concluiu-se que autoestima apresentou associação significativa com o impacto estético na qualidade de vida dos adolescentes.
PN0118 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Potencial bioativo de scaffolds de nanofibras contendo cálcio sobre células pulpares humanas para regeneração do complexo dentino-pulpar
Anselmi C, Leite MLAS, Mendes-Soares IP, de-Souza-Costa CA, Hebling J
Morfologia e Clínica Infantil - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi sintetizar e caracterizar scaffolds de nanofibras de policaprolactona (PCL) incorporados com baixas concentrações de uma fase mineral, bem como avaliar sua bioatividade sobre células pulpares humanas (HDPCs). Hidróxido de cálcio (HC) em diferentes concentrações (0,1%; 0,2% ou 0,4%) foi incorporado a scaffolds de PCL confeccionados pela técnica de electrospinning. Scaffolds sem a fase mineral serviram como controle. Os scaffolds foram caracterizados quanto à morfologia (MEV) e composição química (EDS) (n=4), e analisados quanto a degradação hidrolítica até 21 dias, alteração de pH do meio e liberação de cálcio em seis períodos (n=8). Adicionalmente, HDPCs foram cultivadas sobre as nanofibras e avaliadas quanto a viabilidade (alamarBlue), proliferação (ensaio de Live/Dead) nos períodos de 1, 7 e 14 dias e adesão e espalhamento (F-actina) em 1, 3 e 7 dias do cultivo celular (n=8). Os dados foram submetidos aos testes de ANOVA/Tukey ou Welch/Games-Howell (α=5%). Os resultados de proliferação, adesão e espalhamento celular foram avaliados qualitativamente. O aumento da concentração de HC ampliou o diâmetro das nanofibras, favoreceu a degradação e a liberação de cálcio, gerando leve alcalinidade (pH~8). Não houve diferença significativa de viabilidade celular entre os grupos, porém, um maior espalhamento das HDPCs foi visto para as maiores concentrações de HC.
Conclui-se que scaffolds de PCL associados a 0,4% de HC apresentam topografia de superfície e propriedades favoráveis à adesão, espalhamento e proliferação de HDPCs.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2019/11192-4)
PN0119 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Distribuição das tensões mecânicas no palato e incisivos decíduos por diferentes chupetas: uma análise de elementos finitos
Freitas CN, Machado LMR, Noritomi PY, Scudine KGO, Puppin-Rontani RM, Miziara T, Castelo PM
Odontologia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo objetivou descrever a distribuição das tensões mecânicas de diferentes tipos de chupetas de silicone no palato e incisivos decíduos em uma simulação de elementos finitos. As imagens dos bicos convencionais (A), ortodônticos (B) e Super SoothieT (C) foram obtidas por escaneamento 3D. A hemimaxila foi recriada por tomografia de um crânio seco de criança com ~3 anos de idade, enquanto a língua foi reconstruída utilizando software e dados disponíveis na literatura. As propriedades mecânicas do silicone foram determinadas pelo teste de tração à ruptura usando 15 amostras de cada tipo de chupeta. A força de língua foi mensurada em 8 crianças de 3 anos. Posteriormente, os três sistemas foram discretizados em elementos finitos e as forças aplicadas aos modelos. A chupeta B apresentou os maiores valores de tensões distribuídas no palato, seguido da chupeta A. A chupeta B estimulou o crescimento maxilar para a frente e para os lados, enquanto a chupeta A promoveu um crescimento para a frente e para cima, favorecendo um palato mais atrésico. As chupetas A e B tendem ao movimento de giro semicircular no plano sagital, gerando tensões nos incisivos, o que pode resultar em mordida aberta. A chupeta C mostrou melhor distribuição de tensões sobre o palato e um estímulo de crescimento maxilar mais favorável, para frente e para os lados, com menor influência na inclinação dos incisivos.
Os três tipos de geometrias das chupetas mostraram diferentes distribuições de tensões mecânicas sobre o palato e incisivos, informações importantes para aperfeiçoar as recomendações aos cuidadores.
