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PE026 - Pesquisa em Ensino
Área:
9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Experiências Interprofissionais do Programa Pet-Saúde na Estratégia de Saúde da Família em Minas Gerais
Sampaio JV, Santos DC, Pinho GHC, Freitas CTC, Campolina LRM, Ramos TMC, Oliveira V, Salas M M S
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE- PÓLO NOVA FRIBURGO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, que tem por objetivo qualificar os profissionais e orientar a formação em saúde, tem por foco principal no presente edital a interprofissionalidade. O estudo visa relatar a experiência dos primeiros 12 meses de atuação do PET Saúde Interprofissionalidade na Estratégia de Saúde da Família Santa Paula. A equipe interprofissional é composta por tutores, preceptor e discentes dos cursos de medicina, nutrição e odontologia. Inicialmente foi realizado o diagnóstico situacional da ESF, o planejamento estratégico situacional sendo o problema priorizado o baixo autocuidado dos pacientes com a saúde. As intervenções consistiram em salas de espera informativas sobre os grupos operativos e serviços ofertados na ESF para um total de 32 participantes, dos quais 75% eram do sexo feminino e 25% do sexo masculino. Realizamos também uma atividade sobre o autocuidado e prevenção do câncer de mama no formato de café da manhã e roda de conversa com 35 usuárias. O PET-Saúde Interprofissionalidade na percepção dos discentes oferece aos estudantes oportunidades para aprendizado em conjunto com outros profissionais para desenvolver atributos e habilidades necessárias em um trabalho coletivo. As ações realizadas como parte do PET Interprofissionalidade além de promover a aproximação entre a academia, o serviço e a comunidade, beneficia a todos seus autores, ampliando as ações de promoção da saúde e prevenção para a comunidade; promovendo a educação e práticas interprofissionais e consequentemente reorientando a formação profissional.PE027 - Pesquisa em Ensino
Área:
9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Práticas integrativas e complementares na graduação de odontologia: a experiência na UFMG
Costa AA, Bretz YPM, Rocha IR, Moura RNV, Vale MPP, Lanza CRM, Santos VR, Paula JS
Odontologia Clinica e Infantil - ACADEMIA JUINENSE DE ENSINO SUPERIOR LTDA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FAOUFMG) incentiva mecanismos de ensino para conhecimento e valorização das aplicações das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na Odontologia. Nesse contexto,objetivou-se relatar as oportunidades de pesquisa, ensino e extensão sobre as PICS previstas na graduação da FAOUFMG, bem como apresentar os resultados encontrados à luz da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão. A FAOUFMG oferta anualmente a disciplina optativa "Práticas Integrativas e Complementares na Odontologia", com carga horária teórico-prática de 45H. Em 2018, foi fundada a "Liga Acadêmica de Odontologia em Práticas Integrativas e Complementares (LAOPIC)" e as atividades como palestras, rodas de conversa, seminários e aulas práticas sobre as PICS acontecem quinzenalmente. Os graduandos da FAOUFMG também têm a oportunidade de participar do projeto de extensão "PICS: Acupuntura na Odontologia" com aulas teórico-práticas, atendimento clínico e atividades de educação em saúde sobre os benefícios das PICS. O envolvimento com a pesquisa resultou em 12 Iniciações científicas/Trabalhos de Conclusão de Curso, entre 2016 e 2019. Em junho de 2019 realizou-se um evento científico aberto ao público, com objetivo de divulgar as aplicações das PICS na Odontologia. O conhecimento sobre as PICS encontra-se em ascendência nas práticas de ensino da graduação em odontologia da FAOUFMG, com disseminação desse tema nas ações de ensino-pesquisa-extensão da instituição, por um novo modelo de formação em saúde.PE028 - Pesquisa em Ensino
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9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Educação Interprofissional em Saúde Pública: avaliação e prontidão para a aprendizagem entre estudantes da UFMG
Rocha NB, Palmier AC, Freitas GL, Oliveira HN, Senna MIB, Castro PMMA, Gontijo ED
Odontologia Social e Preventiva - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Objetivou-se analisar a aplicação de sistema de avaliação de aprendizagem (ITOSCE - exame clínico objetivo estruturado em equipe interprofissional) em estudantes dos Estágios em Saúde Pública de quatro cursos da área de Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Odontologia e sua prontidão para aprendizagem interprofissional. Foram utilizados questionários estruturados auto-aplicados sobre condução e satisfação do ITOSCE e a prontidão para aprendizagem interprofissional (Readiness Interprofessional Learning Scale - RIPLS). Para análise da diferença estatística significante, calculou-se teste t e Anova e o teste Qui-Quadrado para a concordância das assertivas isoladamente, considerando o nível de significância de 5%. Os questionários foram respondidos por 40 estudantes com idade média de 26,1 anos (±5,26). A pontuação média do ITOSCE foi alta, totalizando 90% dos pontos distribuídos, com associação ao curso (p˂0,01), sendo menores médias da Odontologia e Enfermagem. Foi verificada alta pontuação do RIPLS (87% dos pontos distribuídos), com maiores médias da Medicina e Fisioterapia. O estudante de Odontologia mostrou médias significativamente mais baixas em itens do RIPLS. Concluiu-se que o ITOSCE é uma ferramenta útil para avaliar competências desenvolvidas pelo ensino interprofissional e estimula o trabalho em equipe, bem como os estudantes apresentaram alta disponibilidade para ensino interprofissional. Evidenciou-se dificuldade ao trabalho em equipe pelos discentes da Odontologia.PE029 - Pesquisa em Ensino
