Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PE011 a PE017 ]
 7 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 7


PE011 - Pesquisa em Ensino
Área: 7 - Estomatologia

Caracterizações Artísticas como técnica de ensino e aprendizagem na Estomatologia e Patologias Orais
Silva AL, Teixeira VP, Barbieri CB, Mendes VO, Assunção-Junior JNR
Estomatologia - UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As caracterizações artísticas como forma de simulações são meios de ensino que substituem o encontro com paciente por modelos artificiais, com atores ou pela realidade alternativa, replicando casos reais, com o objetivo de ajustar procedimentos e avaliar métodos seguros. Essa abordagem em âmbito acadêmico se dá pelo uso de materiais e técnicas de maquiagem artística, que torna-se frequente nas áreas de saúde, colaborando com um aprendizado diferenciado e minimizando possíveis intercorrências, além de evitar intervenções inadequadas. Assim sendo, é possível diminuir o risco dos pacientes, tornando o aluno apto a agir com destreza, responsabilidade e segurança, desta forma, o presente estudo demonstra uma ferramenta de método de ensino das áreas de Estomatologia e Patologias Orais com uso de maquiagem artística.
Desta forma conclui-se que as utilizações das maquiagens artísticas trazem de forma segura, alternativas de ensino diferenciadas, as quais agregam a um ambiente acadêmico a possibilidade de se realizar simulações de caracterizações artísticas vinculado a procedimentos semiotécnicos odontologicos, preparando e estimulando o ensino e aprendizagem da Estomatologia e da patologia Oral.
PE012 - Pesquisa em Ensino
Área: 7 - Estomatologia

Impacto da metodologia ativa numa intervenção educativa sobre câncer de boca e orofaringe para cirurgiões-dentistas
Ferreira SMS, Barros ATOS, Silva CCC, Panjwani CMBRG, Barbosa KGN, Santos VCB, Brum EHM, Maia IAM
Mestrado Profissional Pesquisa Em Saúde - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIÓ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar o impacto da metodologia ativa no conhecimento dos Cirurgiões Dentistas (CDs) do Sistema Único de Saúde (SUS) de Alagoas durante intervenção educativa sobre Câncer de Boca e orofaringe (CBO). A metodologia foi um ensaio comunitário, com CDs do SUS do Estado de Alagoas, amostra censitária. Ofertado um curso nas cidades de Maceió e Arapiraca para os dentistas da macrorregião (macro) de saúde 1 e macro 2 respectivamente. Em cada cidade os CDs foram alocados aleatoriamente em dois grupos: Grupo 1 - grupo experimental (utilizado metodologia ativa, rotação por estações) e Grupo 2 - grupo controle (aula metodologia tradicional), e responderam a um questionário validado sobre conhecimento em CBO antes e após ser ministrada a aula. Como resultado, na macro 1, 196 CDs e na macro 2, 110 CDs assinaram o TCLE e devolveram os questionários respondidos. Para Macro 1, as médias das notas pós-intervenção foram 8,3 ±1,1 e 9,5 ±0,5, nos métodos Tradicional e Experimental, respectivamente (p<0,001). Para macro 2, as médias das notas pós-intervenção também foram significantemente superiores no grupo Experimental (9,0 ±0,6 vs. 8,1 ± 1,5 no grupo controle) (p=0,002). Avaliando o antes e o depois dentro dos grupos, houve melhora da média das notas pré-intervenção 7,6 vs. 8,1, no grupo Tradicional (p=0,005) e, no grupo Experimental, 7,9 vs. 9,0 (p<0,001).
O estudo concluiu que houve melhora do conhecimento dos CDs sobre CBO após a intervenção educativa, independente da metodologia utilizada, porém a melhora foi estatisticamente superior com o uso da metodologia ativa.
(Apoio: 60030000897/2016  N° PPSUS)
PE013 - Pesquisa em Ensino
Área: 7 - Imaginologia