(Apoio: FAPESP  N° 2016/13867-0)
PN0120 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Participação da IFI16 e do IFN-α/β no desenvolvimento da lesão periapical induzida em camundongos
Almeida LKY, Pucinelli CM, Politi MPL, Córdoba AZ, Marchesan JT, Silva LAB, Segato RAB
Clínica Infantil - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A proteína induzida por interferon gama 16 (IFI16) funciona como um receptor de reconhecimento de padrões para patógenos durante a ativação da resposta imune do hospedeiro. O objetivo do estudo foi avaliar a participação da IFI16 e do interferon tipo I (IFN-α/β) na gênese e no desenvolvimento da lesão periapical induzida em dentes de camundongos. Foram utilizados 45 camundongos da linhagem C57BL/6, alocados nos grupos experimentais (lesões periapicais induzidas) (n=8) e no grupo controle (n=5). Ao final dos períodos experimentais (2, 7, 14, 21 e 42 dias), os animais foram eutanasiados, sendo a mandíbula submetida ao processamento histotécnico. Os cortes histológicos foram analisados pela coloração com hematoxilina e eosina (análise descritiva da reação inflamatória) e por imunohistoquímica (marcação da IFI16 e do IFN-α/β). Os dados foram analisados pelo programa GraphPad Prism 7a, por meio do teste de Kruskal-Wallis, seguido pelo pós-teste de Dunn (nível de significância de 5%). Foi observado que o infiltrado inflamatório e a reabsorção óssea aumentaram progressivamente com o decorrer dos períodos experimentais. A expressão da IFI16 estava presente na região periapical em todos os tempos experimentais avaliados, sendo notado maior intensidade da expressão nos períodos de 2 e 42 dias. Para o IFN-α/β, foi observado uma coloração mais intensa no período de 42 dias após a indução da lesão periapical, diferentemente dos grupos controles.
Conclui-se que, a IFI16 e o IFN-α/β estiveram expressos durante a progressão da lesão periapical em dentes de camundongos.
(Apoio: FAPESP  N° 2018/04708-1  |  CAPES  N° 88881.190601/2018-01  |  CNPq  N° 140139/2019-2)
PN0121 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Atividade antimicrobiana da suspensão de nanopartículas de quitosana incorporadas com fluoreto de sódio contra S. mutans
Magalhães TC, Lopes AG, Barbosa LL, Denadai AML, Carlo HL, Lacerda-Santos R, Münchow EA, Carvalho FG
Pós-graduação Em Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou sintetizar, caracterizar e verificar a concentração inibitória e bactericida mínima (CIM/CBM) de nanopartículas de quitosana incorporadas com fluoreto de sódio (ChNPs/NaF) na inibição do crescimento de S. mutans (UA159). As soluções de quitosana (Quit) e NaF foram preparadas separadamente em concentração correspondentes a 0,2%, 0,1% e 0,05 % e foram testadas como controles. Em seguida, a solução de NaF foi adicionada à solução de Quit e mantida sob agitação por 30 min, sintetizando ChNPs/NaF nas respectivas concentrações. A caracterização da formação de ChNPs/NaF foi realizada analisando diâmetro hidrodinâmico (Dh) e potencial zeta (ZP), bem como a viscosidade (η) das suspensões em reômetro dinâmico (DHR). A CIM foi determinada por meio da técnica da microdiluição, utilizando placas de microdiluição de 96 poços. Inicialmente, foi distribuído BHI em cada poço. Em seguida, cada substância foi adicionada e diluída seriadamente. Por fim, o inóculo foi adicionado em cada poço. As placas foram incubadas em estufa por 24 h a 37ºC em microaerofilia. Para determinação da CBM, alíquotas da CIM e CIMx2 foram subcultivadas em ágar de Mueller Hinton. As ChNPs/NaF apresentaram Dh de 1000 nm e ZP de +30 mv. A η reduziu até a razão molar de [NaF]/[Quit] ≈ 0.64. A CIM das ChNPs/NaF foi de 41,19 µg/mL (0,2%), 329,53 µg/mL (0,1%) e 659,06 µg/mL (0,05 % ). A CBM foi de 82,38 µg/mL (0,2%), 659,06 µg/mL (0,1% e 0,05 %).
