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PE001 - Pesquisa em Ensino
Área:
1 - Cirurgia bucomaxilofacial
Ensino da técnica de odontossecção nos cursos de odontologia do estado do Paraná
Silva GHG, Balbinot AR, Renon MA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Esse trabalho estudou o ensino da técnica de odontossecção nos cursos de odontologia do estado do Paraná, através de questionários, afim de conhecer a metodologia empregada, entrevistando professores da disciplina de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial responsáveis pelo conteúdo. Dos 19 cursos entrevistados, somente em 14 existem atividades laboratoriais, sendo utilizadas mandíbulas de suíno em 7, modelos de estudo em 4, em 2 a técnica é exemplificada em dentes naturais e em apenas uma escola empregam-se mandíbulas de suínos e dentes naturais. Em relação à carga horária prática, 6 cursos utilizam três aulas ou mais de 50 minutos, em outras 6 têm duas aulas de 50 minutos e em apenas 2 a carga horária de 50 minutos é aplicada para o ensino. Dezenove cursos instruem o uso de alta rotação, enquanto que 6 fazem uso também de baixa rotação com micromotor, 5 utilizam baixa rotação com motor elétrico e 4 utilizam cinzéis e martelo. Oito cursos utilizam a broca com o formato tronco-cônica e a zekrya, 8 fazem uso somente da tronco-cônica e somente 3 trabalham exclusivamente com a zekrya. Quanto ao retalho, 18 cursos preferem do tipo envelope, 6 utilizam retalho do tipo Neumann, 2 indicaram o retalho do tipo Novak Peter e um menciona o retalho do tipo Avellanal. Sobre a bibliografia recomendada, destaca-se Marzola, Hupp e Miloro. Há diferenças entre as metodologias do ensino da prática pré-clínica, sendo necessário mais estudos e publicações visando contribuir para uma maior similaridade no ensino da técnica de odontossecção, contribuindo para o processo ensino aprendizagem.PE002 - Pesquisa em Ensino
Área:
1 - Anatomia
Antropologia em realidade virtual: ambiente digital de pesquisa, perícia e ensino
Beaini TL, Curi JP, Melani RFH
Odontologia Preventiva e Social - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A Odontologia e as demais ciências da saúde utilizam material humano nas práticas de ensino e pesquisa. A anatomia do crânio humano representa fonte importante de conhecimento para várias áreas. Nos últimos anos, houve avanço significativo nas técnicas e aplicação da tecnologia para substituir e complementar a análise anatômica direta, por abordagens digitais. Nesse contexto, a antropologia física, ramo que estuda as características humanas, pode ser especialmente beneficiada. O Laboratório de Antropologia e Odontologia Forense (OFLAB-USP) mantém um biobanco de crânios humanos e possui responsabilidades sobre seu acervo, de acordo com as leis e normativas vigentes. O objetivo deste trabalho é desenvolver um ambiente virtual que possibilite a visualização remota do acervo, de maneira controlada e sob os preceitos bioéticos. Modelos dos crânios, obtidos por processo de fotogrametria, foram reconstruídos nos programas Photoscan® e Meshlab®, gerando objetos tridimensionais em escala real no formato wavefront (.obj). A ferramenta Unity®, foi utilizada para criar uma versão digital do laboratório e permitir a interação do usuário com os modelos 3D e suas informações antropológicas previamente coletadas. A programação permite a expansão, possibilitando adaptar à disponibilidade de crânios. A implementação do ambiente de realidade virtual criado possibilitará a interação com crânios e suas características de maneira ética, ágil e intuitiva. Isso permitirá ampliar o acesso seguro ao acervo do OFLAB-USP, favorecendo ensino e pesquisaPE003 - Pesquisa em Ensino
Área:
2 - Terapia endodôntica
Qualidade e tempo do preparo químico-cirúrgico com instrumentação mecanizada e manual por alunos de graduação
Castaldelli MM, Paiva SAF, Saguchi AH, Isidoro M, Araki AT