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9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Influência das redes sociais no desempenho acadêmico de estudantes universitários de odontologia
Santos LFN, Carneiro DPA, Santos PR, Meneghim MC, Vedovello-Filho M, Vedovello SAS
Programa de Pós-graduação Em Odontologia - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi avaliar a influência do uso das redes sociais na nota média de estudantes universitários de odontologia. Estudo observacional transversal realizado com 297 estudantes universitários de um Curso de Graduação em Odontologia. Foram incluídos no estudo indivíduos que faziam uso de pelo menos uma rede social. A percepção acerca da utilização das redes sociais e o desempenho escolar foram avaliados por meio de um questionário estruturado e auto administrado. Para caracterização dos participantes, foram incluídas questões sociodemográficas. Estudantes com questionários incompletos foram excluídos do estudo. Foram estimados modelos de regressão logística simples entre cada variável e o desfecho. As variáveis com p<0.20 nas análises simples foram levadas para o modelo múltiplo, permanecendo no modelo final as variáveis com p≤0.05. A diferença entre os grupos em relação as notas foram analisadas pelo test t de student. Não foi possível observar associação significativa entre o uso das redes sociais e a média das notas (p>0.05). No entanto, o grupo que usava as redes sociais por até 5 horas diárias apresentou média aritmética significativamente maior do que o grupo que fazia uso por mais de 5 horas (p<0.05). Concluiu-se que estudantes universitários que utilizam as redes sociais por um tempo superior a 5 horas diárias apresentaram pior desempenho acadêmico. (Apoio: Programa de Inicação Científica)PE030 - Pesquisa em Ensino
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9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Educação interprofissional na graduação em odontologia: análise da experiência em serviços de atenção primária à saúde
Olsson TO, Toassi RFC
Odontologia Preventiva e Social - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Esta pesquisa analisou a experiência de Educação Interprofissional (EIP) em serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) na graduação em Odontologia. Estudo de caso de abordagem qualitativa realizado com estudantes de Odontologia de Universidade Pública do Sul do Brasil que concluíram atividade de EIP (disciplina eletiva). Concluintes de 2012 a 2017 responderam um instrumento online com questões abertas (n=30) e os de 2018-2019 participaram de entrevistas semiestruturadas (n=8). O material textual foi interpretado pela análise de conteúdo (Bardin) considerando os níveis de avaliação de Kirkpatrick - reação, aprendizado, comportamento e resultado. O ensino por grupos de tutoria na APS mediado por professores facilitadores e a interação entre estudantes-professores-profissionais de diferentes profissões foram aspectos inovadores da experiência (reação). Os estudantes relataram aprendizados sobre cuidado em rede no Sistema Único de Saúde, processo de trabalho em equipe e desenvolvimento de competências colaborativas. No comportamento destacaram-se mudanças relacionadas à abordagem do paciente em clínica e o reconhecimento do cirurgião-dentista poder atuar em equipe. A característica eletiva da experiência aliada à limitação de novas atividades de EIP ao longo do currículo foram desafios observados. A experiência de EIP mostrou resultados positivos relacionados à reação, aprendizado e comportamento de estudantes de Odontologia. Atividades de EIP são recomendadas em currículos de Odontologia para complementar a educação uniprofissional. (Apoio: Bolsa de Iniciação Cientifica UFRGS)PE031 - Pesquisa em Ensino
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9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Estresse ocupacional entre cirurgiões-dentistas que exercem docência do ensino superior privado
Chaves RS, Pinheiro CJ, Mania TV
FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A docência é uma profissão cercada de fatores estressantes que podem evoluir para a Síndrome de Burnout (SB), caracterizada pela exaustão de energia e pelo esgotamento físico, psíquico e emocional do indivíduo. O objetivo dessa pesquisa transversal de abordagem quantitativa foi avaliar a prevalência do estresse e da SB entre cirurgiões-dentistas que exercem docência no Ensino Superior em uma Faculdade privada do interior da Bahia, investigando fatores associados. Foram entrevistados todos os 43 cirurgiões-dentistas docentes da Instituição, por meio de um questionário autoaplicável envolvendo questões biodemográficas e profissionais e os Inventários de Lipp (ISSL) e Burnout Maslach - General Survey. Obtiveram-se 40 questionários respondidos e válidos. A maioria dos docentes (67,50%) sentia-se sobrecarregada, estressada (72,50%) e esgotada (57,50%). O estresse, confirmado pelo ISSL, esteve presente em grande parte dos participantes (40,00%), sendo a fase de resistência a mais frequente (35,00%) com maior prevalência de sintomas físicos (25,00%), já a SB não foi detectada. Os principais fatores estressantes relatados pelos participantes foram o trabalho extra sala de aula e questões relacionadas aos discentes, como desinteresse e desrespeito. Conclui-se que o estresse, na fase de resistência, esteve presente no exercício docente de cirurgiões-dentistas, apresentando-se associado ao sexo feminino e à autopercepção de estresse, sobrecarga e esgotamento.PE032 - Pesquisa em Ensino
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9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Método tradicional, ensino misto e modelo EaD - Impacto no desempenho acadêmico de alunos do curso de graduação em Odontologia
Fernandes MRU, Aranha ACC, Suzuki SS, Montalli VAM, Segundo ASG
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O curso de graduação em Odontologia é ministrado de maneira tradicional, com alunos e professores presentes em sala de aula. Porém, o uso de tecnologias como o "e-learning" é amplamente discutida. Devido a quarentena, imposta pela pandemia do COVID-19, os cursos de Odontologia tiveram que inovar na maneira de ministrar aulas e passar o conteúdo teórico. Assim, este estudo comparou 3 métodos de ensino (tradicional, misto associado à video aula e o modelo EaD) e a percepção dos alunos em turmas que cursaram a disciplina de Microbiologia na Faculdade São Leopoldo Mandic (SLM-Campinas). Foram avaliados 152 alunos que cursaram a disciplina nos anos de 2018 a 2020, com os mesmos professores e sistemas de avaliação. Os alunos foram submetidos à três métodos de ensino durante o semestre e avaliados quanto às suas opiniões à respeito da metodologia e ao rendimento na disciplina. Os alunos foram divididos em: G1-aulas presenciais (n=60); G2-aulas presenciais associadas à vídeo-aulas com 30 min de duração - resumo da aula (n=34); G3-aulas à distância - modelo EaD (n=58). Na turma G1 30% estiveram abaixo da média 7, no G2 23,52% ficaram abaixo da média e 29,41% obtiveram notas maiores que 8. No entanto, na turma de 2020 (G3), só 5,17% ficaram abaixo da média, enquanto 81,03% conseguiram nota maior que 8. Sendo assim, é possível concluir que quando bem executado, o modelo de ensino à distância cumpre o papel de contribuir para a formação do graduando em Odontologia e, que mesmo o apoio didático de vídeo-aulas, pode impactar no desempenho acadêmico, quando comparado ao método tradicional.PE033 - Pesquisa em Ensino
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9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Ambulatório Virtual: estratégia na Graduação e na Pós-Graduação para enfrentamentos de pandemia
Skelton-Macedo MC, Martins FC, Araujo ME, Michel-Crosato E, Carrer FCA
Dentística - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O SUS oferece serviço de teleconsultoria à Atenção Primária à Saúde (APS), mas os dados das avaliações nacionais mostraram que o uso do serviço por profissionais é tímido (menos de 10%). O Brasil possui grande extensão territorial e as distâncias são barreiras para o Sistema de Saúde. A teleconsultoria reduz distâncias, aumenta a resolução desse nível de atenção e corrige iniquidades, acesso e qualidade dos serviços, com redução de custo. O objetivo deste trabalho foi estimular alunos na adoção de ferramentas tecnológicas desde a graduação. Os resultados iniciais mostram a validade da estratégia: criou-se um ambulatório virtual, incluindo alunos de graduação (n = 20) e de pós-graduação - PG (n = 8), que está em sua terceira turma. Os alunos de PG recebem treinamento e transmitem aos de graduação. Realizou-se 674 teleconsultorias, principalmente versando sobre o processo de trabalho. O contexto da pandemia tende a aumentar exponencialmente esse registro. O tempo de resposta da equipe ao profissional solicitante foi ligeiramente superior a 5 dias e por Portaria deveria ser de até 72h A estratégia mostrou-se promissora e reforça o potencial do uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na solução rápida e eficaz de dúvidas dos profissionais e durante o processo de treinamento do alunos de PG e de Graduação. A estratégia reforça o potencial da relação ensino-serviço para a educação continuada e alta resolução de problemas nos serviços de saúde, com impacto positivo nos anseios e necessidades da população. O tempo de respostas é impactado pelo treinamento necessário. (Apoio: CPDigi/Teleodonto FOUSP | UNIFESP)