As ChNPs/NaF nas três concentrações apresentaram atividade antimicrobiana contra S. mutans e possuem potencial para serem utilizadas em enxaguatório bucal.
(Apoio: FAPs - FAPEMIG  N° CDS PPM 00299/16)
PN0122 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Desconforto e sensibilidade pós-operatória relatados no tratamento de lesõe de cárie atípicas em decíduos: resultado preliminar de um ECR
Marzarotto PS, Tedesco TK, Floriano I, Calvo AFB, Gimenez T, Imparato JCP
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A busca por tratamentos que causem menos dor e desconforto é constante na odontologia, principalmente na odontopediatria. Entretanto quando nos deparamos com cavidades atípicas, aquelas que envolvem mais de duas superfícies sendo uma vestibular ou palatina, o controle do desconforto e sensibilidade pode ser desafiador. Assim o objetivo deste trabalho foi conduzir um ensaio clinico randomizado a fim de avaliar o desconforto imediato e sensibilidade pós-operatória relatados no tratamento de lesões de cárie atípicas em dentes decíduos restaurados com diferentes materiais. Foram selecionadas crianças de 4 a 7 anos de idade com pelo menos uma lesão de cavidade atípica em molar decíduo. Os dentes selecionados foram randomizados em dois grupos: Resina quimicamente ativada alkasite - RQAA, e Resina Bulk Fill - RBK. A avaliação do desconforto e sensibilidade pós-operatória foi feita através da Escala de Wong-Baker imediatamente após o tratamento e após 7 dias, respectivamente. Os dados obtidos foram analisados de maneira descritiva. Das 10 crianças incluídas, apenas 30% relataram desconforto (20% escore 1 e 2 - dor leve, e 10% escore 3 - dor moderada) imediatamente após o procedimento no grupo RBK. Para o grupo RQAA, das 11 crianças incluídas, apenas 27,27% relataram desconforto imediato (9,09% dor leve, e 18,18% dor moderada). Após 7 dias, quando questionados sobre a sensibilidade pós-operatória, 100% das crianças relataram ausência de dor.
Concluímos que ambas estratégias de tratamento parecem não causar desconforto e sensibilidade pós-operatória.
PN0123 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Padronização de metodologia de seleção de doador de saliva para o crescimento de biofilmes in vitro
Sales LS, Mendes T, Brighenti FL
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi estabelecer uma sistemática de seleção de doador de saliva para o crescimento de biofilmes polimicrobiano in vitro. Vinte voluntários permaneceram 24 h sem escovar os dentes. Na saliva fresca, foi avaliada a composição microbiana (concentração de bactérias totais e de estreptococos do grupo mutans) e a concentração inibitória mínima (MIC) e concentração bactericida mínima (MBC) da clorexidina. Biofilmes polimicrobianos foram cultivados e foram analisados quanto à capacidade de formação de biofilmes por meio da coloração com cristal violeta e quanto à sua suscetibilidade à clorexidina. Os experimentos foram realizados em três ocasiões diferentes e os resultados foram analisados com o programa Graph Pad Prism versão 3.02, com nível de significância estatística de 5%. A média da concentração de bactérias totais foi de 7,20 log UFC/mL (IC95 7,06 - 7,34) e de estreptococos do grupo mutans foi de 5,40 log UFC/mL (IC95 5,12 - 5,68). A média da biomassa formada foi de 0,11 (IC95 0,10 - 0,13). A média da redução da viabilidade microbiana após tratamento com clorexidina foi de 1,71 log UFC/mL (IC-95 1,34 -2,08) para bactérias totais e de 2,43 log UFC/mL (IC-95 1,81 - 3,05) para estreptococos do grupo mutans, mostrando uma diferença estatisticamente significante em comparação ao grupo controle. A mediana (min-máx) do MIC da clorexidina foi de 0,00625 (0,000781 - 0,025) e do MBC foi de 0,00625 (0,000781 - 0,05).
