Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0071 a PN0081 ]
 11 Resumo encontrados. Mostrando de 11 a 11


PN0077 - Painel Efetivo
Área: 4 - Odontopediatria

Concordância entre método radiográfico e eletrônico para a mensuração clínica do comprimento de canais radiculares de dentes decíduos
Gonçalves DP, Lenzi TL, Pedrotti D, Melo TAF, Pitoni CM, Vizzotto MB, Casagrande L
Odontopediatria - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo avaliou a correlação nas medidas do comprimento dos canais radiculares dos molares decíduos, realizadas pela técnica radiográfica e pelo localizador foraminal, bem como se fatores clínicos e radiográficos estão associados às diferenças das mensurações. Foram incluídos 27 molares decíduos com indicação de endodontia. O comprimento dos canais radiculares foi obtido através da radiografia pré-operatória e do uso do localizador foraminal, de forma independente, por examinadores previamente calibrados. Os testes estatísticos Coeficiente de Correlação Intraclasse, Wilcoxon e Bland-Altman foram utilizados para análise da concordância entre os métodos, enquanto a Regressão de Poisson para avaliar fatores associados com a diferença de mensuração entre as técnicas (p≤0.05). Oitenta e três canais de 25 crianças (3-8 anos) foram avaliados. Ambos os métodos estavam concordantes, contudo, houve diferença estatisticamente significante entre as medidas radiográficas e eletrônicas quando os canais mesio-bucal (p = 0,04) e mesio-lingual (p = 0,04) dos molares inferiores foram medidos. A diferença entre as medidas obtidas pelos dois métodos não teve associação com outras características clínicas e radiográficas (p> 0,05).
O comprimento de trabalho determinado pelo localizador foraminal é comparável ao do método radiográfico; no entanto, uma maior atenção deve ser dada aos molares inferiores, pois a sobreposição dos canais mesiais, quando da utilização da técnica radiográfica, pode conduzir a imprecisões odontométricas.