Projeto EvidenciArte SBPqO
Equipe de trabalho
Presidentes:
Junia Maria Cheib Serra-Negra (UFMG)
Gustavo Godoy (UFPE)
Coordenadores:
André Luiz Tannus Dutra (UEA)
Jessica Madeira Bittencourt (UFMG)
Michele Bolan (UFSC)
Nádia do Lago Costa (UFG)
Saul Martins Paiva (UFMG)
- CONSIDERAÇÕES INICIAIS
O termo arte vem do latim ars, que significa "talento". É uma atividade criadora do espírito humano podendo representar impressões estéticas, sensoriais e emocionais. A linguagem artística é universal, que ultrapassa fronteiras. Originalmente, a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades e/ou para expressar a história de um povo (Haddock-Lobo, 2010; Mullins, 2024).
Segundo Chagas (2011) qualquer tentativa de valorar a importância do artista numa comunidade seria como ativar fatores cofundadores de “jogos da linguagem” nas relações sociais, considerando que as pressões profissionais do dia a dia poderiam levar alguns artistas a priorizarem suas atividades acadêmicas e/ou profissionais não-artísticas a dedicar-se ao artístico ou mesmo dedicar-se de forma intimista e isolada na expressão de seu talento (Chagas, 2011).
Em meio à sobrecarga emocional vivida por muitos pesquisadores, marcada por estresse e ansiedade, a arte surge como uma alternativa eficaz de cuidado emocional. Programas como o Arts on Prescription mostram que atividades artísticas estruturadas promovem bem-estar, autoestima e conexão social (Jensen e Brorsson, 2025). Essa abordagem, já adotada por sistemas de saúde como o britânico (Drinkwater, Wildman, Moffatt, 2019), inspira este projeto, que busca oferecer aos pesquisadores um espaço de expressão e equilíbrio, fortalecendo uma cultura científica mais saudável e humana.Uma revisão sistemática demonstrou que terapias artísticas são auxiliares para vencerem o estresse e o burnout (Catapano et al., 2023). Bem como um relatório produzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2019 destacou o papel que as artes desempenham na saúde e bem-estar, ressaltando que as artes impactam positivamente a saúde física e emocional do ser humano (http://www.ccms.saude.gov.br/noticias/o-papel-das-artes-da-melhoria-da-saude-e-o-bem-estar ). Portanto, ciência, saúde e arte são parceiras na qualidade de vida das pessoas.
Baseado nas considerações acima, este projeto se propõe a estimular os membros da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica a demonstrarem seus talentos na 42ª Reunião SBPqO. O nome EvidenciArte traz a ideia das evidências científicas, mas, também se propõe a deixar em evidência aquele membro que, além do talento na pesquisa, deseja expor seus talentos artísticos.
- OBJETIVO:
Estimular os membros da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica a compartilhar seus talentos artísticos com a comunidade científica participante da 42ª Reunião SBPqO.
- PÚBLICO-ALVO:
- Sócios da SBPqO nos níveis: Iniciante, Aspirante ou Efetivo com a anuidade em dia.
- CATEGORIAS DAS CIÊNCIAS ARTÍSTICAS:
O associado SBPqO pode se inscrever em uma das categorias listadas abaixo:
- Música
- Dança
- Literatura
- Artes Plásticas
- Teatro
4.1 Quadro de descrição das categorias de inscrição
Descrição de cada categoria
|
Música
|
Dança
|
Literatura
|
Artes Plásticas
|
Teatro
|
Cantor(a) de música autoral;
Cantor(a) de música do repertório brasileiro ou internacional
Instrumentista solo ou em grupo/banda*
|
Dançarino(a) solo ou em grupo*
Capoeira
Folclore brasileiro ou estrangeiro
|
Declamação de Poesias autorais.
Declamação de Poesias de poetas brasileiros ou estrangeiros
Cordel autoral ou de autores brasileiros.
|
Pinturas
Desenhos
Caricaturas
Bordados
Tapeçarias
Cerâmicas
Esculturas
|
Interpretação teatral em grupo ou em forma de monólogo
|
* Será permitida a apresentação em grupo/banda/companhia de dança e/ou teatro, desde que o sócio da SBPqO seja o destaque da apresentação
4.2 Como se inscrever e elaborar o material de inscrição
- O associado(a) interessado em participar da EvidenciArte SBPqO deverá se inscrever no link disponível no Hotsite da 42ª Reunião Anual da SBPqO (https://www.sbpqo.org.br/hotsite2025/index.asp) ou na área de associado. O formulário conterá informações sobre dados pessoais, universidade a que está vinculado e a área odontológica de atuação. O participante deverá declarar se irá utilizar material autoral ou não. Caso não use produção autoral, os créditos devem ser dados para os autores do material usado (por exemplo: compositor da música para cantar, música para dançar, poesia a ser lida, estilo de artes plásticas, autor de peça teatral). Se utilizar material autoral, o participante deve declará-lo na sua autoapresentação.
