Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas AO0204 a AO0208 ]
 5 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 5


AO0204 - Apresentação Oral
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Tendência das buscas por informações relacionadas à cárie da primeira infância no Google e sua associação com a carga da doença para crianças
Aguirre PEA, Lotto M, Strieder AP, Rios D, Oliveira TM, Machado MAAM, Pereira AFF, Cruvinel T
Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Cole - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou avaliar as tendências de busca dos usuários do Google sobre informações relacionadas à cárie da primeira infância (CPI) em diferentes países. Os dados relacionados aos indicadores Search Volume Index (SVI) para CPI e Disability Adjusted Life Years (DALYs) para carga da doença para crianças menores de 5 anos de idade foram respectivamente coletados nas bases Google Trends e healthdata.org. As médias anuais do índice SVI foram calculadas para observar a associação com o índice DALYs em modelos de regressão linear. As tendências das séries temporais dos valores de SVI foram analisadas por meio dos gráficos de autocorrelação e autocorrelação parcial. Modelos preditivos foram construídos para determinar a variação do índice SVI nos próximos 12 meses, de acordo com os menores valores de BIC normalizado (P<0,05). Em todos os países estudados, o nível de interesse dos usuários do Google por informações relacionadas à CPI foi mantido constante ao longo do tempo. Não foram observadas associações significativas entre a variação temporal dos indicadores SVI e DALYs.
Portanto, o interesse dos usuários do Google por informações relacionadas à CPI não está associado à dinâmica da carga da doença, podendo indicar uma falta de conhecimento da população sobre o impacto da doença na qualidade de vida das crianças e suas respectivas famílias.
(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2018/02563-6)
AO0205 - Apresentação Oral
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Associação da literacia em saúde com condições clínicas de saúde bucal em usuários do serviço único de saúde
Tenani CF, Sousa MLR, Batista MJ
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Atualmente as pessoas são cada vez mais desafiadas a fazer escolhas de estilo de vida saudáveis e gerenciar sua saúde. E sendo a literacia em saúde (LS) a habilidade de obter e compreender informações e serviços básicos necessários para tomar decisões em saúde, torna-se essencial nesse paradoxo saúde-doença do indivíduo. O objetivo foi investigar a LS associada à saúde bucal de usuários do serviço de saúde pública. O estudo transversal foi conduzido de julho a dezembro de 2019, com 238 adultos usuários do serviço público de saúde, em amostra probabilística de 10 Unidades básicas de saúde, em Piracicaba. Foi aplicado um questionário para obter dados socioeconômicos, de LS, e realizados exames clínicos bucais. O desfecho foi a LS (alta, média e baixa) e as variáveis independentes: condições clínicas bucais (cárie, dor, doença periodontal, perda dentária (possuir 20 e 27 elementos), placa visível, perda de inserção (>4mm e edentulismo). Foi realizada análise estatística descritiva, e teste do Qui-Quadrado, (nível de significância de 5%). Os usuários apresentaram níveis de baixa literacia 35,3% (n=84), média 35,7% (n=85), e alta 29,0% (n=69). Menores níveis da LS foram associados a mulheres mais idosas, com menor grau de instrução, clinicamente apresentando perda dentária, perda de inserção, e edentulismo.
Os resultados desse estudo mostram a associação da menor LS com desfechos de pior condição de saúde bucal, demostrando a necessidade de maior atenção do papel da LS no processo saúde-doença entre usuários de saúde pública, para estratégias de promoção de saúde pública.
(Apoio: CAPES)
AO0206 - Apresentação Oral
Área: 9 - Odontogeriatria

Influência da função mastigatória sobre o estado nutricional e a qualidade de vida relacionada à saúde bucal de idosos institucionalizados
Medeiros MMD, Pinheiro MA, Figueredo OMC, Oliveira LFS, Wanderley RL, Cavalcanti YW, Rodrigues Garcia RCM
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se avaliar a influência da presença de dentes e próteses sobre a performance mastigatória (PM) e limiar de deglutição (LD) de idosos de instituições de longa permanência (ILP). A correlação da função mastigatória com o estado nutricional e qualidade de vida associada à saúde bucal (QVRSB) também foi investigada. Idosos (n=344) de ILP foram divididos em: desdentados totais usuários ou não de próteses totais (PT), e parcialmente dentados usuários ou não de próteses parciais removíveis (PPR). A PM foi avaliada por meio de goma de mascar de duas cores. O LD foi determinado por contagem dos ciclos mastigatórios realizados para mastigar 3,7g de amendoim até deglutir. O estado nutricional foi verificado por questionário Mini Nutrition Assessment Short-Form e análise de bioimpedância. A QVRSB foi avaliada utilizando Geriatric Oral Health Assessment Index (GOHAI) e Oral Health Impact Profile (OHIP-14). Kruskal-Wallis e correlação de Spearman (α<0,05) foram aplicados para análise de dados. Desdentados totais sem PT apresentaram menor PM comparado àqueles com PT e parcialmente dentados com e sem PPR (p<0,05). O LD dos idosos com PT e PPR foi maior comparado àqueles sem PT e PPR (p<0,05). A função mastigatória não foi correlacionada com o estado nutricional. Entretanto, a PM foi correlacionada (p<0,05) com GOHAI (r2=-0,154), e o LD com GOHAI (r2=0,162) e OHIP-14 (r2=-0,146).
