Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PE018 a PE025 ]
 8 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 8


PE018 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Acidentes Ocupacionais e fatores de risco associados em graduandos dos cursos de Odontologia e Medicina
Reis MGCP, Barros MM, Silva TMCM, Cesar SPS, Silva IC, Firmino CC, Santos NB, Nóbrega DF
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a ocorrência de acidentes ocupacionais em estudantes de odontologia e medicina e os fatores de risco associados. Foi realizado um estudo observacional e transversal, com 289 alunos cursando disciplinas práticas dos cursos de odontologia e medicina. Os dados foram coletados por meio de questionário, abordando a ocorrência de acidentes ocupacionais (variável dependente) e fatores relacionados a caracterização da amostra, conhecimento e práticas de biossegurança. Os dados foram avaliados por estatísticas descritivas (%) e bivariadas (χ2), sendo estimados a odds ratio e os intervalos de confiança de 95% (OR/IC95%). Dos 289 alunos estudados, 73 (25,2%) já haviam sofrido algum acidente ocupacional. A ocorrência de acidentes ocupacionais foi maior entre aqueles que estudavam medicina (2,25 / 1,31-3,87), que possuíam mais de 24 anos de idade (1,76 / 1,02-3,05) e que não utilizavam gorro durante sua prática clínica (2,04/1,17-3,57).
Conclui-se que a ocorrência de acidentes ocupacionais é frequente entre os estudantes, sendo maior nos alunos de medicina. A maior idade e a menor adesão ao uso do EPI completo aumentam o risco de exposição.
PE019 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Estresse e Fatores Associados em Graduandos de Odontologia
Brito JEFS, Pinheiro CJ, Ramos TM, Mania TV
FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O ingresso na Faculdade pode causar alterações comportamentais devido ao conjunto de adaptações que muitas vezes são necessárias à rotina do estudante, isso pode desencadear alterações comportamentais e psicológicas, como a ansiedade e estresse. Essa pesquisa teve como objetivo avaliar a presença de estresse, seus níveis e fatores associados entre graduandos do curso de Odontologia. Para isso, estudantes matriculados no curso de Odontologia de uma Instituição de Ensino Superior privada (n=135) responderam a um questionário autoaplicável contendo questões sociodemográficas e o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL) adaptado. Houve predomínio de estudantes do sexo feminino (68,15%), solteiros (88,89%) e sem filhos (90,37%), com média de idade média de 23,03 anos (DP=3,50). A maioria dos graduandos não exercia atividade remunerada (88,89%), dependia de recursos familiares para custeio dos estudos (47,41%), morava com os pais (30,37%), na mesma cidade onde estava situada a Faculdade (87,41%). Grande parte dos entrevistados dedicava diariamente uma hora aos estudos extraclasse (34,81%) e mais de três horas às atividades de lazer (33,33%). Foi identificado o estresse na maior parte dos estudantes (61,48%), sendo a fase de resistência a mais frequente (86,90%), e os sintomas psicológicos mais prevalentes (48,81%).
Conclui-se que o estresse, na fase de resistência, esteve presente no transcorrer do curso de graduação em Odontologia, e apresentou-se associado aos estudantes do sexo feminino e cuja modalidade de pagamento era bolsa.
PE020 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

A utilização de redes sociais para ensino/aprendizagem na Odontologia: relato de caso
Cezário ES, Oliveira AL, Bueno AC
Odontologia - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Nos últimos anos a utilização de redes sociais tem aumentado significativamente, disseminando amplamente as informações entre a população. Devido ao seu largo alcance, diversos campos do conhecimento vêm utilizando esses recursos para atingir um grande número de pessoas, inclusive na Odontologia. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho é relatar a experiência da utilização de redes sociais para fins de ensino/aprendizagem no curso de Odontologia do Unileste. Um programa de entrevistas mensal (OdontoLive), com transmissão ao vivo pelas redes sociais Facebook e Instagram, foi criado com o objetivo de discutir assuntos de interesse de alunos e profissionais relacionados a Odontologia. Resultados: Em 3 edições realizadas, o número de visualização foi de 613 (média de 204 visualizações por episódio), 2304 pessoas alcançadas (média de 768 por episódio) e 238 envolvimentos.