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O preparo químico cirúrgico é uma etapa importante no tratamento endodôntico. Tanto a instrumentação manual como a mecanizada são um grande desafio ao aluno de graduação. Este estudo comparou a modelagem e o tempo de preparo dos alunos utilizando a instrumentação manual, reciprocante e a rotatória de modo manual. Trinta molares inferiores de acrílico foram divididos em 3 grupos de acordo com o tipo de instrumentação: G1(10)- manual, com limas tipo flex até o calibre #35 com a técnica progressiva; G2(10)- com limas rotatórias de modo manual da Easy Prodesign M, e G3(10)- reciprocante, com limas Reciproc R25. Após preparo, os canais foram preenchidos com hidróxido de cálcio Ultracal, radiografados e 3 endodontistas calibrados (Kappa>0,8) avaliaram o tempo e qualidade dos preparos. Os tempos médios de preparo foram: G1- 19,6min, G2- 14,8min, G3- 4,21min. A qualidade do preparo foi ótima em 50% dos espécimes de G1, 70% em G2 e 80% em G3. A análise de Variância ANOVA (p<0,05) mostrou diferença estatística significativa no tempo de preparo entre G1/G3 e G2/G3. O teste não paramétrico de Kruskal- Walis (p=0,0005) mostrou diferença estatística significativa na qualidade de preparo entre G1/G3. Conclui-se que a instrumentação reciprocante promoveu melhor qualidade e menor tempo de preparo em relação aos outros métodos do estudo. (Apoio: PiBIC - Cruzeiro do sul)PE004 - Pesquisa em Ensino
Área:
3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia
Avaliação do uso de um aplicativo de celular com simulador virtual para o ensino de técnica anestésica (BNAI)
Silva MR, Bergamaschi CC, Ramacciato JC, Pereira LAP, Dias PEM, Motta RHL
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi avaliar o uso de um aplicativo de celular com um simulador como recurso complementar no ensino da técnica anestésica de bloqueio do nervo alveolar inferior (BNAI) em dois momentos distintos (fases 1 e 2). Sessenta alunos de graduação foram divididos em 2 grupos: G1 - (n=30): alunos que utilizaram o aplicativo (Dental Anesthesia Simulator); G2 - (n=30): grupo controle. Na fase 1, os alunos de G1 assistiram a uma aula demonstrativa sobre todos os recursos do simulador virtual e o utilizaram em seus celulares na semana anterior à aula prática da técnica BNAI. Antes do início da aula prática, todos os alunos preencheram dois formulários para avaliar o estado de ansiedade e percepção sobre a técnica anestésica que seria realizada. Após a aula prática (fase 2), os alunos preencheram outro formulário para avaliar a sua percepção em relação à técnica realizada. Os dados foram submetidos à análise estatística com nível de significância de 5%. Na fase 1, os alunos de G1 ficaram menos ansiosos e sentiram-se mais aptos para encontrar os pontos de referência e para realizar a técnica do que os alunos de G2 (p<0,05). Na fase 2 os alunos de G1 também demonstraram mais segurança no posicionamento da seringa (p<0,05). Conclui-se que a estratégia avaliada pode ser um recurso promissor para o ensino da técnica de bloqueio do nervo alveolar inferior (BNAI). (Apoio: BISLM N° 044/18 )PE005 - Pesquisa em Ensino
Área:
4 - Odontopediatria
O desenvolvimento na primeira infância como tópico de abordagem interdisciplinar no curso de odontologia: relato de experiência
Silva AMFS, Costa PSS, Corrêa-Faria P, D´Almeida PVB, Machado GCM, Tavares NO, Costa LRRS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Os seis primeiros anos de vida (primeira infância) marcam o desenvolvimento físico, psicológico e social das pessoas. Nessa fase, várias áreas do conhecimento devem se articular para proporcionar o cuidado adequado à saúde. Este trabalho apresenta a experiência de uma disciplina de graduação ministrada para favorecer a integração de conhecimentos sobre o desenvolvimento na primeira infância (DPI). A disciplina ocorreu no segundo semestre/2019, na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás, com 16 horas teóricas e 48 horas práticas, estas constituídas por atendimento a menores de até 6 anos e respectivas famílias, e discussão de casos. Participaram: 5 professores da odontologia, 1 da psicologia, 1 da medicina, 1 da educação e 1 da nutrição; 2 pós-graduandos e 34 estudantes de graduação das áreas da saúde (n=24), humanas (n=9) e exatas (n=1). Foram atendidas 7 famílias por meio de consultas individuais e grupos de cuidadores. Avaliou-se: da criança - estado nutricional, situação vacinal, condição bucal, dificuldades e capacidades; dos cuidadores - estilos parentais. As famílias foram aconselhadas para promoção do DPI. Os alunos compreenderam a complexidade do desenvolvimento na primeira infância, a importância do apoio à família e de uma abordagem interdisciplinar. A abordagem interdisciplinar sobre o DPI permitiu a formação ampliada dos futuros profissionais da Odontologia e de outras áreas, além de promover o entendimento sobre o desenvolvimento e os fatores de risco e proteção para a primeira infância saudável.PE006 - Pesquisa em Ensino
Área:
4 - Odontopediatria
Estudo exploratório da usabilidade por cirurgiões-dentistas e estudantes de um objeto digital de aprendizagem para o ICDAS