Conclui-se que a ausência de dentes e próteses afetou negativamente a função mastigatória de idosos de ILP, a qual não foi correlacionada com o estado nutricional, mas impactou negativamente a QVRSB.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2018/06185-6)
AO0207 - Apresentação Oral
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Percepção da Integração ensino-serviço-comunidade e fatores associados promovida pelo PET-Saúde/Interprofissionalidade
Salas M M S, Cardoso PC, Gonçalves MR, Ferreira DC, Forechi L, Barbosa ÈG, Freitas ED, Bonomo LF
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi determinar o impacto do PET-Saúde/Interprofissionalidade na promoção da integração ensino-serviço-comunidade e fatores associados na percepção dos integrantes. Atividades foram realizadas nas estratégias de saúde da família de Governador Valadares/MG durante um ano. Grupos tutoriais multiprofissionais (tutores, discentes e preceptores) realizaram balizamentos, reuniões, ciclos integradores, diagnóstico situacional, planejamento estratégico situacional, intervenções e avaliações. Foram analisados indicadores de integração ensino-serviço-comunidade. Os participantes concordaram parcial/totalmente que o programa promoveu a aproximação serviço-academia (92.3%); qualificação profissional e docente e na formação de profissionais com perfil critico-reflexivo-humanista, que conhecem o SUS (100%). A promoção da integração ensino-serviço-comunidade foi percebida em 72,7%, estando associada a cenários adequados para ensino e qualificação do serviço e formação profissional com conhecimento do SUS. Para os preceptores e tutores, contribuiu com a prática e integração entre os profissionais do serviço e discussão de mudança curricular respectivamente (p<0,05). Na análise multivariada, a maior percepção da integração ensino-serviço-comunidade aumentou a chance da percepção da formação profissional com conhecimento do SUS (RP1.35; IC95%[1.08:1.69]).
O PET-Saúde/Interprofissionalidade promoveu a integração ensino-serviço-comunidade e esteve associada à formação de profissionais que conhecem o SUS
(Apoio: Ministerio da Saúde- SGTES  N° 47)
AO0208 - Apresentação Oral
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Perfil e fatores relacionados ao desempenho de Centros de Especialidades Odontológicas vinculados a Instituições de Ensino Superior
Caldarelli PG, Hugo FN, Rocha JS, Gabardo MCL, Moysés SJ
Programa de Pós-graduação Em Odontologia - UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) representam a atenção especializada em saúde bucal nas redes de atenção à saúde. No estado do Paraná existem CEO com diferentes vínculos de gestão: municipal, estadual, consórcios públicos de saúde e Instituições de Ensino Superior (IES). Dessa forma, os objetivos do presente estudo foram avaliar o perfil dos CEO vinculados a IES no estado do Paraná e refletir sobre os fatores relacionados ao desempenho dos serviços. Trata-se de um estudo avaliativo, com abordagem quantitativa, a partir da análise de dados secundários de domínio público. Foram utilizadas informações do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e microdados obtidos da avaliação externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (PMAQ-CEO) de quatro municípios do Paraná. A análise do desempenho dos CEO foi realizada por meio do indicador de Cumprimento Global de Metas (CGM). Os CEO dos municípios de Londrina e Maringá obtiveram ótimo desempenho na avaliação realizada. Contudo, os CEO dos municípios de Ponta Grossa e Cascavel não apresentaram registros de procedimentos realizados, sendo classificados como ruins. Os serviços apresentam constituição singular, no sentido de que estão alocados em centros de formação com profissionais e processos de trabalho específicos.
Os CEO vinculados a IES no estado do Paraná possuem características organizacionais, de recursos humanos e estruturas físicas próprias que tornam sua avaliação mais complexa e podem influenciar o seu desempenho.