- O participante elaborará um vídeo com duração de NO MÁXIMO 3 minutos, escolhendo uma das categorias de ciências artísticas descritas no item 4.1.
- A filmagem deverá ser realizada em um local com luz adequada, sem ruídos que interfiram na qualidade do som e imagem do vídeo.
- A lente da câmera do celular deve ser limpa.
- O celular deve ser posicionado na horizontal para a filmagem.
- O bom enquadramento da filmagem deve ser observado.
- Após apertar o “play” para filmar, o participante deve aguardar 3 segundos para início da filmagem, onde uma breve apresentação do participante deve ser incluída no vídeo, contendo nome completo, área odontológica de atuação, categoria de sócio (iniciante, aspirante ou efetivo) , instituição de ensino a qual pertence e categoria da ciência artística do trabalho com o crédito autoral relatado.
- O participante precisará dar crédito ao nome e autoria da ciência artística escolhida. Por exemplo: se for cantar uma música, é necessário dizer o nome e os autores. O crédito autoral deve ser dado para todas as categorias de ciências artísticas.
- No caso da categoria dança, o crédito de autoria deverá ser dado a música utilizada para a dança e coreografia utilizadas.
- No caso de artes plásticas, o participante pode se referir a uma influência de estilo artístico (por exemplo: clássico, cubismo, impressionismo etc.). No caso de atividades de autoria do próprio participante, deverá ser relatado que a atividade é autoral.
- No caso da categoria ciência Literária o participante declamará um poema autoral ou de poetas consagrados dando crédito para esta autoria.
- Para a categoria Teatro, o autor do texto encenado deve ser citado.
- Após a autoidentificação, o(a) participante poderá dar início a filmagem da atividade artística a que pretende concorrer. O(a) participante pode encerrar o vídeo após a autoidentificação e editar a filmagem da atividade artística ou pode gravar em seguida a atividade a que pretende se inscrever. O importante que tanto a autoidentificação quanto a atividade artística estejam em vídeo único.
- Para as ciências artísticas de dança, literatura, artes plásticas ou teatro poderá ser utilizado um fundo musical e o crédito da música utilizada deverá constar como legenda ou como ficha técnica do vídeo apresentado.
- O vídeo deverá ter o tempo total de NO MÁXIMO 3 minutos, incluindo o texto de apresentação pessoal e da atividade artística apresentada, com boa resolução de som e imagem (4k 30)
- O(a) participante deve conferir se a qualidade do vídeo ficou boa, se o som e imagem estão claros e se o enquadramento ficou bom antes de submetê-lo.
Os(as) participantes deverão fazer o upload do vídeo na plataforma YouTube e informar o link no formulário de inscrição. Para preservar a privacidade nesta etapa inicial, o vídeo deve estar configurado como “não listado” — ou seja, visível apenas para quem tiver o link. Dessa forma, o material será acessado exclusivamente pela comissão julgadora.
-
- Critérios de seleção dos participantes
- Uma comissão julgadora fará uma avaliação de todos dos vídeos submetidos. Serão escolhidos os 10 melhores vídeos baseados nas pontuações de avaliação desta comissão.
- Os vídeos serão avaliados por meio dos seguintes critérios: criatividade e originalidade, performance, edição do vídeo, roteiro, adequação a categoria de ciência artística escolhida, impacto do vídeo (vídeos que provocam reflexão, emoção, etc).
- Cada avaliador dará uma nota de 0 a 10 para cada um dos vídeos que foram submetidos e, ao final, a comissão avaliadora se reunirá para definição dos 10 vídeos com as melhores pontuações.
- Em caso de empate, será considerado o tempo que o participante participa da SBPqO, tendo maior peso aquele associado com mais tempo de participação na sociedade.
- Os participantes selecionados entre os 10 melhores vídeos serão comunicados com antecedência.
- Os 10 melhores vídeos selecionados serão inseridos na página da SBPqO.
- Os participantes selecionados entre os 10 melhores vídeos poderão fazer campanha para angariar votos nas redes sociais presenciais e/ou digitais.