Toniolo J, Rodrigues JA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo exploratório avaliou a usabilidade de um objeto digital de aprendizagem (ODA; www.ufrgs.br/icdas) validado disponível online para ensino, treinamento e calibração de cirurgiões-dentistas e estudantes utilizando um método visual de detecção de lesões de cárie (ICDAS - International Caries Detection and Assessment System). Este ODA é composto por 60 questões sobre os escores do ICDAS com fotografias de superfícies hígidas e cariadas, em dentes decíduos e permanentes. O site foi divulgado via mídias sociais e associações profissionais relacionadas, tendo sido utilizado por cirurgiões-dentistas e estudantes de odontologia. A análise foi feita a partir de dados de um questionário de perfil pessoal e profissional, de satisfação de Wang (2003) e do Google Analytics. Até novembro de 2019, 343 usuários acessaram o ODA e 175 completaram todas as questões, respondendo os dois questionários propostos. O ODA foi mais usado por estudantes (79,6%). O tempo médio de utilização por cada usuário foi de 16 minutos e 30 segundos. Com relação a satisfação, 81,1% dos usuários encontrou no ODA exatamente o que esperavam, 89,7% o acharam útil, 87,4% relatou que o ODA ajuda a discutir o ICDAS com colegas e 86,9% achou que ele ajuda a discutir ICDAS com superiores, 84% relatou resultados imediatos positivos e 84,6% relatou o grau máximo de satisfação. O estudo mostrou que o ODA validado disponível online possui boa usabilidade por cirurgiões-dentistas e estudantes para o ensino, treinamento e calibração de examinadores para a detecção visual de lesões de cárie utilizando o ICDAS. (Apoio: SEAD/UFRGS N° Edital 26 - linha C)PE007 - Pesquisa em Ensino
Área:
4 - Odontopediatria
Despertando o interesse para a pesquisa científica: um olhar do Ensino Superior voltado para a Educação Básica
Araujo LDC, Vieira HAO, Almeida LKY, Segato RAB, Paula-Silva FWG
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Demonstrar atividades de pesquisa científica a alunos da rede básica de ensino é uma forma de aproximar essa temática do jovem e de despertar o interesse para a Ciência. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção do Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria da FORP/USP nesta área, por meio do projeto de investigação "Nossos amigos experimentais: a importância dos animais na pesquisa científica", desenvolvido na Casa da Ciência da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto. Recursos audiovisuais e lúdicos foram utilizados a fim de estabelecer um diálogo adequado à faixa etária do grupo, composto por 10 alunos do Ensino Fundamental. As análises foram realizadas qualitativamente, por meio de um formulário estruturado preenchido semanalmente, ao longo de 10 encontros. Após a primeira avaliação qualitativa sobre o conhecimento prévio dos alunos, aulas teóricas foram realizadas, permeadas por dinâmicas de grupo, demonstrações e atividades práticas. Nesse contexto, aos alunos foram apresentados os espaços destinados à pesquisa, com visita guiada ao biotério de animais de pequeno porte e aos laboratórios de histologia, microscopia, cultura de células e biologia molecular. Ao longo do tempo foi possível evidenciar o envolvimento dos alunos nas atividades propostas e, na avaliação final, demonstraram compreender a relevância do modelo animal para estudo dos fenômenos biológicos. Este projeto despertou o interesse dos estudantes para a pesquisa científica, o que pode representar uma ferramenta importante para aproximação com a Ciência. (Apoio: CAPES N° 88882.328524/2015-01)PE008 - Pesquisa em Ensino
Área:
4 - Ortodontia
Avaliação de Recursos Online no Ensino da Disciplina de Ortodontia
Paula JRB, Barreto LSC, Marañón-Vásquez G, Lima RL, Bolognese AM, De Souza MMG
Odontopediatria e Ortodontia - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este trabalho objetivou obter informações sobre as preferências de graduandos em Odontologia e Fonoaudiologia e Fonoaudiólogos, sobre os tipos de ferramentas de ensino online, e testar a efetividade destes recursos sobre as qualificações de alunos da Disciplina de Ortodontia da graduação em Fonoaudiologia da UFRJ. Para identificar as preferências, foi aplicado formulário online para graduandos em Odontologia e Fonoaudiologia e Fonoaudiólogos de diferentes instituições educativas. Com base nas respostas, foram desenvolvidos recursos online em uma plataforma, contendo vídeos educativos, fórum de discussão, questionários para fixação do aprendizado e relatórios de