Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PE018 a PE025 ]
 2 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 2


PE020 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

A utilização de redes sociais para ensino/aprendizagem na Odontologia: relato de caso
Cezário ES, Oliveira AL, Bueno AC
Odontologia - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Nos últimos anos a utilização de redes sociais tem aumentado significativamente, disseminando amplamente as informações entre a população. Devido ao seu largo alcance, diversos campos do conhecimento vêm utilizando esses recursos para atingir um grande número de pessoas, inclusive na Odontologia. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho é relatar a experiência da utilização de redes sociais para fins de ensino/aprendizagem no curso de Odontologia do Unileste. Um programa de entrevistas mensal (OdontoLive), com transmissão ao vivo pelas redes sociais Facebook e Instagram, foi criado com o objetivo de discutir assuntos de interesse de alunos e profissionais relacionados a Odontologia. Resultados: Em 3 edições realizadas, o número de visualização foi de 613 (média de 204 visualizações por episódio), 2304 pessoas alcançadas (média de 768 por episódio) e 238 envolvimentos.
Apesar do número ainda restrito de episódios veiculados, percebeu-se que as redes sociais apresentam um grande potencial para a disseminação de informações na área odontológica. Entretanto, uma maior quantidade de episódios transmitidos faz-se necessária para obter-se dados mais robustos da utilização das redes sociais para ensino/aprendizagem na Odontologia.
PE025 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Análise do perfil de egressos do grupo PET Odontologia da UFPel
Morel LL, Silva HG, Chaves ET, Ferreira NB, Altmam JG, Martos J
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse trabalho foi avaliar o perfil profissional dos egressos da Faculdade de Odontologia (FO) da UFPel participantes do Programa de Educação Tutorial (PET). Foi realizada uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa, utilizando um questionário eletrônico estruturado e autoaplicável como instrumento de coleta e enviado, via correspondência eletrônica, à todos os egressos da FO que participaram efetivamente do grupo PET e aceitaram participar desta pesquisa aprovada pelo CEP. Atividade profissional, níveis de formação e objetivos propostos pelo programa foram avaliados. O total de egressos foi de 89, desde a criação do grupo, em 1992, até o ano de 2019. Com as respostas obtidas (n=59), verificou-se que maior parte dos egressos que aderiram a pesquisa concluíram o curso entre os anos de 2004 até 2018 (59.5%), e apenas 24 (40.6%) em período anterior a 2004. Verificou-se que 25% atuam no serviço público, 44% no setor privado e 22% atuam em ambos. Em relação a titulação, apenas 4 (6,8%) não possuem nenhuma pós-graduação, e 53 (98.8%) atuam na região Sul do país, 39 (66%) são do sexo feminino e 20 (34%) do sexo masculino. Ao final do questionário, foi perguntado à respeito da influência da participação no grupo sobre a trajetória profissional, com intensidade progressiva de 1 a 5, gerando 19 respostas com nível 4, e 32 respostas com nível 5.
Os resultados evidenciaram uma influência muito positiva da participação no grupo na vida profissional de seus ex-participantes, tanto no mercado de trabalho, quanto na vivência de pós graduação.