Apesar do número ainda restrito de episódios veiculados, percebeu-se que as redes sociais apresentam um grande potencial para a disseminação de informações na área odontológica. Entretanto, uma maior quantidade de episódios transmitidos faz-se necessária para obter-se dados mais robustos da utilização das redes sociais para ensino/aprendizagem na Odontologia.
PE021 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Iniciação científica dirigida por Cochrane Brasil na Faculdade de Medicina de Petrópolis/ Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/FASE)
Nascimento MSP, Nogueira CB, Leitão EF, Altoé KL, Fontes LE, Jorge RC
FACULDADE DE MEDICINA DE PETRÓPOLIS - FACULDADE ARTHUR SÁ EARP NETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Iniciação Científica (IC) é um programa direcionado a estudantes de graduação, a fim de vinculá-los a grupos de estudo e linhas de pesquisa. O presente estudo tem como objetivo descrever a experiência da IC conduzida pela filial da Cochrane Brasil no Rio de Janeiro (CBRJ) a estudantes de graduação da Faculdade de Medicina de Petrópolis e da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/FASE), uma instituição privada no Estado do Rio de Janeiro, que não possui uma disciplina formal em Saúde Baseada em Evidência (SBE). Este estudo utiliza uma metodologia descritiva apresentando atividades de cunho acadêmico-científico desenvolvidas por alunos integrantes de um grupo de pesquisa sobre Saúde Baseada em Evidência orientada pelo CBRJ, sediada na FMP/FASE em parceria com o Centro de Medicina Baseada em Evidências da Universidade de Oxford. Os alunos de graduação dos diversos cursos de saúde da FMP/FASE são incentivados a participar do processo seletivo e ingressar no CBRJ, experimentar diferentes áreas de atuação do Centro, como traduções de artigos científicos focados em revisões sistemáticas, pesquisas, habilidades organizacionais, extensão e ensino, através de atividades de aprendizado presenciais e virtuais. São realizadas reuniões mensais com a participação de alunos e professores colaboradores do CBRJ para delineamento das atividades e discussão sobre as pesquisas em andamento.
Através deste trabalho apresentamos como a IC voltada para a Saúde Baseada em Evidência pode contribuir para uma formação acadêmica de excelência de alunos de graduação.
PE022 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Estágio em serviço público de saúde: percepções de estudantes de Odontologia e consonância com propostas curriculares
Carvalho CS, Lobachinski KC, Gaião MAGS, Schmitt EJ, Caldarelli PG, Gabardo MCL
UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Propôs-se analisar se a percepção dos estudantes do curso de Odontologia acerca do estágio está de acordo com os objetivos de aprendizagem da disciplina Estágio Supervisionado em Serviço de Saúde (ESSS) da Universidade Positivo e com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). O desenho adotado foi o transversal quali-quantitativo. Uma amostra de conveniência contou com 135 estudantes do último ano do curso, de ambos os gêneros e turnos, que haviam concluído a disciplina de ESSS no ano de 2018 e que responderam a um questionário padrão entregue ao término do estágio. As perguntas abertas foram analisadas conforme Bardin e as categorias de análises foram estruturadas de acordo com as competências gerais descritas nas DCN: atenção à saúde, tomada de decisão, comunicação, liderança, administração e gerenciamento e educação permanente. A questão fechada foi analisada, quantitativamente, pela medida de frequências, em SPSS versão 21.0. Os estudantes afirmaram que puderam desenvolver habilidades e competências que corroboram o disposto nos objetivos de aprendizagem da disciplina de ESSS e nas DCN. A classificação do estágio como excelente foi feita por 80,0% dos pesquisados.
Concluiu-se que a percepção dos estudantes acerca do estágio está em consonância com o proposto nos documentos que o norteiam.