- Os sócios da SBPqO votarão no site na SBPqO no vídeo que julgarem como destaque. Cada associado poderá votar em um vídeo entre os 10 melhores.
- Uma edição em vídeo único dos 10 melhores selecionados será transmitida na cerimônia de encerramento da 42ª Reunião SBPqO no dia 06/09/2025 às 19h30.
- Serão destacados os três vídeos mais votados pelos associados, após levantamento dos votos no site da SBPqO. Durante a cerimônia de encerramento da 42ª Reunião da SBPqO os vídeos mais votados serão anunciados.
- O vídeo mais votado, receberá o Prêmio Destaque EvidenciArte SBPqO. O segundo e terceiro lugares, receberão Menção Honrosa.
- Ao autorizar a exposição do vídeo, o(a) autor(a) reconhece sua responsabilidade integral pelo conteúdo e está ciente de que a SBPqO não se responsabiliza por eventuais cópias (downloads, prints, etc.) ou usos indevidos que possam ocorrer.
4.4 Critérios de classificação do participante
- Será aceita a submissão de um vídeo por participante que estiver em dia com a anuidade da SBPqO.
- A submissão de vídeos e intenção de participação no projeto EvidenciArte SBPqO independe da submissão de resumos feitos pelos associados. Ou seja, se o participante submeteu resumo no evento, sendo aceito ou não, ele também poderá submeter um vídeo no projeto EvidenciArte SBPqO.
- O participante que for selecionado entre os 10 melhores vídeos, precisará se inscrever na 42ª Reunião da SBPqO. O participante pode aguardar a divulgação dos 10 melhores vídeos selecionados para a inscrição na 42ª Reunião SBPqO.
- Será classificado o vídeo que estiver de acordo com a posição do celular para filmagem, cumprindo a resolução proposta e/ou som e imagem nítidos.
- Será classificado o(a) participante que cumprir o preenchimento DE TODOS OS INSTRUMENTOS DE SUBMISSÃO (ficha de inscrição + link vídeo).
- Será classificado o(a) participante que utilizar o vídeo submetido sem intenção de Merchandising (por exemplo: aviso de contato para shows, apresentar telefones/endereços de escolas de qualquer uma das categorias artísticas apresentadas). O nome das escolas e/ou bandas musicais podem ser apresentados (pode usar camisetas com o nome da companhia e/ou banda, pode ter um cartaz/placa com o nome ao fundo, etc), entretanto não pode ser feita propaganda delas (por exemplo: “contato para shows ligue para”.... “faça matrícula conosco”, etc).
4.5. Critérios de desclassificação
- Será desclassificado o participante que não cumprir quaisquer dos requisitos descritos no item 4.4.
4.5 Cronograma
Atividade
|
Data inicial
|
Data final
|
Submissão dos vídeos
|
20/05/2025
|
05/07/2025
|
Avaliação da comissão julgadora
|
07/07/2025
|
04/08/2025
|
Análise das pontuações da comissão julgadora
|
05/08/25
|
09/08/2025
|
Divulgação dos Top 10 vídeos no site da SBPqO e início de votação pelos associados.
|
18/08/25
|
25/08/2025
|
Edição do vídeo Top 10
|
25/08/25
|
31/08/25
|
Divulgação do 1º, 2º e 3º lugares na Cerimônia de Encerramento.
|
06/09/25
|
06/09/25
|
- REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Catapano P, Cipolla S, Sampogna G, Perris F, Luciano M, Catapano F, Fiorillo A. Organizational and Individual Interventions for Managing Work-Related Stress in Healthcare Professionals: A Systematic Review. Medicina (Kaunas). 2023 Oct 20;59(10):1866. doi: 10.3390/medicina59101866.
Chagas PD. Juizo de valor estético e ética na distinção. Floema. 2011; 8:39-64
Drinkwater C, Wildman J, Moffatt S. Social prescribing. BMJ. 2019 Mar 28:364:l1285.doi:10.1136/bmj.l1285
Haddock-Lobo, R. 2010. Os filósofos e a arte. Rio de Janeiro: Rocco.352 p.
Jensen A, Brorsson A. Healthier together. How arts on prescription can promote psychosocial wellbeing: a qualitative study. BMC Prim Care. 2025 Apr 8;26(1):100. doi: 10.1186/s12875-025-02800-6. PMID: 40200139; PMCID: PMC11978017.
Mullins, C. 2024. Uma breve história da arte. Porto Alegre: L&PM. 304p.
|