Percepção dos alunos quanto à aplicação da metodologia da problematização no processo ensino-aprendizagem de interpretação radiográfica
Veiga LG, Silva MNO, Amaral-Neto AM, Góes JLT, Xavier PKS, Figueiredo CPS, Carvalho PL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Atualmente, as universidades vêm buscando novas metodologias de ensino, com o intuito de aumentar a retenção do conhecimento. Nesse contexto, a Metodologia da Problematização (MP) surge como alternativa de ensino, estudo e pesquisa. Avaliou-se a percepção dos estudantes quanto à aplicação da metodologia da problematização como alternativa de abordagem didático-pedagógica, para os conteúdos de interpretação radiográfica. A amostra foi composta por 198 estudantes de uma Instituição de Ensino Superior Pública Federal localizada na Região Norte do Brasil, sendo a maior parte do gênero feminino (63%, n = 125), com idade entre 21 e 22 anos. Foi realizado um questionário autoadministrado, estruturado, com respostas objetivas do tipo "Sim" ou "Não", com questões abordando as percepções do estudante quanto aos métodos de ensino e de avaliação, além de suas opiniões acerca das atividades no formato problematização desenvolvidas em disciplinas cursadas. Para 185 estudantes (93,43%), a percepção foi de que a metodologia adotada foi eficaz para aprender os conteúdos de interpretação radiográfica; e para 194 estudantes (97,98%), favoreceu a interação do conhecimento. Além disso, 178 estudantes (89,90%) relataram um bom desempenho durante a aplicação do método.
A metodologia adotada foi eficaz para aprender os conteúdos de interpretação radiográfica, além de favorecer a interação do conhecimento teórico com atividades práticas.
PE014 - Pesquisa em Ensino
Área: 7 - Imaginologia

Diferentes metodologias de ensino para detecção radiográfica de lesões de cáries proximais
Rocha BC, Rosa BSPA, Ocampo TSC, de-Azevedo-Vaz SL, de Rezende Barbosa GL, Ferreira LM, Verner FS, Visconti MA
Patologia e Diagnóstico Oral - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo neste estudo foi avaliar a influência de quatro metodologias de ensino (ME) no diagnóstico radiográfico de lesões de cáries proximais, em alunos de um curso de graduação em Odontologia. Foram testadas as ME tradicional, híbrida (aula tradicional associada ao E-learning), E-learning e aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning - PBL). A amostra compreendeu 71 alunos, subdivididos em quatro grupos, onde em cada grupo foi aplicada uma ME. Inicialmente, os alunos responderam a um teste índice, contendo uma questão teórica e uma questão prática, ambas sobre cárie. Este foi utilizado para evitar o viés do conhecimento e comparar o percentual de acertos com o teste pós ME. Logo em seguida à aplicação das ME, foi aplicado outro teste, denominado teste pós, contendo 24 radiografias interproximais. Ao final, os alunos responderam a um questionário baseado na escala Likert para avaliação da percepção sobre as diferentes ME. A estatística descritiva, a análise ANOVA-One way e a correlação linear de Pearson foram calculadas e o nível de significância adotado foi de 0,05. Não houve relação entre os resultados dos testes pré e pós, independentemente da ME empregada (p> 0,05). Não foram encontradas diferenças entre as ME estudadas (p = 0,204) em relação às respostas corretas. No entanto, os estudantes que participaram das ME ativas (e-learning e PBL) e híbrida tiveram um impacto positivo em relação às habilidades de diagnóstico.
Observou-se que as ME ativas e híbrida mostraram-se tão eficientes quanto a tradicional, porém com maior aceitação pelos alunos.
PE015 - Pesquisa em Ensino
Área: 7 - Imaginologia

Avaliação do uso de jogo didático interativo no ensino prático de radiologia odontológica
Alves TKC, Silva FE, Khouri MS, Francisco LAA, Carmelo JC, Santos RPM, Silva AIV, Manzi FR
Odontologia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O avanço da tecnologia gerou uma mudança social, assim, na educação algumas práticas tradicionais de ensino deram espaço às metodologias ativas de ensino, em que o estudante atua ativamente no seu aprendizado. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de um jogo interativo como método auxiliar no ensino de radiologia em uma turma de graduação em Odontologia. O jogo consiste em um Quiz dinâmico de interpretação radiográfica com recursos de interatividade como desafios de perguntas e respostas em dupla, cartas de "ajuda ou bloqueio", tempo para resposta e outros. Avaliamos a evolução acadêmica dos alunos por um exercício de interpretação radiográfica com notas de 0 a 10, as notas foram submetidas à análise de variância (1-Way ANOVA-Tukey, p<0.01), e o nível de satisfação dos alunos foi medido por um questionário. O estudo se deu em duas etapas, a Etapa 1 foi a análise das notas dos alunos com emprego apenas do método tradicional de ensino. A Etapa 2 foi a análise das notas após o uso do jogo interativo como método auxiliar de estudo e do questionário de satisfação. Na etapa 1, a média das notas foi de 5,49. Na etapa 2, as notas foram estatisticamente maiores, média de 8,56. No questionário, 94,6% dos alunos aprovaram o jogo como um recurso didático, enquanto 2,9% alegaram que talvez, 1,7% disseram que não e 0,8% não responderam.
Portanto, o jogo interativo foi eficaz no ensino de radiologia, incentivando os alunos no estudo, melhorando seu desempenho acadêmico, facilitando o aprendizado e possibilitando maior socialização em um ambiente educacional mais divertido e interativo.
PE016 - Pesquisa em Ensino
Área: 7 - Patologia Oral

A indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão da odontologia hospitalar na graduação: a experiência na UFMG
Martins PS, Lanza CRM, Silva TA, Ferreira FM, Vieira-Andrade RG, Campos FEB, Castro WH, Travassos DV
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O reconhecimento da importância do dentista na saúde sistêmica do paciente e na redução de custos com internações ampliou a visibilidade da Odontologia Hospitalar (OH) e tornou seu ensino indispensável em cursos de graduação. A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FAO-UFMG) incentiva mecanismos de ensino, pesquisa e extensão de OH na graduação e na Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) do Hospital Universitário. Objetiva-se relatar oportunidades de pesquisa, ensino e extensão sobre OH na FAO-UFMG, bem como apresentar suas atividades. A Disciplina Optativa OH é ofertada continuamente, com carga teórica-prática de 60 horas, é vinculada a dois projetos de extensão que realizam atendimentos ambulatoriais e nos leitos, educativos, preventivos e terapêuticos. Pacientes infantis e adultos pré-transplantes e portadores de doenças oncohematológicas, cardiológicas, renais e autoimunes são os mais beneficiados, representando média de 5.000 atendimentos anuais pelo SUS. Recentemente, as atividades foram ampliadas com a RMS e a "Liga Acadêmica". O envolvimento com a pesquisa resultou em 13 TCCs, 2 dissertações e teses, 21 apresentações em congressos e 6 artigos completos em revistas.
Avalia-se que a vivência na Odontologia Hospitalar e o aprendizado inter- multidisciplinar do cuidado de pacientes sistêmicos contribuem para uma formação em saúde integral e humanizada, oferecem missão social ao estudante universitário e constituem um campo ascendente da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão nos cursos de Odontologia.
PE017 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Prodados tabulação de dados epidemiológicos
Perroni GC, Ferreira MA, Barreto AC, Gonçalves KF
Odontologia - FACULDADE DE SINOP
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

No transcorrer da disciplina de Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva verificou-se a necessidade de otimizar a tabulação dos dados epidemiológicos provenientes das atividades do curso de odontologia, para melhorar a vigilância em saúde bucal e também evitar que informações fossem perdidas. Assim, o objetivo deste estudo foi criar uma plataforma com o intuito de coletar e fazer a tabulação de dados epidemiológicos para a saúde bucal na escola e demonstrar como o levantamento de dados epidemiológicos pode contribuir para a Atenção Primária a Saúde, além de discorrer sobre a importância da vigilância. A metodologia foi baseada em um estudo experimental. Para o desenvolvimento da plataforma foram utilizadas as linguagens HTML, javascript, css3 e o framework Materialize, levando em conta a capacidade de funcionar off-line. Foram comparadas partes analíticas de como a estrutura de dados é organizada e montada, a forma com que os cadastros principais se relacionam com os lançamentos de consultas e procedimentos realizados, fazendo com que o fluxo de dados seja feito de forma organizada e produza os resultados analíticos esperados. Assim, a estruturação da plataforma segue a lógica sistêmica de escola, turma, procedimentos, alunos, lançamentos e relatórios.
Conclui-se que a plataforma ProDados mostrou eficiência na obtenção, organização e tabulação de dados para levantamentos epidemiológicos mesmo em um ambiente de teste, fazendo com que a análise dos dados possa gerar ações que levem a melhorias para a população e que isto seja um processo natural além de necessário.