PE023 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Divulgação da ciência na sociedade como disciplina de um programa de pós-graduação
Hashizume LN, Quevedo AS, Lamers ML
Odontologia Preventiva e Social - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A divulgação científica é uma atividade complexa onde os conhecimentos científicos são disponibilizados de forma acessível à população para que ela possa utilizá-los no seu cotidiano e em tomadas de decisão. O Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul oferece a disciplina "Divulgação da ciência na sociedade" para os discentes matriculados nos cursos de mestrado e doutorado da universidade. O objetivo deste estudo foi avaliar a disciplina através do ponto de vista dos discentes concluintes. Participaram do estudo 36 discentes de diferentes programas de pós-graduação da universidade que concluíram a disciplina. Foi aplicado um questionário estruturado com questões que avaliavam a disciplina cursada. A maioria dos alunos se matriculou na disciplina por considerar que divulgar a ciência para a sociedade é uma das competências mais importantes para um pesquisador, devendo ser desenvolvida durante sua formação na pós-graduação. Todos os respondentes concordaram que o docente-pesquisador deve ter responsabilidade ético-político-social e que aumentar sua percepção sobre a importância da divulgação científica para a sociedade irá estimular a popularização da ciência em ações de inclusão social e redução das desigualdades.
A divulgação da ciência para a sociedade deve ser vista como parte das responsabilidades de um docente-pesquisador, devendo este tema ser incluído na formação dos discentes de pós-graduação.
PE024 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Implantação do biobanco de dentes na universidade do extremo sul catarinense
Guzzatti MFM, Dirschnabel AJ, Dallanora LMF, Ceretta RA, Bellettini AP, Gazola S, Pires PDS, Bernardi AV
Odontologia - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Biobanco caracteriza-se como uma instituição sem fins lucrativos com finalidade de concessão de dentes para realização de ensino, pesquisa e extensão. Possibilita o adequado armazenamento, desinfecção e condicionamento dos dentes, principalmente para realização de pesquisas científicas com os dentes do acervo. O objetivo deste trabalho é demonstrar a transição do Banco de Dentes Humanos para o Biobanco da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), dentro dos aspectos éticos e legais, proporcionando novos avanços tecnológicos e científicos na área odontológica. O estudo para implantação foi realizado através de uma pesquisa nas bases de dados: Scielo, Pubmed e Lilacs, e também com uma visita presencial a um Biobanco de outra instituição. Os resultados geraram um fluxograma de estratégias desde processo inicial ao final de implantação.
A implantação do Biobanco na Unesc é um grande passo na pesquisa científica para nossa universidade de região.
PE025 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Análise do perfil de egressos do grupo PET Odontologia da UFPel
Morel LL, Silva HG, Chaves ET, Ferreira NB, Altmam JG, Martos J
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse trabalho foi avaliar o perfil profissional dos egressos da Faculdade de Odontologia (FO) da UFPel participantes do Programa de Educação Tutorial (PET). Foi realizada uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa, utilizando um questionário eletrônico estruturado e autoaplicável como instrumento de coleta e enviado, via correspondência eletrônica, à todos os egressos da FO que participaram efetivamente do grupo PET e aceitaram participar desta pesquisa aprovada pelo CEP. Atividade profissional, níveis de formação e objetivos propostos pelo programa foram avaliados. O total de egressos foi de 89, desde a criação do grupo, em 1992, até o ano de 2019. Com as respostas obtidas (n=59), verificou-se que maior parte dos egressos que aderiram a pesquisa concluíram o curso entre os anos de 2004 até 2018 (59.5%), e apenas 24 (40.6%) em período anterior a 2004. Verificou-se que 25% atuam no serviço público, 44% no setor privado e 22% atuam em ambos. Em relação a titulação, apenas 4 (6,8%) não possuem nenhuma pós-graduação, e 53 (98.8%) atuam na região Sul do país, 39 (66%) são do sexo feminino e 20 (34%) do sexo masculino. Ao final do questionário, foi perguntado à respeito da influência da participação no grupo sobre a trajetória profissional, com intensidade progressiva de 1 a 5, gerando 19 respostas com nível 4, e 32 respostas com nível 5.
Os resultados evidenciaram uma influência muito positiva da participação no grupo na vida profissional de seus ex-participantes, tanto no mercado de trabalho, quanto na vivência de pós graduação.