Os resultados demonstram o estabelecimento com sucesso de uma metodologia para seleção do voluntário utilizando os parâmetros analisados.
(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0125 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Fatores que afetam a sobrevida de dentes decíduos após luxação intrusiva: Um estudo retrospectivo longitudinal
Nunes LS, Lisboa JL, Guimarães MO, Vieira-Andrade RG, Ferreira FM, Ramos-Jorge J, Zarzar PMPA

Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Dentre os traumatismos nos tecidos de sustentação na dentição decídua, a luxação intrusiva se apresenta com um dos mais frequentes. Este estudo objetivou avaliar a sobrevida de dentes decíduos após luxação intrusiva e identificar os fatores associados.Trata-se de um estudo longitudinal retrospectivo realizado com prontuários de 550 crianças atendidas em uma clínica de referência em traumatismos dentários na dentição decídua, entre 2007 e 2018. Dentre estes prontuários, 88 foram de crianças que tiveram pelo menos um dente decíduo acometido por luxação intrusiva. A análise dos dados envolveu estatísticas descritivas e Regressão de Cox (P<0,05; 95%IC). Entre um total de 128 dentes acometidos por luxação intrusiva, 63 (49,2%) apresentaram um grau leve de intrusão. A taxa de sobrevida ao longo do período de acompanhamento foi de 65,6%. A idade superior à 03 anos e 08 meses (HR: 2,28; 95% IC: 1,04-4,99; P = 0,039), o desenvolvimento de processo inflamatório (HR: 2,35; 95% IC: 1,17-4,71; P = 0,016), o desenvolvimento de lesão periapical (HR: 3,51; 95% IC: 1,39-8,85; P = 0,008) e o comprometimento do germe do sucessor permanente (HR: 4,38; 95% IC: 1,99-9,61; P <0,001) estiveram estatisticamente associados à indicação de extração de dentes decíduos após a ocorrência de luxação intrusiva.
A sobrevida de dentes decíduos intruídos foi menos frequente em pacientes com mais de 03 anos e 08 meses, bem como naqueles pacientes que apresentaram algum tipo de processo inflamatório, de lesão periapical e de comprometimento do germe do sucessor permanente.
(Apoio: CNPq  |  Fapemig  |  PROEX)
PN0115 - Painel Efetivo
Área: 4 - Ortodontia

Título. Estudo comparativo da expansão rápida da maxila obtida com dois disjuntores encapsulados, dentossuportado e dentomucossuportado
Corrêa SMB, Uchôa SMMA, Feres M, Frigo L, Nahás ACR, Patel MP, Matias M, Maltagliati LA
Odontologia - UNIVERSIDADE GUARULHOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Nesse trabalho prospectivo randomizado, estudamos a quantidade de expansão rápida obtida na sutura media palatina e a alteração na área do palato, em 18 crianças em fase de dentadura mista, com mordida cruzada posterior uni ou bilateral, utilizando tomografia computadorizada, tratados, aleatorimente, com dois tipos de disjuntores encapsulados: dentossuportado e dentomucossuportado. Os exames de tomografia computadorizada foram obtidos antes da instalação do aparelho e após 3 meses de contenção. Para análise do erro casual e sistemático, utilizou-se o teste "t" de Student e a fórmula de Dahlberg. Realizou-se também uma comparação intergrupos pelo teste qui-quadrado, denotando similaridade entre os grupos. Para verificar o efeito da expansão, realizou-se teste "t" pareado dos grupos 1 e 2 em conjunto e separadamente e para a avaliação intergrupos, utilizou-se o teste "t" para amostras independentes. Observou-se um aumento significativo na área do palato e na distância sutural, na avaliação dos dois grupos conjuntamente e em separado. Quando se comparou o resultado inter-grupos, não pode ser detectada diferença estatisticamente significativa no comportamento da expansão em nenhuma das medidas avaliadas.
De acordo com a metodologia empregada, os disjuntores encapsulados dentossuportado e dentomucossuportado produziram expansão na sutura palatina e aumento da área do palato estatisticamente significantes, sem diferença entre os grupos.