feedback individual. Para testar efetividade da plataforma, 88 graduandos em Fonoaudiologia da UFRJ foram recrutados, sendo que 34 participaram da pesquisa. Foram alocados aleatoriamente em dois grupos para realização de prova presencial: (A) sem acesso, (B) com acesso à plataforma. Os dados foram analisados por teste t, Chi-quadrado e exato de Fisher. O total de 533 participantes responderam ao formulário sobre preferências de ferramentas de ensino online, sendo a opção dos vídeos educativos que obteve maior frequência de respostas. Após a atividade avaliativa dos graduandos em Fonoaudiologia, o grupo B teve média maior (6,45) em relação ao grupo A (5,44). Ao final da pesquisa, foi possível afirmar que o uso da tecnologia foi efetiva como método potencializador do ensino, reduzindo as dificuldades encontradas durante o processo de aprendizagem de Ortodontia para Fonoaudiologia. (Apoio: CAPES N° DS 001)PE009 - Pesquisa em Ensino
Área:
5 - Dentística
Ação Educativa em Saúde Oral: Integração Universidade e Sociedade
Carvalho AJD, Souza PAN, Pelloso AM, Galvão AM, Silva GR, Novais VR
Dentística e Materiais Dentários - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A integração Universidade e Sociedade impacta no desenvolvimento econômico, social e no progresso científico-tecnológico do país. Por meio das Disciplinas de Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-graduação em Odontologia-UFU, realizou-se ação conjunta de discentes e docentes para a divulgação de estratégias de educação em saúde bucal, voltadas para alunos de graduação, pós-graduação, representantes da educação básica, serviço público de saúde e comunidade. Foram gerados e divulgados materiais didático-pedagógicos, permitindo que espaços socioeducativos voltados à saúde bucal fossem ampliados além dos muros da Universidade. A ação levou o conhecimento científico de forma prática, para representantes da comunidade que puderam ampliar as temáticas no contexto em que vivem: escolas, hospitais, unidades básicas de saúde e outros. Realizou-se palestras, distribuição de materiais didático-pedagógicos, vídeos educativos com as seguintes temáticas: traumatismo dentário, higiene bucal e prevenção da cárie, odontologia do sono, hipersensibilidade dentinária e lesão cervical não cariosa, saúde da gestante e bebê, dor orofacial, câncer bucal e terapias medicamentosas. A experiência com ação, indica que a Universidade deve ser protagonista na criação de estratégias de educação que dialoguem com demandas da comunidade. Conclui-se que a integração dos diversos níveis do conhecimento (graduação, mestrado e doutorado) articulados com os recursos comunitários mostrou-se eficaz para a abordagem e enfrentamento das questões de saúde bucal na comunidade. (Apoio: FAPs - FAPEMIG)PE010 - Pesquisa em Ensino
Área:
5 - Dentística
Centro de Simulação Realística no curso Odontologia da Universidade São Francisco: relato de experiência em práticas pedagógicas ativas
Andrade AP, Fagundes ACG, Piera JS
Curso de Odontologia - UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A metodologia de simulação clínica é uma estratégia pedagógica orientada pela aprendizagem experiencial que aplica-se aos profissionais e estudantes aos contextos reais simulados, favorecendo a auto-confiança e segurança para os envolvidos. Este trabalho objetiva relatar o impacto da inserção precoce de metodologias ativas com simulação realística no curso de Odontologia no centro de simulação realística da USF. Os acadêmicos do 1º ao 10º semestre do curso foram inseridos em atividades de pré-aula sobre o tema a ser abordado, preparando-os para as novas experiências. Após, participaram de atividades práticas com uso de simuladores de baixa, média e/ou alta fidelidade por meio da estratégia pedagógica de Briefing, Prática simulada e Debriefing. Observou-se melhora da aptidão manual e comportamental dos acadêmicos nas técnicas e situações abordadas bem como, melhora quantitativa e expressiva no rendimento individual de cada um. Além disso, foram protocolados pareceres individuais positivos por parte dos acadêmicos referindo sentirem-se melhor preparados para as rotinas práticas diárias. A inserção precoce do acadêmico de odontologia em experiências práticas com cenários simulados da vida real proporciona ao aluno o desenvolvimento de competências e habilidades que o nortearão durante todo o curso para sua formação profissional, proporcionando ao mercado de trabalho um profissional íntegro, ético e apto a desenvolver suas habilidades profissionais específicas