Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PI0061 a PI0071 ]
 11 Resumo encontrados. Mostrando de 11 a 11


PI0071 - Painel Iniciante
Área: 4 - Ortodontia

Resistência ao cisalhamento e avaliação da superfície de esmalte de braquetes cerâmicos colados com diferentes adesivos ortodônticos
Rocha SE, Pinto CA, Matias M, Frigo L, Nahás ACR, Medeiros IS, Roscoe MG, Patel MP
UNIVERSIDADE GUARULHOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar e comparar a resistência de união ao cisalhamento de braquetes cerâmicos colados por meio de distintos adesivos ortodônticos. A amostra foi composta de 40 dentes bovinos divididos de acordo com os sistemas adesivos, onde foram colados braquetes cerâmicos monocristalinos Pure® (Ortho Technology, Lutz, Flórida, USA). Grupo 1: resina e adesivo Transbond XT®, (3M ESPE, St Paul, Minnesota, EUA); grupo 2: resina Transbond XT® e adesivo Assure Plus®; grupo 3: resina Assure® e adesivo Assure Plus® (Reliance Orthodontic Products, Inc, Itasca, Illinois, EUA); grupo 4: resina Assure® e adesivo Transbond XT®. O teste de resistência de união ao cisalhamento (Ru) foi realizado em máquina de ensaios mecânicos universal e a análise do índice de remanescente adesivo (IRA) por meio de Microscopia Óptica. Para análise dos dados de Ru foi utilizada Análise de Variância a um critério (ANOVA), seguido do Teste de Tukey, ao nível de significância estatística de 5%. Os resultados do IRA foram analisados descritivamente. Não foram encontradas qualquer diferença estatisticamente significante para os quatro grupos. Quanto ao padrão de falha, observou-se uma predominância do escore 1, o que demonstra que menos da metade do compósito esteve aderido ao dente.
Os valores de Ru não apresentaram diferenças estatisticamente significantes para os diferentes sistemas adesivos na descolagem de braquetes cerâmicos. Além disso, deve-se ter cautela na descolagem dos acessórios, uma vez que pode ocorrer injúrias ao esmalte.
(Apoio: PIBIC 2019/1)